Autor Tópico: Avaliar -I Jornadas sobre Doença de Alzheimer Coimbra (CHPC- Unidade Sobral Cid)  (Lida 1609 vezes)

Offline Gansita

• Membro
    • Ver Perfil
No passado dia 15 do presente mês decorreram, no Auditório do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra-Unidade Sobral Cid, as Primeiras Jornadas sobre a Doença de Alzheimer.
Uma acção bem conseguida com um tema importante, actual e pertinente...
Estas jornadas contaram com o apoio precioso da Alzheimer Portugal e do Centro de Saúde Norton de Matos.
Toda a partilha de experiências, conteúdos e de novas investigações no âmbito preventivo foram excelentes...principalmente a importância da alimentação na prevenção desta doença, através da protecção das nossas células pelo consumo de alimentos antioxidantes, que como já se sabe previnem a acumulação de radicais livres nas células, e no caso concreto das células cerebrais, previnem a acumulação de filamentos beta amilóides e por conseguinte das placas beta amilóide, que afectam gravemente a ocorrência de sinapses...
Com tudo isto sai daquele auditório com uma nova esperança, com uma atitude preventiva, e acima de tudo com ideias de reforço positivo nas promoções de saúde que fazemos diariamente a cada instante...
Por isso no meu local de trabalho já me sentei à mesa com o pessoal da cozinha e incluimos na dieta este tipo de alimentos, dispostos de uma forma organizada e colorida no prato, de modo a despertar os sentidos de quem a vai ingerir....
Além de tudo isto (desculpem lá o meu entusiamo, mas muito fica ainda por dizer...), os cuidados a ter com o Doente de Alzheimer(no site da AP -www.alzheimerportugal.org/-tem um guião excelente!), o apoio a prestar aos Cuidadores(lutadores de pequenas batalhas diárias...), e por ofereceram a cereja no topo do bolo com os testemunhos reais de duas Cuidadoras...
Fica aqui o meu agradecimento a esta iniciativa, e à AP por tão excelente trabalho ter desenvolvido...
Um bem-haja:)
Bem-haja :)