Autor Tópico: administração de injectáveis ao domicilio...quais os riscos?  (Lida 3093 vezes)

Offline ampc

• Membro
    • Ver Perfil
olá caros colegas...

Sou nova aqui no forum, já pesquisei sobre este assunto e não encontrei a resposta que procuro, logo decidi colocar aos colegas com mais experiencia e também aos recém - licenciados, qual a vossa opinião...

Numa conversa entre alguns Enfermeiros, surgiu a questão, de quem nunca foi solicitado para ir dar uma injecção ou uma vacina da gripe sazonal, ao amigo, ao amigo do amigo, ao vizinho que nos pediu para ver se "faziamos" o jeito de ir lá a casa para dar a vacina, porque não tem tempo de ir ao CS...

Na minha opinião como somos profissionais de saúde habilitados e com competencias para tal,não haveria por que recusar, mas já alguém se questionou, para o facto de por vezes ocorrerem recçãos adversas, como choque anafiláticos, para os quais nem todos estamos preparados para socorrer?

Eu falo pela minha experiencia, dei na teoria mas o mais básico!!!

Espero que a minha questão não seja ridicula, mas se algum colega puder, exponha a sua opinião...não devo ser a única com
esta dúvida!!!

cumprimentos

Offline SolGomes

• Membro
    • Ver Perfil
Re: administração de injectáveis ao domicilio...quais os riscos?
« Responder #1 em: Outubro 13, 2009, 19:03:30 »
Achei interessante o titulo e vou expor a minha humilde opiniao...

Em relação aos pedidos de administração de farmacos em casa...ate enquanto aluna sofri solicitações para tal...e nunca o realizei... nao o fiz enquanto aluna e dificilmente o farei enquanto profissional...

Somos profissionais habilitados mas adjudicados a uma instituição de saúde...a uma entidade patronal que nos assegura um seguro de acidentes de trabalho, que nos assegura um vencimento, que nos assegura ( ou deveria) condiçoes de trabalho.

Se formos pela perspectiva das competencias...teriamos os professores a leccionar em casa a titulo particular, teriamos os bancarios a efectuar emprestimos pela varanda de casa e teriamos sempre o receio de deixar o carro mal estacionado pois o condutor ao lado pode ser força de segurança.

E, a meu ver, se nenhum dos anteriores exemplos fazem grande sentido, nao seremos nós a dar injectáveis em casa que faremos...

Somos mais amigos dos nossos amigos se insistirmos para realizarem as suas medicações injectáveis sobre um "ambiente seguro"... E nao me refiro somente à possibilidade de choque, nao precisamos ser tão radicais e dar como exemplo um extremo... A administração de um injectável nao é uma pratica tão inocua como se quer fazer acreditar...

A boa vontade pode custar caro a todos...
A sorte protege os audazes*

Offline ampc

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 13, 2009, 19:52:26 »
Desde já agradeço a sua opiniao Solgomes...

Concordo plenamente com o que disse..

Eu pus a questão do choque a titulo de exemplo como poderia ter falado numa administração incorrecta...

Cumprimentos

Offline BanIA

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 13, 2009, 20:04:34 »
concordo plenamente mas admito que já o fiz tanto enquanto aluna como já depois de ter terminado! Ainda bem que alguém colocou esta questão porque também eu tenho pensado sobre os riscos que corro e que corre a pessoa. A minha mãe já me disse que ia comprar as vacinas da gripe sazonal para eu administrar (como fiz há um ano) e eu disse-lhe que talvez fosse melhor ir (ela e o meu avô) ao centro de saúde e a reacção foi como se não me apetece-se faze-lo só por não apetecer! Nem explicando...  :-X
Vânia*

Offline dorothy

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 14, 2009, 20:27:43 »
Olá,

antes de ontem administrei 3 vacinas da gripe sazonal (0,5ml) a familiares meus. 2 deles não têm quaisquer sinais cutâneos mas um deles (apenas hoje) começou a apresentar rubor, edema e ligeira dor (sic) no local. :(  Eu quase que juro que aspirei e não vi sangue, mas será possível que eu tenha lesionado algum vaso? (Quer dizer, obviamente lesionei) Mas quais as consequências, além destes sinais?

Desculpem estar a fazer uma pergunta destas, mas estou muito preocupada mesmo apesar da pessoa dizer que se sente perfeitamente bem e eu não encontro fontes que descrevam exactamente as consequências de uma vacina sazonal administrada fora do músculo. E peço desde já desculpa se este também não é o tópico mais acertado.
Obrigada.

Offline aNdR3

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 14, 2009, 20:36:58 »
Qualquer injectável IM pode apresentar sinais inflamatórios, nomeadamente os que referiste, sendo um injectável com carga microbiana, ainda que inactiva pode provocar reacções ligeiramente mais exacerbadas, penso que é relativamente frequente na administração tanto da antiviral da gripe sazonal, antitetánica e anti-VHB.

Não obstante, não se descuida a aspiração aquando de um injectável IM.
[size=80]Quem atribui à crise os seus fracassos e penurias, violenta o seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções. A verdadeira crise, é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a negligência para encontrar as saídas e as soluções. Sem crise não há desafios, sem desafios a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há méritos. É na crise que surge o melhor de cada um, porque sem crise todo o vento é uma carícia. Falar da crise é promove-la e calar-se na crise é exaltar o conformismo. Em vez disto, trabalhemos duro, acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é a tragédia de não querer lutar por superá-la.

Não pretendamos que as coisas mudem, se sempre fazemos o mesmo.
[/size]

Offline dorothy

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 14, 2009, 20:41:14 »
Obrigada pela resposta, mesmo

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 14, 2009, 23:30:42 »
Concordo com a posição dos colegas que não administram injectaveis fora do contexto de trabalho.
O que costumo responder quando sou solicitada: Santo de casa não faz milagres!  ;D
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline sofhie

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 14, 2009, 23:57:39 »
Olá colegas eu concordo a 100% convosco...
administrar injectáveis acarreta riscos muito elevados...e quando recusamos a faze-lo aos nossos familiares devemos explicar o motivo e o que pode acontecer de errado, de modo a perceberem que não recusamos porque não nos apetece mas sim pela nossa e sua segurança.

È um bom tópico.
beijinhos

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 14, 2009, 07:55:31 »
Riscos existem.
E no dia em que alguma tragédia acontecer, o profissional de saúde em causa, estará em maus lençóis.
Mas por outro lado, se nós assumirmos uma posição contra isso, outros irão fazê-lo (farmacêuticos)... e talvez até nos agradeçam...