Autor Tópico: Proposta vergonhosa!  (Lida 11630 vezes)

Offline Enf_Ri

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Proposta vergonhosa!
« Responder #30 em: Outubro 15, 2009, 17:22:52 »
Acredite colega, em Viana do Castelo também fui a uma entrevista em que as propostas são identicas....isto pelos vistos passa-se em todo o lado.
é incrivel quem se deixa explorar desta maneira....

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Outubro 17, 2009, 13:41:13 »
Citação de: Enf_Ri
Acredite colega, em Viana do Castelo também fui a uma entrevista em que as propostas são identicas....isto pelos vistos passa-se em todo o lado.
é incrivel quem se deixa explorar desta maneira....

Também recebi uma proposta parecida e que por ser homem, não me quiseram... lololol... Este mundo está perdido... Concordo com o/a colega que diz que é a nova especialidade: ENFERMAGEM DOmÉSTICA.
~ Mas será que não temos nenhuma entidade que nos proteja??? ORDEM? Sindicato???

Eu fico parvo!
"Abyssus abyssum invocat"

Offline BOB

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Outubro 23, 2009, 22:22:39 »
Se ninguem demunciar nunca ninguem fará nada...

Nenhuma justificação me parece válida para um enfermeiro aceitar uma proposta destas... é vergonhoso e inaceitavel >:(

Offline Kalimero

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Outubro 24, 2009, 22:48:16 »
Alguem k tenha passado por essa situacao ja pensou em fazer exposicao a algum dos Sindicatos e a OE??? Principalmente alguem k tenha alguma proposta por escrito, para que haja provas concretas...

Alguem tem k acabar com esta pouca vergonha...

Enfim, por isto tudo o k se passa em Portugal cada vez tenho mais a certeza k fiz bem em emigrar...
ma vez ouvi esta frase: "O pior inimigo de um enfermeiro... é outro enfermeiro"
Todos os dias penso em como detesto esta frase... Espero que pensem nela e também a comecem a detestar...

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Outubro 28, 2009, 00:37:09 »
Citação de: Lily kidahh
Olá colegas! gostaria de partilhar convosco a proposta absurda que me fizeram hoje!!! E que não entendo como é possivel que colegas SE PRESTEM A TAL...

Recebi uma chamada para ir a uma entrevista para uma empresa de apoio domiciliario no centro do porto! Toda contente e cheia de expectativas como qualquer recem licenciado, la fui pensando que era desta que encontrava emprego!
Pois bem,  tipo de oferta - ofereceram-me uma salário de 700 euros para trabalhar 12 horas por dia, 31 dias por mês! sim estão a ler bem! SEM  DIREITO A FOLGAS. se quise -se ter folga aos 700 euros  era descontado o valor de 35 euros por cada dia de folga.

Acham pouco? inda tem mais, que serviços teria que prestar... os de enfermagem, mas tb teria que cozinhar para a pessoa dependente, passar a ferro, lavar a roupa...
Como é obvio recusei... Mas a verdade é que para esta empresa tem imensos enfermeiros a prestarem estes serviços... sobretudo recem licenciados, mas não só!   

A senhora em causa disse me ainda, que como havia uma taxa elevada de desemprego na profissão que esta era uma excelente oferta e que assim conseguia adquirir experiência e conhecer gente importante!
Perante uma oferta destas ainda consegui ser bastante educada! Agr mais do que revoltada com a proposta fico com os colegas que a aceitam!   TENHAM VERGONHA E NAO ACEITEM ESTAS PROPOSTAS QUE EM NADA NOS DIGNIFICAM, PRECISAM DE DINHEIRO? EU TB... E TOU A TRABALHAR NUMA LOJA DE UM XOPING, MAS NINGUEM ME HUMILHA...

Apenas queria partilhar mais  uma das muitas situações que acontecem dnesta busca incessante de procura de emprego.

Um nojo de proposta. Tem razão. Mas se conseguisse a proposta por escrito deveria ir ao tribunal de trabalho . mesmo em condições desvantajosas o Codigo do trabalho é muito claro em relação a exploradores destes.

Offline EnfCatiaR

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Janeiro 07, 2010, 17:09:41 »
Boa tarde colegas!

Quero partilhar convosco a proposta insultuosa, para não dizer pior, que me fizeram ontem numa entrevista de emprego.

Após colocar o meu CV no site IEFP, fui contactada por uma enfermeira de uma clínica em Esmoriz para a entrevista de emprego.

Lá me desloquei a Esmoriz (com as despesas inerentes) e fui confrontada com a seguinte proposta:

4 dias por semana, 7 horas por dia, 15 Euros por dia.

Ou seja, 60 euros por semana o que perfaz 240 euros por mês.

De constatar que iria realizar 28 horas de trabalho semanais, menos 7 horas apenas do que o previsto na função pública.

Estamos a falar de 2,14 Euros por hora!

E isto seria apenas durante 1 ou 2 meses (como se fosse sequer de considerar tal proposta) porque depois passaria a estágio profissional, onde só me seria facultado os 55% que o estado pagaria à clínica, ou seja, a clínica nem pagaria 1 cêntimo pelo trabalho do enfermeiro.

O que nem sequer é legal e constitui uma burla ao estado português, no meu ponto de vista!

E pior, há colegas que lá estão nestas condições (segundo o que me disseram).

Apesar da minha vontade de os mandar para um sitío menos próprio, apenas referi que a proposta era muito mais baixa do que esperaria pois quero ver se consigo obter uma proposta escrita por parte deles para apresentar queixa, como já foi referido neste tópico.

Como não pertenço a nenhum sindicato, devo remeter a queixa (caso consiga a proposta por escrito) à Ordem, certo?

Se algum colega me puder aconselhar, eu agradeço.

Cumprimentos.

Offline Virgulina Inácia

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Janeiro 07, 2010, 21:19:31 »
Como é possível...Eu antes de vir pa Enfermagem estava no Pingo Doce...E depois num hospital em Espanha...E orgulho me muito pois lá era paga de acordo com a minha função e responsabilidade...era justo!!!E mais do que ser paga bem ara valorizada (seja como operadora de caixa seja como enfermeira).
Mas estas propostas de enfermagem dos privados matam me...como é possível passarem a estagio profissional e não pagarem a parte deles? Por favor colegas não tenham vergonha de estar a trabalhar fora da área tenham é vergonha de estar a denegrir ainda mais a imagem e importância da nossa profissão...eu sei que é tentador se uma clínica paga mal mas é ao pé de casa...mas tb deve haver trabalhos perto de casa em que paguem o justo adequado à função...
Pra mim pior que as tretas do ordenado é msm contratar um enfermeiro para fazer de tudo... É linda a imagem social da Enfermagem...E depois há quem faça pelo que se lê e seja mal pago à msm...

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Janeiro 07, 2010, 23:40:03 »
Bem já ouvi muita coisa, mas confesso que conseguem sempre surpreender-me...mas o que me deixa mais triste e irritada são os ideotas dos colegas ( que nem consigo considerar como tal) que aceitam tais condições, só podem estar loucos!!!

Colegas o mercado em Portugal está saturado, é verdade, mas felizmente não faltam oportuniddaes no estrangeiro, sei que custa sair do país mas só vos fará crescer e desenvolver capacidades. Não se comportem como vitimas da sociedade, adaptem-se às novas necessidades..sejam inteligentes!

Eu sinceramente não percebo estes enfºs recem lic, colaboro com uma empresa de recrutamento e acreditem que trabalhamos melhor com pessoas que já têm anos de experiencia, que por vários motivos querem experiencias diferentes,  do que propriamente com os recem lics, que ora querem ir, ora arranjam um part time mal pago e nos dizem que já não estão interessados porque já arranjaram emprego cá...por favor, desprediçam oportunidades de adequirir uma experiencia optima com condições muito atractivas...e aceitam este tipo de propostas!

Perante tudo isto, acho que alguns enfs recém lic têm o que merecem, é pena que todos pagamos estes erros infantis!

Offline Liliana C

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Janeiro 08, 2010, 01:28:03 »
Olá colegas!

Bom a verdade é que infelizmente estas situações sao cada vez mais frequentes em Portugal e infelizmente sao cada vex mais os colegas que nao sei se por desespero/ necessidade ou mesmo BURRICE aceitam estas propostas! Pk a necessidade nao justifica tudo! Existem mts opções para se obter dinheiro, agr o problema é k a maioria dos colegas tem vergonha de ser licenciado e trabalhar num xoping ou num supermecado. mas ja diz o ditado " quem tem vergonha passa mal".

enfim... estes dias soube que uma clinica em franca expansão na zona onde vivo, mais concretamente no vale do sousa, tipo a capital do movel... faz a seguinte proposta aos enfermeiros:

PRIMEIRO mes: recebem  nada, trabalham de GRAÇA ou quanto mt recebem um valor simbolico como lhe xamam, de 200 euros, por trabalharem a tempo inteiro.

depois nos meses seguintes e se tudo correr bem, passam a auferir entre 500 a 600 euros, enquanto isto, vao tratando dos documentos para a realização de estagio profissional, durante um ano têm o estagio. Apos o estagio profissional se la quiserem continuar voltam a auferir os 500 a 600 euros.

Convém salientar que estao lá BASTANTES colegas a trabalhar e TODOS nesta situação.
e que o discurso deles é de que isto ta mttttttttttt mau, depois vão fazer estagio que tem a duração de um ano e BLA Bla.  Que pelos menos recebem algum! 200 euros por trabalhar a tempo inteiro?!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! QUE BOM!!!.. e que ao menos lhes dão o almoço, (claro acho que é o sonho de kalker um, ter uma senhazinha po almoço!)  Enfin, nem sei o que dizer, isto entre outras coisas. Continuem assim,neste caminho e depois digam que ganha mos mttttttttttt mal. Acordem pa vida!!

Offline titânia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Janeiro 08, 2010, 01:52:24 »
boa noite, caros colegas.
Infelizmente este tipo de proposta surgirão de forma exponencial, e a precaridade e desrespeito para connosco- enfermeiros continuará. E sabem porquê?
bem, todos nós sabemos. É porque nos sujeitamos a este tipo de propostas. mas cara colega Lilykidah ainda há propostas bem piores, como trabalhar  de graça durante 6 meses a troca de uma senha para almoço numa das instituições privadas tb em franca expansão em todo o país. e no fim desses 6 meses de caridade, sabe o que acontece?????
 os colegas veêm embora e entram outras para o seu lugar nas mesmas condições.... e no fim de tudo isto é € para os bolsos das instituições e desrespeito para com a profissão de enfermagem.
gostaria que cada um reflectisse sobre a situação de precaridade em que vivemos!!! será que em troca de os 4 anos de esforço, empenho e dedicação á profissão que queremos abraçar receberemos humilhação e desrespeito social???
É TRISTE isto ser a realidade em que vivemos...

enfermagem com dignidade e respeito sempre....

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Janeiro 08, 2010, 22:04:01 »
EnfCátiaR,

Tratando-se de empresa privada, como é o caso, deverá apresentar queixa à Inspecção Geral do Trabalho , se possível munida de alguma documentação , a fim de serem verificadas a situações de ilegalidades contractuais e das condições de trabalho.

A Ordem nada tem a ver com contratações mesmo neste caso absurdo.

Offline EnfCatiaR

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Janeiro 09, 2010, 09:55:30 »
Obrigada colega ritabarros.

Estou efectivamente à espera de algo mais "consistente" e que possa suportar a minha queixa porque se não, será a minha palavra contra a deles e não sei como ficam as coisas depois...

Vamos a ver... Depois vou postando notícias... Entretanto se alguém conhecer mais uma via por onde possa actuar, digam por favor... Acho mesmo que estas situações não podem passar em branco..

Cumprimentos!

Offline Luffy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Janeiro 09, 2010, 16:11:54 »
A Ordem não pode... e os Sindicatos? Verdade seja dita que a legislação que abrange quem trabalha na privada é diferente e permite que a entidade empregadora ofereça aquilo que quiser pelos serviços de enfermagem.
Por conseguinte, há duas situações muito difíceis de alterar:
1- Não é possível impedir quem quer que seja de aceitar propostas salariais "menos dignificantes" (pelo que essa situação só melhora se a partir do momento em que se entre na escola haja um ensino focado na ideologia "somos os melhores dos melhores e não nos submetemos a nada e a ninguém e isso não existe);
2 - Não é possível alterar a legislação vigente (e há muito pouca gente interessada em definir um preço mínimo do trabalho de enfermagem);

Sendo assim e assim sendo, resta ao sindicato apelar, através de cartazes/publicidade ou acções de rua (distribuição de flyers e afins) e com conhecimento da comunicação social, em frente aos determinados estabelecimentos, que x enfermeiros se sujeitam a trabalhar nesta ou naquela condição, fazendo paralelismos com escravatura ou exploração do trabalho infantil...

Why not?  ;)

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Janeiro 09, 2010, 20:16:40 »
Os Sindicatos ?

1 - Os sindicatos apenas têm responsabilidade na defesa dos interesses dos associados...
2 - As instituições privadas podem fazer as propostas que entenderem em matéria contractual e salarial;
3 - As regras estão consubstanciadas na Lei nº 7 /2009...Código do Trabalho
4 - Qualquer ilegalidade é passível de ser alvo da IGT e da ACT ou até de queixa ao Provedor de Justiça
5 - A proposta dessa instituição poderá ser considerada " Discriminação " ou " Assédio Moral " ;
6 - As situações poderão ser resolvidas através de Acordo Colectivo de Trabalho , Acordo de empresa estabelecido entre a empresa e o sindicato , mas apenas abrange os enfermeiros sindicalizados.Também depende do tamanho da empresa..
7 - Ninguém pode impedir um licenciado em enfermagem , de aceitar propostas que ultrapassam o limite da dignidade humana..

O resto é folclore Colega Luffy...

Offline Luffy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Janeiro 09, 2010, 22:08:04 »
Pois.... :P

Mas como assim ser considerado "discriminação"? Discriminados somos nós por nos sugerirem essas condições...que muitos aceitam!  >:(
Não seria se essas demonstrações públicas fossem feitas em muitos sítios, e não só num ou dois... Ainda assim, se nem nos manifestamos em circunstâncias mais "fáceis", não era aqui que o íamos fazer. Era bom era.... :P
Acordos colectivos é pra esquecer: com a facilidade que contratam pessoal e com as "ganas" de muitos por um qualquer emprego, nenhuma empresa precisa de fazer um acordo colectivo.  :(
Denúncias muito menos: quem lá trabalha, se se sujeita a essas condições á partida, vai-se sujeitar para sempre e  :-X, depois há sempre o fantasma da "vingança e ai que não vou conseguir trabalhar em mais lado nenhum", no entanto ninguém desmistifica isso eficazmente.

Logo passa pela questão do pepino, i.e. educação de base e por conseguirmos alguma coisa "de jeito" com esta carreira, pois só subindo o preço do nosso serviço no público poderemos incentivar o privado a acompanhar (ou não, dada a quantidade de gente no desemprego).
Uma coisa é certa, a iniciativa que referi acima tinha um objectivo, PUBLICIDADE aos enfermeiros que, sendo boa ou má não interessa, o que interessa é ser publicidade!
E publicidade não temos tido NENHUMA, ninguém fala de nós, a negociação da carreira para os Portugueses VIRTUALMENTE NÃO ESTÁ A ACONTECER!

E É URGENTE MUDAR ESTA SITUAÇÃO!

aquele abraço