Autor Tópico: Medicação de Urgência  (Lida 11503 vezes)

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
Medicação de Urgência
« em: Maio 28, 2009, 14:27:21 »
Olá caros colegas Enf (as) e (os), gostava de colocar a "discussão" o seguinte:
Trabalho num serviço de urgencia do Norte do pais e no meu Hospital as drogas de urgencia (Adrenalina e Atropina) são trocadas de 12h em 12h e diluidas da seguinte forma Adrenalina 1mg até 10ml de SF, Atropina 0,5mg até 10ml de SF e Atropina 3,0mg até 10ml de SF.
Gostaria de saber se alguém me consegue fornecer alguma fundamentação teorica para que a troca da medicação podesse ser feita de 24h em 24h, e se a diluição em SF é a mais correcta.
Relativamente a troca de 24h em 24h sei de algumas entidades que o fazem, nomeadamente o INEM.

Desde já agradeço a participação de todos o meu muito OBRIGADO.... 8) 

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Medicação de Urgência
« Responder #1 em: Maio 29, 2009, 18:30:35 »
:'( Ninguem me ajuda......"somebody help me"... :'(

Va lá colegas alguem que saiba de algo AJUDE-ME P.F.V.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Maio 29, 2009, 21:02:21 »
Essa informação de o INEM trocar a cada 24h não é precisa, pelo menos em todos os meios do INEM.
Por exemplo na SIV em que trabalho não temos medicação pré-preparada.
Sei que numa situação de emergência perder-se-ia menos tempo, mas também o tempo que se perde a preparar os fármacos por pessoal com alguma experiencia é desprezível.
Além disso o desperdício de fármacos a cada 12h ou 24h faz-me pessoalmente muita confusão.

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Maio 30, 2009, 07:42:47 »
Ok colega percebo o seu ponto de vista....muito obrigado pela sua colaboração...!! De qualquer forma, nunca se esqueça disto: ".... tempo é coração..." e tudo o podermos fazer para minimizar os tempos perdidos acho que o devemos fazer, alias por essa razão é que em todas as salas de Ressuscitação do nosso pais, existe esta medicação já preparada...

Obrigado cumps.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Maio 30, 2009, 12:52:27 »
Eu concordo com a minimização das perdas de tempo, mas apostaria nos kit's preparados com as drogas devidamente acondicionadas.
Os mesmos existem no mercado, mas são pouco divulgados em Portugal.

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Junho 02, 2009, 20:01:32 »
Olá pessoal além me consegue arranjar alguma coisa relativamente a fundamentação teorica do tema em questão.....???  :-[ Vá lá.............???

Cumps

Offline feferreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Junho 02, 2009, 20:56:29 »
Citação de: Hugo84
Trabalho num serviço de urgencia do Norte do pais e no meu Hospital as drogas de urgencia (Adrenalina e Atropina) são trocadas de 12h em 12h e diluidas da seguinte forma Adrenalina 1mg até 10ml de SF, Atropina 0,5mg até 10ml de SF e Atropina 3,0mg até 10ml de SF.
Gostaria de saber se alguém me consegue fornecer alguma fundamentação teorica para que a troca da medicação podesse ser feita de 24h em 24h, e se a diluição em SF é a mais correcta.
Relativamente a troca de 24h em 24h sei de algumas entidades que o fazem, nomeadamente o INEM.

Isso para administrar via endotraqueal certo? se fores ver a viabilidade de cada um desses medicamentos...se calhar obtens uma resposta:)

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Junho 03, 2009, 15:33:46 »
Para a via endotraqueal as doses são diferentes.......... :-

Citação de: feferreira

Isso para administrar via endotraqueal certo? se fores ver a viabilidade de cada um desses medicamentos...se calhar obtens uma resposta:)

Offline feferreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Junho 04, 2009, 00:31:22 »
Para a via endotraqueal as doses são diferentes.......... :-

Citação de: feferreira

Claro!!!!

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Junho 04, 2009, 21:42:18 »
Ainda não percebi a atropina 0,5 mg até 10cc?

Offline eagleyes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Junho 05, 2009, 16:16:20 »
Eu no bloco operatório tenho sempre preparada hidrocortisona e 2 ampolas de atropina, para uma urgencia. Não diluimos a atropina, é dada directamente assim como a adrenalina. Só diluimos em pediatria. Trocamos ao fim de 12 horas

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Junho 05, 2009, 22:07:25 »
Citação de: charlie_ze
Ainda não percebi a atropina 0,5 mg até 10cc?

Sim até 10cc, utilizamos a diluição em 10cc de modo a ter o "flash" imediato. :)

Offline Enf(o).HAGC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Junho 05, 2009, 22:12:06 »
Citação de: eagleyes
Eu no bloco operatório tenho sempre preparada hidrocortisona e 2 ampolas de atropina, para uma urgencia. Não diluimos a atropina, é dada directamente assim como a adrenalina. Só diluimos em pediatria. Trocamos ao fim de 12 horas

Sim, mas a vossa realidade é diferente vocês tem sempre o doente ja cateterizado....
Agora colega o que eu pergunta é se alguem me sabe dizer onde consultar algo acerca do porque de em alguns sitios a medicação ser apenas trocada de 24h em 24h, como digo mais atrás a nossa VMER troca de 24h em 24h....mas de qualquer forma muito obrigado pela sua participação. 

Offline seven

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Junho 05, 2009, 22:15:05 »
ola colega lamento nao o poder ajudar mais mas não tenho muito experiencia, mas durante o meu estágio em urgências, este tipo de drogas eram diluidas na porpoção de um para um para ser facil saber como administrar segundo a indicação dos medicos. Cumprimentos

Offline PRouxinol

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 08, 2009, 12:19:02 »
Esta questão faz-me alguma confusão... ainda para mais quando se fala em perspectiva intra-hospitalar, onde existe uma equipa de cuidados.
A experiência que tenho de urgência (pediátrica e de adultos) nunca tinhamos a medicação preparada.
Em relação ao pré-hospitalar, na SIV não temos também medicação pré-preparada, mas ainda assim nas duas realidades é onde se poderia enquadrar melhor, visto que somos apenas um enfermeiro para puncionar, colocar soro, e preparar a medicação...
Em VMER também nunca vi medicação pré-preparada. :-
Como disse percebo, essencialmente em pré-hospitalar esta perspectiva, mas os gastos seriam enormes...