Autor Tópico: drenagens cirúrgicas  (Lida 5475 vezes)

Offline Idalina

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
drenagens cirúrgicas
« em: Maio 16, 2009, 16:18:30 »
Boa tarde a todos os membros...decidi iniciar este tópico porque estava aqui a estudar para a frequência e fiquei com dúvidas sobre as drenagens cirúrgicas, nomeadamente tipos de drenos cirúrgicos, cuidados a ter com os drenos diariamente, como efectuar o penso a um dreno cirúrgico e procedimentos inerentes...se alguém me puder ajudar ou indicar algum material que esteja disponível ficaria muito agradecida....

Offline LOL_lypop

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: drenagen cirúrgicas
« Responder #1 em: Maio 16, 2009, 17:45:21 »
Colega... drenagens é um tema muito vasto. Não tem nenhuma questão específica? Não conheço nenhum site especificamente voltado para drenos, no entando faça uma busca geral no google.
Tenha em atenção que os drenos são diferentes de acordo com o local a aplicar e com aquilo que se predente fazer. Podem visar apiração activa (ar comprimido e pressão regulável, como por exemplo as drenagens torácicas), aspiração por vácuo (é também activa e e das mais utilizadas-se como em ortopedia, por exemplo) e aspirações ou drenagens passivas onde só a força da gravidade actua (p.e. drenos de borracha ou sondas de silastic - como as Sondas Vesicais). Para além disso há drenos que são colocados internamente em situações específicas como por exemplo as derivações peritoneais em caso de hidrocefalia.
Pensos: seguem genericamente as normas dos restantes pensos cirúrgicos e os cuidados diários diferem para cada tipo de dreno e para cada obectivo cirúrgico (nomeadamente a clampagem ou não durante os levantes, o mungir ou não, a instilação ou não)...
Se tiver qualquer ocisa de mais específico diga...

Offline sduarte

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: drenagen cirúrgicas
« Responder #2 em: Maio 16, 2009, 18:15:11 »
Olá Idalina, dei essa matéria este ano e como o colega disse é de facto um tema muito vasto mas de qualquer modo tenho um ppt que pode ser que ajude. Não consigo anexar aqui pois é demasiado grande se quiser envie o seu mail.
Bom estudo ;)

Offline Idalina

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: drenagens cirúrgicas
« Responder #3 em: Maio 16, 2009, 18:31:17 »
obrigada pela sua disponibilidade colega sduarte mas acho que vai contra as regras do forum postar ca endereços de email..tb sou novata por ca e nao sei enviar mensagens privadas...mas vou descobrir e envio...