Autor Tópico: Curso de enfermagem tirado no estrangeiro - Procurar emprego em Portugal  (Lida 4022 vezes)

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Boa noite,

Estou a estudar enfermagem em Londres e os cursos aqui sao so tres anos. Alguem faz ideia se preciso de fazer um mestrado antes de tentar inscrever-me na ordem dos enfermeiros? Quantas horas de practica clinica e que os enfermeiros fazem nos cursos em Portugal? Nos aqui fazemos 450 horas.

Obrigada!

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
corrigo, 450 horas em cada ano!

Offline gonzas

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Curiosa a questão mas não sei responder.

Contudo permite-me que faça outra...

Não querendo focar o campo pessoal, qual a razão de quereres vir para Portugal, isto apenas devido ao facto de inúmeros colegas cá deste lado ponderarem seriamente emigrar...

Será que tal como cá, aí também está mal a Enfermagem?

Cumprimentos

Offline nelson_pt

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Durante o curso tive 2390 horas de ensino clínico.

Quanto à questão dos 3 anos e do mestrado penso que o melhor será pedires informação à Ordem dos Enfermeiros, no entanto, dado o princípio do reconhecimento automático da profissão (segundo a Directiva 2005/36/CE, se não estou em erro), não deve existir qualquer problema...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Pode ter reconhecimento automático da situação, mas duvido que assim seja pela diferença de 1 ano e de muitas horas práticas...mas nada como perguntar à ordem...

Offline ana.pgc

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
E eu k pensava que o ensino na terra da Florence Nightingale era como o nosso.
Afinal...  ::)

Cumps ;)

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
sim, talvez no terceiro ano sejam mais do que 450 horas de pratica clinica, visto que 450 horas corresponde a tres meses de pratica e no 3ro ano passamos mais do que 3 meses no hospital, mas ainda nao cheguei la.
a razao pela qual quero voltar para portugal e porque ja estou fora ha 3 anos e londres e um bocadinho overrated. nao e facil viver aqui e longe de casa. aqui ainda ha bastante trabalho para enfermeiros, mas recem licenciados tambem se queixam que e dificil encontrar trabalho.
aqui os cursos duram tres anos e sao um bocadinho diferentes de portugal. ha tres niveis (diploma of higher education, bachelor of science ou bachelor os science hons (mais conteudo teorico de investigacao) mas todos dao acesso a registration com o nursing and midwifery council, que basicamente e o equivalente a ordem. os cursos aqui curiosamente sao pagos pelo NHS, equivalente ao servico nacional de saude. a forma que eles encontraram de encorajar mais pessoas a tirar enfermagem foi de pagar uma bolsa... neste momento a bolsa paga as propinas (caras £3000 e tal libras por ano) e 20,000 libras sobre os 3 anos + ajudas de custo para os estudantes que tem filhos. eu so tenho as propinas pagas porque nao sou inglesa, sou qualificada estudante da uniao europeia.
ontem dei uma vista de olhos no site da ordem e de facto penso que todos os cursos da UE sao aceites, desde que sejam reconhecidos no pais onde foram tirados.
outra questao, ja li bastante que a enfermagem em portugal esta pessima, principalmente a nivel de arranjar primeiro emprego.... sera mais facil concorrer com um ou dois anos de experiencia, ou sera a mesma coisa?

obrigada!

Offline gonzas

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Sim com mais experiência, teoricamente, terás mais hipóteses..

Offline VitorMartins

• Membro
    • Ver Perfil
Na minha escola a atribuição do horário é feita da seguinte forma:

Carga horária

Ensino Teórico: 1967 horas
(42.5% da carga horária total) 

Ensino Clínico:  2660 horas
(57.5% da carga horária total)

Total: 4627 horas

Contacta a ordem para mais esclarecimentos, mas em princípio o curso é reconhecido segundo a Directiva da Comissão e do Parlamento Europeu nº 2005/36/CE.
A Nurse World Wide

Offline gonzas

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Humm, com 3 anos de curso terá as mesmas qualificações?

Não sei não.

Contacta a OE e diz-nos a resposta...

Offline aqui_e_ali

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Curso de enfermagem tirado no estrangeiro - Procurar emprego em Portugal
« Responder #10 em: Abril 11, 2009, 22:04:40 »
Citação de: gonzas
Humm, com 3 anos de curso terá as mesmas qualificações?

Não sei não.

Contacta a OE e diz-nos a resposta...

tecnicamente quando acabar o curso terei os mesmos ECTS creditos que voces - 240 creditos.

confirmei agora no meu booklet e tenho 2300 horas de aulas teorias e 2300 horas de pratica clinica, portanto como ves e uma diferenca de menos 27 horas clinicas comparadas com as do vitor.m, mas mais 333 horas teoricas, e voces em quarto anos e eu em tres. tem tudo a ver com a carga horaria de cada ano lectivo.
qualquer das maneiras, depois de falar com  a ordem eu deixo-vos saber.