Autor Tópico: Todos somos enfermeiros e todos merecemos as mesmas oportunidades.  (Lida 5656 vezes)

Offline Enf Alfonso

• Membro
    • Ver Perfil
Queridos colegas, tenho a esperança de que as minhas palavras sejam os pensamentos de muitos.

Vou contar uma pequena história.

Há mais ou menos 5-7 anos Portugal era um país cheio de oportunidades de trabalho, a maioria dos hospitais tinha uma falta enorme de enfermeiros, um deficit que não conseguia superar com os enfermeiros que em cada ano se licenciavam nas escolas superiores de saúde, tanto era assim, que fez um acordo com a sua vizinha Espanha.

Os nossos colegas espanhóis só tinham que encher a sua mala de roupa, comprar o bilhete de comboio e dirigir-se a quaisquer hospital para falar directamente com o director/a de enfermagem e no PRÓPRIO DIA começavam a trabalhar. Este facto verificou-se durante muitos anos.
Com o decorrer destes, e com a aparição de novas escolas de enfermagem e a grave crise que actualmente sofremos, esta realidade não só desapareceu mas como actualmente existem inúmeros enfermeiros portugueses no desemprego.

Há 4 anos eu consegui realizar o meu sonho, finalmente entrei no curso de enfermagem. Foi com muito esforço e dinheiro que consegui realizar o meu curso nos 4 anos previstos, nunca chumbei um estágio, nunca faltei no pagamento das propinas, sempre entreguei os trabalhos do curso a horas, fiquei muitas noites sem dormir estudando para superar os exames, para poder conseguir realizar o meu curso como os outros os meus colegas. E ainda tenho a dizer que sou casada e tenho 2 filhos, para mim não foi fácil como também não foi fácil para os meus colegas. 
Na actualidade eu estou desempregada desde Julho do ano passado, muitos dos meus colegas já se encontram a trabalhar porque ……. alguns tem cunha. Como se diz na minha terra “quem tem padrinhos é que se baptiza”, eu não tenho, e não tenho vergonha em dizer.

Com esta história quero fazer reflectir a todos os colegas, que como eu, se encontram na mesma situação. Já falei com alguns colegas e muitos dizem que não podemos fazer nada, que só podemos esperar até que em algum dia, se é que este dia realmente existe, seremos chamados.

Eu já não consigo esperar mais ……agora quero propor uma ideia.

Eu sei que o que vos proponho pode parecer irrealizável, mas se todos os enfermeiros desempregados (e não só) se juntassem, poderíamos conseguir com que nos hospitais fosse OBRIGÁTORIO abrir concurso/bolsa de recrutamento cada vez que existisse uma vaga, ou mais, para acabar com as malditas cunhas.

O Portugal de há 4 anos desapareceu, já não existe, pelo que temos que conseguir novas formas de recrutamento de enfermeiros. Não podemos continuar a sonhar em que tempos melhores virão, porque não é verdade, nada vai acontecer, nada vai mudar, se não fizermos nada. Não basta querer, há também que fazer.

Temos que provocar uma mudança, e esta só é possível através de mudança, temos de alertar e fazer reflectir os órgãos de maior poder sobre esta cruel injustiça, o povo novamente tem de actuar. Posso ter a mania das grandezas e há coisas que não se podem comparar, mas, digam-me vocês, a ditadura caiu sozinha? Eu somente sou uma pessoa, mas sei que não sou a única a pensar assim, sei que não sou a única no desemprego por causa disto, somos centenas. Mas isto não é só um assunto que afecta aos enfermeiros, afecta a toda a sociedade. E muitas pessoas fazem mudança. Há que lutar pela mudança, lutar pelo que defendemos e lutar pelo que achamos justo.

A cada mês que passa, para os que estamos no desemprego, a probabilidade de sermos chamados para trabalhar diminui porque no mês seguinte vão existir novos licenciados que sim têm cunhas e que nos tiram as oportunidades de emprego.

Eu não quero dizer que eu sou melhor que os outros, o que quero dizer é que tenho de ter as mesmas oportunidades do que os outros, ou agora só por não conhecer alguém importante num hospital eu não sou boa enfermeira?

Pensem nisto….

A mudança não “cai do céu”, há que lutar por ela e juntos fazemos a diferença.
Temos que mudar a forma de selecção, podemos obrigar aos hospitais a criarem bolsas de recrutamento para todos, onde seja avaliado o nosso percurso académico, a nossa formação, a nossa experiencia, etc. E não se somos amigos de alguém conhecido, filho/a de algum medico, enfermeiro, ou algo do género.

Existem e temos muitas formas de realizar este sonho, se não comprovem o que ocorreu com a bolsa de recrutamento das Açores, quando uma colega nossa teve a coragem de fazer chegar a sua indignação à televisão pública, aos meios de comunicação.

Devemos fazer-nos ouvir, sentir, gritar e mesmo se fosse preciso recorrer aos meios de comunicação social mais vistos, à TV, para acabar com esta situação. É da nossa responsabilidade, como cidadãos, informar à sociedade portuguesa deste grave problema.
Novamente digo-vos, o trabalhar num hospital/centro de saúde só por se ter uma cunha não é justo.

Pensem cada vez que forem a um hospital/centro de saúde, será que o(a) enfermeiro(a) que vos está a tratar tem as competências suficientes ou simplesmente encontra-se a trabalhar nesse posto pela graça de alguma cunha?

Não quero dizer que toda a gente que entra por cunhas sejam maus enfermeiros!

Mas será que foram avaliados correctamente ou talvez os enfermeiros com melhores competências encontram-se no desemprego? Pensem nos seus pais, nos seus filhos, nos seus amigos, na sua família!

[align=center:24blr6v1] A mudança não “cai do céu”, há que lutar por ela e juntos fazemos a diferença.
Todos somos enfermeiros e todos merecemos as mesmas oportunidades.
[/align:24blr6v1]

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Todos somos enfermeiros e todos merecemos as mesmas oportunidades.
« Responder #1 em: Março 25, 2009, 22:43:30 »
Olá colega!

Revejo-me nas suas palavras e é com muita tristeza que digo que me encontro numa situação um pouco semelhante. Coloquei muitas vezes essa questão do mérito, pois tal como  acolega também me dediquei muito ao meu curso, terminei-o com uma excelente media e isso de nada me valeu...antes acreditava que quando se é bom, alguem o reconhece, mas é pura demagogia, porque n somos reconhecidos por aquilo que somos, pela nossa qualidade profissional, mas sim por o nosso leque de contactos sociais...n sou filha, nem prima, nem amiga de nenhum administrador tou FORA..que belo método de selecção para quem vai cuidar da saude e da vida de alguem..é ultrage pensar nisto..porque amanha quem sabe somos nos ou os nossos familiares que estarão nas mãos daqueles nossos colegas que entraram por cunha, sem esforço e que em muitas situações são´péssimos profissionais..será que os administradores não pensam que para além da saúde da população em geral, podem estar a pôr em causa a sua ou a dos seus familiares, caso um dia necessitem?? Talvez nunca tenham pensado nisso!

Concordo com a colega, acho que somos nós que temos de fazer alguma coisa, junto dos meios de comunicação social!

Quantp á obrigatoriedade dos hospitais em abrir concursos, é uma questão mais complicada, porque os EPE n são obrigados uma vez que são geridos autonomamente! Por outro lado todos sabemos que até em concursos existem cunhas...conheço muitos casos de pessoas que ficaram no inicio das listas porque tinham cunhas!

HA QUE CONTINUAR A LUTAR!!

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Março 25, 2009, 23:45:09 »
Realidade (cunhas) vs utopia (oportunidades).

A situação tornou-se caótica e neste momento é uma bola de neve imparável.

Sinceramente, acho que pouco ou nada poderemos fazer para inverter esta situação, porque na verdade não depende de nós directamente, mas sim de questões políticas base, das quais somos espectadores.

Cumprimentos

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Março 25, 2009, 23:55:21 »
Depende sempre de nós coleca..de braços cruzados a espectar, é que n vamos resolver nada.
Ainda no ano passado me lembro de ter sido alvo de criticas pela comunicação social a forma como os enfermeiros do HSAntonio trabalhavam, em que muitos faziam o seu horario no seu serviço e depois eram deslocados para outro serviço onde eram pagos a recibo verde para fazerem mais meio ou mesmo um horário completo. Desta forma o Hospitak ganhou "vergonha" e abriu concurso para colocar mais enfermeiros. Não sei quem conseguiu que esta noticia fosse lançada, mas presumo que tenham sido enfermeiros!

Offline colorida

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 26, 2009, 16:32:53 »
Pois,eu sei de quem fez os estágios de integração à vida profissional com nota 10(só para não reprovarem), média final de curso 13 e foi vê-los ir logo trabalhar. Mas tb há, quem té tem grandes notas e na hora do trabalho, não se revelam melhores profissionais do que outros k té terminaram o curso com média de 14. É "um pau de 2 bicos", depende de vários factores e há coisas como as cunhas, k talvez sp existirão e por mais k se lute contra. Já agora, uma dúvida... Um enfermeiro não pode desempenhar as funções de técnico de farmácia,certo? Obrigada.

Offline Enf.Kat

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 26, 2009, 16:47:53 »
boa tarde colegas!

concordo com o que aqui foi dito...é urgente fazer alguma coisa!!!dar visibilidade a este nosso drama... têm havido situações que mereciam sem dúvida destaque na comunicação social!
Uma coisa é certa... se não fizermos nada, ninguém o fará por nós....

Cumps

Offline enf_nini

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 26, 2009, 18:30:06 »
Colegas concordo com o que foi dito e estou na exacta situação de cada um de vós á espera que o mérito da minha excelente nota de curso e do IVP façam abrir os olhos de algum juri que avalia o meu CV num dos muitos concursos para onde tenho enviado o CV e tentado a minha sorte...
Só que neste mesmo forum já tentei divulgar irregularidades nos concursos e sabem o que aconteceu? Os moderadores apagaram parte da minha mensagem, quando eu sito que a informação que eu estava a divulgar veio directamente de um enfermeiro chefe de um serviço de determinado hospital...
Pior, no ano em que terminei o curso, abriu o concurso pro IPO uma colega de curso com media inferior  á minha ficou no nr 7, sabem o que fiz, tentei impugnar concurso e sabem o que aconteceu? fui excluida do concurso!
Pior, um Hospital da minha região abriu em segredo um concurso e só meteu quem quis, tentei informar a ordem e o sindicato e obter respostas, isto passou-se em JANEIRO  e até hoje nem resposta nem recado..

Eu tento fazer a minha parte e nem assim consigo mais nada a não ser prejudicar-me..
Por isso pergunto aos colegas que devo fazer então se falo e denuncio sou excluida, se nada digo a colocam-me no final da lista... Que fazemos? Vamos á televisão? Não sei mais que fazer sinceramente...
"Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma."
    Fernando Pessoa

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 26, 2009, 23:14:43 »
Pois é de facto estamos numa situação muito complicada pk ninguem quer ser penalizado por falar "demais". A televisão é sem duvida o meio com maior impacto, mas tanto quanto sei so com uns conhecimentos nalguma estação televisiva se consegue uma reportagem..n está facil!

Vou dizer uma barbaridade, vamos-nos barricar num hospital, ameaçando tudo e todos..era da maneira que a televisão ia logo la..lolol!!

São muitos os enfermeiros desempregados, por isso ha que fazer manifestações...talvez tivessemos alguma visibilidade.

Offline Vieri

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Março 26, 2009, 23:46:27 »
Pois compreendo colegas...
A nossa profissão já não é aquilo que era...
Terminei o curso á 4 anos e felizmente trabalho, longe de casa é certo, á espera de uma oportunidade para vir para mais perto...
Mas deparei-me e deparo-me com o mesmo tipo de situações á 4 anos... Inclusive já passaram por 'cima' de mim...
Não sei o que se poderá fazer para combater isto...
 :-X

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 27, 2009, 00:46:20 »
Também n sei colega, mas a uniãofaz a força!!

Offline Vieri

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 29, 2009, 22:55:49 »
Todos somos enfermeiros, por isso todos nós devíamos nos manifestar, lutar, e não estar à espera que o sindicato faça alguma coisa, porque esses lutam por causas muito diferentes das que neste momento precisamos... Talvez este país precisasse de uma ameaça de greve geral por parte dos enfermeiros, não de um dia, talvez uma ou duas semanas...
Talvez isto seja só um desabafo, mas é certo que a nossa profissão pode estar em risco de extinção... :-[

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 31, 2009, 19:55:58 »
As cunhas são um problema grave com que nos deparámos no serviço público e o ideal é que quem tivesse algum dado concreto em relação a isso denunciasse à PJ ou autoridades competentes, tentando também de alguma forma atrair a comunicação social.
Espero que vós colegas que se encontram nessa situação aprendam uma lição para a vida e não façam igual aos senhores que gerem os nossos hospitais! Porque quando somos nós em altos cargos há sempre a tendência para não deixar X ou Y mal, quando no fundo se está a prejudicar alguém que realmente merece!
A atitude certa é não fica sentado e ir tirando conclusões, e claro lembrar-se SEMPRE de não agir igual quando se chegar ao TOPO!
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 01, 2009, 21:48:58 »
Olá,

Que tristeza, meus caros colegas, ao ouvir as vossas palavras!...

Mas será que é mesmo assim?

Será que a cunha impera para além da vontade de trabalhar? Se esse é o estado do País nestas questões, entao: " Adeus País"...

Espero que haja outras razões para o desemprego geral e a empregabilidade de outros. Espero que esteja relacionado com o factor "sorte", tão esquecido. A sorte é  a percentagem de imponderável em tudo; às vezez tem muito peso.

Abraço

Offline bicas (",)

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 06, 2009, 20:12:35 »
Citação de: "mariarebelo1"
Olá,

Que tristeza, meus caros colegas, ao ouvir as vossas palavras!...

Mas será que é mesmo assim?

Será que a cunha impera para além da vontade de trabalhar? Se esse é o estado do País nestas questões, entao: " Adeus País"...

Espero que haja outras razões para o desemprego geral e a empregabilidade de outros. Espero que esteja relacionado com o factor "sorte", tão esquecido. A sorte é  a percentagem de imponderável em tudo; às vezez tem muito peso.

Abraço

Infelizmente é verdade...
Que isso acontecesse no privado...AZAR ...(Ou melhor, não se pode fazer NADA)
Mas no publico...é mt triste isto acontecer. Existem pessoas a apresentar atestados de residência sem serem do local (isto porque são apenas necessárias duas testemunhas e na junta de freguesia fazem o bendito atestado).
O curso de enfermagem é o curso de enfermagem e ponto final. Para alguns hospitais a escola onde foi tirado o curso é um dos parametros de avaliação.
Outra...as listas demoram uma eternidade a sair...e as que chegam a sair não são de facil acesso, diria até que são inacessiveis!!!
Se nos hospitais de reformam enfermeiros...quem vai ocupar o lugar deles??? Não metem ninguém??? Neste momento são tantos os pontos de interrogação nas cabeças de quem espera e desespera por uma oportunidade.
É triste, muito mesmo...Mas é real :( :(
Antes não fosse...
Eu penso que hoje em dia nem com cunhas...nos safamos :'(

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Setembro 03, 2012, 01:01:32 »
Citação de: keliinha
Olá colega!

Revejo-me nas suas palavras e é com muita tristeza que digo que me encontro numa situação um pouco semelhante. Coloquei muitas vezes essa questão do mérito, pois tal como  acolega também me dediquei muito ao meu curso, terminei-o com uma excelente media e isso de nada me valeu...antes acreditava que quando se é bom, alguem o reconhece, mas é pura demagogia, porque n somos reconhecidos por aquilo que somos, pela nossa qualidade profissional, mas sim por o nosso leque de contactos sociais...n sou filha, nem prima, nem amiga de nenhum administrador tou FORA..que belo método de selecção para quem vai cuidar da saude e da vida de alguem..é ultrage pensar nisto..porque amanha quem sabe somos nos ou os nossos familiares que estarão nas mãos daqueles nossos colegas que entraram por cunha, sem esforço e que em muitas situações são´péssimos profissionais..será que os administradores não pensam que para além da saúde da população em geral, podem estar a pôr em causa a sua ou a dos seus familiares, caso um dia necessitem?? Talvez nunca tenham pensado nisso!

Concordo com a colega, acho que somos nós que temos de fazer alguma coisa, junto dos meios de comunicação social!

Quantp á obrigatoriedade dos hospitais em abrir concursos, é uma questão mais complicada, porque os EPE n são obrigados uma vez que são geridos autonomamente! Por outro lado todos sabemos que até em concursos existem cunhas...conheço muitos casos de pessoas que ficaram no inicio das listas porque tinham cunhas!

HA QUE CONTINUAR A LUTAR!!

Concordo plenamente. é uma vergonha.