Autor Tópico: Racio Enfermeiro/doente  (Lida 18477 vezes)

Offline Wéllington

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Racio Enfermeiro/doente
« Responder #15 em: Agosto 08, 2009, 14:51:28 »
Olá... Vou fazer faculdade e quero saber se é possível se trabalhar como enfermeiro apenas por cursos ou se é obrigado a fazer faculdade ?
E quero saber tbem qual é a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem....?!
Obrigado.
 ::)

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Agosto 08, 2009, 16:39:20 »
Citação de: Wéllington
Olá... Vou fazer faculdade e quero saber se é possível se trabalhar como enfermeiro apenas por cursos ou se é obrigado a fazer faculdade ?
E quero saber tbem qual é a diferença entre auxiliar e técnico de enfermagem....?!
Obrigado.
 ::)

Este fórum é de Portugal. Convém perguntar a alguém do Brasil.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #17 em: Agosto 10, 2009, 23:47:16 »
@Larose

Se procurares por Nursing activities score (NAS) será mais fácil. A NAS é a sucedânea da TISS 28 que por sua vez é sucedânea da TISS 76.

A NAS incorpora o conceito de tempo e não a complexidade que a TISS 28 atribui a cada actividade.
Além disso incorpora também itens relacionados com tempo dispendido com processos administrativos e apoio familiar, coisa que a TISS 28 não incorpora.

No estudo inicial de validação da escala, por parte do dr. Reis Miranda (o português que "criou" estas escalas mundialmente usadas) apurou.se que a NAS conseguia representar até 80% do tempo dispendido pelo enfermeiro, o que parecendo pouco é bem melhor do que os 44% da TISS 28. Quanto ao SCD do antigo IGIF desconheço estudo na matéria neste ãmbito.

Isto só tem um senão... é especialmente concebido para a prática de enfermagem em Cuidados Intensivos portanto provavelmente desadequada ou não validada noutros contextos.

Já agora BN. Que instrumento usam para recolher os dados sobre a carga de trabalho?

Offline BN

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Agosto 24, 2009, 22:01:12 »
Boa noite,

utilizamos o instrumento já traduzido e validado para português. Os conceitos são bem claros não é muito pesado em termos de preenchimento.
Criámos um documento Excel que converte automaticamente a pontuação em percentagem.

É de facto mais próximo da realidade.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Agosto 24, 2009, 22:46:08 »
E esse documento em Excel reporta os dados para um repositório?

Isto é... ao fazer "Enter" os dados são "acumulados" de alguma forma numa base de dados?

Offline BN

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Agosto 27, 2009, 14:20:38 »
Boa tarde,

Diariamente quando os Srs. Enfermeiros executam o NAS (realizado no turno da noite) esses valores são guardados e posteriormente analisados.

Criámos um género de base de dados onde são também introduzidas as horas de cuidados efectivas e que se cruzam com os dados do NAS.

Um aspecto que considero importante é que estes dados estão disponíveis para a equipa consultar e são também transmitidos ao Enfermeiro Director.

Cumprimentos.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Agosto 30, 2009, 10:05:15 »
@BN

Quem analisa os dados?
Quanto tempo e com que frequência?
Só avaliam o NAS completo?
Em que formato ficam guardados os dados antes de serem analisados e que experiência têm da sua utilização? facilidade e dispêndio de tempo?

Offline BN

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Setembro 01, 2009, 15:48:11 »
Boa tarde,

O Enfermeiro Coordenador do serviço introduz os dados na base semanalmente. No final de cada mês os resultados, (cruzando dados de carga de trabalho, horas de cuidados efectivas e ratios), são colocados à disposição da equipa e enviados ao Enfermeiro Director.

Em termos de preenchimento não ocupa muito tempo e é um processo muito fácil de realizar. Neste momento é raro o doente que tem alta da UCI com algum NAS sem ser preenchido. Penso que um dos motivos que levam os Enfermeiros a aderir a este tipo de ferramenta é o facto de eles saberem que vão conhecer os resultados e pelos quais se pode inferir um série de dados (qual o mês com mais doentes, qual o mês mais pesado, etc.)

Não compreendi a questão do NAS completo. O registo é feito com base em períodos de 24h.

Cumprimentos.

Offline UCPABUC

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Setembro 05, 2009, 13:54:08 »
Alguém ainda acredita nos chefes?
Tirando, obviamente, raras excepções...
 >:(

Offline BN

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Setembro 07, 2009, 18:10:51 »
Boa tarde.

Essa última resposta foi forte .... mas lamento que seja essa a sua realidade.

Cumprimentos.

Offline helenascencao

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Dezembro 05, 2009, 15:52:05 »
Ola a todos! Gostaria que me dissessem se o NAS já se encontra traduzido para língua portuguesa e validado para a população portuguesa. Já agora, podem ceder a escala? Estou a realizar mestrado no ICBAS e a temática centra-se na gestão de recursos humanos em UCI. Desde já, obrigado!!!
deixo o meu mail para contacto
helenasilva9@gmail.com

Offline nurseboy

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Dezembro 05, 2009, 20:14:46 »
Citação de: helenascencao
Ola a todos! Gostaria que me dissessem se o NAS já se encontra traduzido para língua portuguesa e validado para a população portuguesa. Já agora, podem ceder a escala? Estou a realizar mestrado no ICBAS e a temática centra-se na gestão de recursos humanos em UCI. Desde já, obrigado!!!
deixo o meu mail para contacto
helenasilva9@gmail.com

Colega, poderia colocar o ficheiro aqui para podermos fazer o download? Obrigado.
"Abyssus abyssum invocat"

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Dezembro 10, 2009, 06:17:25 »
@helenascencao

O NAS já se encontra oficialmente traduzido para Português (versão brasil). Versão portuguesa de Portugal (que não vos pareça desnecessário porque de facto o é realmente necessário devido à ambiguidade de alguns termos) penso que oficialmente não existe.

Quanto à validação da escala... Penso que no estudo original, a escala foi testada em pelo menos duas UCI's portuguesas, com resultados semelhantes aos restantes, pelo que se pode considerar a sua aplicabilidade na nossa população.

Contudo, dado ser uma escala relativamente nova (6 anos) e à falta de publicação de estudos realizados em Portugal, o seu uso ainda é relativamente escasso (por exemplo em relação à TISS 28).

Se necessitar de ajuda contacte

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Dezembro 27, 2009, 08:14:01 »
Em Portugal, as UCI´s têm "proporções" de enfermeiros por doentes relativamente razoáveis.
O problema maior está nas enfermarias...

Offline MUSADOORIENTE

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Dezembro 27, 2009, 10:16:53 »
Tradução para português (do Brasil) http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... 03-220346/