Autor Tópico: dúvidas em ir para o curso de enfermagem  (Lida 4924 vezes)

Offline andeniable

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
dúvidas em ir para o curso de enfermagem
« em: Fevereiro 12, 2009, 01:47:29 »
boa noite a todos. por não encontrar um tópico adequado para expor as minhas dúvidas decidi criar um. Tenho 19 anos e estou no ensino secundário a fazer uma disciplina e espero para o ano entrar no ensino superior. A enfermagem surgiu ha bem pouco tempo nas minhas opções, mas como sou um aluno de ciências sociais e humanas,tenho receio que não tenha as bases de biologia e quimica para o curso. Tenho dúvidas também sobre como é a profissão e se ela vale a pena. Já agora,pretendia me candidatar ao curso na escola superior de saude de beja, onde o exame de portugues é valido como prova de ingresso. Obrigado a todos.

Offline artur_gaio

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: dúvidas em ir para o curso de enfermagem
« Responder #1 em: Fevereiro 12, 2009, 02:13:07 »
acho que o maior problema não são as bases... química e biologia fazes sem problemas na enfermagem. eu era de ciências, nunca tive quimica nem biologia e fiz essas cadeiras sem problemas, se calhar, exigem-te é mais estudo, mas nada de complicado.
Agora, se vale a pena, é subjectivo: se queres uma profissão que te dê emprego estável e bom salário, não é a enfermagem, mas também não sei se há alguma neste momento...
Se queres uma profissão que te vai dar muito trabalho, muita responsabilidade e muita chatice, é esta.
Mas, acima de tudo, continuo a achar que é uma profissão bonita, uma profissão nobre e uma profissão onde te vais sentir muitas vezes cansado e esgotado, mas quando chegares ao fim de cada dia e ao fim da tua vida, vais acreditar que fizeste algo de importante, de verdadeiramente útil na vida.
E vais lembrar-te carinhosamente de doentes que, apenas num simples sorriso, te mostraram a gratidão de tu estares lá, de tu os ajudares, de te preocupares com eles e de os tratares...
Só por isso, a Enfermagem vale a pena...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 12, 2009, 02:19:48 »
Colega, se pensa em vir para enfermagem porque esse é o seu sonho e a sua vocação força, mas prepare-se para muitas lutas sobretudo depois de terminar o curso. Não sei o k lhe tem chegado aos ouvidos mas o emprego em enfermagem não é garantido como há uns anos atrás, é preciso lutar muito e para muitos esperar longos meses para conseguir o primeiro emprego...quem sabe daqui 4 anos esteja melhor...quanto à profissão em si, na minha humilde opinião (e sou suspeita visto que sou enfermeira ;D) é a mais bela profissão que existe, pois não há nada melhor do que trabalhar para o bem-estar do outro, de cuidar da pessoa o melhor que sabemos e receber em troca um sorriso de grantidão que nos faz sentir que já "ganhamos o dia"...

A decisão depende de si..se pretende uma profissão onda faça o que ama e o que a faz sentir realizada e se enfermagem conseguir proporcionar-lhe isso e que se sinta pronta para lutar por esta arte de cuidar dou-lhe todo o meu apoio...mas se pretende uma profissão que lhe dê estabilidade profissional/financeira e emprego fácilmente sugiro que pense muito bem antes de decidir...

Para terminar apenas lhe digo que quando entrei no curso esta profissão ainda não sofria assim e os maiores problemas surgiram quando me licenciei...a luta tem sido grande e as desilusões também mas não me arrependo da escolha que fiz e não me vejo a fazer outra coisa e acredito que isto é apenas uma fase temporária e que com determinação conseguiremos ir avante...

Boa sorte e faça a melhor escolha para si...se vier para Enfermagem tem neste fórum concerteza muita gente que a ajudará quando necessário ;)

Offline nelson_pt

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 12, 2009, 02:27:10 »
Olá
Quanto às bases de química e biologia penso que são úteis, mas não essenciais, só terás que estudar um pouco mais quando surgir a necessidade para tentar acompanhar.

Quanto à profissão... por um lado acho que vale muito a pena pois como ciência é nova o que te permite explorar e quem sabe marcar a diferença. Tens um contacto próximo com os doentes/utentes como mais ninguém tem (normalmente), tens autonomia em muito mais do que possas possivelmente imaginar e existem áreas com um potencial enorme para a Enfermagem.

Por outro lado... actualmente existe uma enorme dificuldade em arranjar emprego (terminei em Julho de 2008 e até agora nada...), a remuneração não é ajustada ao grau académico (licenciatura) e muito menos à responsabilidade que te é exigida, e ainda tem o estigma social da profissão, que ainda é muitas vezes encarada como inferior a outras (nomeadamente, e só por ser mais próxima, a Medicina), o que leva a que a tua opinião clínica seja desvalorizada pelos utentes (e outros profissionais de saúde) em detrimento de outras opiniões.

Por outras palavras... isto não está nada fácil, mas não é só na Enfermagem que isto acontece. Portanto, se tiveres vontade de lutar (e sofrer) um bocadinho e quiseres investir numa profissão com potencial então junta-te a nós. Se quiseres optar por um caminho mais simples então procura outra solução. De qualquer das formas, boa sorte!

Offline andeniable

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 12, 2009, 02:35:38 »
Obrigado pelas vossas opiniões.. Bom, a enfermagem é de certa forma um mundo novo e desconhecido para mim..e ainda estou muito indeciso..eu quero algo mais que uma profissão que só me dê dinheiro ao fim do mês e nada mais.Quero uma profissão que me realize e que me faça sentir bem. Não sei se tenho vocação para o curso, mas a essência dele é o que mais me atrai. O facto de poder ajudar, de dar uma palavra amiga a quem mais precisa..,mas por outro lado tenho receio da parte técnica.. e se tenho vocação para a mesma. Mais uma vez obrigado.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 12, 2009, 02:50:55 »
Na minha escola costumavamos dizer k só quando chegamos aos ensinos clínicos é que percebemos se realmente era aquilo ou não e realmente a maior percentagem de desistências verificava-se nessa altura (se bem k o meu ano foi excepção ;D)...por isso acho que nada melhor do que ler um pc mais sobre o que é ser enfermeiro para perceber se quer tentar...neste fórum encontra muitos tópicos que o vão ajudar a entender o que é esta profissão pelas palavras dos próprios enfermeiros...

Offline colorida

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 13, 2009, 18:31:15 »
Pois é, na teoria é td mt bonito... Actualmente, as pessoas na escolha duma profissão regem-se pelo estatuto social e claro, mais que tudo pelo dinheirinho ao fim do mês! Cada vez, há mais pessoas k vão para um curso k até não gostam, só pk esse lhes dará garantias k outros ñ dão. Final, quantas pessoas fazem o k ñ gostam e com o tempo, lá se conformaram e aprenderam a gostar? Agora concretamente, sei de casos k foram para enfermagem, pelo poder(profissão associada ao ser médico) e pela estabilidade, facilidade em ter emprego (só k os tempos mudaram e "o tiro saiu-lhes pela colatra"). Ao longo dos anos, mesmo dizendo k ñ gostavam ou k ñ era akela profissão k os realizava, na verdade, lá se iam safando nos ensinos clínicos e até tirando melhores notas k muitos outros. A vocação, cada vez menos é preponderante, porque cada vez mais,muitos vão para medicina, por tudo, menos por vocação. O k conta, são as médias para entrar, tal como agora, o k conta para se arranjar trabalho é ter uma cunha. Isto, tá mm assim e é o "salve-s kem puder"!

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 13, 2009, 22:40:19 »
Citação de: andeniable
boa noite a todos. por não encontrar um tópico adequado para expor as minhas dúvidas decidi criar um. Tenho 19 anos e estou no ensino secundário a fazer uma disciplina e espero para o ano entrar no ensino superior. A enfermagem surgiu ha bem pouco tempo nas minhas opções, mas como sou um aluno de ciências sociais e humanas,tenho receio que não tenha as bases de biologia e quimica para o curso. Tenho dúvidas também sobre como é a profissão e se ela vale a pena. Já agora,pretendia me candidatar ao curso na escola superior de saude de beja, onde o exame de portugues é valido como prova de ingresso. Obrigado a todos.

@ andeniable um bem haja!

De certa forma revejo-me com os teus receios nesta altura em que tens de tomar uma decisão na tua vida! Todos os enfermeiros que por aqui emitem as suas opiniões passaram seguramente por isso! É a 1.ª etapa que terás que enfrentar: escolha ou tomada de decisão. A meu ver esta é uma palavra chave! Já que durante o curso e mesmo enquanto profissional temos muitas mais tomadas de decisão importantes.
Tal como os colegas referiram anteriormente, biologia e química não serão obstáculos para essa tua escolha. A essência de enfermagem vai muito mais além das ciências biomédicas, às quais, não obstante, também se encontra ligada. As ciências socais são de extrema importante para a relação terapêutica e humana que se estabelece com os utentes/família.
As coisas estão difíceis em termos de saídas profissionais, é um facto! Mas todos sabemos que enfrentamos um período em que a curto ou a médio prazo pode haver mudanças importantes, nomeadamente na carreira e quem sabe na colocação merecida dos colegas licenciados que infelizamente ainda se encontram no desemprego.
Actualmente está em curso um processo de revisão estatutária da OE, que dentro de algum tempo irá alterar os moldes do curso de licenciatura em enfermagem, estou a falar do novo Modelo de Desenvolvimento Profissional. Poderás encontrar um tópico neste FE que aborda com mais detalhe esta questão.

Segue a tua vocação, independentemente da situação actual em que nos encontramos.
Se vais gostar? O tempo logo te dirá! ;)

Boa sorte!

Offline gonzas

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 17, 2009, 18:42:43 »
Não venhas para enfermagem!
 O0

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 01, 2009, 21:55:38 »
Olá,

É com muita mágoa que digo isto, mas dentro os cursos de ´saúde tens mais escolhas.

Enfermagem é dura em todas as vertentes : o curso é duro, arranjar emprego é duro e exercer é duro. ( ollha que falam mais de vinte anos de experiência).

Tira Medicina.

Abraço.

Offline Silvy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 02, 2009, 23:02:05 »
Olá!
Terminei a licenciatura o ano passado e até agora nada na minha área...
Há alturas que desanimo pois tentar lutar contra o desemprego na área não é fácil.
Contudo, durante todo este tempo, nunca me arrependi da decisão de ser Enfermeira! Olho para trás e vejo que todo o meu esforço para conseguir SER ENFERMEIRA valeu a pena! É uma profissão linda, onde só nós conseguimos ter contacto mais próximo com o doente. Ele confia em nós e muitas vezes partilha connosco as suas angústias, pede-nos a opinião, respeita-nos como elemento da equipa de saúde. Mas o principal, quando recebemos um sorriso de agradecimento, ouvimos palavras de gratidão e sentimos que conseguimos tornar o dia do doente mais alegre apesar das circunstâncias! Há também momentos mais tristes para nós e que nos dão uma sensação de impotência, como o doente em estado terminal pedir a nossa ajuda e nós sabermos que pouco ou nada podmos fazer. Mas talvez o dar a nossa mão possa fazer a diferença. E tentarmos ser fortes diante dele, mas chegar a casa e demonstrar toda a nossa fragilidade. Eu tive a experiência... E relembro com saudade!
Se decidires por Enfermagem por gosto em ajudar o próximo, apesar da questão da carreira e do desemprego, fazes certamente a escolha certa! E quanto à execução de técnicas não te preocupes, se fizeres com gosto e carinho farás o teu melhor  ;)

Offline martavareiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 03, 2009, 02:59:16 »
Foge rapaz, enquanto ainda é tempo!
É verdade que enfermagem é uma profissão bonita que ajudamos os outros e blas blas blas. Mas sabes, chegas a uma altura que o sorriso do doente não é suficiente, tu também precisas de sorrir, de ter emprego e de te sentires valorizado.
Digo t do fundo do meu coração FOGE.
MartaVareiro

Offline bicas (",)

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 03, 2009, 11:33:16 »
:)
Acabei de me rir com o comentário da nossa colega Marta...
(E continuo confesso...)
A nossa colega não deixa de ter razão, mas o principal é estarmos bem e sentirmo nos bem enquanto enfermeiros e sobretudo enquanto pessoas e não perder a esperança.
Confesso que a minha esperança está mesmo down (digo isto porque estou no desemprego :'( :'( ) mas amanhã é outro dia!!! ;)
E se fosse hoje voltava a tirar o mesmo curso, a abdicar das mesmas coisas em prol do mesmo.
Colega que iniciou o tópico deixo te o meu testemunho, que não passa disso mesmo.
Confesso te que vais apanhar bons orientadores nos estágios e orientadores menos bons que por vezes e esses sim nos fazem pensar em desistir, em chorar, em fugir...Na minha opinião são pessoas frustradas apenas nada mais. Mas para essas ...que a Florence Nightingale (Vais ouvir falar deste nome) as ilumine ou que arranjem depressa um homem...(desculpem a minha sinceridade...)
Segue em frente...se te arrependeres podes sempre tirar outro curso, imigrar...um sem fim de opções para mudares a tua vida.
Sê feliz ... 8) no stress, pode ser que quando termines o curso o enfermeiro esteja a receber como licenciado e não como bacharel...grrrrr :P
Cumprimentos  ;) ;) ;)

Offline anaenfermagem

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 03, 2009, 20:59:04 »
Boa tarde,

Em resposta a questão colocada pelo andeniable:

Caro jovem se não tens a minima ideia do que é ENFERMAGEM e se não é por gosto que vais para enfermagem então muito honestamente nao escolhas este curso, porque para se ir para enfermagem é preciso gostar e amar enfermagem, pois é um curso e profissao muito trabalhoso e exigente e é preciso muito empenho. Mas apenas so tu é que sabes o que escolher....beijinho e Felicidades.......

Offline LI_MA

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Junho 24, 2009, 13:30:06 »
Ingressei no curso de Enfermagem no ano lectivo de 99/2000, trabalho há 6 anos. Pouco tempo para dizer que sou uma profssional experiente mas tempo suficiente para em chocar com a nossa nova realidade. Nunca pensei que presentemente não são exigidas disciplinas específicas de ingresso da área cientifica, como biologia e química. "No meu tempo" a Psicologia também era aceite nalgumas escolas mas juntamente com biologia ou química. Sinceramente desconhecia que era possível entrar num curso de enfermagem com Português.
Claro que é de extrema importância as bases cientificas. Todos os conhecimentos de química, biologia, física e até matemática são determinantes para a melhor compreensão de todas as matérias leccionadas no curso. Acredito que aqueles que não têm estas bases consigam fazer estas disciplinas no entanto tenho a certeza que ficam lacunas.
Agora, em relação à questão principal... primeiro tens de pensar que a escolha de um curso determina todo o teu futuro. Tirar um curso por tirar e depois passados uns anos aperceberes-te de que afinal não tens vocação para a profissão é o pior que pode acontecer a uma pessoa. E dado a realidade da Enfermagem actual, ou tens muita vocação ou então apanhas uma grande desilusão!