Autor Tópico: Assisteo – Suíça  (Lida 265787 vezes)

Offline Sara Ribeiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Assisteo – trabalhar na Suíça ou França
« Responder #270 em: Outubro 30, 2010, 10:01:32 »
eu tambem ja enviei uns mails e nao obtive resposta, temos que aguardar...

tambem estou a frquentar o curso de francês na alliance française em Viseu e tou a gostar bastante;)

Offline enf.do mundo

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #271 em: Outubro 31, 2010, 18:33:33 »
Caros colegas

Queria deixar o meu testemunho, o meu nível de francês é o c2 ou seja praticamente nasci na suissa fiz a minha escolaridade obrigatória por lá e a restante em Portugal. Isto tudo para vos dizer que decidi regressar à suiça após a minha licenciatura, onde fiquei a trabalhar 4 anos e digo-vos não é nada fácil chegar lá ter um excelente nível de francês é a minha segunda lingua e ter algumas dificuldades au nível dos termos técnicos, alguns medicamentos que não conhecia...é preciso dominar a língua completamente para perceber o que nos dizem e não compreender as coisas ao contrário...seria muito grave e sobretudo que se é muito discriminado quando não se fala correctamente a língua, vão até gozarem com os outros assisti a isso com colegas portugueses foi muito mau msm...senti-me muito triste pelos colegas..nunca senti isso mas os suiços não perdoam..é muito complicado...pensem bem e façam cursos intensivos de francês, aconselho a quem deseja imigrar  e não dominar a língua começar a trabalhar em lares, cuidados continuados é muito mais fácil pois não há tantos termos técnicos tanto stress com a língua o que vos deixa algum tempo para exercer a língua e aprender as coisas básicas e depois sim ir para os hospitais, clinicas etc... Isto iria ajudar-vos muito msm, uma vez que la estão, tão por vossa conta e têm que fazer o vosso trabalho serem eficientes, rápidos, bons profissionais, fazerem boas transmissões de turno e não deixar nada por dizer só porque não sabiam dizer aquela palavra que  até vos faltava no vocabulário em francês... não podem estar a espera que vos vão ajudar com a lingua não contem com isso ninguem ajuda ninguem...Boa sorte a todos e sim a suiça é um pais deprimente é uma questão de hábito, quem está muito ligado às raizes de Portugal é um bocado mais complicado pois a suiça tem uma cultura muito diferente de Portugal, clima horrivel (neve, frio, chuva quase todo o ano), pessoas frias, no verão aproveita-se os dias no lago umas grellhadas por lá e vai-se vivendo assim. Na suiça ganha-se bem mas também existem muitas despesas, seguro individual de saúde obrigatório, seguro responsabilité civil, aluguer de um pequemo estúdio fornecido pelo hospital que pode ir de 700-1300 francos fora do hospital custo muito mais elevado, seguro de risco de incendios obrigatório, custo de quase 120 fr por mês pela posse de uma televisão e rádio, custo de vida elevado contar com 800-1000fr para uma pessoa por mês, se tiverem carro ainda pior....Isto não é para vos desanimar é para terem uma ideia da realidade da Suiça ....Boa sorte

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #272 em: Novembro 04, 2010, 20:05:48 »
Citação de: enf.do mundo
Caros colegas

Queria deixar o meu testemunho, o meu nível de francês é o c2 ou seja praticamente nasci na suissa fiz a minha escolaridade obrigatória por lá e a restante em Portugal. Isto tudo para vos dizer que decidi regressar à suiça após a minha licenciatura, onde fiquei a trabalhar 4 anos e digo-vos não é nada fácil chegar lá ter um excelente nível de francês é a minha segunda lingua e ter algumas dificuldades au nível dos termos técnicos, alguns medicamentos que não conhecia...é preciso dominar a língua completamente para perceber o que nos dizem e não compreender as coisas ao contrário...seria muito grave e sobretudo que se é muito discriminado quando não se fala correctamente a língua, vão até gozarem com os outros assisti a isso com colegas portugueses foi muito mau msm...senti-me muito triste pelos colegas..nunca senti isso mas os suiços não perdoam..é muito complicado...pensem bem e façam cursos intensivos de francês, aconselho a quem deseja imigrar  e não dominar a língua começar a trabalhar em lares, cuidados continuados é muito mais fácil pois não há tantos termos técnicos tanto stress com a língua o que vos deixa algum tempo para exercer a língua e aprender as coisas básicas e depois sim ir para os hospitais, clinicas etc... Isto iria ajudar-vos muito msm, uma vez que la estão, tão por vossa conta e têm que fazer o vosso trabalho serem eficientes, rápidos, bons profissionais, fazerem boas transmissões de turno e não deixar nada por dizer só porque não sabiam dizer aquela palavra que  até vos faltava no vocabulário em francês... não podem estar a espera que vos vão ajudar com a lingua não contem com isso ninguem ajuda ninguem...Boa sorte a todos e sim a suiça é um pais deprimente é uma questão de hábito, quem está muito ligado às raizes de Portugal é um bocado mais complicado pois a suiça tem uma cultura muito diferente de Portugal, clima horrivel (neve, frio, chuva quase todo o ano), pessoas frias, no verão aproveita-se os dias no lago umas grellhadas por lá e vai-se vivendo assim. Na suiça ganha-se bem mas também existem muitas despesas, seguro individual de saúde obrigatório, seguro responsabilité civil, aluguer de um pequemo estúdio fornecido pelo hospital que pode ir de 700-1300 francos fora do hospital custo muito mais elevado, seguro de risco de incendios obrigatório, custo de quase 120 fr por mês pela posse de uma televisão e rádio, custo de vida elevado contar com 800-1000fr para uma pessoa por mês, se tiverem carro ainda pior....Isto não é para vos desanimar é para terem uma ideia da realidade da Suiça ....Boa sorte

Por isso é que muitos Genevenianos vem ao lado Francês fazer as suas compras  ;D
Enfermeiro em França

Offline Mariquita

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #273 em: Novembro 21, 2010, 01:46:16 »
Gostaria de saber como são os horários de trabalho dos enfermeiros na Suiça. Quer em hospitais, "lares" ou outro tipo de instituição... li que não há turnos, mas não cheguei a uma conclusão. Por motivos pessoais, preciso de um horário estável, se possível sem noites e não sei se posso ter essa opção na Suiça. Alguém me pode esclarecer mais sobre isso? Tenho dúvidas... tenho vínculo à função pública em Portugal...  mas estou super triste com o futuro que nos espera e com o reconhecimento que temos na nossa profissão. Apetece-me partir agora e esquecer-me do que é esta vergonha em Portugal. Lamento dizer isto!
Mas tenho que olhar para um futuro, que aqui acho que não vou construir.

Cumprimentos ... num possível  " a caminho da Suiça!"

Offline Enf. Leonor Vieira, Assisteo

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #274 em: Novembro 28, 2010, 23:24:41 »
Olá a todos!

Em primeiro lugar as nossas desculpas pela demora na resposta aos vossos emails e mensagens.
Estamos a recuperar o atraso e cada um vai receber, como é nosso hábito, a sua resposta pessoal.

Entretanto vamos passando informação que interessa a todos.

[font=Verdana:2szivv31]A PRÓXIMA SESSÃO DE INFORMAçÃO É EM COIMBRA NA PRÓXIMA TERçA-FEIRA, DIA 30 DE NOVEMBRO ![/font:2szivv31]
Enf. Leonor Vieira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #275 em: Novembro 28, 2010, 23:28:07 »
e aqui ficam os detalhes completos:

1 SESSÃO DE INFORMAÇÃO EM COIMBRA:

Terça-feira, 30 de Novembro de 2010
das 11h00 às 13h00, na Alliance Française de Coimbra

Rua Pinheiro Chagas, 60 – Apartado 2049
3000-333 COIMBRA
Tél : 239 701 252

Transportes:    Autocarros nº 6,7 e 29.
                                      Paragem de saída: José Falcão

INSCREVAM-SE POR EMAIL PARA: graziela.cordeiro.recrutement@gmail.com
Enf. Leonor Vieira

Offline Enf.Dany

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #276 em: Novembro 28, 2010, 23:47:09 »
Enf Leonor Vieira..

Gostaria de saber se não se realizam sessões de informação para a zona norte..?

obrigada

Cumprimentos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #277 em: Novembro 29, 2010, 00:14:23 »
Olá Enf. Dany,
Sim, claro que fazemos sessões na zona norte.
Mas será só para fim de Janeiro ou princípio de Fevereiro.
Por isso se puder deslocar-se até Coimbra sempre vai adiantando serviço  ;)

Entretanto, já sabe, primeiro passo: aprender francês!
boa noite!
Enf. Leonor Vieira

Offline ju silva

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #278 em: Dezembro 06, 2010, 22:54:29 »
Havera alguma sessao brevemente em Lisboa?

obrigado

Offline Enfermacy

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #279 em: Dezembro 07, 2010, 22:16:46 »
Citação de: jotix
Citação de: enf.do mundo
Caros colegas

Por isso é que muitos Genevenianos vem ao lado Francês fazer as suas compras  ;D

Pois, e há também muita gente que habita em França e que cruza a fronteira todos os dias pra trabalhar na Suiça  >:D
Enfermacy, ao seu dispor!

Offline antoniopereira5000

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #280 em: Dezembro 09, 2010, 11:42:05 »
Completamente de acordo com o colega Jotix. Triste ver todos estes colegas desesperados, quer sem emprego, quer mal empregados a tentarem encontar o "el dorado". Pois mas meus amigos, este nao existe e se existisse a Suiça nao o seria certamente.
Tendo em conta o custo de vida, arrisco mesmo dizer que ao fim do mês o salario é mesmo mais baixo que em Portugal. Leiam bem o post do colega Jotix para perceberem porque. E nao, deixem-se de ilusoes, as vossas formações, especialidades, mestrados nao sao reconhecidos na Suiça. Nem o inverso, podem-se formar aqui que nunca em Portugal vao reconhecer as vossas formações.

Parem de se deixar "encantar" pelas empresas vendedoras de sonhos como a da Leonor Vieira. Conheci alguns colegas la na Suiça que estavam completamente desiludidos pelos "sonhos furados" que lhes foram vendidos.

Nao ha ambiente para trabalhar como em Portugal, fala-vos quem ja trabalhou em 2 paises: Portugal, Suiça, Inglaterra.

Saudações

Offline EGM

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #281 em: Dezembro 09, 2010, 13:44:53 »
Caro colega antoniopereira5000, seria possível partilhar um pouco mais sobre a sua experiência de trabalho em Inglaterra (condições de trabalho, progressão na carreira, etc). 

Obrigado :)

Enf EGM

Offline Algarvio

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Assisteo – trabalhar na Suíça ou França
« Responder #282 em: Dezembro 10, 2010, 13:34:26 »
Olá Leonor Vieira

Porque é que vocês (Assisteo) só fazem reuniões entre Lisboa e o Porto? O Algarve e o Alentejo têm quatro escolas de enfermagem, universidades, hospitais, etc. e como tal profissionais de enfermagem que eventualmente também gostariam que as reuniões, encontros e entrevistas fossem mais descentralizadas.

Obrigado

Vítor

Offline antoniopereira5000

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #283 em: Dezembro 10, 2010, 18:46:27 »
Boas;

Caro colega EGM já há um tópico onde as condições de trabalho na Inglaterra são abordadas. Aqui é um tópico sobre a SUIÇA, caso o colega ainda não tenha reparado.

Não é muito difícil de la chegar!! é o tópico que está ao lado do da Suiça :)
De certeza que vai conseguir :)

La terá tudo explicado, é só perder algum tempo para ler os tópicos desde o inicio

Greetings

Offline anuska

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #284 em: Janeiro 08, 2011, 20:54:35 »
Boa noite colegas.
Gostava de saber se alguem tem recebido noticias da Assisteo. Enviei-lhes um email à cerca de um mê se não obtive qualquer resposta até agora. O mesmo para a contexte medical.