Autor Tópico: Ar nos sistemas de soros e outros...  (Lida 19866 vezes)

Offline vmer16v

• Membro
    • Ver Perfil
Ar nos sistemas de soros e outros...
« em: Dezembro 16, 2008, 19:08:33 »
Idealmente a quantidade de ar existente nos sistemas de soros ou outro material que permita a administração de conteudo e.v, s.c ou i.m, no entanto por vezes é pequenas quantidades ficam por abolir.
Sabem se existem indicações concretas de quais os valores que podem efectivamente provocar complicações?
Já me falaram num valor em concreto, o qual achei exagerado...

Cumprimentos
Ruben RIbeiro

Offline gonzas

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Ar nos sistemas de soros e outros...
« Responder #1 em: Dezembro 16, 2008, 19:44:24 »
quantos topicos abriste nos ultimos dias?

se bem que a maioria bastante pertinentes!

Offline vmer16v

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 16, 2008, 20:02:45 »
Desenvolva pff...não alcancei...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 16, 2008, 21:08:39 »
Tal como o colega que abriu o tópico já ouvi falar de muita coisa, mas nunca encontrei nada de concreto. Já ouvi falar em 10 cc de ar...alguém dá mais?

Offline BbEeLlIiNnHhAa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 16, 2008, 21:53:56 »
eu ouvi o correspondente a um sistema de soros... também nada de concreto! mas ja agora, boa pergunta!

Offline IS

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 16, 2008, 22:33:23 »
Não posso confirmar agora, porque não tenho o livro comigo. Mas creio que diuz que é necessária uma bolha de 5 cc de ar.
No caso de serem "microbolhas", estas acabam por se "diluir" no sangue e depois passam para o pulmão de onde são expiradas.

Offline tuxapc

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 16, 2008, 22:45:15 »
Citação de: SandroMelo
Tal como o colega que abriu o tópico já ouvi falar de muita coisa, mas nunca encontrei nada de concreto. Já ouvi falar em 10 cc de ar...alguém dá mais?

ora...parece que há quem dê mais.....bastante mais... ;D

durante um dos meus ensinos clinicos houve quem me confrontasse com o porque de retirar todas as bolhilhas de ar dos sistemas, tal era a minha preocupação :-

posto isto a minha tutora lançou o desafio de descobrir qual a quantidade de ar que seria letal....

eu e o meu colega partimos à descoberta e surpreendam-se são 300cc  :o   até aqui o organismo tem a capacidade de assimilar, mas como é obvio quanto menos ar melhor e menos riscos se correm  ;)

eu sei que isto é estranho mas é baseado em pesquisa bibliográfica

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #7 em: Dezembro 16, 2008, 22:54:44 »
Disseram-me que até 2cc era inócuo e que a partir de 5 cc já provocaria compliações...No entanto, também nunca li nada de concreto sobre isso  :-

Offline TMR

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 17, 2008, 04:56:37 »
Bem, o que disserem na escola foi que seria necessário um sistema completo de ar...mas bibliografia não tenho... :-

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 17, 2008, 09:57:51 »
Citação de: tuxapc

durante um dos meus ensinos clinicos houve quem me confrontasse com o porque de retirar todas as bolhilhas de ar dos sistemas, tal era a minha preocupação :-

posto isto a minha tutora lançou o desafio de descobrir qual a quantidade de ar que seria letal....

eu e o meu colega partimos à descoberta e surpreendam-se são 300cc  :o   até aqui o organismo tem a capacidade de assimilar, mas como é obvio quanto menos ar melhor e menos riscos se correm  ;)

Se não der muito trabalho, podes indicar essa bibliografia? E na tua pesquisa não te deparaste com valores diferentes para diferentes patologias?

Esta questão é interessante e actualmente tenho tido alguns problemas com os sistemas de soros e as bombas perfusoras... Os sistemas criam não microbolhas mas bolhas com uma extensão bem razoável. Já me aconteceu uma bomba perfusora apenas indicar "alarme de ar" já com os sistema meio preenchido com ar... Obviamente que esse ar não chegou a entrar na corrente sanguínea...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #10 em: Dezembro 17, 2008, 12:24:01 »
Acrescentar que se for seguido não creio que seja possível assim tanto como os 300cc, mas uma seringuinha é capaz de fazer moça.

Offline vmer16v

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 17, 2008, 15:16:07 »
o valor de que me tinham falado, foi de 30cc, mas pareçeu-me exagerado, no entanto não encontrei ainda dados de estudos.

Offline tuxapc

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 17, 2008, 18:58:16 »
Citação de: Leugim
Citação de: tuxapc

Se não der muito trabalho, podes indicar essa bibliografia? E na tua pesquisa não te deparaste com valores diferentes para diferentes patologias?

Esta questão é interessante e actualmente tenho tido alguns problemas com os sistemas de soros e as bombas perfusoras... Os sistemas criam não microbolhas mas bolhas com uma extensão bem razoável. Já me aconteceu uma bomba perfusora apenas indicar "alarme de ar" já com os sistema meio preenchido com ar... Obviamente que esse ar não chegou a entrar na corrente sanguínea...

Caro colega, assim que puder indico a bibliografia, visto que isto sucedeu-se há 3 anos num dos meus ensinos clínicos e, ainda tenho de procurar...

cumps

Offline Ana SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 17, 2008, 20:05:02 »
agora fiquei curiosa... :S

o que me foi dito em ensino clinico por enfermeiros do serviço foi que seriam valores superiores a 10cc...no entanto vou ficar a espreita das conclusões retiradas deste topico!
Enfermeira pelo mundo, uma Cerveja entre vós.
...saudades da boa vidinha de estudante!...em contagem decrescente para mais um ENEE!!:D

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 17, 2008, 21:49:04 »
um médico durante uma aula teórica disse 20 a 30 cc...