Autor Tópico: Orientação de alunos... Quem a anda a fazer?  (Lida 7732 vezes)

Offline EFerreira1984

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Orientação de alunos... Quem a anda a fazer?
« em: Dezembro 09, 2008, 01:36:08 »
Caros colegas:

Em vários tópicos deste fórum, encontro referências ao ensino (ou à falta do mesmo) da Enfermagem.

Muito se debate sobre a qualidade do ensino, escolas excedentárias... A verdade é que são enfermeiros que formam outros enfermeiros e se as coisas estão mal, não teremos todos responsabilidades nessa matéria?!

Gostaria de saber, quem daqui já orientou alunos e que experiencias adquiriu com isso? Qual foi o vosso contributo na formação dos mesmos? qual a vossa exigencia? O que acham que podiria ter sido melhor,  que falhou, o que foi mais proveitoso?

A todos os que se esforçaram por formar novos colegas, o meu sincero reconhecimento!
Ass: Eu

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Orientação de alunos... Quem a anda a fazer?
« Responder #1 em: Dezembro 09, 2008, 02:11:46 »
Bem eu só tive a experiência de ser orientado e não orientador! Espero um dia poder aceitar esse desafio!
Há bons e maus orientadores. Quanto a isso, é da competência do Enf. Chefe, juntamente com a equipa pedagógica da Escola, eleger aqueles enfermeiros que têm mais experiência e competência para orientar alunos.

Não é uma tarefa fácil, quer para alunos, porque a ansiedade é sempre muita, quer para os orientadores a quem lhes compete a responsabilidade de incentivar o aluno a crescer profissionalmente, facultando o maior número de experiências possíveis!
O orientador deve ter consciência dos limites do aluno, saber até onde ele pode ir!

Não obstante, penso que o papel principal é do aluno, ele deve co-responsabilizar-se pela sua formação de forma activa, como diria Lesne, num modelo assente num MT3 claramente assumido.

Desde já agradeço e muito aos imensos profissionais que me orientaram durante o meu percurso académico!

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 09, 2008, 09:18:12 »
Antes de ter trabalhado como docente numa Esc. de Enfermagem já tinha orientado alunos em estágios.
Pessoalmente é uma das coisas que mais gosto de fazer.
Procurei nessas ocasiões ser um facilitador da aprendizagem e dar o maior número de experiências aos alunos.
Há que manter um nível de exigência adequado ao nível de formação em que o aluno se encontra, mas não é necessário andar sempre armado em sargento de recruta... >:D
Do que tenho visto a formação de enfermeiros tem descido de nível e em grande medida isso também se deve às orientações em estágio, embora a maior culpa seja de quem define os planos de estudos das escolas.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #3 em: Dezembro 11, 2008, 12:50:28 »
Não fui propriamente orientador de alunos, contudo ajudei na orientação de dois alunos de segundo ano de uma escola. O que me pareceu e tendo em conta a orientação que fui submetido, é que ambas eram semelhantes. Talvez a minha fosse um pouco mais exigente visto que era maioritariamente realizada por docentes da escola.

Em termos de ensino procurei sempre que me foi solicitado ser um facilitador de aprendizagem, não era o papão das perguntas, muito menos aquele que ensina tudo. Tentei que os alunos antes de fazerem o que quer que fosse, pensassem no que estavam a fazer, no porquê e se não soubessem e eu soubesse lá lhes explicava, senão lá iamos procurar. Acho que o ensino se faz assim...

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 12, 2008, 03:49:08 »
Orientar alunos para além de ser um trabalho de responsabilidade, pode tornar-se como o melhor incentivo para nós próprios crecermos......

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 12, 2008, 10:31:00 »
Citação de: charlie_ze
Orientar alunos para além de ser um trabalho de responsabilidade, pode tornar-se como o melhor incentivo para nós próprios crecermos......

Não podia estar mais de acordo...

Offline tuxapc

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 13, 2008, 11:57:33 »
A orientação de alunos no meu serviço fica ao cargo dos enfermeiros efectivos, porém eu como elemento da equipa, participo na orientação. Este ano, ainda não percebi mt bem a dinamica da coisa, mas no ano passado cada aluno ficava com um enfermeiro. Este ano não vejo a atribuição de alunos aos enfermeiros que por norma ficam com a orientação destes, mas sim uma orientação que passa pela equipa toda.
E, na minha opinião esta vertente trás vantagens e desvantagens! 

Offline sidoniofaria

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com
« Responder #7 em: Dezembro 13, 2008, 14:07:21 »
Interessante este tópico lançado por EFerreira.
Já tive a oportunidade ao longo da minha vida profissional de desempenhar estas funções quer a nível da orientação de alunos quer a nível de profissionais recém formados e acho esta tarefa extremamente gratificante.
É a oportunidade de pôr no terreno uma prática reflectida. É pôr no outro um bocadinho de nós próprios que perdurará ao longo da sua vida profissional e para além dela. Tenho 18 anos de profissão e tenho consciencia que sou uma mistura dos que passaram na minha vida profissional, eu sou o Jorge, o Joel, a Noemi, a Ana, Rosário, o Abel, o Evaristo, o Laurindo, o Leonardo e por aí fora. Aprendemos ao logo da vida quer como orientadores de práticas quer como profissionais em desenvolvimento à procura de referências. Essas referências vêm também daqueles que orientamos pois temos também muito a aprender com eles.
Abraço.
Supervisão Clínica na Enfermagem, no caminho da Excelência dos Cuidados.
http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 13, 2008, 14:24:36 »
Eu tenho uma opinião sobre esta tema:

Os orientadores deviam ser certificados por parte de alguém (Ordem?)... parte pedagógica e científica que está inerente ao processo de orientação de alunos...

Orientador=facilitador de aprendizagem (como já foi muito bem referido atrás).

Insucesso na formação=falta de capacidade do orientador/formador em planificar/motivar/executar/avaliar/re-planificar/re-motivar/re-executar/etc etc...

A culpa é sempre do formador (será assim tão linear?).  :)

Offline sidoniofaria

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Dezembro 13, 2008, 14:45:02 »
Citação de: enfarfr
Os orientadores deviam ser certificados por parte de alguém (Ordem?)... parte pedagógica e científica que está inerente ao processo de orientação de alunos...

Esta certificação (se é que podemos chamar assim) teria que ser feita na minha opinião pelas três partes intervenientes neste processo:
A Escola, a Ordem e pela Instituição (Direcção de Enfermagem) onde o orientador/tutor/supervisor clínico, exerce funções.

E até acho que seria interessante que os colegas com perfil para orientar outros colegas ou futuro colegas, pudessem frequentar cursos na área da supervisão clínica, numa parceria entre Serviços de Saúde e Escolas, numa espécie de "toma lá dá cá" - Nós orientamos mas voçês dão-nos Know-How que detêm sobre Supervisão Clínica.

Offline PedroMendes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Dezembro 13, 2008, 15:08:59 »
Aí está uma excelente sugestão! ;) Porque não? Dessa forma já poderia dar uma resposta mais objectiva ao título deste tópico!

Cumprimentos

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Dezembro 13, 2008, 18:22:01 »
Eu não sou Enfermeiro, mas passei por um curso de Enfermagem.

De qualquer forma, e se me for permitido expressar a minha opinião, um orientador não deve, de forma alguma, cingir-se a avaliar as competências dum aluno. Deve, naturalmente, ajudá-lo a ultrapassar as dificuldades que ele considera existirem.

Um orientador, deve também ser receptivo a outras construções de saber, porque afinal, e sejamos sinceros, existem alunos que sabem muito mais que determinadas pessoas que tem o título de Enfermeiro. E provavelmente essas pessoas que tem o título de Enfermeiro, apenas trabalham por imitação...

Claro está, que o processo de formação de um aluno, está em grande parte associado a si mesmo. Mas mais uma vez, sejamos sinceros, o processo de formação desse aluno, não depende unicamente dele. Depende também, em grande parte, dos seus formadores. Sendo que, um insucesso ou sucesso, dependerá certamente, das capacidades pedagógicas dos formadores.

Não basta apontar erros, é preciso delinear alternativas para os superar.

Acredito também, que o facto de haver alunos, alivia obviamente a carga de trabalho físico do Enfermeiro orientador, mas também o potencia para aquisição de mais conhecimento.
Enfermeiro em França

Offline e

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Dezembro 14, 2008, 13:24:06 »
Acho que é uma aprendizagem de parte a parte, o aluno traz aprendizagens ao orientador e vice versa...vejo isto como uma simbiose. Contudo o "pior" mesmo é quando o orientador se esquece que também já foi aluno, e que tinha as suas incertezas,dúvidas...etc, e por vezes "rebaixa" o aluno dizendo "se não sabes isto,não percebo como chegaste até aqui..." (Humildade????Profissionalismo???Onde estás???)

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Dezembro 14, 2008, 13:51:03 »
Este é talvez um dos temas que mais prurido me causa enquanto enfermeiro.
Orientar alunos é actualmente tido como algo que só pode ser feito por alguns, o que enche de vaidade esses privilegiados…
Até está na moda, as escolas privadas recrutarem os seus próprios orientadores.

Acho que é urgente definir alguns aspectos:
Ensinos clínicos com duração semelhante e em serviços semelhantes para todas as escolas;
Rotatividade na orientação de alunos por parte dos elementos de um serviço (tenho colegas que já “orientaram” centenas de alunos e a sua atitude na prática é o que é…; por outro lado, isso acabaria com o vício de só orientar alunos quem é amigo de A ou B; e também acho estranho que num serviço todos os enfermeiros estejam aptos para cuidar dos doentes, mas simultaneamente não estejam aptos para orientar alunos…);
Penso que é perfeitamente possível um modelo desta natureza sem haver remuneração acrescida por essa função; aliás, vejo muitas pessoas a embarcar nestas iniciativas, justamente a pensar nos euros…

Julgo haver uma “sede” imensa em ser tratado por “professor”.
Será que é pela aproximação ao Marcelo Rebelo de Sousa?
Ou será que já é cansaço por sermos enfermeiros?
Escusado será dizer que a articulação dos serviços com as escolas poderia ser outra: porque não termos enfermeiros a dar aulas nas escolas (parte do horário no hospital/centro de saúde; parte do horário na escola); Teríamos obviamente que assegurar alguns requisitos (Mestrado ou Doutoramento por exemplo), mas isso impediria o que actualmente se vê: pessoas a falar sobre temas que não dominam minimamente!

Offline sidoniofaria

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Dezembro 14, 2008, 13:58:42 »
Citação de: Herodes
Escusado será dizer que a articulação dos serviços com as escolas poderia ser outra: porque não termos enfermeiros a dar aulas nas escolas (parte do horário no hospital/centro de saúde; parte do horário na escola); Teríamos obviamente que assegurar alguns requisitos (Mestrado ou Doutoramento por exemplo), mas isso impediria o que actualmente se vê: pessoas a falar sobre temas que não dominam minimamente!

Concordo em absoluto com esta visão de Herodes, penso ser fundamental este processo de aproximação entre escolas e locais de exercício numa lógica de locais de reflexão/locais de acção.
É necessário um processo formativo em todos aqueles que têm potencial para orientar alunos ou recém formados na área da supervisão clínica.