Autor Tópico: Portfólio - URGENTE  (Lida 2530 vezes)

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Portfólio - URGENTE
« em: Dezembro 08, 2008, 23:36:03 »
Boa noite,
No seguimento da avaliação do ensino clínico de Médico-Cirurgica foi-nos proposto a elaboração de um portfólio. O contédo seria ao nosso critério, de tal forma que pensei abordar a temática do doente internado na sua generalidade, desde as afecções emocionais, psicossociais... Gostaria de saber se algum de vós me pode indicar livros que falem desta temática. Visto que, apesar do portfólio ser em jeito de reflexao critica, tem de estar devidamente fundamentado em autores crediveis.

Obrigada pela atenção

Offline enf_an_angel

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Portfólio - URGENTE
« Responder #1 em: Dezembro 08, 2008, 23:41:05 »
ola, olha tb fiz bastantes portefolios, essencialmente nos colocavamos artigos de revistas nursing, sinais vitas...e bastante bons...n sei exprimenta por ai. mas nesse caso a nivel de autores de livros, exprimenta relação de ajuda da phanaufe, chalifour...é uma sugestão. beijinho

Offline EFerreira1984

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 09, 2008, 00:08:44 »
olá colega.

Durante os meus anos de estudante também tive que elaborar portfólios...

Contudo saliento-lhe uma diferença... Um portfólio caracteriza-se por ser uma compilação de trabalhos executados ao longo do ensino clínico, ou seja, não é um trabalho único, mas antes um conjunto de trabalhos relacionados e desenvolvidos durante esse ensino clínico.

Vou-lhe exemplificar mais ou menos a estrutura...

- Pode realizar análises críticas relativas a artigos que encontrou (nas revistas sinais vitais...), o porque de as ter pesquisado, se concorda, em que contribuiu para a sua prestação de cuidados, utente...
- Pode fazer uma análise se caso (estudo de caso), de um utente cuja situação considere pertinente (aí já pode abordar a anamense, evolução, patologia, farmacologia, intervenções...)
- Reflexões semanais ou narrativas de aprendizagem (da sua evolução, dificuldades, objectivos...)
- Formações em serviço (detecção de um problema ou necessidade de melhorar algo num serviço, com a apresentação se fundamentação teórica para as solções ou alternativas que apresenta...).

enfim... Como disse, o portfólio é ao seu critério, mas, no meu caso não era um trabalho único...

De qualquer forma, boa sorte para o resto do curso e para o ensino clínico em particular.

Um conselho:  estuda muiiiiiito. ;D
Ass: Eu

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 09, 2008, 00:09:18 »
Obrigada ;)
O tempo é que escasseia... e é para entregar já dia 20 de Janeiro  :-[

Offline Danizinha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Dezembro 09, 2008, 00:13:17 »
EFerreira1984,
A estrutura que eu tinha do meu portfolio seguia praticamente essa ordem de ideias. No entanto, apesar de ter alizado apenas um trabalho até agora (por iniciativa própria), fora o estudo de caso, falei com o professor orientador que me disse que não queria nada de patologias (que era o trabalho em causa) no portfólio, a não ser em anexo. Pois no corpo de texto pretendia apenas reflexões mas sempre baseadas em autores. Ponderei também a colocação de uma reflexão à cerca do estudo de caso por mim elaborado, ao que ele disse que para falar em estudo de caso teria de referenciar os 3 autores que falam em estudo de caso...
Enfim, fiquei a perceber o mesmo!  ???