Autor Tópico: 9º ano e Tirar o curso de enfermagem?  (Lida 11207 vezes)

Offline Pedro Medeiros

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
9º ano e Tirar o curso de enfermagem?
« em: Outubro 24, 2008, 19:17:32 »
Ouvi recentemente que no Piaget é agora possivel tirar o curso de enfermagem sem ter o 12º ano. É verdade esta afirmação?
Porque se for.... ai.. nem quero imaginar... andamos a lutar para uma profissão digna e com orgulho... e depois caimos no ridículo..

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: 9º ano e Tirar o curso de enfermagem?
« Responder #1 em: Outubro 24, 2008, 19:26:17 »
No Piaget e em qq instituto de ensino que aderir ao "Maiores de 23 anos".
O numero de vagas e as provas especificas que estas pessoas têm q fazer são determinadas por cada estabelecimento e para cada curso. E não é só p enfermagem, mas tb para outros cursos.
Agr...se é mais fácil ou mais dificil..bem, isso já depende das vagas afixadas e das provas exigidas...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 24, 2008, 19:27:11 »
Citação de: Azmodeus
Ouvi recentemente que no Piaget é agora possivel tirar o curso de enfermagem sem ter o 12º ano. É verdade esta afirmação?
Porque se for.... ai.. nem quero imaginar... andamos a lutar para uma profissão digna e com orgulho... e depois caimos no ridículo..

Olá!

Não é só no Piaget... Em muitas escolas (não sei se são todas) é possível ao abrigo do regime dos maiores de 23 anos... E não é só em Enfermagem... Acontece em muitos cursos...

Offline kitty

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 24, 2008, 19:38:32 »
Na Escola Superior de Enfermagem do Porto tb se pode...

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Outubro 24, 2008, 19:51:13 »
Se é assim, depois não é de espantar que nos peçam o certificado do 12º!

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 24, 2008, 20:50:05 »
A nota de 12º ano até pode servir para desempates. É normal que seja especificamente pedido. O que acontece é que o secundário não substitui a licenciatura...pelo que se quizerem especificamente o certificado de 12º, os concursos DEVERIAM pedir habilitações académicas e de secundário. E n pedir apenas as literárias/académicas.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 24, 2008, 22:31:51 »
Isso é por causa da Lei dos Maiores de 23anos. Acontece tanto em instituições públicas como privadas. Acontece tanto em enfermagem como em outro qualquer curso.

Já existe um tópico a discutir a a "Leis dos maiores de 23anos" aqui no forumenfermagem.

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 24, 2008, 22:43:13 »
Sim até para medicina existe esse regime de acesso.

Offline Marquez

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 25, 2008, 00:40:32 »
Exactamente, não é só o Piaget que concede este regime, existe diversos locais de ensino (publico e privado), e não se restringe só a Enfermagem.

Offline PedroTT

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 25, 2008, 01:33:40 »
Em Portugal tudo é possível! ::)

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
« Responder #10 em: Outubro 25, 2008, 01:51:44 »
O regime de maiores de 23 anos já existe há uns anos, tal como existia o exame ad-hoc, em instituições públicas e privadas, acho giro é que se comece logo com acusações a instituições, mas parece que está na moda agora.  ::)

Offline karlitos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 25, 2008, 02:01:23 »
Citação de: XBlue
O regime de maiores de 23 anos já existe há uns anos, tal como existia o exame ad-hoc, em instituições públicas e privadas, acho giro é que se comece logo com acusações a instituições, mas parece que está na moda agora.  ::)

exacto...

Isto faz-me lembrar o caso de uma certa pessoa que acabou o 12º pelas novas oportunidades... e entrou em medicina a custa do estatuto de alta competiçao... :-

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 25, 2008, 06:59:55 »

Eu até percebo a sua questão, mas em minha opinião, não é o facto de se ter acesso ao curso com o 12º que define o enfermeiro e consequentemente não será isso que ajudará ou não a definir uma classe.
Conheço excelentes enfermeiros que não tinham o 12º quando acederam à profissão mas que a dignificam muito mais do alguns jovens que com o 12º em pouco têm dignificado o que quer que seja!

Offline CREnf

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 25, 2008, 11:18:08 »
Citação de: SandroMelo

Eu até percebo a sua questão, mas em minha opinião, não é o facto de se ter acesso ao curso com o 12º que define o enfermeiro e consequentemente não será isso que ajudará ou não a definir uma classe.
Conheço excelentes enfermeiros que não tinham o 12º quando acederam à profissão mas que a dignificam muito mais do alguns jovens que com o 12º em pouco têm dignificado o que quer que seja!

Concordo plenamente...n é por aí...
Já pensou k se calhar excelentes alunos tiveram de abandonar os estudos (no 9º ou 12ºano) por dificuldades economicas? e tiveram de ir trabalhar! fazerem se à vida!!! Os maiores de 23 anos é uma oportunidades p eles...Todos temos 1 oportunidade! Estas pessoas k tiveram de lutar pela vida p poder tirar um curso superior sabem dar um valor diferente à vida... e quem nos diz k n serao excelentes profissionais de saude? e k n vao dignificar a profissão?
Sinceramente n é por aí!!!

bjs*
Enfermeiro/a gente que cuida de gente!

Offline Pedro Medeiros

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 25, 2008, 16:00:04 »
Não é facto de serem excelentes profissionais ou não. Não será isso que está em causa. Apenas a necessidade de médias e concluir do 12º para aceder ao curso. Todos os dias se luta para que a enfermagem seja reconhecida como licenciatura em Portugal e que a mesma não continue a ser o que é.... É por estas situações que qualquer pessoas hoje não tem para onde ir e , olha vou para enfermagem... até é facil de entrar...

Com o 9º Ano boa sorte a entrar em medicina com o Ad-Hoc... nem dos papeis passa. A ordem dos médicos nunca admitiria uma coisa dessas. São unidos e jamais isso aconteceria.

Relativamente ao Piaget eu mencionei o nome, apenas porque tomei conhecimento da situação e não sabia do mesmo, dai ter referenciado o nome da instituição, não desvalorizando o nome da mesma.

Enfermagem nos dias de hoje está cada vez a piorar mais.... falamos que o problema existe entre médicos e enfermeiros... a competição entre os mesmos... mas o principal problema está na desunião dos enfermeiros.... assim nunca passaremos daquilo que realmente somos... nunca alcançaremos sonhos e nunca seremos reconhecidos por uma sociedade que critica tudo o que mexe.

Disponha