Autor Tópico: Ligadura circular ou em espiral?  (Lida 5691 vezes)

Offline E_ponto_E_jose_Nuno

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 197
    • Ver Perfil
Ligadura circular ou em espiral?
« em: Outubro 15, 2008, 01:59:56 »
No site do gaif encotrei a seguinte questão:


Pergunta da Semana

 

Gostaria de saber qual a diferença, se é que existe, entre a aplicação de uma ligadura en "circular" e em "espiral" (como "cruzado" e "espiga" são termos que dizem respeito à mesma técnica) .

 

Outra questão é relacionada com a classificação de ligaduras. As de ligaduras de compressão podem ser sub-divididas em quatro classes. Isto quer dizer que existem ligaduras de compressão inelasticas de classe 3a, 3b...? ou as classes apenas dizem respeito às ligaduras elásticas?

 

 

 

Resposta

Uma ligadura aplicada em circular fica transversal à perna. Uma ligadura aplicada em espiral, a circular sobe ligeiramente e assim evita-se o efeito de torniquete (circulares à volta da perna quando se retira a ligadura). Ver exemplos em ficheiro anexo. O objectivo quando se retira a ligadura é ver estrias lomgitudinais ao longo da perna, sinal de que houve redução do edema.

 

Quanto às classes de ligaduras elas dizem respeito às ligaduras elásticas, quatro camadas e sistemas descartáveis mono (uma única ligadura). Podemos alcançar níveis de compressão diferentes com as ligaduras rijas ou não eleásticas pelo número de camadas que colocamos. Gaif [on line] em www.gaif.net 15/10/08

FOTOS DE APOIO:http://www.gaif.net/images/fotos%20pergunta.pdf
 
Caros colegas com que ideia ficaram relativamente à preferencia da ligadura cruzada ou em espiral?
Não percebo quando afirmam "Uma ligadura aplicada em espiral, [s:z1n8zyr4]a circular[/s:z1n8zyr4] sobe ligeiramente e assim evita-se o efeito de torniquete" Na minha opinião ou é espiral ou é circular? Terá havido algum erro de redacção neste esclarecimento?