Autor Tópico: Curso de vacinação para farmaceuticos  (Lida 38473 vezes)

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Curso de vacinação para farmaceuticos
« em: Agosto 18, 2008, 10:33:10 »
Já ha bastante tempo que as farmacias se têm vindo a tornar postos de enfermagem, administram-se injectáveis, fazem-se pensos, avaliam-se tensões, fazem-se testes de glicemia e colesterol, a única diferença é que lá n existem enfermeiros. Até ha algum tempo atras algumas destas funções executadas nas farmacias n eram permitidas (mas ninguem cumpria a lei), porém em Janeiro deste ano o ministerio da saúde alargou o campo de acção das farmacias, passando a legislar todas estas funções como actividades passiveis de serem desempenhadas em farmacias, desde que efectuadas por profissionais com formação para tal. Ora vejamos quem são esses profissionais, unicamente enfermeiros, pelo que pensei e de facto já se assiste em algumas farmacias que estas fossem contratar enfermeiros para tal, o que se assim fosse seria bom para aumentar a empregabilidade.
Mas neste pais anda tudo é possivel, hoje vim a saber que vão haver cursos de vacinação e suporte basico de vida para farmaceuticos e que os vai ministrar são enfermeiros..como é possivel??Qualquer dia todos os profissionais de saude são enfermeiros menos nós..que n teremos trabalho!!
É necessário tomar medidas, alguem tem sugestões sobre o que poderemos fazer para travar isto??

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Curso de vacinação para farmaceuticos
« Responder #1 em: Agosto 18, 2008, 13:18:52 »
sabe dizer k entidade vai ministrar esses cursos?

Offline hermyana

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 18, 2008, 15:07:07 »
Ola.

Bem, realmente é frustrante e revoltante ver estas coisas em Portugal. Primeiro os auxiliares de acção médica, agora os farmacêuticos fazem coisas que dantes eram exclusivas de enfermagem, e impedem que os enfermeiros façam algo, ou ainda arranjem emprego.
Na minha opinião, isso deveria ser proibido, senao para que são os centros de saude e os enfermeiros? Bem, provavelmente deveriam-se pedir esclarecimentos ao ministério de saúde sobre, e porque razão permitem isso? E depois, fazer um abaixo assinado a ser enviado ao ministério e por fim uma carta ou algo assim. Não sei, é apenas uma opinião. Eu não percebo grande coisa disto e sinto-me mal por ver tantos enfermeiros a se submeter a tudo, mesmo a trabalhar de graça. E o pior, os familiares desses mesmos enfermeiros, incentivam a isso, uma vez que isso acontece comigo.
Bem, espero que a minha opinião tenha servido para alguma coisa.

Ana

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 19, 2008, 10:18:11 »
A entidade é a ANF- Associação Nacional de Farmacias

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #4 em: Agosto 19, 2008, 19:12:15 »
Bonito! :- E a Ordem? Que diz ela no comunicado de resposta a esta situação?
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline enfkathy

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Agosto 19, 2008, 20:43:56 »
Depois acontece como com a vacina da gripe...
Andam os Enfermeiros com trabalho a fazer registos no Sinus e Sape, também para avaliar a taxa de cobertura vacinal na população....e as pessoas vão à farmacia, é-lhes administrada a vacina sem qualquer tipo de registo!
Apesar de não ser este o problema principal...é triste ver o nosso trabalho a ser desvalorizado desta maneira!

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Agosto 19, 2008, 21:21:01 »
A ordem ja se manifestou contra, bem como a ordem dos médicos, mas como sempre de nada valeu...estou mesmo indignada. E para além disso o curso é de apenas 2 dias, n me parece k alguem fique apto a administrar vacinas com apenas 2 dias de treino, qualquer enfermeiro tem uma preparação muito superior. Gozam e continuam a gozar com a nossa cara, qualquer dia fazem também um curso de pensos, de algaliações,etc e andam a tirar o curso de enfermagem por partes..já estou farta desta profissão que parece o caranguejo..só anda para trás!!

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Agosto 20, 2008, 13:38:20 »
Eu bem tinha avisado noutro post...
Eu vi logo que isto ia acontecer, para além de haver conivência dos colegas no ensino neste curso a ORDEM não faz nada....
julgo que ORDEM como é tem poder legal para se sobrepor a uma decisão destas...
A enfermagem está a morrer....
Estou deveras triste com esta situação....

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Agosto 21, 2008, 15:52:08 »
Nao percebo como tem estado tudo calado perante esta assunto....
andam preocupados que os colegas "roubam" os empregos, mas uma situação tão grave como esta parece que caíu em saco roto e que tudo está bem....por favor manifestem-se...já enviei msg á ORDEM

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Agosto 21, 2008, 17:05:51 »
Eu também ja o fiz mas ainda n obetive resposta!
Realmente tb n percebo como ha tanto desinteresse sobre um assunto tao grave!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Agosto 22, 2008, 09:15:21 »
Mais uma área que vai fugir à enfermagem...

Daqui a uns tempos...em vez de ir ao centro de saúde...vou à farmácia...pois posso lá comprar a medicação, que me seja realizado um penso e me administrem medicação...

É urgente a ordem impedir que esta situação se desenvolva...

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Agosto 22, 2008, 12:45:13 »
Diziam antes para estarmos descansados que nada ia acontecer...tinham de ser mm enfermeiros...

http://www.forumenfermagem.org/forum/ht ... php?t=4.30 , pois mas dado acontecimentos anteriores vi logo que de uma forma ou outra os farmaceuticos iam ultrapassar esta situação. Eles em farmácia perderam muito qd deixaram de preparar os medicamentos na propria farmacia, agora quae q isso nao se faz...e como uma farmaceutica me disse andam a vender cremes....e tinham de arranjar algo com que se "entreter"...
Assusta-me o abandono dos nossos representantes perante estas situações. E nao venham falar em denuncias...porque a lei saíu e eu bem avisei que iam conseguir...

Offline NunoUKnurse

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://www.diasporadosenfermeiros.com
« Responder #12 em: Agosto 22, 2008, 13:33:14 »
boas!
lamento acrescentar a onda de pessimismo mas o que esta a acontecer em Portugal ja se verifica no Reino Unido :-...Aqui podem ir a uma farmacia comprar medicamentos, tirar fotocopias, comprar selos, alugar filmes, tomar injeccoes, medir tensoes, fazer exames de saude completos...A Ordem tem so poder regulador sobre os seus proprios profissionais e nao sobre os farmaceuticos. A lei compete ao Parlamento e ao Governo que as propoe e as executam...
Pode ser polemico, mas em face do que vejo aqui, os enfermeiros so irao ganhar prestigio se, E EM MINHA OPINIAO, se especializarem e se roubarem funcoes a uma classe profissional que realmente detem demasiado poder em Portugal (e nao preciso de dizer quem e!). Um dos nossos problemas e que realmente fazemos um pouco de tudo mas nao somos realmente especializados num so campo (e nao quer dizer que nao sejamos bons no que fazemos). Assim, torna-se mais facil a outros profissionais entrar nesse campo tao abrangente. ora vejam, flebotomistas, auxiliares de enfermagem, fisioterapeutas, psicologos, medicos, farmaceuticos, nutricionistas, etc.
Vivemos cada vez mais num mundo competitivo e selvagem e se nao nos mantivermos unidos, iremos ser realmente comidos...(uma perguntinha so...quantos aqui trabalham em lares ou tem lares onde os auxiliares desempenham funcoes de enfermagem?).
Cordiais saudacoes

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Agosto 22, 2008, 18:40:00 »
Concordo com o colega qd diz que a enfermagem deveria estar mais especializada, realmente é impossivel ser-se bom em tudo, tendo em conta o vasto campo de actuação da enfermagem, penso que acabamos por saber um pouco de tudo, quando seria de facto melhor que cada um fosse especializado numa área..a enfermagem evoluia bastante concerteza se tal acontecesse.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Agosto 22, 2008, 18:41:33 »
Citação de: keliinha
Concordo com o colega qd diz que a enfermagem deveria estar mais especializada, realmente é impossivel ser-se bom em tudo, tendo em conta o vasto campo de actuação da enfermagem, penso que acabamos por saber um pouco de tudo, quando seria de facto melhor que cada um fosse especializado numa área..a enfermagem evoluia bastante concerteza se tal acontecesse.

E é para a especialização que a OE quer que todos os enfermeiros caminhem...

O Modelo de Desenvolvimento Profissional prevê isso.

Na minha opinião só trará vantagens!