Autor Tópico: Desinfecção de feridas opertaórias  (Lida 14167 vezes)

Offline joo

• Membro
    • Ver Perfil
Desinfecção de feridas opertaórias
« em: Agosto 02, 2008, 22:12:24 »
Olá
mudei recentemente de serviço e deparei-me com um novidade/dúvida: A desinfecção de suturas operatórias com acetona.
Até agora trabalhei no bloco operatório e a desinfecção era realizada com iodopovidona (e mais recentemente com gluconato de clorohexidina) ou clorohexidina, por isso a desinfecção  da sutura não se punha em causa.
Já vi e ouvi falar de muitas formas de desinfecção/lavagem: NaCl, iodopovidona, clorohexidina, soluto de Dakin, mas acetona nunca (para mim só serve para retirar o verniz das unhas  ;D e a cola dos adesivos).
Podem ajudar-me?
Joo

Offline andremh

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Desinfecção de feridas opertaórias
« Responder #1 em: Agosto 03, 2008, 21:58:25 »
Pela primeira vez ouço falar do uso de acetona numa ferida operatória.
A ferida operatória normalmente demora cerca de 24-48 horas para se tornar impermeável, pelo que muitos autores referem que a simples limpeza com Soro Fisiológico é o suficiente.
Eu muito sinceramente faço a limpeza com S.F e se apresentar sinais inflamatórios faço a desinfecção com iodopovidona.
 ;D

Offline Tissue

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Agosto 04, 2008, 00:53:06 »
Também desconhecia a utilização do uso de acetona na desinfecção de suturas operatórias.
Tal como Andremh realizo a limpeza das mesmas com S.F. e a desinfecção com iodopovidona, no entanto, durante um e.c. em Ortopedia observei que o éter é também utilizado em alternativa ao S.F.

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Agosto 04, 2008, 15:46:04 »
Só uma correcção. Não devíamos dizer desinfecção de feridas mas sim, antissépsia das feridas. O termo desinfecção refere-se a limpeza de materiais e equipamentos.

Offline blocohosa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Setembro 02, 2008, 18:03:47 »
Não sei onde o colega viu essa aplicação da acetona nas feridas mas era procedimento habitual em alguns serviços. Com a evolução dos estudos sobre feridas, cirurgicas ou não, foi práticamente abolido mas existem alguns locais onde se continua a usar metodologia antiga.
Apesar de não ser correcto, sabemos que os estudos são dinâmicos e não estáticos e pode ser que daqui a algum tempo cheguemos à conclusão que afinal já não se deve utilizar o Soro fisiológico.  Trabalho como enfermeira há muitos anos e já passei pela fase em que o betadine servia para tudo, mudam-se os tempos ...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Setembro 02, 2008, 19:43:58 »
Olá,

Tal como outros colegas, é a primeira vez que leio que a acetona serve para desinfecção das suturas operatórias...

Estamos sempre a aprender, mas gostaria de ouvir mais acerca das experiências de quem usa e onde e quando se usa.

Obrigada e abraço.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Setembro 02, 2008, 19:53:57 »
Essa da acetona...

Evidências cientificas alguém tem?

Offline jo@n@_FGENTIL

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Setembro 02, 2008, 20:09:16 »
Olá a todos!

Frequentei recentemente um curso sobre feridas, no que toca a uma abordagem de boas práticas, e de facto as guidelines apontam para: limpeza com S.F.; a verdade é que para uma desinfecção é habitualmente usada a iodopovidona, mas apontam as mesmas que está cada vez mais em desuso, por um lado porque o seu tempo de acção é curto e porque tem algumas propriedades citotóxicas. Por outro lado a iodopovidona actua somente em bactéricas à superficie, razão pela qual na desinfecção/antissépsia de uma ferida operatória pode ser usada, o que já não acontece em outro tipo de lesões mais profundas.
Durante o curso não foi mencionado como boa prática a utilização de outro agente de desinfecção.
Mas como já questionaram...suporte teórico? Quel tenha e queira e/ou possa facultar...a Enfermagem agradece  8)

Espero ter ajudado...

Beijinhos
i'm nurse...i know how to make the difference

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Setembro 02, 2008, 20:13:22 »
Nunca tinha ouvido falar da acetona para este fim...

sempre vi e fiz...com SF e iodopovidona (apesar do seu uso estar em desuso).

Mas se existirem estudos científicos que expliquem o uso da acetona na desinfecção de feridas operatórias...então eu rendo-me às evidências...

Offline PCBV

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 03, 2008, 21:01:30 »
Olá! Já tenho algum tempo de enfermagem e já muito se usou para a desinfecção de feridas, mas vão aparecendo novos estudos e os tratamentos vão sendo alterados. Realmente a Iodopovidona está em desuso, embora ainda seja utilizada para determinadas situaçôes. Agora o que está a prevalecer é realmente o SF. Agora acetona nunca ouvi, mas talvez até seja algum novo estudo, não sei. Bjs  ;)

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 03, 2008, 22:49:18 »
Pelo k me disse a minha formadora ainda ontem, em feridas limpas só SF e não se deve usar nenhum tipo de desinfectante pois a maioria tem efeitos tóxivos para as células saudáveis...numa ferida cirurgica preconiza-se k o penso seja aberto apenas às48/72h...altura em k já criou uma pelicula protectora que impede os microorganismos de entrar...daí k já não seja necessário desinfectar...em feridas infectadas o importante é a antibioterapia sistémica porque antibiotico lcal tem tempo de acção mt curto...quando usarem a iodopovidona devem deixar actuar e dp retirar com soro pois o efeito desinfectante desaparece mas o iodo k é tóxico não e não deve ser deixado lá...isto é o k sei até agora...a acetona...só p verniz das unhas ;D

Offline Tucha

• Membro Associado
    • Ver Perfil
    • http://filipe-etucha.myminicity.com/ind
« Responder #11 em: Outubro 03, 2008, 23:44:30 »
Vou de encontro com as opiniões já aqui deixadas, limpeza com SF e se necessário antissepsia com iodoprovidona.

No Wikipédia na definição de acetona pode-se encontrar várias utilizações, mas nada que corroborasse o seu uso para esse fim, aliás:

"Os efeitos a longo prazo da exposição a acetona são bem conhecidos de estudos de animais. Danos nos rins, figado, e nervos, aumento de malformações congénitas, e redução da capacidade de reprodução dos machos (somente) ocorrem em animais expostos a longo prazo. Não se sabe se estes mesmos efeitos seriam exibidos em humanos."
at http://pt.wikipedia.org/wiki/Acetona
"A televisão é como as torradeiras: carrega-se no botão e sai sempre a mesma coisa."

http]

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 04, 2008, 00:43:24 »
De certeza que essá ideia da acetona só pode ter vindo da cabeça de um cirurgião iluminado, pois os enfermerios não produzem uma ideia com essa concentração de estupidez por m2

Offline Vasco_enf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 08, 2008, 02:25:59 »
Nao inventem colegas...e não deixem inventar!

"Não são recomendadas, para a finalidade de anti-sepsia da pele, as formulações contendo mercuriais orgânicos, acetona, quaternário de amônio, líquido de Dakin, éter e clorofórmio."

vide:  http://www.cih.com.br/controle_de_infec%C3%A7%C3%A3o_em_odontolo.htm

"Além disso de acordo com Kazuko et cols na página 302 do livro "Infecção Hospitalar e suas Interfaces na Área da Saúde" a acetona tem menor ação germicida que o álcool, além de apresentar maior irritabilidade tópica."

vide: http://www.ccih.med.br/cgi-bin/forum/board-auth.cgi?file=/19/663.html

E isto foi apenas em 5 minutos de pesquisa. Opte por pesquisar mais e afixe, como quem não quer a coisa, lá no jornal de parede.

Cumprimentos

Offline Red Fish

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Outubro 09, 2008, 20:05:20 »
No meu serviço, para feridas operatórias à mama e histerectomia, laporatomias exploradoras entre outras, é utilizado única e exclusivamente o éter... SF qd se tem alergia ao éter... O que voces pensam neste soluto para Desinfecção de feridas operatórias??