Autor Tópico: Pós-Graduação em Medicina.  (Lida 22286 vezes)

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Pós-Graduação em Medicina.
« Responder #60 em: Novembro 18, 2008, 23:10:01 »
Colega Cristi-sousa:

Antes de mais não tirei o curso na Escola de Enfermagem do Sº João e enfermagem foi a minha primeira opção para sua informação, portanto só lhe digo que antes de falar e fazer generalizações incorrectas, tomando-me como frustrada deveria saber o que diz primeiro. Tirei o curso na Escola de Santa Maria, motivo do qual me orgulho, conjecturando um futuro promissor na minha profissão, no entanto enganei-me redondamente na forma como se pratica enfermagem neste pais e na forma como são tratados os enfermeiros, agora sim sinto-me frustrada porque estive um ano e meio desempregada apesar de ter uma média de 16, porque trabalhamos como escravos para nem como licenciados ganharmos, estudamos bastante para não sermos autonomos na maioria das acções, para nos passarem um atestado de "burrice" todos os dias, isto não é nada, não torna ninguem realizado! Peço desculpa mas não me contento com isto, talvez o mal da nossa sociedade seja mesmo a falta de exigencia, se lutassemos mais pelos nossos interesses, talvez não houvessem tantos enfermeiros descontentes ou acomodados!!
E agora pergunto acham que somos inferiores aos médicos ou a qualquer outro técnico superior? Entao porque ganhamos menos? Entao porque temos menos autonomia?
E já agora quem não queria ter as condições de trabalho e estatuto social que a medicina tem neste pais??

"Já agora eu gostava de tirar uma licenciatura em economia... Faz de mim insatisfeito pelo que a licenciatura em enfermagem me dá? Ou apenas me dará novos horizontes?"

Pois é colega caldas eu também só quero tirar medicina porque me dará novos horizontes..e se outros poderão ter opinião contrária, para mim a medicina traria uma grande realização profissional.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #61 em: Novembro 18, 2008, 23:15:08 »
Não me expliquei, caso alguma vez tire a licenciatura em economia não será para a exercer...

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Novembro 19, 2008, 07:47:15 »
é livre de adquirir os conhecimentos que quiser, de investir o seu tempo e dinheiro.

Mas perceba uma coisa muito simples, quer gostemos quer não, a medicina e a enfermagem são linhas paralelas que se cruzam !!!

e a sociedade, a ciencia, toda a gente, menos alguns enfermeiros acham que enfermagem é tão bom como medicina ou outra coisa qualquer... não é... é pior, tem pessoas piores, condições de trabalho piores... remunerações piores, reconhecimento pior... menor...

por muito importante que acha que seja na vida das pessoas... não se esqueça de aplicar uma régua de valores consentânea com o resto da sociedade... o médico é o médico... o padre é o padre, o advogado é o advogado...

e o enfermeiro será sempre o enfermeiro....

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Novembro 23, 2008, 21:39:52 »
Olá,

"The times they are changing"... Com a crise financeira e tb económica.

Mas há coisas que só têm a piorar e a Enfermagem é uma delas.

Se conseguirem ser médicos com a postura de enfermeiros, os doentes só terão a ganhar.

Eu já estou velha, cansada e desgastada, mas se tivesse as vossas idades...

Tenho as costas desfeitas, como todos os enfermeiros da minha idade; tenho de continuar a levantar doentes porque um puto qualquer que é médico assim o entende...

Então fazem mestrados e pós-graduações sem sentido e caríssimas para fugir ao " lava-rabos" e não aproveitam isto?

Desculpem, mas analisem melhor o presente e objectivem o futuro.

Ajudem quem pode a sair de escolhas imaturas e idealistas. E não critiquem quem quer evoluir... Porque, por muito que "demagoguem" alguns, há sempre a realidade para observar.

Se fosse hoje, eu teria tirado Medicina, até tinha notas! Mas tinha um sentido muito romântico da vida... Estúpida!

Abraço.

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Novembro 23, 2008, 23:37:56 »
Vejo que a colega está muito desiludida com a enfermagem, alias tal como eu, que acordei logo para a realidade quando comecei a estagiar, por isso vou tentar lutar por um futuro diferente, numa profissão que me valorize mais, o desabafo da colega só me serve de alento para continuar a tentar entrar em medicina, não quero chegar a uma altura da minha vida e ser obrigada a falar da minha profissão com a mesma insatisfação e desalento que a colega proferiu sentir.

Offline EFerreira1984

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Novembro 24, 2008, 19:27:42 »
Não se pode negar que o estatuto social de um médico em nada se compara com o nosso, principalmente nos dias que correm e que somos cada vez mais equiparados a auxiliares de acção médica, com remunerações patéticas e tarefas insultuosas.

Alguém conhece propostas de "estágios voluntários" aos Srs. Doutores?
Porque será? Ninguém se atreve a proferir tamanho disparate, que possa ofender a susceptibilidade daquela classe, que contudo, tem vindo a proteger-se melhor do que a nossa...

Quanto aos utentes, o respeito é o mesmo. "O sr. dr. manda"... Esse respeito para connosco tem dias; ora nos tratam muito bem, ora nos destratam...essa a realidade que eu conheço.

Compreendo os colegas que procuram algo mais... Algum reconhecimento do seu trabalho e dos seus conhecimentos. Mais respeito por parte de toda a sociedade.

No meu caso, continuarei a lutar por esse respeito na classe a que pertenço, estando consciente de que será uma batalha deveras dificil e possivelmente infrutifera, nas proximas décadas!

Não posso condenar, quem se encontra revoltado e sem alento para seguir outro percurso; um com certezas de qual será o resultado - o éxito.

E permitam-me que expresse a minha opnião... De tantos enfermeiros que somos, quem de nós nunca se revoltou com a distinção (real) que existe entre a nossa classe e a dos médicos, com a qual trabalhamos em colaboração. Qual a nossa gratificação a não ser a pessoal?

Isto é tudo muito lindo, mas a verdade é que não acho graça nenhuma a adoptar a potura de martir católico, em que luto contra as divissitudes da vida apenas por gosto pessoal... Quer queira ou não, faço parte de uma sociedade e gostaria que esta me valorizasse mais.

Como enfermeira será dificil (sobretudo se me encontrar sozinha nesta luta). Impossível, nada é (basta a classe se mostrar unida e irredutivel face a determinados pontos). Ainda assim, procurarei dar o meu melhor e marcar uma posição na sociedade, como enfermeira.

Quanto aos colegas que optarem pela profissão de médico: genuinamente boa sorte (sem ironias).
Ass: Eu

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Janeiro 25, 2009, 10:29:01 »
Alguém já sabe novidades?
As previsões apontavam para o início deste ano.
Como nos concursos especiais das outras escolas de medicina, espera-se uma enchente nas candidaturas.

Offline Tininha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Junho 17, 2009, 19:58:09 »
Já saíram algumas listas que podem interessar a quem tem esta Pós-Graduação em vista...
Podem pesquisar no link: http://www.ualg.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=25466&Itemid=1562&lang=pt