Autor Tópico: Aquacel Ag + Ulcerase  (Lida 26145 vezes)

Offline AndyFFmais

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #15 em: Junho 18, 2008, 21:16:44 »
placas hidrocoloides em pé diabético.... segundo experiência própria, feridas em pés diabéticos demoram muito mais a cicatrizar com o uso das placas do que com o uso de um material absorvente.... os bordos das feridas começam a ficar húmidos o que atrasa a cicatrização.... mas isto segundo a minha experiência, por isso ponho a  pergunta... qual a vossa experiência no uso dos tipos de material falados....
cumprimentos
andy

Offline silvia guimaraes

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #16 em: Junho 18, 2008, 22:59:24 »
Oi colega! Sou enfermeira num CS e a minha experiencia com esse tipo de feridas nao é muita visto so trabalhar á 8 meses, mas apesar disso tirei um curso de feridas num sindicato (o qual adorei :)) com o qual aprendi muito! mas balelas á parte, concordo com o que disseste quanto aos bordos, e em relação a isso so posso dizer para usares um bom protector cutaneo como é o caso do Cavilon, tirando isso e mediante as caracteristicas da ferida em si, mais exsudativas ou menos, tipo de tecido presente, sinais inflamatorios presentes ou ausentes, o tipo de tratamento sera diferente. Em relação a haver qq contra indicação á utilização da associação de aquacel ag e ulcerase, acho que não existe, mas não te esqueças que não adianta mt prevenir infecção se so tiveres tecido necrotico.

Espero ter ajudado nalguma coisa  :)

Offline alentejano

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 3
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #17 em: Junho 19, 2008, 17:11:00 »
Ulcerase – colagenase clostridiopeptidase A

Ulcerase é utilizado na limpeza e cicatrização enzimática das feridas. Para que uma ferida cicatrize é preciso que o seu fundo esteja limpo; necroses e restos de tecidos impedem a cicatrização. Ulcerase origina uma limpeza enzimática cuidadosa das feridas, sem hemorragia e quase indolor. Os restos de tecidos são dissolvidos ou eliminados mais rapidamente.

Assim Ulcerase estimula a granulação e não inibe a epitelização; podendo deste modo ser também utilizada em feridas cujo aspecto clínico não sugira uma terapêutica necrolítica.

Especiais cuidados com Ulcerase
Deve evitar-se a associação com outros preparados de acção local que poderão afectar a eficácia de Ulcerase. Deve evitar-se a utilização de produtos cosméticos ou outros produtos nas áreas tratadas. Se não se observar uma redução do tecido necrótico no período de 14 dias após início de tratamento com Ulcerase, descontinue o tratamento e substitua por um método de desbridamento alternativo.

Os produtos contendo prata e sulfadiazina de prata podem ser usados conjuntamente com Ulcerase, sem afectarem a actividade enzimática da colagenase.
A actividade da colagenase pode ser reduzida pelo uso de produtos contendo detergentes, hexaclorofeno e metais pesados.

Offline AB12

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #18 em: Maio 19, 2013, 15:20:59 »
Apesar deste já ser um tópico antigo aconselho a todos os referem que não deve ser combinada prata com ulcerase a lerem o folheto informativo aprovado pelo infarmed.

"4.5 Interacções medicamentosas e outras
Não se conhecem. Os produtos contendo prata e sulfadiazina de prata podem ser
usados conjuntamente com Ulcerase, sem afectarem a actividade enzimática da
colagenase. A actividade da colagenase pode ser reduzida pelo uso de produtos
contendo detergentes, hexaclorofeno e metais pesados."

http://feridas.smith-nephew.pt/descarga ... CERASE.pdf

E agora em ficamos?!

Offline mariposa719

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 19
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #19 em: Maio 31, 2013, 22:44:12 »
Boa noite colegas,

Visto assim, voltamos a ficar com duvida sobre a utilização do ulcerase associado a pensos com prata... :(

Mas, em relação à associação de hidrogel e aquacel (tambem mencionada no topico), posso partilhar a minha experiência.

Também fez parte da minha formação (e pesquisas) que:
 - hidrogel : é para ser usado em feridas nas quais se pretende promover um ambiente humido (em feridas com pouco/escasso exsudado) com o objetivo de desbridar e estimular granulação.
 - hidrofibra: mais usada em feridas com exsudado moderado/intenso para controlar o excesso de exsudado promovendo um ambiente adequado de humidade através da formação do "tal gel" que os colegas falam.
Seguinto esta lógica, uma vez, numa formaçao sobre feridas que presenciei, debateu-se sobre isto e, os formadores (tb enfermeiros) defendiam que se o nosso objetivo é humidificar a ferida com hidrogel, é um contracenso aplicar uma associaçao com uma hidrofibra que irá absorver parte dessa humidade, desperdiçando-se assim recursos. Desta forma, eu sempre evitei a associação de ambos.

No entanto, tambem confesso que, uma minha colega ja utilizou esta associaçao numa UP que ambas tratavamos e a verdade é que não deixou de obter resultados positivos: a ferida foi desbridando e começou a granular. Por isso, fiquei tambem na duvida: afinal.. deve ou não fazer-se a associação?

cumps,
mariposa719

Offline José Alves

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 9
    • Ver Perfil
Re: Aquacel Ag + Ulcerase
« Responder #20 em: Junho 14, 2013, 23:57:43 »
Boa noite colegas,

Voltando ao assunto inicial, acerca da inibição da acção enzimática da clostridium colagenase pelo penso Aquacel Ag, ou por príncipio, a prata, aconselho a leitura do artigo "The Effect of Various Wound Dressings on the Activity of Debriding Enzymes" de Ley Shi, Ryan Ermis, et al. (2011). Encontra-se para download em:

http://www.bioburdencontinuum.com/Product-Solutions/PDF/Bacteriostatic/Effect-of-Antimicrobia-Dressings-on-Enzymatic-Debriding-Agents_article-reprint.pdf

Muito resumidamente:
Trata-se de um estudo in vitro em que avaliam o nível de inibição da actividade enzimática da colagenase e papaina (não difundido por terras lusas) em presença do Acticoat (nanocristalino de prata), Iodoflex e Iodosorb (cadexómero de iodo), FibraCol Plus (90% colagénio 10% alginato), ...

Chegam à conclusão que o nanocristalino de prata inibe em 52% a acção da colagenase; o iodoflex em 94%; iodosorb em 87%.

O estudo aparenta uma metodologia concisa, e encontra-se publicado numa revista científica (Wound Care Journal) com um índice de impacto de quase 1,5, (bastante relevante).

A mesma informação encontra-se difundida em livros como "Wound Care Essentials: Practice Principles" de Baranosky, S. & Ayello, E. (2008), p.129.
Já o ouvi também num workshop de Finn Gottrup, membro do EWMA Council. Que, apesar de considerados níveis menores de evidência, sempre são opiniões de peritos conceituados na área.

Se tiverem alguma informação contrária, agradeço a partilha.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos,
José Alves