Autor Tópico: Roupa e calçado dos Enfermeiros  (Lida 56238 vezes)

Offline EFerreira1984

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Roupa e calçado dos Enfermeiros
« Responder #60 em: Dezembro 13, 2008, 03:28:58 »
Aqui fica a minha opinião que terá a validade que cada um quiser atribuir...

Afinal, que diabo vamos nós para os hospitais fazer?! É ou não o nosso local de trabalho?

Eu penso que, enquanto local de trabalho, os meus gostos pessoais, as minhas vontades e caprichos são desvalorizáveis. Eu posso adorar preto, roxo, amarelo, mas existem regras...

Porque raio é que os "desgraçados" do McDonalds usam boné? sei lá!

A verdade é que o fardamento existe em diversas profissões, serve para identificar as pessoas que lá trabalham... Eu quando vou à Zara, gosto de conseguir identificar imediatamente as funcionárias. Gosto de distinguir um PSP, de um GNR, de um bombeiro, da PM... Acham que os nossos utentes também não têm esse direito, apenas porque nós gostaríamos de andar vestidinhos de uma forma que nos favorecesse mais a estrutura fisionómica (eu sou baixa, ficava melhor de saltos altos; eu tenho a cara redonda o cabelo fica melhor solto...). Santa paciência!

Não estou lá para agradar ninguém no sentido visual, mas sim para prestar uma função a uma pessoa concreta, independentemente de parecer bonita, alta, gorda... Isso fica para o final do turno, para as minhas folgas e vida pessoal!

O porquê de ser branca já foi explicado... O calçado é para protecção e conforto... Os adornos, não passam de isso mesmo: adornos (algo amovível, que está lá apenas para "enfeitar"... Se é amovível, retira-se e depois coloca-se...já para não falar no risco de infecção, e por aí a fora).

É suposto ser um uniforme neutro...
Quanto à questão de batas... Não me digam que também vão implicar com os tamanhos... (e depois ainda há muita gente a queixar-se de assédios por parte dos utentes e a ficar muito indignado...)

Deixem-se de dramas!

Resumindo:
1- Vamos para os hospitais trabalhar...
2- A farda é usada em inúmeras profissões ( a nossa é só mais uma).
3- Serve para identificar convenientemente os profissionais (não querem ser confundidos com médicos? e Deus me livre se nos confundirem com uma AAM...).
4- Os adornos são AMOVIVEIS (então... retirem-nos... e coloque-nos..)
5- As características de cores, tamanhos têm razões de ser...(higiénicas, conforto, protecção a diversos níveis...)

Espero que ninguém se ofenda. Como disse inicialmente é apenas a minha opinião e tem a validade que cada um quiser...
Ass: Eu

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Dezembro 13, 2008, 21:56:59 »
Sou em concordar que um Enfermeiro que trabalha num serviço hospitalar, tem de usar de farda. Num serviço hospitalar, e isto doa a quem doer, privilegia-se as técnicas, os procedimentos, as rotinas, ou seja, traduze-se na sua grande maioria em trabalho físico. Os outros funcionários, como os médicos, quando tem trabalho físico, como os cirugiões, também usam farda (se bem que não é só por isso).

Claro que faz uma distenção, entre aquele que tem um trabalho mais de gabinete, e aquele que é o "operário".
Enfermeiro em França

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Dezembro 14, 2008, 00:07:29 »
Citação de: jotix
Sou em concordar que um Enfermeiro que trabalha num serviço hospitalar, tem de usar de farda. Num serviço hospitalar, e isto doa a quem doer, privilegia-se as técnicas, os procedimentos, as rotinas, ou seja, traduze-se na sua grande maioria em trabalho físico. Os outros funcionários, como os médicos, quando tem trabalho físico, como os cirugiões, também usam farda (se bem que não é só por isso).

Claro que faz uma distenção, entre aquele que tem um trabalho mais de gabinete, e aquele que é o "operário".

Peço desculpa em ter que discordar numa pequena coisa com o colega...Enfermagem não é rotinas...pelo menos não o deveria ser pois nisso se baseia a nossa actuação...
Quanto as fardas sou de acordo que se usem por uma questão de comodidade no trabalho e por uma questão de higiene...na minha opinião devem ser brancas, pois torna-se mais fácil visualizar se se encontram conspurcadas. No entanto, nada impede que tenham algum pormenor que as torne menos...desagradáveis, "frias"...como por exemplo o rebordo superior dos bolsos de outra cor..
Quanto aos médicos...já vi usarem a farda do BO por exemplo e com uma bata por cima...(muito à moda daquela série...ER) mas confesso que me faz alguma confusão...a farda dos BO deveria permanecer lá e nunca sair para o resto do hospital...e muito menos regressar para dentro do BO posteriormente...

Offline jotix

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Dezembro 14, 2008, 00:44:28 »
É, efectivamente, bonito dizer que a Enfermagem ou outra qualquer profissão não são rotinas, mas existem rotinas!

Lamento informar, mas certamente sabe tão bem como eu, que, em especial na Enfermagem, existem rotinas, ou tarefas frequentes, ou orientação do planeamento de cuidados, voltas, chame-lhe o que quiser, são rotinas, e ponto final.

Naturalmente, que em determinados serviços isso não pode ser tão evidente, como um serviço de Medicina, mas elas existem.
Enfermeiro em França

Offline e

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Dezembro 14, 2008, 13:17:12 »
Aqui fica a minha opinião que terá a validade que cada um quiser atribuir...

Afinal, que diabo vamos nós para os hospitais fazer?! É ou não o nosso local de trabalho?

Eu penso que, enquanto local de trabalho, os meus gostos pessoais, as minhas vontades e caprichos são desvalorizáveis. Eu posso adorar preto, roxo, amarelo, mas existem regras...

Porque raio é que os "desgraçados" do McDonalds usam boné? sei lá!

A verdade é que o fardamento existe em diversas profissões, serve para identificar as pessoas que lá trabalham... Eu quando vou à Zara, gosto de conseguir identificar imediatamente as funcionárias. Gosto de distinguir um PSP, de um GNR, de um bombeiro, da PM... Acham que os nossos utentes também não têm esse direito, apenas porque nós gostaríamos de andar vestidinhos de uma forma que nos favorecesse mais a estrutura fisionómica (eu sou baixa, ficava melhor de saltos altos; eu tenho a cara redonda o cabelo fica melhor solto...). Santa paciência!

Não estou lá para agradar ninguém no sentido visual, mas sim para prestar uma função a uma pessoa concreta, independentemente de parecer bonita, alta, gorda... Isso fica para o final do turno, para as minhas folgas e vida pessoal!

O porquê de ser branca já foi explicado... O calçado é para protecção e conforto... Os adornos, não passam de isso mesmo: adornos (algo amovível, que está lá apenas para "enfeitar"... Se é amovível, retira-se e depois coloca-se...já para não falar no risco de infecção, e por aí a fora).

É suposto ser um uniforme neutro...
Quanto à questão de batas... Não me digam que também vão implicar com os tamanhos... (e depois ainda há muita gente a queixar-se de assédios por parte dos utentes e a ficar muito indignado...)

Deixem-se de dramas!

Resumindo:
1- Vamos para os hospitais trabalhar...
2- A farda é usada em inúmeras profissões ( a nossa é só mais uma).
3- Serve para identificar convenientemente os profissionais (não querem ser confundidos com médicos? e Deus me livre se nos confundirem com uma AAM...).
4- Os adornos são AMOVIVEIS (então... retirem-nos... e coloque-nos..)
5- As características de cores, tamanhos têm razões de ser...(higiénicas, conforto, protecção a diversos níveis...)

Espero que ninguém se ofenda. Como disse inicialmente é apenas a minha opinião e tem a validade que cada um quiser...

concordo plenamente com a colega,mas confesso q ñ sou capaz de andar sem brincos  ;D...uso-os,mas são bem pequenos tipo "pérolas". De resto concordo consigo  ;)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Dezembro 16, 2008, 02:15:48 »
Citação de: jotix

E os enfermeiros do Centro de Saúde ou USF também não deveria andar com fardamneto em vez da bata?

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Dezembro 18, 2008, 03:12:50 »
A bem do controlo da infecção hospitalar, devia haver fardamento disponível para os profissionais de saúde, para substituição diária.
Acho também que há muito quem, nesta matéria, goste de realçar as formas físicas e a sua beleza. Penso que decotes exagerados, batas do tipo mini saias, aneis para 20 dedos... deviam ser situações a evitar.
Mas se calhar sou eu que sou demasiado concervador!

Offline Ana SB

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Dezembro 19, 2008, 00:15:58 »
Citação de: charlie_ze

E os enfermeiros do Centro de Saúde ou USF também não deveria andar com fardamneto em vez da bata?

eu penso que sim. penso que em qualquer função deveriamos previligiar a farda, é um meio de diferenciação e de protecção seja de infecções (quantos pensos infectados nao fazemos no cento de saude ou em domicilios e é a nossa roupa que está la em contacto mais ou menos directo com tudo isso) seja de abusos (parecemos sacos de batatas mas nao estamos lá para ser bonitas nem apreciadas).

quanto ao comentário do colega herodes concordo perfeitamente. queixam-se das fardas largas e feias, mas se usam bata e vestem por baixo minisaias e decotes esperam o que? nao chamar a atençao?

seria desejavel respeitarmos a nossa profissão, é que depois ninguem gosta de ouvir as piadinhas às batinhas das enfermeiras e não só...

mas quem se poe a jeito...ouve o que não gosta...o pior é que depois ouvimos todas!
Enfermeira pelo mundo, uma Cerveja entre vós.
...saudades da boa vidinha de estudante!...em contagem decrescente para mais um ENEE!!:D

Offline AnaZu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Dezembro 25, 2008, 23:50:28 »
Quanto aos médicos...já vi usarem a farda do BO por exemplo e com uma bata por cima...(muito à moda daquela série...ER) mas confesso que me faz alguma confusão...a farda dos BO deveria permanecer lá e nunca sair para o resto do hospital...e muito menos regressar para dentro do BO posteriormente...

(off-topic) É engraçado ler este comentário... Não por nada em particular, mas hoje por acaso estou a trabalhar precisamente com farda de bloco e bata por cima (farda de bloco porque as duas que o hospital me deu ainda não secaram; bata porque está frio!)