Autor Tópico: Mais uma noite....  (Lida 21274 vezes)

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Mais uma noite....
« Responder #30 em: Outubro 25, 2006, 17:31:32 »

in http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11691995000100006&script=sci_arttext&tlng=pt

Turnos alternantes: fadiga mental de enfermagem

RESUMO

O objetivo do presente estudo foi detectar sintomas e sinais de fadiga mental, em enfermeiras atuantes em instituição hospitalar com esquema de trabalho em turnos alternantes, através de um indicador subjetivo "check-list" e dos indicadores objetivos Freqüência Crítica de Fusão da luz (Flicker) e Tempo de Reação simples a estímulo auditivo (TRs). Foram analisadas, 5 jornadas consecutivas trabalhadas nos turnos: manhã, tarde e noite por 12 enfermeiras de três unidades de internação diferentes de um hospital universitário. Os resultados sugerem que a alternância existente entre os turnos é prejudicial à saúde e à vida sócio-familiar e profissional dessas enfermeiras, as quais revelaram insatisfação pelo esquema de trabalho e apresentaram sintomas e sinais de fadiga mental. A incidência dos sintomas foi maior no turno da noite que no turno da manhã, a qual foi maior que a do turno da tarde quando comparados os valores obtidos no início e final dos turnos, evidenciando-se com maior freqüência os sintomas de embotamento e distúrbios do sono. Indícios de fadiga foram detectados através do Flicker na seguinte ordem: turno da manhã maior que o da noite, o qual foi maior que o da tarde, quando comparados os valores no início de final dos turnos. Em contrapartida, na verificação do tempo de Reação simples, os indícios de fadiga foram apresentados no turno da noite em freqüência maior que a do turno da manhã, o qual foi maior que a da tarde.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Mais uma noite
« Responder #31 em: Outubro 25, 2006, 18:44:53 »
Tenho que confessar que gosto de fazer noites...Trabalho há precisamente 3anos e 3meses...e é um turno que gosto de fazer. Na medicina onde trabalho somos 2 enfermeiros e 1 auxiliar para 33doentes. É um turno pesado. Duas voltas para posicionar e trocar fraldas a doentes, duas voltas de medicação, ver bmtestes, ver temperaturas, colher sangues (sempre acima das 15 colheitas), preparar doentes para exames, geralmente as entradas são neste turno e podemos estar toda a noite a receber doentes. É também geralmente neste turno  que ocorrem algumas das emergências...parece que escolhem a alttura em que somos menos:). É nesta altura que temos que dar o que temos e o que não temos. Mas é bom sair dum turno com a missão de trabalho cumprido. É bom sair dum turno da noite e saber que os que adormeceram foram os mesmos que acordaram. No entanto os dias a seguir às noites são desgastantes. Não estou habituado a dormir muito. Se tiver coisas para fazer não me deito a seguir à noite e deito-me depois às horas normais por volta da meia noite 1h da manhã. Se não tiver nada para fazer deito-me por volta das 9h30/10h até por volta das 14h/15h. No entanto depois de acordar não consigo comer nada. É um dia em que mal me alimento, ando mal humorado e parece que ando alienado de tudo e de todos. Por isso prefiro não me deitar e manter o meu ritmo. Posso andar mais lentificado, mas o que custa aí mais é a hora a seguir ao almoço.:)
É esta a minha experiência

Offline lbotelho

• Membro
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #32 em: Outubro 27, 2006, 01:47:22 »
Penso que tens razão pedrojosesilva quando frisas que este problema tem a sua raiz nos que gerem os recursos humanos na Enfermagem. Lamento imenso saber que ainda por cima são pessoas que já passaram pela prestação directa dos cuidados e tomam estas atitudes devido a uma enorme falta de carácter e atitude perante as pressões das administrações das instituições...
Continuo a bater na mesma tecla: "Enquanto 1 enfermeiro fizer o trabalho de 2 estes 2 nunca irão ser colocados."
Portanto penso que o rácio enfermeiro/utentes é um problema não só dos gestores de enfermagem mas também dos próprios enfermeiros que se sacrificam em turnos mirambolantes ao troco nem sei bem de quê...e depois dizem ao responsável de manhã que correu tudo bem... :?

Após uma noite pareço que estou no filme "crank" ou seja adrenalina ao máximo até após o almoço...Deus me livre de fazer uma N-Descanso-M mas vale esfaquearem-me repetitivamente... :D
Mas a minha Alzheimer melhorou imenso depois de deixar de fazer horário fixo (só manhãs) e começaram as noites...Pelo menos o stress diminuiu drasticamente!  :roll:
yOn DaMaGe, InC.

Offline ruienf

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #33 em: Novembro 05, 2006, 05:27:46 »
Aí está o ponto-chave: Fazer chegar a quem de direito a informação de que as condições (materiais ou de recursos humanos) não são suficientes para que se prestem bons cuidados...

Senão, tudo se manterá... porque o que interessa para a Administração é que o trabalhinho apareça feito...
Rui Pedro Silva

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #34 em: Novembro 05, 2006, 12:16:05 »
E hoje tenho...mais uma noite...2enfermeiros para 33doentes e até há 2dias atras tinhamos mais dois doentes no corredor...ou seja...serviço com 35doentes...é esta a realidade...e me faz dizer...mais uma noite...vou pa lá pa trabalhar...nada mais que isso  :twisted:

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #35 em: Novembro 09, 2006, 04:00:18 »
Desde que estudava sempre tive maior produção à noite e agora que trabalho, assim continuo. Não costumo ter problemas, apesar de saber dos possiveis maleficios que daí advêm.
No meu serviço são 24 doentes (max) com 2 enf e 1 aam. Confesso que me acho um priveligiado, face às condições da maioria. Já trabalhei noutras instituições em que era só 1 enf e 1 aam por turno, ou 2 enf e 1 aam de 3/3 dias (porque tinha que dar assistencia a 3 serviços).
Em termos de ceias, tambem sou priveligiado, pois temos direia ao valor monetário, e com isso podemos ir as bar e escolher o que queremos.
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline lbotelho

• Membro
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #36 em: Novembro 09, 2006, 10:01:33 »
Citação de: "Darth_Vader"

Em termos de ceias, tambem sou priveligiado, pois temos direia ao valor monetário, e com isso podemos ir as bar e escolher o que queremos.

Estas denominadas "ceias" é só um gesto de boa vontade do hospital ou tem qualquer carácter obrigatório?
Gostaria de aprofundar esta situação que parece mínima, no meu hospital o que me dizem é que a "cozinha" está fechada à noite!! :lol:
Eu sei que é só atirar areia para os olhos mas gostaria de me defender com alguma sustentação...
yOn DaMaGe, InC.

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #37 em: Novembro 09, 2006, 19:40:58 »
Nós temos 2 bares, independentes, à escolha onde podemos ir "trocar" esse valor monetário (1,5€). Mas como o hospital deve ter um acordo com esses bares, eles têm preços reduzidos para os funcionários.
As senhas só são válidas para esse dia e não podem ser trocadas por $
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro

Offline lbotelho

• Membro
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #38 em: Novembro 11, 2006, 14:45:32 »
Citação de: "Darth_Vader"
Nós temos 2 bares, independentes, à escolha onde podemos ir "trocar" esse valor monetário (1,5€). Mas como o hospital deve ter um acordo com esses bares, eles têm preços reduzidos para os funcionários.
As senhas só são válidas para esse dia e não podem ser trocadas por $

Hospital Pedro Hispano?
yOn DaMaGe, InC.

Offline garcsa

• Membro
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #39 em: Novembro 11, 2006, 17:49:36 »
No meu hospital as senhas das ceias são de 1.25€ e podem ser trocadas por Menus ou podem ser deduzidas no pagamento de despesas nos dois bares em qualquer dia.. :D

Offline Roten_Boy

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Mais uma noite....
« Responder #40 em: Novembro 11, 2006, 20:15:46 »
No Hospital de S. Teotónio de Viseu, quem faz noite tem direito a uma "merenda" individual, que é fornecida pela Such. Normalmente uma peça de fruta, sumo, lancheira ou sandes e café, bolachas  :) pelo que assim não há necessidade de irem ao bar...

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #41 em: Novembro 12, 2006, 02:31:36 »
@ lbotelho
CHBA

@Roten_Boy
Trabalhei em viseu durante 2 anos, e parece que nada mudou. lol
Houve uma altura em que escrevi um texto para a Such porque em 3 noites seguidas a ceia foi sandes de queijo com leite. Era uma conspiração das vacas  :hihi:

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #42 em: Novembro 25, 2006, 21:18:08 »
Agora imaginem um recobro onde se realiza cirurgia major ortopédica no período da tarde do BO, com doentes muito idosos e com muita patologia associada, onde ficam por vezes quatro doentes com um enfermeiro e um auxiliar e sem anestesista de serviço a partir das 20 horas.

Pode-se recorrer a um internista, se houver problemas.

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
Mais uma noite....
« Responder #43 em: Janeiro 08, 2007, 21:44:48 »
Nas noites costuma haver intervalos, nem em todas eu sei (faço noites há 26 anos).
Aqui ficam algumas sugestões de leituras para preencher esses intervalos.

É preciso saber Amar para saber Cuidar, penso eu...

http://conversamos.blogspot.com/2007/01 ... ia_08.html

Prescrever, claro, penso eu...

http://doutorenfermeiro.blogspot.com/20 ... macos.html

Há tempos a respeitar sim, penso eu...

http://viver-um-novo-fim.blogspot.com/2 ... -fcil.html
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline EduardoRocha

• Membro
    • Ver Perfil
Mais uma noite....
« Responder #44 em: Janeiro 10, 2007, 05:20:59 »
Interessantes todas estas estrat'egias de "sobreviv"encia" nocturna...

Mais interessantes ainda devem ser as descric'oes dos cuidados prestados a 25/33 doentes por 1/2 enfermeiros...

Mal vejo a hora da nossa justica comecar a funcionar e os processos por neglig"encia a directores/gestores/administradores/hospitais resultem em indeminizac'oes de milhares de contos!!!

Acho que s'o desta maneira deixariam de poupar os miseros euros que nos pagam pelo trabalho nocturno e proporcionariam as devidas condic'oes aos utentes e aos profissionais.

Mas como seria normal...o arguido seria o enfermeiro/m'edico exausto, desnutrido, desidratado, desadequado e n'ao o senhor administrador que terminou o seu dia 'as 15 horas, por motivos de forca maior...

Cumprimentos e ...boa sorte.