Autor Tópico: Escoriacoes sangrantes!  (Lida 19854 vezes)

Offline enf.esp.

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Escoriacoes sangrantes!
« em: Abril 08, 2008, 11:54:53 »
Ola!!!
Gostaria de uma opiniao de quem sabe talvez mais do que eu...
Tenho um doente que tem varias escoriacoes siperficiais nos bracos que sao muito sangrantes, que tratamento e produtos utilizariam?
Tem a pele muito muito fina e facilmente se arranca e fica com escoriacoes...
Obrigado a todos!

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Escoriacoes sangrantes!
« Responder #1 em: Abril 08, 2008, 13:42:31 »
Cara Colega, depende muito do material que tem à sua disposição....O k têm posto? Ja tive um caso em que pus INADINE em escoriações desse tipo numa idosa e deu muito bom resultado... Cumprimentos

Offline betisinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 08, 2008, 17:43:37 »
se sao muito sangratntes penso que será boa ideia por produtos com poder hemostatico tipo algisite

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 08, 2008, 19:28:06 »
Olá,

Escoriações superficiais muito sangrantes só podem ser devidas a alteração na coagulação do doente. Penso que deves avaliar esse aspecto.

Eu também ia pelo inadine, com penso fechado durante três dias e reavaliava depois. Claro que a gaze só sai depois da ferida cicatrizar.

Mas o resto da avalição do doente também conta, por isso é dificil estar a falar "às cegas".

Abraço.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #4 em: Abril 08, 2008, 23:02:31 »
Há tb a gase oxigenada + ligadura suavemente compressiva (se possível).
E se o problema for coagulação pensar na hipotese Reptilase(R).
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 09, 2008, 00:07:39 »
Já alguma x aplicaram spongostan em feridas sangrantes? Pelo que tenho conhecimento deve ser aplicado em zonas húmidas, tipo nariz, boca, para ser absorvido, no entanto já vi aplicado numa ferida. Consideram correcta essa utilização?

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 09, 2008, 00:10:55 »
Sem ver a ferida não é fácil dar uma resposta adequada. No entanto, há que ter em atenção que, por vezes, o Inadine[sup:5o6yynw1]®[/sup:5o6yynw1] fica demasiado aderido a feridas sangrantes. Assim quando fores a retirar a compressa de Inadine[sup:5o6yynw1]®[/sup:5o6yynw1] provavelmente irias fazer a ferida sangrar novamente.

Sendo assim, uma compressa de alginato de cálcio poderá ser adequada pelo facto de ajudar na hemostase. É claro que ao retirar a compressa de alginato também poderá ser necessário humedecer com bastante NaCl 0,9%.

Nas escoriações superficiais pouco sangrantes há diversos materiais que ajudam a uma cicatrização muito rápida. Uso com frequência os hidrocolóides extra-finos e as películas de poliuretano transparentes (tipo Tegaderm[sup:5o6yynw1]®[/sup:5o6yynw1] ou Hydrofilm[sup:5o6yynw1]®[/sup:5o6yynw1]) e, por vezes, um só penso resolve.

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 09, 2008, 08:55:08 »
Caro colega victor, sim o Inadine por vezes não é o mais correcto...mas naquele caso foi, não se agarrou à pele e mesmo retirando o Inadine posteriormente não fez sangrar mais a ferida... Por vezes temos que "jogar" com o material que temos disponivel, infelizmente.

Cumprs

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 09, 2008, 09:01:30 »
è claro k quando se poe Inadine neste tipo de ferigas andes de colocar a pelicula coloca-se betadine pomada , e quando for pa retirar a pelicula de Inadine é necessario humedecer com NACL...por experiencia digo que resultou, naquele caso!!!

Cada caso é um caso!!!!

Cumprimentos a todos os colegas

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 09, 2008, 13:27:43 »
Citação de: InesMartins
Caro colega victor, sim o Inadine por vezes não é o mais correcto...mas naquele caso foi, não se agarrou à pele e mesmo retirando o Inadine posteriormente não fez sangrar mais a ferida... Por vezes temos que "jogar" com o material que temos disponivel, infelizmente.

Cumprs

Inês, concordo contigo quando afirmas que por vezes temos de nos cingir aos materiais disponíveis. Saliento que não sou da opinião que o Inadine[sup:g9llujxb]®[/sup:g9llujxb] seja sempre uma má opção para escoriações. Só acho é que, quando estas são demasiado sangrantes e temos outros materiais disponíveis, o Inadine[sup:g9llujxb]®[/sup:g9llujxb] poderá ficar para segunda opção.

Offline brunomd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 09, 2008, 13:29:13 »
Peço desc se estou a dizer alguma asneira, mas por betadine pomada junto com Inadine acho um pouco demais.... Afinal o Inadine ja tem iodopovidona certo?

O k acham de gaze gorda em escoriações superficiais? Tenho tido bons resultados
Bruno MD

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 09, 2008, 13:49:09 »
ola a todos
eu nao muita experiencia mas em escoriações ja usei inadine, tielle, gaze gorda
e td dependeu da observação que eu fiz da ferida e do proprio doente....
tive bons resultados com cada um dos materiais usados
mas claro se usamos inadine, depois temos de ter cuidado ao retirar, eu geralmente humedeço o inadine antes de o tirar...
cumprs
...Nurse in Trainning...

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Abril 09, 2008, 14:09:32 »
Obrigado colega Victor!!! estamos aqui todos pra aprender uns com os outros...não me leva a mal...:D

Offline InesMartins

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Abril 09, 2008, 14:22:25 »
Colega brunomd, isso é subjectivo!!! desde que contribua para a cicatrização...Ou seja desde que resulte....

Offline Enf.Pipa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Abril 09, 2008, 18:29:16 »
Considero o uso de inadine mais betadine pomada, um uso excessivo de iodopovidona, logo vai haver grd absorção de iodo por parte da ferida, k toda gente sabe k é tóxico.
Nas escoriaçoes costumo usar gase gorda, e se for sangrante faço um penso bem compressivo.