Autor Tópico: O licenciados em gerontologia já introduzem algália?  (Lida 29869 vezes)

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
O licenciados em gerontologia já introduzem algália?
« em: Abril 08, 2008, 00:16:04 »
Colegas,
li no blogue do doutor enfermeiro (http://doutorenfermeiro.blogspot.com/2008/04/sabiam.html) que os licenciados em gerontologia introduzem algálias e até têm disciplinas como farmacologia...
Antigamente isto chamava-e usurpação de funções e agora não?

Eu sinceramente não tinha conhecimento... fiquei boquiaberto!!

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
Re: O licenciados em gerontologia já introduzem algália?
« Responder #1 em: Abril 08, 2008, 11:33:56 »
Miguel lopes não introduzem algalias, porque ainda não existem licenciados em gerontologia. Contudo, se não houver definição e imposição e trabalho conjunto entre OM e OE para definir que atitudes terapêuticas prescreve o médico e o enfermeiro executa como funções interdependentes.

Offline *Anisa*

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Abril 08, 2008, 11:59:30 »
"Miguel lopes não introduzem algalias, porque ainda não existem licenciados em gerontologia..." caro colega por acaso ja existem porque tenho uma colega k se licenciou o ano passado em gerontologia pela univ. de aveiro...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Abril 08, 2008, 13:44:05 »
E esse curso de gerontologia da UA por acaso fornecia ensino para esse tipo de competências? Alertei aquilo para o que vem escrito no blog DoutorEnfermeiro, ou seja, um curso que o autor do blog encontrou onde era ministrado este tipo de técnicas.

Offline Esquiloatento

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Abril 08, 2008, 14:12:24 »
Quem tiver conhecimento destes factos deverá comunica-los à OE para evitar que mais uma vez nos passem por cima na usurpação de funções. Se quem souber de casos como estes os denunciar a OE terá uma resposta semelhante à que teve com a tentativa de criação do curso de paramédico. Podem é demorar bastante tempo a responder, mas devem denunciar.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Abril 08, 2008, 15:48:16 »
Depois esses "curandeiros gerontologistas" vêm com a história que não se encontra escrito em nenhum lado que as algálias são para aos enfermeiros....

...Olha, olha, para estes laparotos....

Ainda existe alguém que tenha dúvidas sobre a definição ou não do acto de enfermagem??????

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Abril 08, 2008, 18:10:33 »
Sinceramente espero que isto não passe de um mal-entendido. Pois se for verdade trata-se de mais um caso, penso eu, de usurpação de funções que são nossas.

No entanto, penso que o crescimento de cursos de gerontologia, se deve ao facto da não existência de uma especialidade em enfermagem geriátrica. Durante muito tempo esta foi uma área ignorada e que só agora começa a despertar a curiosidade dos enfermeiros. Tenho medo...muito medo...mesmo muito medo...que a enfermagem esteja a acordar muito tarde para uma área que é nossa e que a enfermagem tem um papel fundamental...

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Abril 08, 2008, 19:22:23 »
Olá,

Desculpem a minha ignorância, mas esse curso existe como licenciatura de base? Ou é uma pós graduação para enfermeiros? E é reconhecido?

Abraço.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Abril 08, 2008, 19:30:29 »
Mariarebelo existe como licenciatura. Na Universidade de Aveiro existe a algum tempo pelos vistos, mas esse pelo que sei não tem usurpações de funções.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Abril 08, 2008, 19:42:10 »
Olá,

Bem, assim sendo, a coisa é muito grave e é uma consequência da apatia que reina na estrutura regulamentadora da nossa profissão.

Estão a ver a OM a permitir uma coisa dessas? Ponham os licenciados em farmácia ou enfermeiros a passar receitas e vão ver a guerra que vai dar...

Assim deveria ser com a OE que esperaríamos estar ao corrente destas situações e actuar em conformidade. É para isso que lá estão também. É para isso que lhes pagam!

Abraço.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Abril 09, 2008, 11:25:09 »
Eu julgo que a ordem nunca emitiu qualquer parecer sobre isto. E se são licenciatura, estes cursos já devem existir há 4 anos, pelo menos.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Abril 09, 2008, 11:32:42 »
Penso que começaram como bacharelato...e agora com Bolonha passara a licenciatura...mas não tenho a certeza. Penso que os primeiros formados deste curso sairam o ano passado da Escola Superior de Saúde de Aveiro.

Desconheço se algaliam ou não...mas se o fazem preocupa-me e muito e deve preocupar-nos a todos...e penso que a ordem tem que tomar posição sobre isto...

Offline Luís-Prata

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Julho 03, 2008, 23:34:34 »
Mais um vez questiono: O que querem? Poder?
Será um acto técnico assim tão importante ao ponto de sentirmos uma ameaça à nossa profissão...
O que é ser enfermeiro?
Acho que se conseguirem responder a esta questão e se tivermos seguros do nosso papel junto dos utentes, vamos compreender que não é por fazer uma algaliação ou não que a profissão de enfermagem pode ser posta em causa...
Nós prestamos cuidados ao longo do ciclo de vida (colliére), na busca da autonomia da pessoa, tendo em conta a sua força, vontade e conhecimento (Henderson), o enfermeiro apenas procura assegurar que a pessoa consiga manter satisfeitas a sua necessidades (Watson). Que importa agora se temos mais ou menos actos técnicos o nosso verdadeiro papel secalhar não vai tanto por ai... Mas a necessidade de procurar o PODER atraves de actos que eram nos primórdios, actos médicos, é um problema que ainda hoje não deixámos de ter... Os médicos deixaram de ser médicos só porque os enfermeiros lhe "roubaram o acto técnico da algaliação?" Desde que os licenciados tenham competencia, não me afecta nada que o façam, por mim estou seguro enquanto enfermeiro e duvido que qualquer licenciado em geriatria possa por em causa a minha profissão...

Offline jinkxy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Julho 03, 2008, 23:42:16 »
caramba, agora não são as tecnicas que importam.

fazem  parte de um todo, esse todo é a Enfermagem!

hein!?

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Julho 04, 2008, 05:56:59 »
Citação de: Luís-Prata
Mais um vez questiono: O que querem? Poder?
Será um acto técnico assim tão importante ao ponto de sentirmos uma ameaça à nossa profissão...
O que é ser enfermeiro?
Acho que se conseguirem responder a esta questão e se tivermos seguros do nosso papel junto dos utentes, vamos compreender que não é por fazer uma algaliação ou não que a profissão de enfermagem pode ser posta em causa...
Nós prestamos cuidados ao longo do ciclo de vida (colliére), na busca da autonomia da pessoa, tendo em conta a sua força, vontade e conhecimento (Henderson), o enfermeiro apenas procura assegurar que a pessoa consiga manter satisfeitas a sua necessidades (Watson). Que importa agora se temos mais ou menos actos técnicos o nosso verdadeiro papel secalhar não vai tanto por ai... Mas a necessidade de procurar o PODER atraves de actos que eram nos primórdios, actos médicos, é um problema que ainda hoje não deixámos de ter... Os médicos deixaram de ser médicos só porque os enfermeiros lhe "roubaram o acto técnico da algaliação?" Desde que os licenciados tenham competencia, não me afecta nada que o façam, por mim estou seguro enquanto enfermeiro e duvido que qualquer licenciado em geriatria possa por em causa a minha profissão...

Colega...Não penso que o grande problema seja a técnica em si. O que se passa é que uns técnicos fazem algaliações, outros puncionam, outros realizam ecg, outros mobilizam...daki a pouco temos técnicos para td e os enfermeiros deixam de ser precisos. Porque é q têm que algaliar se há enfermeiros?