Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 42897 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #15 em: Março 02, 2008, 16:34:06 »
Não podemos considerar os idosos "bebes grandes". Os idosos são pessoas já com um longo percurso de vida e a última fase de vida não pode ser equiparada à primeira. Os idosos são idosos...bebes são bebes.

Concordo que a geriatria não é só associado a lares. Os idosos estão em todo o lado. Estão na rua, estão nos hospitais e centros de saúde, estão nos lares, centros de dia, centros de noite, unidades de cuidados continuados,... São nossos amigos, familiares, conhecidos e desconhecidos. Os idosos estão em todo o lado dentro da nossa casa e fora dela.

A geriatria é sem dúvida alguma o futuro...mas o que eu vejo e tenho que discordar...não são os enfermeiros em fim de carreira que procuram ir trabalhar com idosos...esses são mesmo dos que mais fogem da geriatria. Os mais novos procuram serviços sem dúvida alguma mais técnicos...mas hoje em dia alguns já se encontram dispertos com os estágios em lares e nas medicinas.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Março 02, 2008, 23:36:51 »
Ora agora é que se focou o ponto - quase todos os enfermeiros consideram os idosos bébes grandes... se a maioria não gosta de cuidar dos pequenos, quanto mais os grandes....

Os idosos são pessoas - autónomas - e isto, por vezes, é dificil de aceitar...

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Março 03, 2008, 11:47:25 »
Oie,

Enf Sergio aquilo que disse é exactamente o que me dizem os colegas qd lhes pergunto pq não gostam da geriatria, e a resposta é sp a msm pq os idosos são "bébes grandes", e qd dizem isto é associado ao esforço fisico principalmente...

Eu sei que os idosos não são bébes grandes, eu sei pq a geriatria interessa -me, pq faço formação na area, tal como você, e é por essa razão que vimos a geriatria de uma maneira diferente pq procuramos conhece -la...

Se repararmos as razões apontadas pelos enfs para dizerem NAO à geriatria, estão sp ligadas a esforço fisico, não haver muita tecnica a desenvolver, o que me leva sp a perguntar mas afinal o que é a enfermagem para os enfs...

A geriatria nao interessa aos mais novos, talvez o interesse tenha vindo a crescer devido a situação de enfermagem, levando a que a geriatria deixe de ser a 2 opção como antigamente...

Já repararam que nunca se fala em processo de enfermagem,no facto do enf ser o elo de ligação entre os diferentes elementos da equipa, ser o elo de ligação entre equipa e familia...

As razões que apontei na minha ultima intervenção, são as razões apontadas pelos colegas para não trab em geriatria, não é a minha opinião sobre a geriatria, pq se assim fosse ja tinha mudado de área...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Março 03, 2008, 18:27:39 »
Cabe a todos nós que fazemos formação na área geriátrica tentar mudar as mentalidades...

Temos que mostrar que embora um serviço pesado é gratificante...

Que pode não ser muito técnico...mas que se desenvolvem outras competências igualmente importantes...não é só de técnica que vive a enfermagem...

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Março 03, 2008, 18:35:30 »
Provavelmente fogem da geriatria porque não é nos lares que se ganha melhor...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Março 03, 2008, 19:33:57 »
Mas como já alguém disse...a geriatria não é só lares...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #21 em: Março 06, 2008, 17:32:10 »
Já agora dava um bom tópico de discussão não? Em que locais podem os enfermeiros intervir na área da geriatria?

Em primeiro lugar, tal como muitos de vocês acredito que a enfermagem tem a sua essência na prevenção e na implementação de acções que não são essencialmente técnicas e que visam promover a adaptação da pessoa a sua condição de saúde.

Em face disso acho que o primeiro grande problema no que concerne a pergunta está relacionado com a sociedade e a forma como esta vê as profissões e a vida. Quantos de nós não viram doentes ganhar esperança acentuada porque estão com uma máquina? Isto são sinais dos tempos, que neste país demoram muito a mudar.

Também essa percepção têm os alunos ao longo da formação. Contudo, alguns deles mudam a percepção. Na minha formação tive algumas cadeiras relacionadas com a geriatria, mas acho que foram insuficientes. Esta é uma área que requer investimento e maior dedicação por parte dos curriculos escolares. Ressalvo as pós-graduações que estão a surgir. Sei que na minha antiga escola também está a ser dado mais ênfase à temática do idoso, fruto do doutoramento de uma professora nessa área

Tal como dizia o enfSergio é necessário mudar mentalidades. Trabalho num serviço de ortopedia que lida com população cada vez mais idosa, na nossa prática interroga-mo-nos que futuro e que estratégias teremos de adoptar perante esta população, que cuidados, que formas de investir, que ensinos, que estratégias?

Em relação a algo que se falou aqui de no lar não se adquirir competências, acho que se adquirem competências diferentes tal como no centro de saúde que ainda são pouco valorizadas e pouco satisfatórias para os enfermeiros formados essencialmente para o trabalho hospitalar. Também aqui é necessário que a formação seja repensada face a crise de empregabilidade nas entidades hospitalares.

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Março 06, 2008, 18:57:06 »
Oie,

Colega Caldas, agora é que disse td; realmente o mal da geriatria começa logo na nossa sociedade, que acha que enfs que trabalham em geriatria são menos enfs que os outros; a formação de base benefecia os cuidados em intra -hospitalar; logo aí a geriatria é morta a nascença...

Acho que em todos os tópicos aparece uma frase do género: a enfermagem vai mal, onde é que já se viu estágios em lares e infantários; bem não percebo qual o mal td depende dos objectivos do estágio, a muitos enfs  fazia-lhe bem um estágio num lar...

Em que serviços os enfs podem intervir na área de geriatria? Pelos vistos em todos os serviços...

Ha uns tempos estive num congresso de cirurgia cardio toracica, onde a dada altura se falava que os doentes cada vez eram mais velhos e mais pesados que era preciso adoptar estratégias  para esta nova realidade, bem penso que era esta ideia...

É preciso mudar mentalidades, todos recebemos a msm formação de base, todos temos idosos nos nossos serviços, se ainda não conseguimos perceber a imp da geriatria então algo vai mal na enfermagem...

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Março 07, 2008, 17:16:52 »
Eu sou um defensor de estágios em lares de terceira idade. Não concordo é que um estágio num lar substitua um estágio num serviço de medicina (como já foi referenciado num tópico anterior), pois não há comparação.

Mas um estágio num lar de terceira idade, com boas condições para campo de estágio, poderá ser muito enriquecedor e fazer com que os alunos possam apanhar o gosto pela enfermagem geriátrica. Decerteza que arranjarão muito para fazer. Decerteza que permite desenvolver capacidades e habilidades que mais nenhum estágio permitirá.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Março 07, 2008, 21:01:23 »
olá!Encontro-me a trabalhar neste momento há uma semana e estou a gostar muito! è um lar muito diferente daquele em que fiz estágio durante o curso...Acredito que é importante um estágio em lar de idosos mas não em qualquer lar. A minha experiência de estágio foi mais de animadora cultural do que outra coisa...Onde me encontro agora não...damos banhos no leito, realizamos pensos, preparamos as caixas de medicação...damos atenção aos idosos,..... enfim fazemos tudo o que tem a ver que a nossa profissão..e acreditem há trabalho para começar as 8h da manha e acabar...nunca...infelizmente somos só dois e temos que ter também o nosso descanso nocturno...

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Março 07, 2008, 22:57:52 »
Anita permita-me que faça uma pergunta provocante: Considera que esse lar é um local a que podemos chamar lar (ver tópicos desta secção relacionados com os lares)? Não será antes isso um local que em muito se assemelha ao que devem ser as Unidades de Recobro da Rede de Cuidados Continuados, só que com muito menos profissionais que quando a estrutura pertence a rede?

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Março 07, 2008, 23:29:40 »
Pode ser um lar...mas com óptimas condições :)
Todos os nossos lares deveriam ser assim...em que o enfermeiro não deveria ir apenas fazer uns pensitos e ir embora.
O enfermeiro deve ter um papel activo na prestação dos cuidados, só assim se poderão melhorar a qualidade aos idosos que lá estão.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Março 07, 2008, 23:40:18 »
EnfSergio estava-me a referir ao tópico em que falamos de como seria o Lar Ideal. Claro que para alguns dos frequentadores do lar será necessário nesses lares haver cuidados de enfermagem a nível da dependência dos auto-cuidados. Porém, acho que num lar ideal, a maioria dos seus utentes encontra-se lá por situações sociais e não por diminuição da sua condição de saúde, ou perda do equilíbrio saúde-doença.

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Março 08, 2008, 13:14:10 »
olá :
acho que esta questão: "enfermeiros fogem os enfermeiros à enf. geriátrica " é falsa. Neste momento encontro-me a frequentar um curso de pós-graduação em geriatria e comigo andam mais 39 colegas e ficaram algumas pessoas sem vaga  para o frequentar.
cumprimentos

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Março 08, 2008, 14:16:06 »
Será que foram por ser área geriátrica ou por ser ima pós-graduação??

Conheço pessoas que tiraram uma pós-graduação em geriatria...porque queriam tirar uma pós-graduação e não havia nenhuma que lhes agradasse aberta...e então "meteram-se" na que acharam "menos má".

Pois é...é esta a realidade...muitas pessoas pensam que se tem que ir fazendo curriculo para não ficar para trás em serviços competitivos. E assim metem-se "na coisa...sem gosto pela coisa"