Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 43629 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #75 em: Agosto 31, 2010, 23:02:23 »
É muito gratificante trabalhar com idosos...infelizmente muitos colegas ainda olham para o trabalho com e para os idosos como sendo algo desprestigiante...

Olham para um enfermeiro que trabalha num lar, como se ele não fizesse nada...num lar um enfermeiro pode fazer muito...

Offline joaninha4dias

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #76 em: Agosto 31, 2010, 23:16:36 »
Caro colega Sérgio, não acredito que os colegas fujam da geriatria, não temos é oportunidade de trabalhar com idosos como se calhar o colega tem, se me dessem oportunidade de repetir a experiência que tive a trabalhar com idosos acredite que repetiria mas a vida tem destas coisas, nem sempre nos permite trabalhar na área em que nos sentimos mais motivados.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #77 em: Agosto 31, 2010, 23:31:47 »
Citação de: joaninha4dias
Caro colega Sérgio, não acredito que os colegas fujam da geriatria, não temos é oportunidade de trabalhar com idosos como se calhar o colega tem, se me dessem oportunidade de repetir a experiência que tive a trabalhar com idosos acredite que repetiria mas a vida tem destas coisas, nem sempre nos permite trabalhar na área em que nos sentimos mais motivados.

Se lhe dessem oportunidade a si...secalhar gostava...e a quantos colegas nossos, se lhes dessem oportunidade, iriam agarrá-la com gosto? Isto se a agarrassem...

Offline Ninja

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #78 em: Agosto 31, 2010, 23:38:32 »
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #79 em: Agosto 31, 2010, 23:40:46 »
Citação de: Ninja
eu sou um daqueles que adorava abraçar qualquer projecto relativo à geriatria, contudo o que falta mesmo são as oportunidades para tal..
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?

Offline CristyFerreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #80 em: Agosto 31, 2010, 23:42:55 »
Olá colegas. Estou a 1 ano e 3 meses a trabalhar num Lar de 3ª idade, e posso dizer que para mim tem sido uma experiência excelente, e muito gratificante. Infelizmente, tal como já aqui foi dito, existe muito a ideia de que um Enfermeiro num lar não faz nada, que não tem trabalho, que não evolui nos conhecimentos. O que eu posso dizer a essas pessoas é que estão COMPLETAMENTE ENGANADAS. Posso dar o meu exemplo pessoal, no lar onde trabalho somos 3 Enfermeiras, eu faço o turno das 13 às 20h e nunca consigo sair a horas. Penso que se não tivesse trabalho como dizem, conseguia sair sempre às 20h em ponto, não acham??
Eu costumo dizer que há sempre trabalho, há sempre algo que podemos fazer, principalmente num lar com 72 idosos. Fico revoltada quando encontro pessoas conhecidas e que fazem a dita pergunta "Então? Onde estás a trabalhar?", e quando eu respondo que estou num lar vem logo aquela resposta maravilhosa que transmite a visão da nossa sociedade "Ah, deixa lá! Um dia destes arranjas trabalho à sério num Hospital"  :o    Enfim .... a realidade é que para a nossa sociedade, Enfermeiro só é Enfermeiro quando trabalha num Hospital, e se for no Serviço de Urgência ou Unidade de Cuidados Intensivos, uiiii isso então é mais que Enfermeiro. Â É pena, penso que somos todos Enfermeiros independentemente do local onde trabalhamos, exercemos é a Enfermagem em vertentes diferentes, mas não acredito que haja uma vertente superior e mais digna do que a outra, são todas importantes.
Quanto à ideia de existir uma estagnação nos conhecimentos dos Enfermeiros que trabalhem num Lar, penso que isso está nas mãos de cada pessoa. Cada pessoa é que deve procurar complementar os seus conhecimentos e tentar manter-se actualizado, independentemente de trabalhar num Lar, centro de saúde ou hospital.
Acabei o curso em 2008 e esta e a minha 1ª experiência profissional, e tenho tentado manter-me sempre activa a nível da renovação de conhecimentos e na procura de novos conhecimentos que me permitam não só sentir-me bem comigo mesma (porque gosto imenso de tentar saciar o meu bichinho da curiosidade), mas porque quero poder dar sempre mais, e melhor aqueles que me procuram para tentar aliviar um pouco do seu sofrimento seja ele físico ou psicológico.

O Enfsergio referiu que num lar um Enfermeiro pode fazer muito.....    eu complemento, dizendo que num lar o Enfermeiro pode fazer Tudo o que quiser para demonstrar o quanto a Enfermagem é bela e imensa, basta QUERER.
Cumprimentos para todos, desculpem este testamento.

Offline Ninja

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #81 em: Agosto 31, 2010, 23:46:24 »
Citação de: enfsergio
(sou recém-licenciado)

colega Ninja... já agora pergunto...porque adorava abraçar um projeto relativo à geriatria?

caro colega,
esse desejo prende-se sobretudo ao facto de os idosos serem (na minha opinião) uma fonte viva de conhecimento..
senti isso em todos os ensinos clínicos que realizei, tendo tido um enorme (!) prazer em trabalhar junto de pessoas desta faixa etária

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #82 em: Agosto 31, 2010, 23:53:45 »
@CristyFerreira

Obrigado pela tua resposta...gostei muito daquilo que li...e concordo

Offline funktastic

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #83 em: Novembro 04, 2010, 18:40:58 »
Isto tem muito que se lhe diga! Trabalhar com idosos nem sempre é fácil e dependendo do tipo de idosos pode tornar-se uma trabalho desgastante e mesmo pouco reconhecido! Sou capaz de compreender alguns dos colegas que não gostem da área, pois na verdade é um trabalho onde é preciso alguma paciência e gosto! É preciso importar-se com os idosos e na verdade é difícil remar contra a maré da sociedade, remar contra famílias que os abandonam, remar contra outros profissionais que os tratam como condenados à morte, remar também contra um estado de progressiva deterioração, remar um pouco contra o nosso estigma e remar contra a remitência de deixar o idoso morrer confortavelmente sem o masacrar!
Felizmente tenho tido o prazer de trabalhar com idosos e com enfermeiros que acima de tudo se importam com os seus doentes, e verdade seja dita, temos tido até bons resultados! Desmotivantes são as circunstâncias que nos rodeiam, mas nós tratamos sempre de fazer o nosso melhor!
soumesmointeligente.blogspot.com

Offline Ivo Paiva

• Membro
    • Ver Perfil
Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #84 em: Março 02, 2011, 00:23:21 »
Boa noite:
Sou recem-licenciado. Iniciei actividade, que mantenho, num Centro Geriátrico. Felizmente, e conhecendo algumas realidades próximas, pertenço a uma equipa multidisciplinar que se preocupa com o bem-estar da população residente: enfermeiros, médico, fisioterapeuta, psicóloga, animadora socio-cultural, auxiliares, etc.
Ao invés do que algumas colegas escreveram, eu quero mudar o Mundo, o MEU Mundo, nas 8h em que trabalho: quero fazer daqueles idosos pessoas mais felizes, mais saudáveis na medida em que isso é possível...
Tal como disseram, nos idosos a vertente psicológica quase sempre adquire uma proporção elevada: 3 minutos de conversa é suficiente para provocar uma diminuição da TA, um conforto pode melhorar o estado anímico do residente todo o dia, o auxílio na satisfação da NHB Comer e Beber vale-nos um "Muito Obrigado!" e há aqueles que já nos cumprimentam quando ainda nos encontramos distantes! Devemos valorizar as pessoas de cabelo branco; não gosto da comparação com as crianças (há toda uma consciência e experiência de vida que os separam)!
Se os nossos colegas desvalorizam a Enfermagem Geriátrica? Talvez. Talvez porque preferem outro campo de actuação. Talvez porque prefiram o tecnicismo da nossa profissão. Mas, se tiverem a mesma sorte que eu, talvez associem os 2 factores e realizem procedimentos técnicos num centro deste cariz: punções, cateterismos (vesicais ou gástricos), etc...
O problema não é só dos enfermeiros mas da sociedade (e os colegas de Cuidados Paliativos devem sentir o mesmo que nós): o medo da morte. Talvez quando todos forem resolvidos consigo próprios, possam prestar cuidados humanizados e globalizados aos séniores que tanto aprecio!

Cumprimentos,
Ivo Paiva
 O0

Offline Tixinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #85 em: Março 24, 2011, 13:44:58 »
(sou recém-licenciado)

caro colega,
esse desejo prende-se sobretudo ao facto de os idosos serem (na minha opinião) uma fonte viva de conhecimento..
senti isso em todos os ensinos clínicos que realizei, tendo tido um enorme (!) prazer em trabalhar junto de pessoas desta faixa etária

Eu assino por baixo concordo plenamente, e cada dia que passa fico cada vez mais desiludida com as pessoas que trabalham com idosos porque antes de terem os idosos como pessoas sábias, experientes e que merecem respeito, carinho e um "abraço" no final da sua caminhada como proporcionaram a nos todos quando nao nascemos e quando crescemos, eles recebem exactamente o contrario... cada vez mais ignorados, cada vez mais menosprezados... :(

Um dia seremos nós...
"Pedras no meu caminho? Guardo-as todas...Um dia vou construir um castelo!" FP

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #86 em: Março 30, 2011, 01:02:03 »
Citação de: Tixinha
(sou recém-licenciado)

caro colega,

Eu assino por baixo concordo plenamente, e cada dia que passa fico cada vez mais desiludida com as pessoas que trabalham com idosos porque antes de terem os idosos como pessoas sábias, experientes e que merecem respeito, carinho e um "abraço" no final da sua caminhada como proporcionaram a nos todos quando nao nascemos e quando crescemos, eles recebem exactamente o contrario... cada vez mais ignorados, cada vez mais menosprezados... :(

Um dia seremos nós...

É preciso gostar para se trabalhar nesta área. É preciso formação específica nesta área...mas acima de tudo é preciso vocação! Também eu me desiludo diariamente com algumas atitudes/comentários que vejo por parte de profissionais de diversas áreas relativas à pessoa idosa. É preciso agir!

Offline cfma

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #87 em: Abril 25, 2011, 02:51:55 »
Sou uma enfermeira recém-licenciada, e à semelhança de alguns dos colegas adoro trabalhar com idosos.  Recebemos tanto calor humano, não so deles como também das suas famílias.

Fico desiludida quando vejo colegas que valorizam muito mais a componente técnica do que a humana. Há que ser bom profissional sim mas em todas as vertentes. Durante 6 meses, após a conclusao do curso  trabalhei numa instituiºão que mais se assemelhava a um lar e que me fez ver a realidade da enfermagem portuguesa. OS enfermeiros nao têm paciencia para cuidar da população idosa.
Dar banhos? o que é isso? os enfermeiros parece que se sentiam desvalorizados se o fizessem, sim pk se no serviço ha auxiliares esses é que prestam os cuidados de higiene...infelizmente ainda se pensa assim.

Mas eu tenho orgulho em ser enfermeira e tenho a certeza que hei de manter as minhas aitudes para com os idosos que precisam muito de carinho e de bons cuidados. Quando me vim embora de lá, recebi um cartao com umas palavras  da filha de uma mulher que acabou por falecer la....« Obrigada por tudo o que fez pela minha mãe...»

tive colegas que me questionaram o k teria feito eu pa ter sido a unica a receber uma pequena lembrança daquela senhora ao que eu simplesmente respondi « o meu trabalho»; A verdade é que muitas vezes quando ela ia visitar a mae eu estava lá ao pe dela, a falar pra ela para nao se sentir sozinha, tudo aquilo que no fundo todos sabemos mas que pouca a gente faz- falar, ouvir tocar, simplesmente estar presente, em vez de estar nas salas de enfermagem a sentados `à espera que chegue a hora da passagem de turno....infelizmente quem teve a sorte de la continuar foram as pessoas que eram mais técnicas, nao desfazendo tambem boas profissionais, contudo, tenho a certeza que ao longo da vida hei de aperfeiçoar me mais na parte técnica, porque na parte humana já sou muito boa...Apelo ao investimento na geriatria. Nós precisamos deles e eles de nós.

Eu agora vou pensando na Bélgica como futuro profissional, pois em Portugal isto nao está fácil, e se um dia regressar que seja para o pé dos idosos.

Cumps

Offline RaquelSofia7

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #88 em: Janeiro 23, 2012, 23:57:08 »
Eu adoro esta área!! Os meus colegas também dizem o mesmo... Admiram-se por ser a área que mais gosto!!!

Aprendemos tanto com as histórias deles, com as vivências, os deabafos, a gratidão...

Vê-los abandonados pelas famílias, pessoas que foram os pilares das famílias e que tudo fizeram por elas... e agora... agora que precisam... nínguém lhes estende a mão... são maltratados e abandonados sem a compaixão de ninguém. Colocados em lares mesmo contra a sua vontade... Mas o que podem fazer? NADA... Pior... famílias que só querem saber das reformas de pessoas que andaram anos e anos a trabalhar para si!!!

Porque eu... ADORO GERIATRIA!

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #89 em: Fevereiro 20, 2012, 16:30:01 »
Acham que os enfermeiros estão mais dispertos para esta área?

Se esta especialidade fosse criada...quem iria candidatar-se a ela? Eu posso dizer que sem dúvida alguma iria tentar entrar nesta especialidade...