Autor Tópico: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?  (Lida 42929 vezes)

Offline nursing

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
Re: Porque fogem os enfermeiros à Enf.Geriátrica?
« Responder #45 em: Março 25, 2008, 22:52:25 »
olá Caros colegas!

É verdade que a  enfermagem geriatrica ainda é considerada como desmotivante, mas é nela que vai estar o Futuro. A nossa população está a envelhecer, e cada vez mais os lares estão a colocar enfermagem 24 horas por dia. Eu estou a ter essa sorte. SIm digo sorte, porque em nada me sinto azarenta por ir exercer a minha profissão num lar da terceira idade. Desmotivador seria para mim não ter trabalho e andar diariamente a mandar curriculos sem saber o que o futuro me reservava. Surgiu esta oportunidade e vou agarra-lá com muita força. Ao fim de 7 meses no desemprego e ja inscrita em várias lojas, foi uma verdadeira lufada de ar fresco na minha vida. Alias penso que será uma boa oportunidade para a enfermagem que se encontra em decadência. Todos os Enfermeiros sabem que  neste momento so se é enfermeiro por gosto.Vive-se na profunda instabilidade...pois é muita coisa vai ter que mudarnão so a delegação de funções mas também a mentalidade. Afinal todos Nós poderemos chegar a essa etapa da vida e qdo la chegarmos será que não queremos alguém qualificado a cuidar de nós ? ou será como diz a Mafalda Veiga... será que temos Medo de ver o seremos daqui a uns anos...

cumprimentos para todos

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Março 25, 2008, 23:09:44 »
Parabens por teres encontrado emprego, e boa sorte, tens um desfaio à tua frente que poderá ser muito estimulante....

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Março 25, 2008, 23:18:57 »
Parabéns por teres arranjado emprego...

Sem dúvida que cabe a ti fazeres que esse emprego seja estimulante. É um desafio que penso que será muito interessante para ti.

E como tu dizes...e como eu já disse...e como muitos já aqui disseram...a enfermagem geriátrica é e será o futuro da enfermagem.

Só espero que a enfermagem não acorde tarde demais para uma área que já começa a ser muito procurada por outras áreas...

Offline The_Undertaker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Março 25, 2008, 23:41:25 »
A enfermagem em Geriatria é de facto uma área de actuação dos enfermeiros tão digna como outra qualquer. Agora não queiram dizer que é muito estimulante ou tão estimulante como outra qualquer... comparem o que é ser enfermeiro em geriatria e o que é ser enfermeiro por exemplo num serviço de urgência... é muito mais estimulante, desafiante e gratificante... De qualquer forma fica aqui o meu apreço para quem trabalha em geriatria  8)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Março 26, 2008, 18:40:41 »
Cada área...a sua área...se eu não gostar de ser enfermeiro num serviço de urgência...que tem isso de estimulante, desafiante e gratificante para mim?? Nada...

O que se discute aqui é que os enfermeiros não conseguem ver que a geriatria consegue ser estimulante, desafiante e gratificante...e acredite que é...há uma envolvência muito maior em termos humanos...E pelos vistos o colega tem apreço por quem trabalha em geriatria...mas não consegue ver o trabalho que se pode fazer com e para o idoso.

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #50 em: Março 28, 2008, 19:24:00 »
Citação de: The_Undertaker
A enfermagem em Geriatria é de facto uma área de actuação dos enfermeiros tão digna como outra qualquer. Agora não queiram dizer que é muito estimulante ou tão estimulante como outra qualquer... comparem o que é ser enfermeiro em geriatria e o que é ser enfermeiro por exemplo num serviço de urgência... é muito mais estimulante, desafiante e gratificante... De qualquer forma fica aqui o meu apreço para quem trabalha em geriatria  8)

Colega undertaker e quem não gosta de urgência? E quem acha que os cuidados a doentes críticos não são motivadores? Tem de os praticar? É por essas concepções de que apenas o técnico e o patológico serem desafiantes é que surgiram outras profissões da área da saúde e que se apoderaram de competências menos desafiantes para nós. Agora algumas dessas profissões encontram-se ao nosso nível em termos de conhecimentos e de autonomia profissional. Aliás, a minha grande duvida é que cuidados autónomos são realizados pro um enfermeiro no Serviço de Urgência?

Offline The_Undertaker

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Março 29, 2008, 16:40:30 »
É apenas a minha opinião... Para mim a geriatria não é muito estimulante... E acreditem que trabalhar num serviço de urgência também tem muito de gratificante e uma grande dimensão de relação com o outro. Imaginem o que é o doente chegar ao SU com muitas queixas álgicas, em risco de morte e muito ansioso e com a intervenção do enfermeiro (e da restante equipe)  aliviar a dor, a ansiedade e afastar o doente do risco de morte iminente. Conseguem imaginar o quanto os doentes ficam agradecidos aos profissionais que têm estas intervenções? conseguem imaginar o grande campo de actuação a nível da relação de ajuda? Conseguem imaginar a possibilidade de todos os dias se depararem com situações novas e de não existir uma rotina (o que acontece em serviços de medicina e similares)?

É claro que é uma questão de gosto pessoal mas para mim o SU é o serviço de excelência para se ser enfermeiro, é o lugar em que todos os dias temos oportunidade para mostrar o que valemos.... Trabalhar em geriatria é, na minha opinião, muito nobre mas pouco estimulante e desafiante...  8)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Março 30, 2008, 19:58:54 »
opiniões...

gostos...

motivação...

técnica vs relação humana

rotinas...

estimulante...

gratificante...

cada um com a sua opinião... e dizem que gostos não se discutem...

A verdade é que só se consegue ver o estimulante, o motivador, o gratificante que é...gostando muito daquilo que fazemos...

Secalhar mais vale perguntar...Porque não gostam os enfermeiros da Enfermagem Geriátrica?

Offline Tixinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Março 31, 2008, 00:02:01 »
Porque não gostam os enfermeiros da Enfermagem Geriátrica?

Boa noite Caros colegas,
Não sei a questão será propriamente os enfermeiros nao gostarem de trabalhar em geriatria... Pelo menos eu nao encaro a situação dessa forma...
Eu estou a trabalhar num lar ha alguns meses depois de ter terminado o curso no ano passado...
Gosto muito de trabalhar com idosos e acho que é uma área fascinante sim... por aquilo que os idosos precisam de nós, por aquilo que lhes podemos dar, cuidando deles e ouvindo o que dizem, o que precisam, as suas angustias e as suas alegrias, os seus medos e as suas ansiedades...por aquilo que eles partilham conosco... por toda a vertente humana que implica esta área...
Agora, pela minha experiencia, pouca ainda, a ideia com que fico é que é uma área muito exigente... aos poucos vemo-los morrer, aos poucos vemo-los ir embora... é complicado ver que o organismo ja nao reage da melhor forma possível, é complicado ver, que mesmo tentando fazer tudo para eles ficarem bem, os esforços sao em vão,e acabamos por nos sentir impotentes...
Eu sinto-me impotente...
É complicado ouvir e ler "ah por causa da idade nao se procedeu a um exame mais exaustivo e profundo", "ah e tal a idade tb ja nao permite mais"... entre outras situações... nós tb seremos idosos um dia.. será que é assim que vamos querer que nos tratem??? Não digo que a realidade nao seja que o idoso é uma pessoa mais frágil, sim é verdade...mas muitas vezes nem se sabe a situação exacta do utente e através da idade põe-no logo de lado... como é possível??? Se toda a gente tem direito a morrer com dignidade???Se toda a gente tem direito à saúde???

Sinto que talvez seja por isso que uma grande maioria dos enfermeiros nao gostem tanto desta área... é um mecanismo de defesa dos próprios enfermeiros... e talvez seja por isso que os enfermeiros achem desmotivante... afinal sao um grupo de pessoas com características especificas e que nem todas as intervenções podem se colocar em prática, mas após isso é que vem a parte mais motivante -  arranjar estratégias para cuidar do idoso da melhor forma possível, com a melhor qualidade possível...

Cumprimentos cuidados!!!
"Pedras no meu caminho? Guardo-as todas...Um dia vou construir um castelo!" FP

Offline paulomoutinho938

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Abril 01, 2008, 23:04:04 »
Respondendo as tuas perguntas Enf. Sérgio,

Aqui na Suiça o trabalho em enfermagem geriatrica é muito valorizado quer pela população em geral quer pelos proprios hospitais e isso reflete-se num salario mais elevado, que é degastante, de facto o é mas também é muito gratificante.

Na Suiça existe de facto, pós graduação emm geriatria e tambem master em geriatria, não existe a meu conhecer uma grande percentagem de enfermeiros jovens a demonstrar interesse na enfermagem geriatrica mas no entanto nao tenho a noção que fujam dos serviços de geriatria, preferindo-os aos serviços de pedopsiquiatria ou psicogeriatria.

É de facto pena que em Portugal as instituições não se terem ainda dado conta da importancia de uma especialização na area, visto a população da terceira idade estar cada vez mais a aumentar...
Paulo T. M.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Abril 06, 2008, 14:40:40 »
obrigado paulomoutinho938

Realmente falta valorizar a enfermagem geriátrica e darem conta da importência de uma especialidade nesta área...

A todos os interessados nesta área...podíamos unirmo-nos e enviar uma petição à ordem para a enfermagem geriátrica se tornar especialidade...

:)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #56 em: Abril 08, 2008, 02:42:01 »
@enfsergio

A geriatria/gerontologia é daquelas que é de caras, que tem condições para se individualizar como especialidade.

É um campo amplo por desenvolver, nomeadamente em termos de novas formas de organização de trabalho, em parceria (partnership) com os idosos.

Muito estimulante se colocarmos a criatividade a funcionar.

Quanto à questão colocada no inicio do tópico, o estudo, ainda actual mesmo com mais de 10 anos, da Enf. Arminda Costa (ESEnfPorto) e que é um clássico que os enfermeiros com formação nesta área conhecem, e que coloca as razões, na falta de orientação para os idosos na formação inicial, na organização burocratizadas e hierarquizadas das unidades que cuidam os idosos,e a colagem ao modelo biomédico dos profissionais que acabam a formação e procuram locais onde esse modelo é mais evidente.

Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Enfermagem na Saúde do Idoso: Dirigida aos dos projectos de saúde do Idoso a vivenciar processos de saúde/ doença com vista à promoção da saúde, prevenção e tratamento da doença, readaptação funcional e reinserção social em todos os contextos de vida.

No decurso deste mandato o Conselho de Enfermagem pretende elaborar a matriz de
reconhecimento de especialidades, definir as competências comuns e definir das
competências específicas para cada área de especialização aqui perspectivada.

In http://www.ordemenfermeiros.pt/images/c ... s_site.pdf

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Abril 08, 2008, 15:21:50 »
Para terminar, uma sugestão ao enfsergio, e quem se lhe quiser associar, vejam qual o ponto da situação neste processo de indiv. de especialidades. E apresentem propostas para definir o que está por definir.

Interessados em colaborar?

Offline brunomd

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Abril 08, 2008, 18:42:55 »
oi
eu sei k opinioes sao opinioes mas nao me venham falar em relação de ajuda em serviço de urgencia. isso significa que nao sabem o que é e quais os requisitos para a relação de ajuda.
De facto a enfermagem de urgencia e muito estimulante, motivadora e nada rotineira, mas nao me queiram fazer crer que e a area onde ha maior interação humana...
Trabalhei nas Urgencias de Comibra e o k menos gostei foi do facto de ninguem saber quem era o doente, de onde vinha, pra onde ia, que antecedentes tinha, etc. Sabia se que chegava com dores, com arrtmia, com isto com aquilo e que tinha determinado medicamento prta fazer ou analises ou exame....
depois de cumprir a tabela e fazer os exmanes e ficar sem dor ou normocardico la se ia embora ou pro internamento, mas uma coisa é certa, com 20 doentes onde so deveriam estar 5, nao da pra estabelecer relação de ajuda...

No entanto reconheço que em termos tecnicos e cognitivos é um optimo serviço pra aprender muita coisa...
:)
Bruno MD

Offline Tixinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #59 em: Abril 08, 2008, 21:28:44 »
Citação de: enfsergio

Interessados em colaborar?

Interessada, conta comigo  ;)
"Pedras no meu caminho? Guardo-as todas...Um dia vou construir um castelo!" FP