Autor Tópico: AAM, o seu papel e as suas jornadas e congressos  (Lida 9049 vezes)

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
Re: AAM, o seu papel e as suas jornadas e congressos
« Responder #15 em: Fevereiro 20, 2008, 22:06:19 »
E que afinal parece que estamos todos de acordo  ;D

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Fevereiro 21, 2008, 22:20:15 »
Citação de: SandroMelo
(...)Hoje, no hospital onde fiz a maior parte dos estágios enquanto aluno, e depois orientei alunos enquanto docente, é prática comum os AAM no final dos turnos trazerem a folhinha com os volumes urinários dos doentes, etc, etc, etc.
(...)

E isso está mal?

Citação de: ruipintos
(...)
Fazer formação aos AAM sim, mas CUIDADO!!! Não lhes ensinem demais... Mais do que as funções deles não!!! É isso ou a nossa profissão vai ficar de mal a pior.

(...)

compreendo a ideia, mas parece-me um discurso pouco democrático...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Fevereiro 22, 2008, 08:38:35 »
Caro Charlie

Isto não vai lá com diplomacia. À conta de sermos diplomáticos o que temos ganho?

Offline MFC

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Fevereiro 23, 2008, 01:43:15 »
Esta discussão parece-me absurda. Então nós estamos preocupados por existirem outros profissionais a querer saber de Enfermagem? Isso só abona a favor da nossa area, que deixa de ser um conhcimento exclusivo dos enfermeiros. Eu sou enfermeiro e tenho conhecimentos de Medicina, Sociologia, Psicologia, Farmacia, Fisioterapia....essa formação ecletica serviu para que podesse ser enfermeiro. E é isso que sou apesar dos conhecimentos. Não tenho outra profissão nem competencia.
Se os auxiliares querem desenvolver-se enquanto profissionais com conhecimentos que não se baseiem unicamente na experiencia, pois que estudem. Que sejam AAM com maiores connhecimentos e maior competencia profissional.
Mas maior competencia para serem AAM.
Eu pela minha parte farei o mesmo na area da Enfermagem...e ando é preocupado em ser um Enfermeiro Competente!

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Fevereiro 23, 2008, 11:52:50 »
Caro colega MFC!

Eu não me preocupo qd os AAM têm formação. Preocupo-me sim, qd utilização essa formação para nos substituir. De certeza que já ouviu comentários, como eu já ouvi, de AAM a dizer que no serviço onde trabalham são eles que fazem isto e aquilo, como se os enfermeiros não tivessem responsabilidades.

É para evitar os ditos auxiliares de enfermagem, que acabam por fazer o nosso trabalho mas com menos formação que nós, que eu me bato todos os dias.

Não me diga que acha bem que os funcionários dos serviços gerais abordem um tema nas suas jornadas referente ao tema "O doente entubado". Eu Acho muito mal!!!

Mas atenção que tb sou a favor da formação destes quando devidamente acautelados os temas e as abordagens.

Cumprimentos

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Fevereiro 23, 2008, 14:14:58 »
Sou a favor da formação dos AAM. Penso que todos ficam a ganhar se tivermos auxiliarares com conhecimentos, principalmente quem ganha é o doente.

Em relação a determinadas temáticas...cuidados ao doente entubado...quem dá essa conferência? É alguém com conhecimentos? Será que quando cuidamos de um doente entubado o fazemos sozinhos? Será que por vezes não necessitamos de um auxiliar? Penso que ninguém pretende que sejam eles a cuidar dos doentes sozinhos. Queremos que nos ajudem, e que saibam o que estão a fazer, que não o saibam apenas empiricamente.

Em relação a fazerem o que é nosso...isso cabe a nós enfermeiros, nos nossos locais de trabalho fazer as distinções. Quando vemos algo que não concordamos...dizer na hora...dizer...Srª Auxiliar...não pode nem deve fazer isso pois isso é da responsabilidade da enfermagem. Cabe a nós chamar a atenção na altura certa e não deixar andar...cabe a nós definir o que podem ou não podem fazer.

Como eu já referi anteriormente...a formação das auxiliares não tem como objectivo substituir-nos...mas sim ajudar-nos e melhorar a prática de cuidados.

Offline alleinade

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Fevereiro 23, 2008, 22:17:22 »
Oie,

Colega Ruipintos, penso que ninguem é a favor da formação dos auxiliares para fazer o que é da responsabilidade da enfermagem, mas percebo a sua preocupação, e se ha auxiliares a praticar actos exclusivos da enfermagem a culpa é dos enfermeiros que o consentem...

E afinal, na vossa opiniao, quais os temas que poderiam ser abordados numas jornadas de AAM?

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Fevereiro 25, 2008, 23:38:34 »
Olá!

Como a colega disse, muito do que se passa nos hospitais nestes termos é culpa exclusivamente nossa.

Formação para AAM: funções do AAM, comunicação, higiene e segurança no trabalho, desinfecção da unidade do doente, cuidados a ter com os vários tipos de lixos hospitalares, noções de isolamento do doente, trabalho em equipa, a morte, ...

Existem muitos temas que não propriamente "o doente entubado", como referi nas anteriores intervenções, que vai ser abordado numa dessas jornadas.

Cumprimentos

Offline Pescador100rede

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Fevereiro 26, 2008, 16:07:09 »
Realmente é uma excelente pergunta.

Tantas tarefas passam ao auxiliar como posiçionamento dos doentes, alimentações dos doentes ainda com a sonda, ida aos banhos sem a vigilancia do enfermeiro mas com a famosa "supervisão" dos mesmos, remédios deixados nas mesinhas de cabeceira para os auxiliares os darem. Afinal queixam-se de quê?

Offline Pescador100rede

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Fevereiro 26, 2008, 16:16:54 »
Colegas

Atenção. Os AAM não usurparam nenhuma das nossas funções!
Fomos nós que lhas entregemos de bandeja.
Quando há 11 anos comecei o curso, achava estranho os AAM prestarem cuidados de higiene a doentes com necessidades especiais de cuidados, sem qualquer supervisão, a alimentarem doentes por gavagem e melhor ainda a administrarem a terapeutica que os srs. enfermeiros gentilmente deixavam na mesa de apoio.

Hoje, no hospital onde fiz a maior parte dos estágios enquanto aluno, e depois orientei alunos enquanto docente, é prática comum os AAM no final dos turnos trazerem a folhinha com os volumes urinários dos doentes, etc, etc, etc.

Temos obviamente que fazer algo em relação a isto, mas somos os principais culpados pelo que está a acontecer.

Bons enfermeiros são respeitados. É o seu caso pois é honesto. Tudo o que escreveu aqui é prática corrente efectivamente

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Fevereiro 27, 2008, 23:33:40 »
Caro Charlie

Isto não vai lá com diplomacia. À conta de sermos diplomáticos o que temos ganho?

Se a pergunta se circunscreve aos ultimos anos, nós não temos sido diplomáticos, nem directos, nós simplesmente não temos sido....

Se for relativamente à evolução da enfermagem nas ultimas decadas, temos conseguido muito...

Agora, acho que o facto de AAM falarem de asuntos de enfermagem é bom sinal, mostra interesse deles em querer saberr mais para nos auxiliarem, e não para se dedicarem às limpezas, como é o que a maioria dos AAM quer fazer.

Falar em congressos, não dá competências, nem habilitações....

Offline Ena Rot

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://enarot.blogs.sapo.pt/
« Responder #26 em: Fevereiro 28, 2008, 01:50:37 »
Não concordo quando se diz que os AAM nos ajudam ou nos auxiliam, para mim eles exercem as suas funções e executam as suas tarefas dentro da equipa de saúde.
Quanto às formações, alguém já se informou do conteúdo das mesmas?
Não vejo porque não podem ou não devem ter os AAM formação sobre doentes entubados (seja com sondas nasogástricas ou endotraqueais), depende da forma como essa formação for orientada. Como querem que os AAM mantenham a unidade dum doente entubado organizada e limpa se não tiverem formação a esse respeito? Como querem que um AAM vá numa emergência buscar material em tempo útil se não tiver formação a esse respeito?
.: Navegando e tentando Cuidar de outros Navegares :.

Google Reader -Ena Rot's shared items
Rabiscos
what am I doing...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Fevereiro 28, 2008, 09:31:49 »
Citação de: charlie_ze
Caro Charlie

Se a pergunta se circunscreve aos ultimos anos, nós não temos sido diplomáticos, nem directos, nós simplesmente não temos sido....

Completamente de acordo!

Se for relativamente à evolução da enfermagem nas ultimas decadas, temos conseguido muito...

Novamente completamente de acordo!

Agora, acho que o facto de AAM falarem de asuntos de enfermagem é bom sinal, mostra interesse deles em querer saberr mais para nos auxiliarem, e não para se dedicarem às limpezas, como é o que a maioria dos AAM quer fazer.

Falar em congressos, não dá competências, nem habilitações....

Para não variar...completamente de acordo. A mim não me afecta nada que eles tenham formação, pelo contrário, sempre a defendi. Agora o que me preocupa mesmo é a prática, onde os hospitais diminuem os rácios de enfermeiros porque até têm auxiliares qualificados!

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Fevereiro 28, 2008, 16:31:30 »
Olá!

Agora acho que chegámos ao centro da questão:

"Agora o que me preocupa mesmo é a prática, onde os hospitais diminuem os rácios de enfermeiros porque até têm auxiliares qualificados!"

Cumprimentos

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Fevereiro 28, 2008, 23:22:45 »
Citação de: ruipintos
Olá!

Agora acho que chegámos ao centro da questão:

"Agora o que me preocupa mesmo é a prática, onde os hospitais diminuem os rácios de enfermeiros porque até têm auxiliares qualificados!"

Cumprimentos
Isso acontece porque no nosso país continuamos a ver as funções de um enfermeiro de uma forma muito limitada....