Autor Tópico: Suturas  (Lida 16403 vezes)

Offline Bird

• Membro
    • Ver Perfil
Suturas
« em: Fevereiro 17, 2008, 16:47:33 »
Olá colegas, gostaria k me esclarecessem uma duvida, nas clinicas privadas é pratica corrente os enfermeiros realizarem pekenas suturas?

Tiveram formação para tal durante o curso base?

Obrigada pelo vosso testemunho :)

Cumps

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Suturas
« Responder #1 em: Fevereiro 17, 2008, 16:59:44 »
Não só nas Clínicas Privadas ,como em muitas unidades do SNS ,são os Enfermeiros que fazem as pequenas cirurgias.
Quanto à  formação ,que eu saiba ninguém tem nenhuma durante o Curso.
Eu aprendi com outros colegas e Médicos . No momento ,sempre que integro um colega novo se não sabe ensino-o e só começa quando se considera apto.
Todavia suturar é um acto médico e jamais algum Enfermeiro deverá ser obrigado a fazê-lo contrariado.
Tenho suturado ao longo da minha vida ,mas faço-o porque gosto ,jamais para ser prestável ao Médico e por vezes ,por consideração ao utente pois há muitos Clinicos Gerais ,que têm muito pouca experiência.

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Fevereiro 17, 2008, 17:08:23 »
Suturar, entubar, etc.... muitos colegas colegas são extremamente competentes em fazê-lo.
Pena é que os cursos de enfermagem estarem tão desfazados da realidade, e nas necessidades do mercado. Nem vejo vontade em adaptar os cursos ao séc. xxi....

Offline *Keli*

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 17, 2008, 17:19:49 »
Pois... no curso deveriamos tb aprender na minha opiniao... no meu abordamos praí 15 minutos isso por acaso... e suturamos almofadas ... loooool...

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 17, 2008, 18:53:46 »
Pois... eu tb suturei em alfomadas mas a prof pediu segredo... LOL
tenho um prof meu q diz q o Enfermeiro pode fazer tudo o q lhe apatece desde q se sinta capaz e assuma a responsabilidade... Portanto pra ele nao ha actos medicos, pq o Enfermeiro q tenho formação pode faze-lo.
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline Marlene_almeida

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Fevereiro 17, 2008, 19:04:21 »
Tive uma aula prática... a suturar carne de porco...  :) serviu para aprender a técnica :)

Offline *Keli*

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Fevereiro 17, 2008, 19:51:43 »
Bem... carne de porco inda é melhor k almofadas hehe ...  ;D

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 17, 2008, 20:06:03 »
Citação de: Valgaeren
tenho um prof meu q diz q o Enfermeiro pode fazer tudo o q lhe apatece desde q se sinta capaz e assuma a responsabilidade... Portanto pra ele nao ha actos medicos, pq o Enfermeiro q tenho formação pode faze-lo.
Estou em plena sintonia com esse professor.
O limite deve ser a certeza da nossa capacidade em fazer esses actos e jamais colocar em risco o utente.
O acto de suturar não sendo nada do outro mundo requer pericia e há princípios básicos a observar.
Só devemos executar ,se realmente temos conhecimentos para tal.

Offline Pattisamu

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 17, 2008, 21:38:55 »
No meu curso as suturas não eram preconizadas, gostaria de ter aprendido naquela altura nem que fosse na almofada ou na carne de porco... Risos. Sei um pouco da técnica, que me foi ensinada por alguns médicos, mas nunca pratiquei. Não vejo problema algum o enfermeiro realizar pequenas suturas, mas temos que respeitar o código e o facto de ser um ato médico.
Patricia Silva

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Fevereiro 17, 2008, 21:59:39 »
Citação de: Álvaro Matos
Citação de: Valgaeren
Estou em plena sintonia com esse professor.

É pena é a lei não estar em sintonia. Mas também não se vê vontade em evoluir. Ou melhor, os profissionais têm vontade, as instituições que nos representam, é que não!

Offline betisinha

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Fevereiro 18, 2008, 08:22:02 »
acho que o enfermeiro pode e deve suturar desde que se sinta apto para tal e assuma inteiramente a responsabilidade pelo que executa.
trabalhei num centro de saude em que sao os enfermeiros que fazem as suturas por norma e quando acha de nao deve fazer, ou porque atingiu estruturas como tendões, o médico também nao sutura, transfere para o hospital.

Offline EnfAF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Fevereiro 18, 2008, 14:55:11 »
Ola a todos!

Durante o meu curso ensinaram-me a suturar num campo de estagio porque la eram os enfermeiros que suturavam... e foi assim que aprendi e tive a minha primeira experiencia a suturar. Contudo, a nivel de teoria na minha Escola nunca foi leccionado nada acerca desta tematica!

Abraço.
EnfAF

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Fevereiro 28, 2008, 23:27:36 »
Suturas simples não vejo porque não, suturar não implica nenhum conhecimento que o enfermeiro não tenha (e que muitos enfermeiros suturam com um nivel de qualiade bastante elevado), suturas mais complicadas (ten´~oes, musculos, etc.) nem qualquer médico o deve fazer...
o Problema é que os nossos líderes estão mais preocupados com os cuidados de higiene....

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Fevereiro 28, 2008, 23:47:57 »
Durante o meu curso , não aprendi a suturar. Foi um colega da Urgência que me deu noções. Experimentei mas não é minha prática corrente..até porque nos internamentos dificilmente se verifica necessidade. De qualquer modo , conheço colegas que suturam na perfeição ...melhor que alguns cirurgiões. Penso que o acto em si poderá ser executado por enfermeiros , desde que tenham segurança na execução. Na Urgência , e dependendo das situações , vejo sempre os enfermeiros a suturar...nenhum utente se queixou ainda ...e médicos também não.

Rita

Offline Marcos Paiva

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 29, 2008, 00:04:57 »
Eu felizmente aprendi a suturar e a retirar sinais (pequenas cirurgias) no meu 3º Ano, quando estagiei nas urgências... foi muito gratificante...

Comecei por suturar numa cabeça, e depois a retirar sinais e depois a suturar o local de remoção...

Isto tudo graças a uma orientadora excelente, a um médico porreiro e a uma vontade de aprender coisas novas e a não recusar as oportunidade só por nunca as ter concretizado!!  ;)

Mas suturar pode muito bem ser desempenhado por um Enfermeiro... até porque antigamente que suturava eram os Enfermeiros...