Autor Tópico: Suturas  (Lida 16399 vezes)

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Suturas
« Responder #15 em: Março 01, 2008, 18:07:58 »
Nos campos de estágios, alguns dos meus colegas tiveram a sorte de aprender a suturar, eu não aprendi a suturar, mas agora com Bolonha acho que já aprendem!
Apesar de não ser uma técnica dos enfermeiros, acho que quem souber e esteja a vontade, porque não?
:)

Offline katiana

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Março 02, 2008, 23:31:40 »
Quando fiz o meu estagio de Urgencia em Tondela, aprendi a realizar suturas na almofada e os enfermeiro ajudavam, ate que xeguei ao ponto de fazer suturas em dois pacientes que foram parar as urgencias. E correu muito bem. So temos é que deixar o medo de parte. E no meus pais (Angola) o enfermeiro é que faz as suturas, mesmo se forem foram grandes golpes, o medico observa e o enfermeiro é que faz a sutura. Como se diz o medico não faz quase nada, quem faz tudo é o Enfermeiro e isso o povo não vê. ;)

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Março 03, 2008, 18:40:45 »
Quem diz suturas diz outras coisas...na prática é o enfermeiro que muitas vezes as executa, mas sob uma quase obrigação de sigilo, para não colocar em causa a hegemonia do Sr. Dr.
Deixem-se de coisas! Assumam o que fazem, sem qualquer pejo, caso contrário deixem de o fazer. Autonomia não é fazer o que o médico deixa, é fazer aquilo que apenas depende de nós, aquilo que resulta da nossa decisão. Se assim não for nós não passamos de uma espécie de "verbo de encher" paus mandados de médicos que ainda sabem menos do que nós no que concerne a muito do que nos "mandam" fazer! Salientei a palavra mandam, porque infelizmente ainda existem muitos enfermeiros que se deixam mandar pelos médicos.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Março 03, 2008, 20:53:20 »
Hoje fiz a minha primeira sutura! Hihi! Bem fixe até...

Offline Cruzenferm

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://jpcruz8.blogspot.com/
« Responder #19 em: Março 03, 2008, 21:02:19 »
No meu curso são leccionadas 1 a 2 aulas práticas sobre isso, no entanto o "acto médico" estraga tudo...Imagino que haja médicos que não o saibam fazer...mas lá está a problemática, há médicos que são eles os próprios a pedir que seja o enfermeiro a fazer, devido à confiança que têm nele. Cumprimentos

Offline Bird

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Março 03, 2008, 21:52:34 »
Obrigada pelas vossas respostas....eu tb tive a aula pratica, como mtos colegas mencionaram, a cozer numa almofada...infelizmente nunca tive oportunidade de praticar, mas a vontade de o fazer e de aperfeiçoar a tecnica é enorme, não só para o "orgulho/conhecimento pessoal" mas tb para saber melhor responder ás exigencias profissionais e necessidades do utente...se alguem souber de algum site em k este assunto seja bem abordado agradecia k partilhasse...

Cumps a todos

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Março 03, 2008, 22:12:34 »
Citação de: CrIsL
Obrigada pelas vossas respostas....eu tb tive a aula pratica, como mtos colegas mencionaram, a cozer numa almofada...infelizmente nunca tive oportunidade de praticar, mas a vontade de o fazer e de aperfeiçoar a tecnica é enorme, não só para o "orgulho/conhecimento pessoal" mas tb para saber melhor responder ás exigencias profissionais e necessidades do utente...se alguem souber de algum site em k este assunto seja bem abordado agradecia k partilhasse...

Cumps a todos

Pois olha eu na escola não aprendi a suturar... Vim à net pesquisar como se fazia a técnica... Treinei em almofadas... Noutro dia houve oportunidade de suturar... Não conseguia dar o nó... Mas hoje, como estava sem médico na extensão, lá tentei e consegui na boa...

É só ter gosto por querer aprender mais e ter a oportunidade!

Um site para pesquisares: http://portal.ua.pt/projectos/mermaid/t ... mentos.htm

Fica bem

Offline Bird

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Março 13, 2008, 20:42:21 »
Obrigado enfarfr pelo site k indicast, está mto esclarecedor  ;)

Cumps

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Março 14, 2008, 10:01:47 »
Boa tarde.
Apesar de todos sabermos que as suturas não são da nossa área, no meu local de trabalho, normalmente, quem as faz são os enfermeiros.
A questão é a seguinte, como possuimos uma consulta aberta, é frequente aparecerem cortes que necessitam de ser suturados. Se trabalhamos em equipa, temos uma sala de espera cheia e se pelo facto de suturarmos os médicos podem continuar a fazer as consultas, porque não?
Eles são os primeiros a dizer que níos suturamos melhor que eles.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Março 23, 2008, 18:35:19 »
Faz quem sabe...

e mai nada!

Offline Valgaeren

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Março 24, 2008, 13:47:36 »
Citação de: Miguellopes
Citação de: Álvaro Matos
Citação de: Valgaeren
tenho um prof meu q diz q o Enfermeiro pode fazer tudo o q lhe apatece desde q se sinta capaz e assuma a responsabilidade... Portanto pra ele nao ha actos medicos, pq o Enfermeiro q tenho formação pode faze-lo.
Estou em plena sintonia com esse professor.

É pena é a lei não estar em sintonia. Mas também não se vê vontade em evoluir. Ou melhor, os profissionais têm vontade, as instituições que nos representam, é que não!

Esse meu prof ja teve na Ordem, ligado aos serviços judiciais e ele diz q nao ha nenhuma Lei q proibe um Enfermeiro de fazer o q quer q seja.
E olhem q esse emu Prof é mt conceituado....
mas pronto, ele tb as vezes exagera. LOL
mas concordo q se um Enfermeiro tem conhecimento e dps assuma as coisas entao q faça
DURA PRAXIS SED PRAXIS

Offline vania_neto

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Março 24, 2008, 14:25:08 »
Nao aprendi a suturar durante o curso (em Inglaterra), mas foi uma das primeiras coisas que nos ensiram quando fui trabalhar para as urgencias (isso, tirar sangue e por canulas (!!!!) e aplicar plaster de paris que tambem nao faz parte do curso base).

Desde que o enfermeiro tenha competencias (teoricas e praticas) comparaveis ao profesisonal que normalmente sutura (neste caso o medico) e que estas competencias tenham sido avaliadas por alguem (um colega mais experiente, um medico, enf chefe etc) acho que em teoria tudo bem.

Mas ate as administracoes/chefias aceitarem que os enfermeiros podem suturar e mecanismos de ensino e avaliacao forem introduzidos muito cuidado colegas. Porque qd corre tudo bem e fazemos alguns dos trabalhos dos medicos (por prazer ou nao) sem sequer salario de licenciados e' tudo sorrisos, mas assim que algum doente quiser compensacao "no one has our back" e perguntam-nos porque estamos a fazer um acto medico...

Aos colegas que o fazem porque nao contactar directamente as chefias e demais com um estudo sobre as vantagens dos enfermeiros suturarem, um plano de ensino e verificacao de competencias (uma vez que nem todos aprendem durante o curso)? E quem diz suturar diz muitas outras coisas.

E' deste modo que muitos actos chamados medicos passaram a actos de enfermagem com o reconhecimento devido em terras de Sua Majestade.

Offline Roberto T.

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Março 24, 2008, 21:49:21 »
Boas
Este é mais um tema polémico como tantos outros, mas um bom exemplos para explicar muitas questões levantadas em relação á autonomia do enfermeiro, muitas vezes e erradamente comparada a autonomia dos medicos.

Na minha realidade pessoal, centro de sáude onde tenho urgencias umas atrás das outras, suturo quase todos os dias, e assumo aquilo que faço. Se tivesse de chamar o médico para lhe pedir se podia suturar (como acontece com alguns colegas) então " faz favor eu dou apoio". Se eu tenho certeza que tenho capacidades para suturar, limpo, anestesio, suturo, faço penso e mando embora sem meter médico ao barulho. Se acho que a ferida tem caracteristicas que podem desenvolver infecção, ai peço colaboração médica naturalmente. Colegas, se fazem assumam, agora fazer as coisas que os outros não querem, e que não se sentem capazes não façam! Eu tirei o curso de suturas no sindicato, que deu algum treino em relação a diferentes tipos de suturas e administração de anestesia, e hoje suturo feridas profundas, com diferentes tipos de ponto (contudo, só suturo aquilo que me sinto capaz e que sei que nao coloca em risco a saude do utente).

Sempre me foi incutida a ideia de que somos capacitados para fazermos muitas e determinadas coisas desde que bem formados. Por exemplo no meu trabalho, sou o unico que retiro objectos da cornea, do ouvido e ainda sou o unico que consigo parar verdadeira hemorragias nasais (introduzindo um pinça completa na fossa nasal).. isto porque? não porque sou melhor, nada disso, mas porque aprendi, quis aprender e sei que o faço com segurança. sem risco para o utente nem para mim..quem não o quizer fazer determinadas coisas tudo bem, mas quando o façam por favor façam-se valer, e reconheçam-se a si proprios para que o utente vos reconheça também..
Existem muitas outras coisas, do qual gostaria de fazer, mas não tou habilitado, não o faço  e também sei reconhecer os meus limites, embora a nossa profissão não tenha limites definidos..

Nunca gostei muito de falar sobre cruzamento de competencias entre profissionais de saúde, mas a evolução ou degradação das profissões, são determinadas em parte pela competencia/incompetencia de cada uma.. se determiandas pessoas não fazem e nos nos sintamos a vontade para tal, entao porque não?? passados anos será mais que nossa competencia...mas isto so acontecerá que assumirmos o que fazemos!

Como toda a gente sabe, existem colegas que entubam, entre outras coisas que nao interessa descrever e que o fazem muito bem, infelizmente sempre incoberto pelos serviços...

Somos uma profissão em movimento :)

abraços

Offline Danoninha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Setembro 17, 2008, 12:11:13 »
Ninguem ensinou mas não vejo problema em fazê-lo se se souber não colocando o doente em risco.
Muitas vezes é já na profissão e junto de colegas (enfermeiros e médicos) que se aprende.
Seria o mesmo se se tratasse de uma situação de urgência e fosse necessário alguém para entubar, se é que me faço enteneder. Se se sabe, poder-se-á aplicar sem receio
Cumprimentos
Danoninha TM

Offline leedantas

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Outubro 18, 2008, 17:22:19 »
na realidade a ultima vez que me informei, relativamente a suturas havia um "lapso legal" nada nos proibia e nada indicava que era uma competencia dos enfermeiros.....mesmo assim tirei o curso no sindicato e acabei por realizar algumas suturas porque sentia -me apta e consciente de tudo o que estava a fazer.