Autor Tópico: CIDADES AMIGAS DOS IDOSOS  (Lida 3408 vezes)

Offline rmsfontes

  • Membro
  • ***
  • Mensagens: 48
    • Ver Perfil
CIDADES AMIGAS DOS IDOSOS
« em: Novembro 06, 2008, 00:51:06 »
O Projecto Cidade Amiga dos Idosos, lançado pela Organização Mundial de Saúde, é uma das mais felizes e extraordinárias ideias a que tive acesso nos ultimos anos, na área da Grande Idade.

O projecto que aparentemente se revestia de um interesse meramente académico (pesquisa das necessidades dos Idosos inseridos em meio urbano), pode tornar-se uma peça fundamental para a mudança de atitude e comportamento de toda a sociedade actual em relação ao Idoso.

De facto o Guia das Cidades Amigas dos Idosos é um documento magnífico, não indicando soluções mas apresentando pistas, contribuindo para que todos possamos encontrar as respostas mais adequadas aos Idosos das nossas cidades. Ninguém nos diz como fazer, mas ensina-nos a procurar como fazer. Desperta-nos para coisas simples que muito alteram a vida dos cidadãos mais velhos e, em consequência, a nossa vida.

As checklist avançadas no documento são sempre indicativas e de cumprimento flexível. No fundo pretende-se mudar a atitude e o comportamento das pessoas, Instituições, Organizações e Empresas, de modo a que todos contribuam para uma rede de solidariedade que mudará a nossa forma de olharmos para os Idosos e, especialmente, para as Cidades.

Uma das grandes lições que se retira da análise do documento-guia é que uma cidade amiga do idoso é também uma cidade amiga da criança, do deficiente e, no fundo, de todos os cidadãos.

Por outro lado este projecto permite às autarquias, às organizações, Instituições, empresas e particulares um envolvimento que poderá ser superficial ou profundo conforme a disponibilidade, interesse e capacidade, sem que isso traga custos económicos ou consuma recursos humanos. Ao mesmo tempo pode facilitar a alteração necessária da sociedade em relação ao idoso, podendo ser mesmo o pilar essencial para a grande construção que seremos obrigados a fazer para responder às necessidades do envelhecimento. O projecto poderá causar uma discussão profunda, séria e hoje, completamente obrigatória, sobre as nossas próprias necessidades, os nossos constrangimentos e as nossas expectativas em relação ao dia de amanhã.

A Cidade Amiga do Idoso pode pois ser um passo gigante para o reposicionamento da sociedade face ao envelhecimento.

Felizmente estou envolvido neste projecto que irá ser desenvolvido em algumas cidades portuguesas. Aguarda-se agora encontrar quem, em Portugal, represente a vontade da OMS em colocar o projecto em marcha. Mesmo quer esse interlocutor demore a ser encontrado, o processo não irá mais parar porque o nosso exercício de cidadania obriga-nos a não deixar esquecer esta novidade que aparece para poder alegrar a nossa Grande Idade, grupo ao qual pertenceremos obrigatoriamente mais tarde ou mais cedo.

É também importante perceber que o desenvolvimento deste projecto não obriga à subsidio-dependência, podendo ele próprio criar a sua sustentabilidade, desde que, exista criatividade, vontade e convicção.

Vamos pois lutar pelas Cidades Amigas dos Idosos, informando-nos, procurando e divulgando, porque essas cidades serão mais amigas de nós próprios e vão ser os sítios onde viveremos no futuro na condição de Idoso.

www.associacaoamigosdagrandeidade.com

Rui Manuel Santos Fontes

Offline EnfNessa

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 251
    • Ver Perfil
Re: CIDADES AMIGAS DOS IDOSOS
« Responder #1 em: Novembro 06, 2008, 18:48:54 »
Adorei a ideia... Assim podemos estar sempre a alerta de problemas ou necessidades dos nossos idosos  :)
Muito bem...  ;)

Offline enfsergio

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 1897
    • Ver Perfil
Re: CIDADES AMIGAS DOS IDOSOS
« Responder #2 em: Novembro 11, 2008, 14:05:33 »
Sem dúvida alguma uma excelente ideia.

Parabéns Rui por te envolveres neste projecto e por não desistires de projectos do género, sempre à procura do melhor para os nossos idosos.

Sabes que naquilo que conseguir ajudar...ajudarei...conta comigo...conta com o fórum para desenvolver as ideias...

Offline CCAV

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 472
    • Ver Perfil
Re: CIDADES AMIGAS DOS IDOSOS
« Responder #3 em: Dezembro 17, 2008, 23:39:15 »
Acho uma ideia espectacular!

Parabéns, são só bons projectos!

Continuação de uma boa caminhada!
Se queres um amigo, cativa-o!