Autor Tópico: Animação para idosos  (Lida 25566 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Animação para idosos
« em: Janeiro 24, 2008, 11:22:58 »
Com a progressiva diminuição das suas capacidades físicas o idoso vai alterando os seus hábitos e rotinas diárias, substituindo-as por actividades que lhe exijam um menor grau de actividade. Esta diminuição da actividade, ou mesmo inactividade, pode acarretar várias consequências, como redução da capacidade de concentração e reacção, diminuição da auto-estima, apatia, desmotivação, solidão e isolamento social.
   Luis Jacob (2002)

Na maioria dos Lares para idosos, a vida dos idosos é bastante pobre e parada, pelo que uma das funções do animador ou dos agentes de geriatria passa pela elaboração e realização de programas de intervenção com o objectivo de melhorar a qualidade de vida dos idosos institucionalizados. Não poderá o enfermeiro de um lar ter um papel activo nestas actividades? Será que o enfermeiro tem formação que permita elaborar um plano de actividades a desenvolver com e para os idosos?

Offline Thecrow19

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://anotherportuguesenurseinuk.blogspot.com
Re: Animação para idosos
« Responder #1 em: Janeiro 24, 2008, 21:08:20 »
Boa noite a todo. Este assunto é muito pertinente para mim até porque encontro-me agora a realizar o estagio de lar. Acho que o enfermeiro tem capacidade e pode ser activo neste tipo de actividades. Nós como alunos realizamos actividades, é preciso ter imaginação e saber enquadrar na area de enfermagem. O enfermeiro tambem pode colaborar na realizaçao das actividades com os outros tecnicos, porque é colaborar com a equipa multidisciplinar. Portanto acho que o enfermeiro generalista tem todas as potencialidades. é preciso imaginaçao e adequar a pessoa. cumprimentos

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 25, 2008, 23:00:40 »
Acredito que os enfermeiros também têm capacidades (leia-se competências teóricas e técnicas) para desenvolver actividades de animação de idosos e de ocupação de tempos livres. Obviamente também existem profissionais com formação mais específica nessa área! Mas por exemplo, planear sessões de exercícios tendo em conta os graus de dependência é algo que qualquer enfermeiro sabe e consegue fazer!

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Fevereiro 08, 2008, 10:42:39 »
Apesar de já existir curos totalmente vocacionados nesta área, o enfermeiro pode desenvolver muita na mesma. O ideal seria uma colaboração próxima entre o enfermeiro e o animador social, o idoso só teria a ganhar.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Fevereiro 08, 2008, 14:00:52 »
Penso que o enfermeiro deve ter um papel importante na animação. Penso que pode avaliar as capacidades e limitações dos idosos e estabelecer exercícios específicos a realizar juntamente com o animador do lar ou centro de dia.

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
Animação para idosos
« Responder #5 em: Março 13, 2008, 15:29:43 »
Apesar de ser enfermeira vou iniciar a minha actividade como animadora de idosos num lar.
Têm alguma experiência que possam partilhar comigo?
Existe algum site/livro onde possa encontrar informação sobre?
Obrigada :)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Março 13, 2008, 15:39:03 »
@Idalia

- JACOB, Luís (2007). Animação de Idosos: Actividades. 2.ª Edição. Porto: Ambar. ISBN 978-972-43-1171-5

- BARREIROS, João; ESPANHA, Margarida; CORREIA, Pedro Pezarat (2006). Actividade Física e Envelhecimento. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana. ISBN 972-735-133-6

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Março 13, 2008, 15:51:52 »
Obrigada enfsergio. Apesar desta ser uma área pouco amada, atrai-me bastante, pois sinto que estou a contribuir para que estes idosos aproveitem o melhor da vida que lhes resta.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #8 em: Março 13, 2008, 23:11:22 »
Colega Idalia: os idosos são como nós (já tenho 41 anos). Aproveitamos a vida que nos resta. Também não sabemos quantos dias temos. Desculpe a tirada filosófica.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Março 14, 2008, 23:59:39 »
Citação de: Idalia
Obrigada enfsergio. Apesar desta ser uma área pouco amada, atrai-me bastante, pois sinto que estou a contribuir para que estes idosos aproveitem o melhor da vida que lhes resta.

Colega, só agora lí a mensagem, tenho algum material gaurdado... depois digo alguma coisa

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Março 15, 2008, 11:29:27 »
Obrigada. :)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Março 18, 2008, 11:54:35 »
@ idalia

Também vais exercer funções de enfermagem ou só de animação??

Offline simg

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Março 18, 2008, 15:53:18 »
Caros colegas
Axei bastante pertinente esta kestao,nao so no ambito geriatrico como também a nivel pskiatrico.Nos enfermeiros, nao somos animadores,nem tao pouco agimos meramente par proporcionar lazer ou distraçao aos utentes...as nossas intervençoes tem obrigatoriamente k ter uma base cientifica,ou seja,nao podemos reduzir a nossa intervençao,somos profissionais preparados para realizar diagnosticos e planear intervençoes...as nossas acçoes, mesmo que pareçam ter essa conotaçao de lazer,podem ser realizadas se forem realizadas com intuito terapeutico.isto significa k cada destas intervençoes impoe um plano,avaliam-se as necessidades e planeiam-se o tipo de actividade k poderá desenvolvere ir d encontro á necessidade apresentada,posteriormentte avaliar-se-á a eficacia da actividade e os ganhos,e kdo falo em ganho também incluo os psicologicos ,claro.Penso k a ideia é esta, somos uma licenciatura baseada em fundamentos cientificos,penso k concordarao comigo.obrigada até breve. :)

Offline Idalia

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Março 18, 2008, 16:57:12 »
Caro colega simg
é esse o meu objectivo. Apesar de não ir desenvolver intervenções de enfermagem relacionadas com a realização de pensos e medicação, uma vez que não se trata dum emprego a tempo inteiro, pretendo estabelecer um plano de cuidados avaliando as necessidades dos utentes e estabelecendo um plano de intervenção que vá de encontro às suas necessidades.
Pretendo também incluir um vertente de educação para a saúde. Parece-me que estas contrinuam a constituir intervenções dignas duma enfermeira. Ainda que a remuneração não seja a ideal, pelo menos pela experiência e pelo prazer que esta oportunidade me proporcionará.

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Março 18, 2008, 17:18:36 »
Adaptar educação para a saúde com animação é possível e é importante.

Será que a animação com idosos não tem uma vertente científica? Parece-me que sim...temos que avaliar as capacidades do idoso, fazer um plano de actividades de acordo com as capacidades físicas e cognitivas do idoso, acompanhar o idoso durante as actividades e fazer uma avaliação. Tudo isto carece de conhecimentos e os enfermeiros têm esses mesmos conhecimentos.

A enfermagem não é só dar injecções e fazer pensos...a enfermagem é muito mais que isso, é muito mais abrangente. E este é um campo que pode ser nosso. Afinal tem muito de nosso. Avaliação-Planificação-Actuação-Avaliação.

Não nos podemos acomodar. Temos que ser capazes de fazer mais e melhor...