Autor Tópico: Queda=Morte de idoso  (Lida 4163 vezes)

Offline Life_passenger

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://cogitare.forumenfermagem.org/
Queda=Morte de idoso
« em: Janeiro 23, 2008, 13:44:36 »
"Vai ser investigada a morte de um idoso no Hospital de Aveiro. O homem caiu de uma maca, foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra por causa dos ferimentos e acabou por morrer dois dias depois. O ministro da Saúde lamenta mas diz que mantém a confiança nos serviços do hospital.

Manuel Silva sofria de problemas na vesícula. Começou com vómitos no sábado à noite e resolveu ir às urgências do Hospital de Estarreja. Como foi necessário fazer diagnósticos complementares foi transferido para Aveiro. Por volta das 3h00 foi atendido."Para continuar a ler e comenta  as noticias clique aqui:
http://enfermagemsu.blogspot.com/

Deixo os vídeos da Reportagem desta noticia em formato de vídeo. O primeiro refere-se à reportagem propriamente dita e o segundo à resposta da Ordem dos enfermeiros e da Bastonária.
Para verem cliquem nos links:
Link do Video :
1º- http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=321692&tema=37
2º- http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?headline=98&visual=25&article=321693&tema=37

Podem comentar aqui no Forum ou no Blog COGITARE EM ENFERMAGEM. Abraços

Offline Francisco Matos

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://mestredafoto.hi5.com
Re: Queda=Morte de idoso
« Responder #1 em: Janeiro 23, 2008, 13:54:58 »
Boa Tarde Caros Amigos,

De facto, não sei o que responder relativamente a este acontecimento...

Algo correu muito mal e alguém deveria tirar ilações sobre isso...

Cumprimentos,

Francisco Matos
quot;Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontraste." - Baden-Powell

Francisco Ivan de Castro Matos

Offline Esquiloatento

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 23, 2008, 14:27:31 »
Espero que casos como este não sejam o prato do dia dos noticiários nos próximos tempos, não por achar que não devam ser notícia, mas sim porque acho que são evitaveis. Quanto à queda de doentes, infelizmente ainda nos dias de hoje isso acontece e é algo a que os profissionais de saúde, nomeadamente os Enfermeiros deverão estar atentos a fim de evitar a sua ocorrência. Não sei se o serviço estava mt aterefado devido à requalificação das urgências, nem sei se quiseram saber sequer do utente que deu entrada, provavelmente como já vinha de outro hospital para realizar exames de diagnóstico e não seria nada de urgente, descuidaram-se um pouco. Espero que neste caso os profissionais de saúde não estivessem a passar pelas brasas, pois ai o caso muda de figura, mas para isso é que servem os inquéritos e a inspecção geral de saúde.
O que me choca neste caso é o facto de só terem descoberto o idoso debaixo da maca, depois dos familiares terem entrado no SU por estranharem a demora do seu familiar na realização de exames e terem chamado os profissionais de saúde.
Pelo menos a nossa bastonaria tem andado mais activa na comunicação social e penso que isso é positivo, apesar de por vezes sentir que pode sempre dizer algo melhor ou algo mais, mas já é um bom princípio.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 23, 2008, 15:22:09 »
Citação de: Francisco Matos
De facto, não sei o que responder relativamente a este acontecimento...
Algo correu muito mal e alguém deveria tirar ilações sobre isto .
Já somos dois.
São situações que infelizmente acontecem ,com alguma frequência ,que poucas vezes chegam à opinião pública.
Apurem-se responsabilidades e se houver negligência por parte de alguém que a culpa não morra solteira.
DEve esta situação servir de aviso para todos nós,pois isto pode ocorrer quando menos esperamos.

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 23, 2008, 20:47:25 »
Quando vi a notícia, a minha primeira reacção foi de espanto... algo que se dissipou em pouco tempo... Passo a explicar: das poucas vezes (felizmente  ;D) que estive nas Urgências de algum hospital, nenhuma alma penada (leia-se Enfermeiros, Médico, Auxiliares Acção Médica) verifica como estão os utentes! Para dar um exemplo, na semana passada o meu avô foi às urgências por hemorragia gástrica, e durante as duas horas que o acompanhei NUNCA ninguém foi lá vigiá-lo... Por duas vezes tive de ser EU a abordar as pessoas que estavam com bata (atenção: não me apresentei como enfermeiro) para o meu avô e para a senhora que estava na maca ao lado, pois estava a tentar sair da maca...

No entanto, o que neste momento acho, é que o hospital em causa vai fazer o que puder para não assumir as culpas.
Por outro lado, será muito fácil atribuir as culpas da queda (e não da morte) aos Enfermeiros e Auxiliares... A questão será perguntar: Quantos profissionais estavam a trabalhar? Quantos utentes estavam a ser atendidos na Urgência? Será diferente estarem 2 Enfermeiros ou estar só 1? E se só estava 1, era por decisão do hospital ou por falta de recursos financeiros para contratar mais pessoal?

Por fim, será necessário saber se a causa da morte foi a queda ou se foi agravado pela queda... Isto porque o utente foi transferido para para Coimbra devido ao coma e hemorragia interna. Terá sido da queda? Foi agravado com a queda?

E se tivesse sido permitida a entrada de um familiar? O utente ainda estaria vivo?

Isto são apenas algumas das minhas dúvidas...

Seja como for, espero que a "culpa não morra solteira"! Esse utente estava dentro do hospital! Por isso estava sob a responsabilidade do hospital, isto é, de todos os que lá trabalham...

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 25, 2008, 22:06:31 »
Através da autopsia, conclui-se que a causa da morte foi a queda...  :(

E agora?  ???  ???

Offline Vitor Barbosa

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 25, 2008, 22:42:30 »
As quedas nos hospitais são um assunto que nos preocupa cada vez mais. No entanto, julgo que será utópico pensar que será possível evitar todas as quedas que possam acontecer.

Ainda ontem presenciei uma em que a pessoa que caiu estava acompanhada por uma familiar dentro do WC e, mesmo assim, caiu. O próprio disse que estava tudo bem com ele e que não compreendia com tinha caído. O certo é que, de quedas menos graves, já vi resultar em TCE que acabaram com a morte do doente. Esta complicação é mais frequente em doentes hipocoagulados e trombocitopénicos, por ex.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Fevereiro 06, 2008, 18:04:03 »
Em minha opinião esta questão deve alertar-nos a todos como enfermeiros para os riscos que corremos com os utentes ao nosso cuidado.
Sei que muitos de nós estão sobrecarregados e nem sempre é fácil acompanhar devidamente cada utente, mas também sei que muitos de nós não estão sempre alerta para este tipo de situações.

Esta situação deve ser alvo de inquérito e os responsáveis assumirem as consequências.

Resta saber para quem vai sobrar, mas provavelmente para algum enfermeiro, que em minha opinião, deve ser sempre a pessoa mais desperta para estas coisas, pois para o médico facilmente se arranjará a desculpa de que estava a ver um doente, para o auxiliar a desculpa da formação limitada e logo menor responsabilidade.

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Fevereiro 15, 2008, 01:32:06 »
O0

Cavalheiro...
O enfermeiro deve ser responsável por um número máximo de doentes... e o hospital deve estar dotado de uma série de material... e deve... um par de botas...

Os enfermeiros só vão ser entalados por enfermeiros ! Porque se os chefes e a direcção de enfermagem forem decentes e congruentes, o enfermeiro dificilmente pode ser culpado.

Obrigado

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Quedas
« Responder #9 em: Abril 04, 2009, 17:45:43 »
Para que estejamos munidos dos melhores instrumentos para a melhoria da nossa prática anexo...