Autor Tópico: Ethel Fenwick: referência para a Enfermagem  (Lida 2793 vezes)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
Ethel Fenwick: referência para a Enfermagem
« em: Janeiro 20, 2008, 08:58:14 »
Tenho de admitir a minha ignorância,mas não conhecia esta figura histórica da nossa profissão quando tropecei neste artigo:

Graça, L.;       Henriques, A. Isabel (2000) - Florence Nigthingale  e Ethel Fenwick:  da      Ocupação  à Profissão de Enfermagem [ Florence Nigthingale   and      Ethel Fenwick: from Occupation to Profession in Nursing 
O artigo tem alguns pontos que apontam para uma Enfermagem mais autónoma na visão de Fenwick do que na visão de Nightingale, embora recorrendo também à condição social prévia dos candidatos seleccionados ao curso, com o qual não concordo se quisermos viver numa sociedade mais democrática,participativa e sensível às particularidades de diversos grupos sociais e identidades pessoais.
Contudo, temos que enquadrar as pessoas no seu tempo, e o conhecimento de mais esta figura da Enfermagem é estimulante e orientador do percurso da profissão.

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Ethel Fenwick: referência para a Enfermagem
« Responder #1 em: Janeiro 25, 2008, 22:37:46 »
Confesso que nem a tropessar vi o nome dessa figura...  :D

Se por um lado destrói um pouco a ideia da "Deusa" Nightingale, alguém que nós veneramos de certa forma, por outro lado remete para a existência concominante de correntes europeias e americanas, que já não são novidade noutras áreas! Se naquela altura a facilidade de comunicação fosse uma realidade, provavelmente os dois teriam trocado ideias e, quem sabe, a evolução poderia ter sido outra.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #2 em: Janeiro 25, 2008, 22:49:39 »
Para mim Florence não é uma "deusa", nem fundadora da Enfermagem. É sim uma reformadora e sistematizadora do pensamento em Enfermagem em bases científicas. Antes dela havia já muito e boa Enfermagem, bem documentada. Nada sei (ignorancia minha) de Ethel Fenwick
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Janeiro 25, 2008, 22:56:33 »
Pelo nome pensei que fosse um reforço de inverno para o plantel do Benfica.
Depois de abrir o tópico e saber de quem se trata,tristemente tenho de dizer que nunca me foi apresentada.

Offline ritabarros

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Março 03, 2008, 23:07:20 »
Colega Pedro e tomo a liberdade de < colar> o seguinte :
Ethel Fenwick
Lutou durante grande parte da sua vida pelo reconhecimento do estatuto profissional da enfermagem, pela certificação da enfermagem e pela acreditação do seu ensino. Defendia que a enfermagem era uma profissão e não uma vocação, estando neste como noutros pontos em clara oposição  a Florence Nightingale. Fundou a  British Nursing Association e o British Nursing Journal que pôs ao serviço da sua luta pela Registered Nurse (RN). Apoiou abertamente o movimento das mulheres sufragistas.

Fonte (imagem) /Source (image):

http://www.internurse.com/history/bedfordfenwick.htm (23.02.2002)

Criou o International Council of Nurses. Foi a primeira "registered nurse" em todo o mundo,  ao inscrever o seu nome no General Nursing Council, criado na sequência da promulgação de  The Nurses' Registration Act 1919. Duas semanas depois de morrer, o congresso de 1947 do ICN prestou-lhe uma sentida e justa homenagem: "In grateful recognition of a unique and life-long contribution to the advancement of the Nursing Profession throughout the world" ( British Journal of Nursing, April 1947, p. 3, cit. por  Callander-Grant, 2001)

Fonte (imagem) /Source (image):

http://www.internurse.com/history/ethelpics.htm (23.02.2002)

Rita

Offline AlexGomes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Março 05, 2008, 23:38:30 »
Devemos todos continuar a divulgar mais tópicos e visibilidade do trabalho realizado por Ethel Fenwick.

Pelo seu esforço pelo reconhecimento da Enfermagem enquanto profissão no Reino Unido.

Devemos falar das pessoas reformadoras e inovadoras do seu tempo, e que tanto contribuiram para a identidade da Profissão.