Autor Tópico: A morfina pode matar....  (Lida 19149 vezes)

Offline Madecassol

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: A morfina pode matar....
« Responder #15 em: Janeiro 14, 2008, 08:46:40 »
Esperava MUITO mais...

Claro que saber de cor toda aquela lista de material, não penso que fosse obrigação da bastonária.

Mas não tenhamos ilusões, muito da nossa prática diária é a administração de terapêutica.

Perder uma oportunidade daquelas para mostrar diate dos presentes e dos telespectadores, que a Enfermagem não actua (apenas) de acordo com a prescrição médica, é imperdoável.

Dir-me-ão: "mas foi sem dúvida politicamente correcta".

Respondo: "Talvez! Mas cheios de políticos (e das suas hipocrisias), estamos nós cheios. Quer dizer, eu estou. Pelos vistos há quem não só não esteja, como ainda aplauda! :(

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Janeiro 14, 2008, 23:56:49 »
Citação de: MTPR
Quanto ao comentário de charlie_ze, qual seria o desfecho de a nossa bastonária ter contra-argumentado?Eu não sei. 

O contra argumento mostrava que a enfermagem tem capacidade argumentativa e competência científica para falar do assunto. - A contra argumentação não precisa incidir na falta de educação..... - Ou na nossa vida profissional vamos tomar sempre esta atitude - depois falamos......

Offline TQB

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://www.piso5.net
« Responder #17 em: Janeiro 15, 2008, 19:50:53 »
Ola a todos! A resposta da nossa bastonária foi a mais correcta! É claro, que a morfina pode matar, qualquer fármaco pode matar.É claro que uns têm maior provabilidade do que outros...Uma simples queda de uma acadeira pode matar...O fentanil, sufentanil e outros analgésicos podem matar...Agora para quê iniciar uma guerra com os  médicos se afinal de contas quem iria acabar por sofrer as consequências eram os doentes?

Acha mesmo que a resposta foi a correcta?

Lembre-se que a bastonária representa uma classe. que ele não fala apenas para enfermeiros, mas para todos aqueles que se dirigem a uma instituição de saúde (centro de saúde, hospital, clinica, etc). E para os que não são da área da saúde, ela não deu uma resposta cabal na defesa dos enfermeiros.
Para a sociedade em geral, nós ficamos como aqueles que pedimos uma reunião com a OM e não demos o troco no devido momento. Muitos deles acham que realmente não sabemos administrar morfina.....
Ora a Bastonária tinha de fazer muito mais que isso. Foi um mero saco de areia para todos baterem!

Um abraço.

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Janeiro 15, 2008, 21:01:16 »
A morfina pode matar... assim como muitos fármacos podem matar, o paracetamol, o ibuprofeno... uma picada de um mosquito, comer marisco ou massa esparguete, até beber água!!!!

Agora uma bastonária tem de se precaver e estar preparada para uma eventualidade de uma provocação ou questão pertinente, ainda que cínica ou na brincadeira!!!

Desculpem-na... Entendo que a idade pode tirar faculdades, uma delas a velocidade de reacção do pensamento!!!

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #19 em: Janeiro 15, 2008, 21:48:39 »
Citação de: João Pedro
Desculpem-na... Entendo que a idade pode tirar faculdades, uma delas a velocidade de reacção do pensamento!!!
É no minímo deselegante e demonstra xenofobia etária.

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Janeiro 15, 2008, 22:01:47 »
Citação de: Álvaro Matos
Citação de: João Pedro
É no minímo deselegante e demonstra xenofobia etária.

Não foi minha intenção!  :-

Offline MTPR

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Janeiro 16, 2008, 00:06:28 »
A minha opinião continua...Se calhar aquele senhor merecia uma resposta à altura, é certo. Porém a nossa defesa foi feita pelo sr. Presidente do INEM, se bem se lembram...sei que não deveria ser, mas querem melhor defesa?

Offline CloncV

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Janeiro 16, 2008, 08:56:48 »
Citação de: keliinha
Penso que MAS limitou mt a sua resposta, coitada tlv se sinta intimidada pelas camaras..lol!
Realmente qlq enfermeiro teria respondido melhor, como qlq enfermeiro defenderia melhor a sua classe, mas pelos vistos nem qlq enfermeiro é capaz de se dirigir a uma mesa de voto, ou enviar a sua votação por correio, são assim tão aterefados?? Parece k gostam da bastonária e da situação da enfermagem.
Parece que como já aki referi, os enfermeiros têm o que merecem!
70% de abstenção..uma VERGONHA!!

x 2 :-X

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #23 em: Janeiro 16, 2008, 10:54:09 »
O Sr. Presidente do INEM demonstrou conhecer muito melhor a competência dos enfermeiros do que a nossa bastonária.
Tive o prazer de conhecer o Sr. Presidente do INEM durante a formação SIV e ver a sua posição quanto à nossa classe.

Mas seria melhor sermos defendidos por enfermeiro...mas enfim...

Offline Tininha

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #24 em: Janeiro 16, 2008, 11:45:02 »
Citação de: SandroMelo
O Sr. Presidente do INEM demonstrou conhecer muito melhor a competência dos enfermeiros do que a nossa bastonária.

Mas seria melhor sermos defendidos por enfermeiro...mas enfim...

Os meus pensamentos exactamente!
Fiquei um pouco ( para não dizer muito!) desiludida com a oportunidade que "escapou" à nossa Bastonária de demostrar perante, não só os vários profissionais ligados à área da Saúde, mas igualmente a todos os portugueses que assistiam ao programa, que o Enfº que cumpria orientações (vulgo ordens médicas) e não tinha opinião/conhecimentos técnicos ou científicos... mudou!
Parece que os Enfºs têm medo de assumir o que são e o que sabem...

Se não fosse o Presidente do INEM... imaginem as preposições que os portugueses fariam acerca da nossa classe! Mas porque é que tem que ser um membro da classe médica a nos defender? Não que não tivesse ficado orgulhosa por isso, pois quer dizer que certos membros da classe médica sabem daquilo que o Enfº é capaz... dos nossos conhecimentos científicos, das nossas competências técnicas; esperava uma intervenção mais brilhante da parte de MAS.

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #25 em: Janeiro 16, 2008, 18:37:07 »
Citação de: "Madecassol"
O discurso que eu gostava de ouvir da minha bastonária

“A diferença entre o remédio e o veneno, é a dose.” (Paracelsus)

Claro que a morfina pode matar, Dona Fátima.

Mas olhe que os enfermeiros administram diariamente outro tipo de medicamentos bem mais potentes:
Alfentanil: 15 vezes mais potente que a morfina;
Fentanil: 80 vezes mais potente que a morfina;
Remifentanil: 80 vezes mais potente que a morfina;
Sufentanil: 400 vezes mais potente que a morfina;

E só não usam o Carfentanil (10000 vezes mais potente que morfina), porque ainda não temos elefantes nos Hospitais…

E os enfermeiros fazem isso sem qualquer dificuldade, porque sabem que a administração deste tipo de medicamentos implica que haja por perto algum tipo de material. A saber (grosso modo):

Laringoscópio; lâmina n.º 4 preferencialmente; ter também lâmina McCoy;
TOT n.º 7,5 para mulheres ou n.º 8 para homens;
Condutor de TOT;
Estetoscópio;
Adesivos e compressas;
Máscara Laríngea Fastrac;
Pinça de Maguil;
Seringa para insuflar Cuff;
Guedel n.º 2 para mulheres ou n.º 3 para homens;
Filtro;
Balão insuflador (vulgarmente designado AMBU);
Tubo para ligação do ambu à bala de oxigénio;
Bala de oxigénio (cheia, preferencialmente);
Aspirador;
Para os mais exigentes: fibroscópio e kit de traqueostomia percutânea;

Qualquer enfermeiro de bloco operatório teria esta resposta na ponta da língua.
Que triste figura, Senhora Bastonária! :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'( :'(

excelente resposta... mas não queiram pedir tanto à nossa bastonária....

Saudações

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #26 em: Janeiro 16, 2008, 22:45:18 »
A minha opinião continua...Se calhar aquele senhor merecia uma resposta à altura, é certo. Porém a nossa defesa foi feita pelo sr. Presidente do INEM, se bem se lembram...sei que não deveria ser, mas querem melhor defesa?

Típico, ficamos à sombra de alguém, e esperamos que esse alguem nos proteja.....

O Sr Presidente é uma excelente defesa, mas a nossa reperesentante com o silêncio o que demonstrou? - o que me valeu foi o sr DR.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #27 em: Janeiro 16, 2008, 22:59:04 »
Olá,

Caros colegas, a OM está a trilhar os passos de hegemonia médica, superiormente defendida nos últimos anos pelo sr. dr. Pedro Nunes, que tem  incorporado a Enfermagem em quase todas as suas intervenções nos últimos anos ao defender os "profissionais de saúde".

Há ataques à Saúde: lá está o Bastonàrio da OM a defender os profissionais de saúde... Isto não é ingenuidade nem altruísmo, é superioridade intelectual. É uma táctica de manutenção da hegemonia.

E a OE ou está cega ou desistente neste aspecto.

A OE tem querido formar doutores para que a Enfermagem seja integrada no ensino universitário. Esse é um grande objectivo e que eu aprovo. Mas não nos obriguem a pagar durante tanto tempo para isso!

Já pagamos todos os dias e não temos perspectiva de mudança.

Que a OE seja clara e pública nas suas intenções; afinal os enfermeiros não são estúpidos nem ignorantes.

Abraço.

Offline MTPR

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #28 em: Janeiro 17, 2008, 02:01:34 »
Citação de: charlie_ze

Típico, ficamos à sombra de alguém, e esperamos que esse alguem nos proteja.....

O Sr Presidente é uma excelente defesa, mas a nossa reperesentante com o silêncio o que demonstrou? - o que me valeu foi o sr DR.

Não tenho a mesma opinião. Penso que a nossa defesa foi feita por alguém  que compõe uma equipa de saúde, que trabalha também em prol do bem estar do doente e que por acaso é Médico.
Quanto à nossa bastonária...
Quanto a si charlie_ze não sei...eu não escolhi a actual bastonária...

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #29 em: Janeiro 18, 2008, 23:23:15 »
Olá!

Na minha opinião realmente a parte em que a bastonária falou, não esteve lá muito bem.
Qt aos fármacos, todos nós sabemos na teoria e na prática lidar com eles.

Vê-se tanta reclamação, tanto descontentamento, num forum escrito por enfermeiros.
A minha pergunta é: porque razão não se faz sentir este descontentamento na própria ordem pelos próprios enfermeiros?

Como? Votando nas eleições, por exemplo; escrevendo o nosso descontentamento para a ordem que tem e-mail para isso mesmo.

Tb não estou satisfeito com o trabalho realizado pela OE e concordo com tudo o que aqui tem sido dito. Mas não seria melhor as pessoas que constituem a ordem saber destas coisas?
Ou será que elas sabem?

Cumprimentos