Autor Tópico: AAM, o seu papel e as suas jornadas e congressos  (Lida 8662 vezes)

Offline rmsfontes

• Membro
    • Ver Perfil
Re: AAM, o seu papel e as suas jornadas e congressos
« Responder #30 em: Fevereiro 29, 2008, 00:38:23 »
E já agora: sabem que são as gestões hospitalares que tem diminuido o numero de enfermeiros e "mexido" nos tão propalados rácios que atingem melhores resultados, não só do ponto de vista económico como do ponto de vista de qualidade? A avaliação dos utentes é superior nesses hospitais do que nos velhos hospitais com os famosos rácios.
Não será isto intrigante? Será que alguns auxiliares prestam melhores cuidados? ou será simplesmente que têm outra atitude, outra formação que lhes permite falar ao nivel do utente e não falar tipo estetoscópio ao pescoço.
Quem tem medo da formação? quantas vezes já fizemos ensino a familiares para alimentarem os seus doentes por sonda, em casa? Sabem qual é a unica coisa que não permite um auxiliar alimentar um doente por sonda e um cuidador informal poder fazê-lo. Diz a lei: é que o auxiliar é remunerado e nessa condição não o pode fazer. Mas se for familiar já pode. Está na lei e não são os enfermeiros que fazem a lei.
E por que não sermos nós a participar na formação dos auxiliares? Não será até o mais indicado? Um auxiliar com formação sabe quais são as suas competências e tem mais obrigação de perceber os limites profissionais. É um absurdo esta discussão. Parece que estamos no site da ordem dos médicos. Só que esses proibem a nossa entrada nestes foruns para não cairem no ridiculo quando dizem o mesmo dos enfermeiros que alguns de nós estão a dizer dos auxiliares.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Março 02, 2008, 00:46:57 »
Citação de: rmsfontes
E(...)
E por que não sermos nós a participar na formação dos auxiliares? Não será até o mais indicado? Um auxiliar com formação sabe quais são as suas competências e tem mais obrigação de perceber os limites profissionais. É um absurdo esta discussão. Parece que estamos no site da ordem dos médicos. Só que esses proibem a nossa entrada nestes foruns para não cairem no ridiculo quando dizem o mesmo dos enfermeiros que alguns de nós estão a dizer dos auxiliares.

A maioria desses congressos têm por "trás" enfermeiros.

Aposto que nesses foruns, uma das discussões á a prescrição de medicação, que tanta gente aqui no forum defende que deve tb ser do enfermeiro...

Offline Pescador100rede

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Março 02, 2008, 17:03:25 »
Citação de: charlie_ze
Aposto que nesses foruns, uma das discussões á a prescrição de medicação, que tanta gente aqui no forum defende que deve tb ser do enfermeiro...

Pode-me explicar melhor esta parte que por acaso não entendi?

Já agora e sobre os congressos confesso que fui a um e não gostei. Foi um lavar de roupa suja que sinceramente não aprovei, mas que os nossos congressos são geridos por enfermeiros quase sempre são.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Março 02, 2008, 23:32:07 »
Citação de: Pescador100rede
Citação de: charlie_ze

Pode-me explicar melhor esta parte que por acaso não entendi?

Já agora e sobre os congressos confesso que fui a um e não gostei. Foi um lavar de roupa suja que sinceramente não aprovei, mas que os nossos congressos são geridos por enfermeiros quase sempre são.

Referia-me a foruns de médicos.... que vêm muitos enfermeiros a quererem precrever, e sentem-se ameaçados...

Offline Pescador100rede

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Março 03, 2008, 17:01:27 »
Mas estará correcto também? Embora eu também ache estupido às vezes para um simples cliters precisarem da autorização do médico. Mas ai já não meto o bedelho

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Março 03, 2008, 18:45:31 »
Existe um número apreciável de médicos que não se importaria de ver os enfermeiros com direito a prescrição medicamentosa devidamente regulamentada e balizada. No entanto estes não se atrevem a manifestar publicamente esta opinião pois vai de encontro à estratégia corporativa da classe...Para quem não saiba também há filtragem de opinião lá para os lados das hostes médicas!

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Março 03, 2008, 20:05:29 »
Embora não me assuste a ideia de prescrição de fármacos por enfermeiros, acho que temos pela frente batalhas mais urgentes para nos concentrarmos por agora.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Março 05, 2008, 23:37:37 »
Citação de: SandroMelo
Embora não me assuste a ideia de prescrição de fármacos por enfermeiros, acho que temos pela frente batalhas mais urgentes para nos concentrarmos por agora.

Subscrevo..
 Temos muito que batalhar antes de pensar nisso

Offline ruipintos

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Março 06, 2008, 11:36:03 »
olá!

Concordo totalmente que temos outras batalhas mais importantes a travar, como seja a estabilização da profissão e a melhoria das condições tanto de trabalho como contractuais. E muito mais importante que isto, a união da profissão que está pela hora da morte!

Cumprimentos