Votação

Como avalia, em geral e em média, as chefias de Enfermagem?

Óptimas
1 (2%)
Muito boas
1 (2%)
Boas
3 (5.9%)
Suficientes
12 (23.5%)
Mediocres
21 (41.2%)
Péssimas
13 (25.5%)
Não sei...
0 (0%)

Votos totais: 51

Votação encerrada: Janeiro 03, 2008, 11:13:42

Autor Tópico: Chefias óptimas ou mediocres?  (Lida 7855 vezes)

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
Chefias óptimas ou mediocres?
« em: Janeiro 03, 2008, 11:13:42 »
Como é que os colegas, em geral e em termos médios, avaliam as chefias de Enfermagem? Existe análise quantitativa e qualitativa.
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Chefias óptimas ou mediocres?
« Responder #1 em: Janeiro 03, 2008, 12:02:12 »
São más e vão piorando á medida que se sobe na hierarquia!

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Janeiro 03, 2008, 19:15:51 »
Cada caso é um caso... Cada instituição é uma instituição... Há excepções memoráveis... Mas em média, actualmente, classifico em medíocres...

Offline sidoniofaria

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
    • http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com
« Responder #3 em: Janeiro 03, 2008, 19:28:12 »
Cada vez mais concordo com a frase: "Queres conhecer verdadeiramente alguém? Então dá-lhe um pouco de poder".
Tenho tido algumas agradáveis surpresas mas também muitas decepcções.
Quando se está do outro lado tudo pode mudar.
Das poucas coisas que aprendi com o meu instrutor na tropa: "Nunca exigam nada aos Vossos recrutas que nunca tenham feito ou sejam capazes de fazer".
Infelizmente temos colegas que depois terem subido um degrau na hierarquia passam a exigir aquilo que nunca fizeram e que sempre abominaram. Sem respeito pelos colegas e deitando-se debaixo de outros que mesmo não estando num nível hierarquico superior gozam de um estatuto diferente.
Enfim são coisas da vida e há que saber lidar com estas situações.
Supervisão Clínica na Enfermagem, no caminho da Excelência dos Cuidados.
http://supervisaoclinicanaenfermagem.wikidot.com

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 03, 2008, 20:42:59 »
Considero que as chefias estão ao mesmo nível que toda Enfermagem . Há de tudo um pouco . não é possível haver bons chefes com maus subordinados e o contário também pode ser verdadeiro.
O chefe será mau quando não conseguir ser lider da equipa .Quando a uma dificuldade dum colega não tenha uma resposta. Falhará redondamente quando não for capaz de tratar a todos com equidade e justiça.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Janeiro 17, 2008, 22:08:08 »
E em que é que podiam melhorar? Em que é que são boas?
São justas e equitativas? Têm critérios de avaliação e juízo sobre as questões claras e bem definidos?
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline Smile :)

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Janeiro 17, 2008, 22:24:13 »
Sou recém licenciada, já tive duas chefes, a primeira não há como ela, uma senhora de idade com imensas competências de gestão, liderança, espírito de equipa, mas acima de tudo uma chefe presente,amiga em quem podíamos confiar e que só não fazia mais por nós porque não podia, essa senhora merecia uma menção honrosa não só pelo trabalho desenvolvido durante a sua carreira pois ajudou a implementar vários c.s. na sub-região de saúde de vila real, como desenvolve um trabalho digno de ser respeitado e enaltecido, deveriam ser todas as chefes como a Enf.ª Eva Carolina de Melo Vieira, peço desculpa anunciar o nome mas é de facto uma chefe como não há.

Neste momento não sei se posso dizer que tenho chefe uma vez que ela apenas está presente no serviço um dia por semana e não se desloca as extensões de saúde, neste preciso momento só a vi duas vezes desde o inicio do ano que foi quando iniciei funções no c.s. onde estou de momento, penso que está tudo dito.

Espero que as vossas chefes tenham um pouco da Enf. Eva, pelo menos que acima de tudo sejam vossas amigas mas verdadeiras amigas, pois a enf Eva será sempre uma amiga em quem sei que posso confiar seja em questões profissionais seja em questões pessoais.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 17, 2008, 22:34:02 »
Será que é possível saber qual o CS.

Offline Smile :)

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Janeiro 17, 2008, 22:36:59 »
Espero que me compreendas Álvaro mas para o meu bem prefiro não mencionar. :-[

Se perguntas o c.s onde trabalhei sobre a supervisão da Enf. Eva foi em Vila Real ;) dava tudo para voltar ;)

Offline João Sousa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Janeiro 17, 2008, 23:01:00 »
O meu serviço está localizado em Braga mas o meu chefe de enfermagem trabalha a partir do Porto! No último ano veio uma vez ao serviço! Quando o conheci pela primeira vez já lá trabalhava há vários meses! Na pratica quem nos supervisiona é um psiquiatra, o que como podem imaginar não é de todo uma situação pacifica entre a equipa e gera inúmeros conflitos, até porque as qualidades necessárias num líder estão perfeitamente ausentes nesse senhor! Afirma respeitar muito o trabalho de enfermagem mas como desconhece em que é que esse trabalho consiste vivemos autenticos dramas quando tentamos qualquer inovação ou sequer quando tentamos assegurar o cumprimento da legislação e código deontológico!  >:(

Offline J.Ribeiro

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Janeiro 20, 2008, 11:33:58 »
8)
Sou enfermeiro á 4 anos... e já tive oportunidade de ter cerca de 15 enfermeiros chefes...  alguns por períodos muito curtos...

Mas... na generalidade são suficientes... apenas alguns são excelentes chefes... que sabem defender e repreender quando necessário e nos termos necessários, e que sabem pedir e recompensar... e que sabem organizar e consensualizar... e não dividir...

A maioria das chefias ascendeu sem saber muito bem como... e por isso é que se nota o fosso entre quem gere a enfermagem e quem trabalha!  ;)  (esta agora é desaforo...)

Existem bons e maus chefes... mas direcções de enfermagem aí a conversa é que seria outra... (são poucos os trabalham como enfermeiros...)

Saudações 8)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Janeiro 20, 2008, 22:50:15 »
Citação de: João Ribeiro
8)(...)
A maioria das chefias ascendeu sem saber muito bem como... e por isso é que se nota o fosso entre quem gere a enfermagem e quem trabalha!  ;)  (esta agora é desaforo...)
(...)

A minha experiência é contraria a esta, eles sabem muito bem como ascenderam a chefes, e não foi pela competência.....

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Janeiro 22, 2008, 21:12:23 »
Olá,

Ao longo de vinte anos de trabalho, tenho a dizer que tive boas chefes, excelentes chefes e apenas uma medíocre (não digo má pois acredito que a senhora não sabia mesmo que estava a prejudicar as pessoas; não era má era apenas estúpida).

Nos últimos anos tenho vindo a presenciar uma politização da saúde com as consequentes vénias que tal implica e que, para além de uma flexibilidade de coluna vertebral que nem o Ioga confere, está associada à modalidade "Catterpillar", que vale pisar tudo para alisar terreno e limpar caminho... E tornar menos penosas as visitas dos Administradores.

Ultimamente penso que há piores chefes: mais forçados e esforçados para manter números agradáveis às Administrações do que para defesa e controlo do tratamento  e satisfação do doente em termos do que são Cuidados de Enfermagem.

Qualquer dia despedem-me do fórum, mas é isto mesmo.

Abraço.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Janeiro 25, 2008, 22:39:28 »
Falta-lhes inteligência emocional? Ou não? Formação? Pareçe que grande parte dos declarantes/votantes não está muito satisfeita com as chefias que têm.
Estão muito longe das bases? Já deixaram as escolas há muito tempo?
O povo opõe-se à massa;

Pio XII
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Fevereiro 08, 2008, 11:00:55 »
Citação de: enfermeiredo
Falta-lhes inteligência emocional? Ou não? Formação? Pareçe que grande parte dos declarantes/votantes não está muito satisfeita com as chefias que têm.
Estão muito longe das bases? Já deixaram as escolas há muito tempo?
Não forma escolhidos para chefe pela competência..... e é esse o principal motivo.....

Nem toda a gente tem jeito para jogar à bola....