Autor Tópico: Cuidados de higiene  (Lida 4592 vezes)

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Cuidados de higiene
« em: Dezembro 24, 2007, 13:42:02 »
Bom dia!

Venho neste tópico questionar e fomentar o debate em torno de uma questão que às vezes pode suscitar controvérsia e está presente nas nossas práticas diáriamente: Os cuidados de higiene do doente! Por favor digam-me quais as práticas reais do(s) vosso(s) serviço e quais as condições ideais que vocês achariam para prestar estes cuidados!
Tenho aqui as seguintes questões:
- Usam ou não avental na prestação dos cuidados de higiene ao doente no leito?
- Usam muita água ou é banho praticamente "seco"?
- Num doente semi-dependente, os cuidados de higiene e conforto no leito são prestados pelo enfermeiro, auxiliar ou ambos? - E no chuveiro?
- Se o doente não quiser tomar banho geral de manhã, dão-lhe a oportunidade de tomar banho no turno da tarde? E de tomar banho geral em dias alternados?

Se tiverem outras questões, sempre as podemos debater aqui!  :)

Este tema surgiu-me no âmbito de uma formação em serviço acerca desta temática, não tendo havido consenso nestas questões!

Obrigado!!

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Cuidados de higiene
« Responder #1 em: Dezembro 24, 2007, 14:57:43 »
Olá colega, vou tentar responder a algumas das tuas questões:
Avental? Sempre, quanto mais nao seja para proteger a nossa farda, até porque muitos dos doentes a quem se prestam cuidados de higiene no leito podem estar infectados.
Muita água ou banho seco? A minha prática é dar banho com água e nao passar uma esponja humida pela pele... Mas nao se encharca o leito.
Nos doentes parcialmente dependentes que necessitam de banho no leito, eu dou o banho com a auxiliar.
No chuveiro, vou supervisionar o auxiliar a dar banho e se necessário auxiliá-la.
Se o doente for consciente orientado e independente nas AVD's pode ir tomar banho à hora que lhe apetecer. Se necessitar de ajuda, vai no turno da manhã ao duche excepto se o doente referir que um familiar o ajuda a tomar banho durante o turno da tarde por exemplo. De tarde nao temos disponibilidade e tempo para prestar cuidados de higiene. No entanto, se achar necessário dar um banho a um doente no turno da tarde, faço-o. Já o fiz por o doente estar sujo com dejecções até quase ao pescoço. Já o fiz como tecnica de arrefecimento natural...
Nada pode ser estanque. Temos é de nos adaptarmos à realidade do nosso serviço.

Banho geral em dias alternados? Se o doente nao necessitar de banho diário, porque nao instituir banho geral de 2/2 dias e banho parcial nos outros dias? É uma optima ideia...

E vocês que dizem?

Offline Tixa_78

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Dezembro 25, 2007, 19:02:31 »
Olá, antes de mais feliz natal... No nosso serviço as higienes são sempre dadas com avental e luvas. O banho é dado com bastante agua .Mesmo nos doentes dependentes totais, fazemos a higiene ao cabelo,ou com o shampoo do doente ou com o sabão do corpo. Colocamos a bacia e com o jarro lavamos o cabelo ( tenham ou não cvc ). Nas doentes que necessitam de ajuda parcial nas suas Avd's tudo depende do grau de dependencia e sua patologia , por exemplo um fleimão ou erizipella, um caso em que a doente apenas tem de manter o repouso no leito, é ela propria que se cuida e para lavar as costas p.e ou para colocar a roupa interior nós ajudamos. Nós enfermeiros ou uma auxiliar..tudo depende da disponibilidade de cada um. No caso de higiene no WC, em cadeira de rodas, depende tb do grau de dependencia do doente,não está padronizado.As mais dependentes por norma vão com os enfermeiros, as mais "fáceis" vão com as auxiliares. O nosso chefe pretende que agora esteja um enfemeiro na manha a ajudar as doentes no WC  ??? seja qual for o grau de dependencia. Em relação aos banhos, no meu serviço só podem ser dados de manhã, pois depois deixa de haver água quente :-X >:(
Mas trabalhamos bem... ::)

Offline EnfAF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 25, 2007, 21:10:16 »
Ola a todos! No serviço em que trabalhei usávamos sempre avental para os cuidados de higiene ao utente, e em certos casos usávamos batas descartáveis. Banho a seco e na 5aSEC, falo por mim, que uso sempre bastante agua. Geralmente os banhos eram  no turno da manha, salvo raras excepções... Os banhos nos WC's usualmente eram dados pelos Srs. auxiliares com a supervisão do enfermeiro. Sempre que o utente tivesse autonomia para tal, este lavava-se tanto quanto possível e nos auxiliávamos... mas isto dentro do mesmo serviço depende de enfermeiro para enfermeiro!
Quanto a lavagem da cabeça eu tentava lavar dia sim, dia não, mas havia colegas que diziam que não havia muito tempo e que ao fim de semana era melhor (vá-se la saber porque!).
Quanto ao banho geral dia sim, dia não, tudo depende da preferência do utente.
EnfAF

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Janeiro 24, 2008, 00:23:25 »
Citação de: EnfAF
...mas isto dentro do mesmo serviço depende de enfermeiro para enfermeiro!

O problema é que em muitos serviços não há protocolos ou uniformização de certos procedimentos de enfermagem, alguns chefes não têm tempo para supervisionar os enfermeiros e doentes, têm "mais do que fazer", nomeadamente tratar de burocracias, requisições, papéis, reuniões...

Assim cada enfermeiro decide por si só como deve, por exemplo, prestar os cuidados de higiene ao doente e às vezes doentes diferentes (salvaguardo os cuidados personalizados) mas com o mesmo tempo pós-operatório, as mesma recuperação, o mesmo grau de dependência, são tratados de formas diferentes... muitas vezes não com qualidade mas com rapidez para "despachar serviço" devido a diversos factores tais como o excesso de doentes para cada enfermeiro, escassez de tempo, outras prioridades ou por outro lado, arranjar tempo para o enfermeiro descansar, tomar café, estar na net, ver tv, ler revistas, conversar...