Autor Tópico: Ordem dos Médicos e as "SIV".  (Lida 14685 vezes)

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Ordem dos Médicos e as "SIV".
« Responder #30 em: Janeiro 13, 2008, 21:21:11 »
Tem td a razão Sandro Melo, só quem está no terreno sabe a real importancia do enfermeiro na área pre hospitalar.
Encontro-me neste momento a frequentar uma pos graduação de emergencia e catastrofe, coordenada por uma pessoa (medico) que muito conhece essa realidade, afirmando que os enfermeiros se encontram muito mais preparados em emergencias que um medico, visto que estes não tÊm praticamente nenhum conteudo programatico referente a este tema durante a licenciatura e também n existe nenhuma especialidade especifica nesta area. Por este motivo é k existem cursos de SAV no INEM frequentados por medicos, cujos formadores são enfermeiros..é k acreditem k nesse campo a enfermagem esta muito mais a frente e o INEM sabe disso!
O enfermeiro saber melhor como actuar em situações emergentes...k grande sapo..deve realmente custar á OM a engoli-lo e a a sua defesa é o ataque á enfermagem..k baixo nivel, ficaria bem melhor reconhecer as lacunas na formação dos srs medicos!

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Janeiro 15, 2008, 00:27:44 »
Já agora pensem porque é que antes o INEM dava cursos de SAV a médicos e enfermeiros juntos, e depois separou-os....

Talvez poruqe tionham que reprovar médicos onde os enfermeiros passavam? ??? :P ;D :-X

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Janeiro 15, 2008, 18:54:22 »
Colegas

Não podemos por todos ao mesmo nível, nem enfermeiros, nem médicos.
Existe gente competente e menos competente em todas as profissões.
Talvez o maior problema seja a falta de humildade, que era mais frequente na classe médica, mas que começa a ser muito comum entre os enfermeiros.

Todos são importantes no pré-hospitalar. E trabalhar em equipas é a melhor forma de beneficiar quem mais interessa...a vítima.

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Janeiro 16, 2008, 23:25:12 »
SandroMelo tem toda a razão, mas as SIV aparecem talvez pela necessidade de se fiar nos profissionais que mais têm em conta isso. - Basta ver o número de VMER inop por falta de médicos.

Agora, se realmente toda a equipa trabalhar para o doente, os resultados serão compensatórios.

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Janeiro 17, 2008, 14:09:51 »
Citação de: SandroMelo
Colegas

Não podemos por todos ao mesmo nível, nem enfermeiros, nem médicos.
Existe gente competente e menos competente em todas as profissões.
Talvez o maior problema seja a falta de humildade, que era mais frequente na classe médica, mas que começa a ser muito comum entre os enfermeiros.
Tem toda a razão pois há Enfermeiros que laboram nestas unidades que parecem ter o rei na barriga,são arrogantes e tratam os colegas abaixo de cão. Há dias uma colega que acompanhou um utente do SAP ao encontro duma dessas equipas foi ridicularizada à frente de toda a gente.

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Janeiro 17, 2008, 14:49:07 »
Caro Álvaro

Lamento que colegas de SIV tenham tido essa atitude. Garanto que não é o caso da generalidade, nem isso é minimamente passado na formação.
Todos temos áreas em que somos melhores e outras em que somos piores.
Reconhecer as suas capacidades é bom, mas depreciar a dos colegas é muito feio.
Mesmo que os colegas façam erros grosseiros, podemos falar com eles, mas evitar falar à frente de outros profissionais é uma atitude de dignificação da classe...o que infelizmente falta muito na enfermagem.
Mas deixe que lhe diga que também já senti isso alguma resistência de colegas que nos recebem nos serviços hospitalares.

Offline Francisco Matos

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://mestredafoto.hi5.com
« Responder #36 em: Janeiro 19, 2008, 12:59:12 »
Caros Amigos,

Espero que esteja tudo pelo melhor convosco.

Relativamente à polémica das SIV's, e perdoem-me a polémica que os meus comentários poderão gerar, mas nunca fui a favor de Ordens. Penso que a regulação profissional deveria estar a cargo de um organismo tutelado pelo estado, com representantes nomeados pelo Min. da Saúde e outros eleitos pelos Enfermeiros. (E o mesmo relativo às restantes profissões c/ Ordem profissinal, tais como Engºs, Médicos, Advogados, etc). Penso que tal situação iria levar a um meio termo entre os interesses dos Enfºs (Que na minha opinião, é mais função dos Sindicatos do que de uma "Ordem") e a isenção na opinião em muitos outros assuntos.

O mal em Portugal é o lobby que as Ordens (algumas) possuem. É até haver um governante com a coragem para as por na linha.

No meio disto tudo, salvé ao Presidente do INEM, que não se deixou recuar com a chuva de "pieguice" da parte dos Médicos, e com isto as SIV continuam (e continuarão) a operar em todo o País.

A existir Ordens, então que sejam "niveladas", e não existam Ordens com mais "influência" que outras. Mas isso também é nossa culpa, dos Enfermeiros (e Estudantes de Enfermagem), porque falamos muito entre nós, mas não passamos a informação para o exterior...

Qual é o medo?

Cumprimentos,

Francisco Matos
quot;Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que quando o encontraste." - Baden-Powell

Francisco Ivan de Castro Matos

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Janeiro 19, 2008, 13:20:37 »
Numa leitura rápida estarei de acordo com alguns aspectos. Já anteriormente lançei aqui um tópico intitulado "utilidade da Ordem".
Grande parte dos anos que levo de profissão ,foram sem a existência de Ordem . Admito que possa ser eu que ando distraído ,mas salvo o facto de me obrigarem a pagar cotas não vi alterações significativas no meu quotidiano.
Mas já que a mesma existe  e para muitos foi considerada uma grande conquista da profissão é obrigação de todos os Enfermeiros, pugnar por uma Ordem forte e activa,que possa ser uma mais valia e não e só apenas mais uma instituíção ,sem qualquer peso na sociedade.
Dou o beneficio da dúvida temporariamente ,pois durante a campanha houve promessas que espero venham a ser cumpridas.
Caso isso não aconteça cá estarei.

Offline keliinha

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Janeiro 22, 2008, 18:33:52 »
Eu não me acredito em promessas, quero é ver acções..e se a nossa bastonária teve tanto tempo para agir e nunco o fez, deixando que quase sejamos postos de lado, quando comparados com outros profissionais de saude, porque o fará agora? Acho que realmente a ordem tal como está não nos pode dar nada, antes pelo contrario! A meu ver eram necessárias pessoas dinamicas, actualizadas, centradas no futuro, capazes de acrescentar algo ne novo á profissão, dando-lhe a visibilidade e credibilidade que ela merece. Quem não é visto não é lembrado..ninguem nos vê, ninguem nos ouve, nem se lembram que existimos, muitos nem devem saber que no hospital a maior parte dos profissionais são enfermeiros..parece que alguem deixa que sejamos considerados pequeninos, incluindo nós mesmos, porque mais uma vez digo que n compreendo o resultado das eleições da OE e os culpados somos todos nós que continuamos acomodados. O governo criou o montro e nós( enfermeiros e OE) alimentamo-lo!

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Maio 22, 2008, 20:17:35 »
Citação de: ritabarros
A OM foi vaga mas não poderia ser mais precisa nesta situação. No entanto deixo aqui umas considerações .
1. Os enfermeiros das instituições públicas ou privadas não deveriam aceitar administração terapêutica por telefone , sem estar prescrita em suporte de papel ou informático,só porque o médico está algures e não quer deslocar-se ao serviço ( internamentos);
2. Os enfermeiros não deveriam administrar terapêutica prescrita por internos gerais ou internos de especialidade.
3. Os enfermeiros não deveriam assumir o acompanhamento de doentes em ambulâncias por força da necessidade de transferência para unidades mais especializadas , sem a presença de médico credenciado como tal.

Alguém se quer pronunciar ?

O meu comentário: LOL!!!!  ;D  ;)  ???  ::)  ;D

Podiamos tentar não aceitar a prescrição de medicação por tlf, nem por internos nem acompanhar os doentes. Bem...dp tv mudassem de opinião!!! Os desatasse a despedir enf. alegando incomprimento de funções, falta de vontade de trabalhar e incompetencia...

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Maio 22, 2008, 20:21:56 »
Qt ao apoio do médico nas SIV...realmente seria o mesmo que um enfermeiro explicasse por tlm cm dar um injectavel a alguem que n é enfermeiro...acho que tb nenhum de nós queria isso. Mas o que acho tb é que nenhum enfermeiro quer ter a necessidade de realizar um acto que seja estritamente médico! Se isso salvar a vida da pessoa...mas caso contrário temos trabalho que chegue para nós. O que acho éque o real incómodo é os enfermeiros mostrarem de novo que são importantes e acima de tudo que o seu trabalho pode distanciar-se de um médico...

Tenho pena que só aceitem p as SIV enfermeiros com experiencia minima de dois anos...m tb compreendo que têm outra segurança necessária às situações!

Boa sorte p os colegas que têm que salvar pessoas enquanto que outros quase que exigem que estas n sejam salvas caso n haja um médico presente...antes morrer do que um enfermeiro tentar salvar, n e? Lol...

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Maio 22, 2008, 22:49:15 »
Citação de: Lipa85
Qt ao apoio do médico nas SIV...realmente seria o mesmo que um enfermeiro explicasse por tlm cm dar um injectavel a alguem que n é enfermeiro...acho que tb nenhum de nós queria isso. Mas o que acho tb é que nenhum enfermeiro quer ter a necessidade de realizar um acto que seja estritamente médico! Se isso salvar a vida da pessoa...mas caso contrário temos trabalho que chegue para nós. O que acho éque o real incómodo é os enfermeiros mostrarem de novo que são importantes e acima de tudo que o seu trabalho pode distanciar-se de um médico...

Tenho pena que só aceitem p as SIV enfermeiros com experiencia minima de dois anos...m tb compreendo que têm outra segurança necessária às situações!

Boa sorte p os colegas que têm que salvar pessoas enquanto que outros quase que exigem que estas n sejam salvas caso n haja um médico presente...antes morrer do que um enfermeiro tentar salvar, n e? Lol...

Cerca de 9 meses depois de estar inserido no projecto SIV (as do Alentojo foram as primeiras e estou em Odemira), penso que a situação está muito equilibrada. Temos os nossos protocolos e actuamos de forma saudável através deles.
Claro que as actuações tipicamente médicas são efectuadas para salvar vidas...e com excelentes resultados.
Tem calma! Ainda vão abrir muitas SIV e terás oportunidade.
A relação com os médicos do CODU tem sido geralmente muito positiva, sendo que existe a "mediação" de um colega enfermeiro no CODU, mas começamos a sentir que os médicos reguladores confiam em nós e actuamos sob regulação, mas em parceria....tem sido muito interessante!

Offline Lipa85

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Maio 22, 2008, 23:48:18 »
Citação de: SandroMelo
Citação de: Lipa85

Cerca de 9 meses depois de estar inserido no projecto SIV (as do Alentojo foram as primeiras e estou em Odemira), penso que a situação está muito equilibrada. Temos os nossos protocolos e actuamos de forma saudável através deles.
Claro que as actuações tipicamente médicas são efectuadas para salvar vidas...e com excelentes resultados.
Tem calma! Ainda vão abrir muitas SIV e terás oportunidade.
A relação com os médicos do CODU tem sido geralmente muito positiva, sendo que existe a "mediação" de um colega enfermeiro no CODU, mas começamos a sentir que os médicos reguladores confiam em nós e actuamos sob regulação, mas em parceria....tem sido muito interessante!

Boa noite enfermeiro...sim...imagino que o serviço nas SIV esteja a ser mt bem feito. Qd comecei a estudar só aceitava a possibilidade de trabalhar em emergência, foi por isso que fui p enfermagem. Entretanto comecei a gostar tb de tds as outras áreas...por isso ficou sp o "bichinho"! Mas cm isto até p arranjar emprego está mau, n me estou a ver a conseguir 2 anos de experiencia e ainda por cima com dtes criticos!

Offline SandroMelo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Maio 24, 2008, 13:10:49 »
Lipa, se tivesses concorrido no primeiro concurso terias tido mais hipoteses, pois entraram alguns colegas sem os dois anos. Na altura, pouco acreditaram no projecto SIV e não quiseram vir. Felizmente tudo tem corrido bem e já muitos querem vir. Continua a investir na tua formação nestá área e quem sabe se não cá chegas. Nas SIV são necessárias pessoas que gostem mesmo disto...porque o ordenado é o mesmo que se ganha em qualquer outro sitio e os risco e chatices são muitos, mas quem corre por gosto não cansa. Boa Sorte!