Autor Tópico: Dia Nacional do Não Fumador  (Lida 6249 vezes)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Dia Nacional do Não Fumador
« em: Novembro 17, 2007, 21:30:58 »
O Dia Nacional do Não Fumador assinala-se este sábado para alertar para os malefícios do tabaco, considerado pela Organização Mundial de Saúde a principal causa de morte evitável em todo o Planeta, refere a Lusa.

Em Portugal, os inquéritos nacionais de saúde, de 1998 e 2005, mostram que, nos homens, o hábito de fumar desceu de 32,8 por cento para 31 por cento, enquanto no mesmo período as mulheres fumadoras aumentaram de 9,5 por cento para 10,3 por cento.

Verificou-se também que o tabagismo é um problema maior na metade mais jovem da população portuguesa, com a taxa de fumadores a aumentar entre os adolescentes com 13 e 14 anos.

Na percentagem mais velha da população masculina também é claro o aumento do número de ex-fumadores, sugerindo que a maturidade e o aparecimento de doenças do tabaco levam muitos fumadores a abandonar o vício.

Estima-se que cerca de 55 por cento dois milhões de fumadores existentes em Portugal queira deixar de fumar.

Na Europa, cerca de 700 mil pessoas morrem anualmente devido a doenças relacionadas com o tabaco.

No âmbito do Dia Nacional do Não Fumador, um grupo de médicos de várias especialidades anunciou sexta-feira que vai criar uma «Liga Contra o Tabagismo» para ajudar quem pretende deixar de fumar e «reflectir sobre os aspectos positivos da nova lei do tabaco».

A notícia completa pode ser lida em... http://www.portugaldiario.iol.pt/notici ... div_id=291

Muitos fumadores pelo forumenfermagem?
Fuma desde que idade?
Porque fumam?
Já tentaram deixar de fumar?

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Dia Nacional do Não Fumador
« Responder #1 em: Novembro 18, 2007, 20:49:46 »
Felizmente sou há quase três anos ex-fumador ,de cerca de três maços dia.
O meu testemunho é que sem ser fácil deixar de fumar, também desde que realmente haja motivação ,não é assim tão dificíl , mesmo sem recorrer a medicação.Andei muito tempo a adiar a decisão que um dia tomei e já lá vão quase três anos. Hoje olho para trás e questiono-me como fui capaz de fumar tantos anos.
Quero contudo dizer que não sou adepto de fundamentalismos , mas vale a pena deixar.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Novembro 19, 2007, 20:06:37 »
Olá,

Sou fumadora há cerca de trinta anos, com consumos variáveis ao longo dos anos e várias tentativas sem sucesso para parar.

Nos primeiros anos fumava pouco, só para "ser do contra"... Comecei a fumar cerca de um maço por dia cerca dos 18. Já cheguei a fumar dois maços por dia durante anos; agora não chego a vinte por dia.

Não é nada fácil deixar, por isso o melhor é não começar.

Aqui deixo os meus parabéns ao Amatosa. Não é mesmo nada fácil para grandes fumadores!Por isso tantos morrem.

Abraço.

Offline Babyann

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 20, 2007, 19:50:08 »
Os meus pais são fumadores, alguns dos meus tios são fumadores, vivo no meio de fumadores e ainda bem que não fumo, é uma luta diária com a minha mãe para deixar de fumar, mas falta-lhe o essencial, a força de vontade...acho que poderá haver bons métodos para deixar de fumar, mas enquanto não houver força de vontade para tal,não conseguem deixar de fumar!
Os meus parabéns a todos os que tiveram a coragem de deixar de fumar!!!!!!!
Abraços
:)

Offline vaniarcl

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 21, 2007, 00:47:14 »
O meu pai é fumador e nunca o deixei fumar dentro de casa nem no carro, porque não gostava do cheiro! Na verdade, não queria estar dependente do café+cigarro e futebol+cigarro.

Consegui sobreviver às noites académicas durante a licenciatura sem ter experimentado (o que nem sempre foi fácil!).

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 21, 2007, 10:26:58 »
Não fumo nem nunca fumei.

Nunca experimentei...

E não sinto o mínimo de curiosidade em experimentar...

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 21, 2007, 16:42:21 »
Não fumo e actualmente ninguém cá em casa fuma...
Naõ sinto curiosidade em experi entar e não me sinto à vontade quando alguém fuma perto de mim...tenho uma certa dificuldade em respirar...
Viva a vida sem tabaco!!! 8)

Offline RicardoEspiritoSanto

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Janeiro 13, 2008, 20:19:44 »
8)

Sem querer irritar ninguém...

sou fumador ocasional, considero que é um vício, também considero que sou um viciado, já que não há muito fumador e pouco fumador, ou fuma, ou não fuma...

eu fumo... mas pouco... 1 maço chega pra mim e pra maria pra 1 semana... ou mais... ou menos...

8)Abraço

Offline Herodes

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 10, 2008, 05:59:08 »
Fumar. Um vício como muitos outros outros. Porque não lutar para que os outros também acabem?