Votação

Em relação a esta técnica:

Nunca tinha ouvido falar.
67 (36.6%)
Já tinha ouvido falar.
72 (39.3%)
Já tinha utilizado.
44 (24%)

Votos totais: 181

Votação encerrada: Novembro 09, 2007, 23:35:55

Autor Tópico: Hidratação por soroterapia via subcutânea.  (Lida 63465 vezes)

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Hidratação por soroterapia via subcutânea.
« Responder #60 em: Janeiro 18, 2008, 23:04:00 »
Citação de: zemiguel
"Atenção que com o controle da dor através da morfina, atenuam-se varias situações clinicas de dispneia. E isso é extremamente frequente nos cuidados paliativos - a titulo de exemplo temos a M(orfina)ONA nos EAM" 

Desculpe colega, permita-me a seguinte observação/dúvida, morfina na tal "MONA" na actuação perante EAM, tem o objectivo meramente de alívio da dor, certo ou errado?? tenho ideia que o O2 (MOxigénioNA) é que combate a tal dispneia, no caso do EAM (tendo sido esse o exemplo que deu atrás).   

Cumprimentos!

Caro colega zemiguel:

A sua questão foi pertinente. Na situação de EAM, a ansiedade e dor anginosa abrupta provoca vasoconstrição, com consequente agravamento da dispneia de etiologia cardíaca. A morfina alivia a dor e ajuda no melhoramento da clínica da dispneia mas, obviamente, não é utilizada para correcção da dispneia em si.
Quanto aos cuidados paliativos, o mesmo acontece mas o mecanismo em concreto desconheço. Eventualmente se encontrar alguma informação colocarei aqui.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #61 em: Janeiro 21, 2008, 19:56:09 »
Estamos a desviar-nos do tema!  ;)

Offline NiniSF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #62 em: Janeiro 22, 2008, 00:27:01 »
Citação de: FysGa
Citação de: NiniSF
Citação de: Fanux

(...)
Acerca de medicaçao alem ST, gerlamente só morfina porque se o doente é terminal, controla-se a dor e não a dispneia, certo?

Errado... Paliar não se limita ao controlo da dor, inclui o controlo de outros sintomas como os vómitos, a obstipação... e sim A DISPNEIA!!!

Atenção que com o controle da dor através da morfina, atenuam-se varias situações clinicas de dispneia. E isso é extremamente frequente nos cuidados paliativos - a titulo de exemplo temos a M(orfina)ONA nos EAM  ;)

O meu comentário dirigia-se à colega que dizia que no doente terminal se controla APENAS a dor e não a dispeneia.

Relativamente aos comentários sobre EAM desculpem mas pareceu-me que se estava a falar de cuidados paliativos e não de situações agudas em que o objectivo é tratar ou coadjuvar o tratamento e não paliar... devia estar distraida.

Offline Fanux

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #63 em: Janeiro 22, 2008, 18:10:31 »
"cada caso é unico..ha doentes que absorvem 1000ml em 24h, outros nem 500ml. So conheço esta tecnica em doentes terminais que: têm maus acessos venosos ou nehuns...como tal usa-se a administaraçao SC em deteriemto da EV. contudo, tambem têm pouco tecido subcutaneo o que dificulta a absorcao...

Usa-se geralemte um cateter buterfly colocado onde houver tecido subcutaneo seja abdomen, perna, braço...e onde o doente nao lhe chegue para o retirar (se for o caso).

Acerca de medicaçao alem ST, gerlamente só morfina porque se o doente é terminal, controla-se a dor e não a dispneia, certo?

Cada caso é um caso!"

> O que escrevi foi propositado para verificar as vossas respostas (acerca da morfina) embora esta "velha questao" servisse para um topico proprio...

Ate ao momento só conheço e tenho experiencia desta tecnica em doentes TERMINAIS que já não têm acessos EV, sem deglutiçao presente, aqueles doentes que qq profissional minimamente treinado sabe avaliar quanto tempo mais irá durar aquela vida... de facto, sobram as nebulizaçoes e farmacos por essa via, e tecido SC, que tendo um acesso (borboleta ou cateter: nao me parece pertinente esta duvida pq um ou outro não sao para estar muito tempo no mesmo sitio) irá permitir tratar (não curar!) os sintomas possiveis REAIS.

Como podem verificar acima, nc disse que APENAS se iria tratar a dispneia (digo dispneia pq é realmente o mais frequente e custoso em fase realmente terminal) pq nesta fase, e por favor nao venham com contos da carochinha, vamos tratar a dor/sofrimento...e neste aspecto, da minha experiencia real (não dos livros), a morfina SC e o Durogesic sao aqueles menos traumaticos e muito eficazes.

Sabem que ja tive doentes com diagnostico medico (feito em hospitais centrais!) de "doente TERMINAL", que passados poucos meses tiveram alta para domicilio e pelo menos um, mesmo independente?

Ha que saber AVALIAR o real e nao aplicar a tal chapa 5 a todos os doentes...

Se calhar desviei me do topico: SIM, a soroterapia por via SC é eficaz e será cada vez mais implementada em unidades de cuidados continuados..desde que os medicos recebam formação nessa area.
Porque em unidades de agudos, não prevejo essa utilizaçao em deterimento da EV.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #64 em: Janeiro 22, 2008, 18:26:29 »
Citação de: Fanux
"cada caso é unico..ha doentes que absorvem 1000ml em 24h, outros nem 500ml. So conheço esta tecnica em doentes terminais que: têm maus acessos venosos ou nehuns...como tal usa-se a administaraçao SC em deteriemto da EV. contudo, tambem têm pouco tecido subcutaneo o que dificulta a absorcao...

Usa-se geralemte um cateter buterfly colocado onde houver tecido subcutaneo seja abdomen, perna, braço...e onde o doente nao lhe chegue para o retirar (se for o caso).

Cada caso é um caso!"

> O que escrevi foi propositado para verificar as vossas respostas (acerca da morfina) embora esta "velha questao" servisse para um topico proprio...

Ate ao momento só conheço e tenho experiencia desta tecnica em doentes TERMINAIS que já não têm acessos EV, sem deglutiçao presente, aqueles doentes que qq profissional minimamente treinado sabe avaliar quanto tempo mais irá durar aquela vida... de facto, sobram as nebulizaçoes e farmacos por essa via, e tecido SC, que tendo um acesso (borboleta ou cateter: nao me parece pertinente esta duvida pq um ou outro não sao para estar muito tempo no mesmo sitio) irá permitir tratar (não curar!) os sintomas possiveis REAIS.

Como podem verificar acima, nc disse que APENAS se iria tratar a dispneia (digo dispneia pq é realmente o mais frequente e custoso em fase realmente terminal) pq nesta fase, e por favor nao venham com contos da carochinha, vamos tratar a dor/sofrimento...e neste aspecto, da minha experiencia real (não dos livros), a morfina SC e o Durogesic sao aqueles menos traumaticos e muito eficazes.

Sabem que ja tive doentes com diagnostico medico (feito em hospitais centrais!) de "doente TERMINAL", que passados poucos meses tiveram alta para domicilio e pelo menos um, mesmo independente?

Ha que saber AVALIAR o real e nao aplicar a tal chapa 5 a todos os doentes...

Se calhar desviei me do topico: SIM, a soroterapia por via SC é eficaz e será cada vez mais implementada em unidades de cuidados continuados..desde que os medicos recebam formação nessa area.
Porque em unidades de agudos, não prevejo essa utilizaçao em deterimento da EV.

Olá colega!

Formação é necessária nos médicos e nos enfermeiros. Acredito que mais de 90 % dos enfermeiros não conhecem esta técnica (também designada de hipodermoclise).

Vou-lhe dar o meu caso: Trabalho há meio ano e conheci esta técnica através de uma enfermeira espanhola minha colega, que sugeriu que num caso de uma doente terminal, que necessitava de hidratação, fosse substituida a via EV por SC. Propos-se à médica que prescreveu, e depois de explicar-mos as vantagens, mudou-se de via. A médica não conhecia a técnica, mas passou a prescrevê-la.

A MAIORIA dos médicos que conheco não conheciam a técnica e A MAIORIA dos enfermeiros que conheco não conheciam a técnica.

É uma excelente opção.

Em unidades de agudos, se só for necessária hidratação, deve-se usar a via SC, preservando desta forma os acessos venosos e não continuar a sacrificar doentes...

Obrigado pelo seu contributo!

Offline ana parece

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #65 em: Janeiro 23, 2008, 17:44:07 »
Caros colegas:

a utilização da via SC pode ser utilizada para a administração intermitente de fármacos e/ou para hidratar (hipodermoclise).

Os soros devem ser sempre isotónicos.
Numa fase agónica, utilizar apenas até 500 ml, para não levar a sobrecarga. Numa fase agónica nunca se corrigem desiquilibrios hidroelectroliticos ou se combatem infecções.
Os solutos hipertónicos por via SC são corrossivos

Utilizar a área abdominal e do tórax para administração de por exemplo 1000 ml/ 24 horas, pois são as áreas que absorvem grandes quantidades de líquido.

Utilizar a região lateral da coxa ou deltóide para administrar fármacos de forma intermitente.

único antibiotico que se pode utilizar por via subcutânea : ceftriaxone. Outros fármacos: morfina, haloperidol, midazolam, metoclopramida, tramadol.....

Utiliza-se sistema epicraneano de 23 G (butterfly), e muda-se de semana a semana. deve ser sempre colocado com prega cutânea numa direcção de 45 graus e sempre em horizontal, por exemplo em direcção ao umbigo. porque se for colocado em outra direcção é q pode levar a perfurações. Não existe problema por ser com material metálico.

Quanto à morfina, é claro que deve ser utilizada, para além de controlar a dor severa (degrau 3 da escada analgésica), deve ser utilizada para os casos de DISPNEIA.
A morfina tem uma acção central, com diminuição da sensibilidade do centro respiratório, diminui a taquipneia, diminui a Frequencia respiratoria, originando a diminuição da hipercápnia.

A morfina, no caso da dispneia, aumenta a tolerância ao exercicio, melhora a dispneia, alivia a tosse, diminui a dor torácica, leva à sedação/ redução da ansiedade, melhora a sintomatologia da insuficiência cardiaca esquerda.

Doentes com morfina, aumentar em 50% a dose;
Doentes sem morfina iniciar entre 5 mg de 4 em 4 horas PO.

Caros colegas, a via SC é a melhor que podemos utilizar, após termos formação, conhecimentos e experiência, pois existe um menor risco de traumatizar os doentes. Um colega já mencionou as vantagens desta via, anteriormente.

No domicilio, esta é a via de eleição, pois não existem muitos riscos, não necessitamos de estar com o doente em casa 24 horas para vigilância, tal como fazemos quando estamos no meio intra hospitalar.
 Se utilizarmos esta via com mais frequencia, podemos controlar sintomas e evitar enviar os doentes para o hospital como muitas vezes vão.
Bom trabalho, e espero ter ajudado de alguma forma.

cumprimentos

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #66 em: Janeiro 23, 2008, 22:00:37 »
Obrigado por de uma forma clara tornar o assunto entendível.
Se não for pedir muito poderia fornecer alguma bibliografia ,pois estou bastante interessado nesta temática,pois como muito bem diz será uma óptima solução para o domicílio.
Obrigado.

Offline ana parece

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #67 em: Janeiro 23, 2008, 23:56:57 »
não precisa de agradecer.
Acho que todos nos devemos ajudar uns aos outros!!!
Fico feliz por se interessar por este assunto

Aconselho a consultar o manual de cuidados paliativos, da coordenação dos nossos "Pais" dos Cuidados Paliativos: António Barbosa e Isabel Neto.

Ao contrário do que muitos colegas dizem, eu tive conhecimento desta técnica, não por colegas enfermeiros espanhois, mas por uma enfermeira portuguesa, que participa nesta biblia, e que é muito conhecida na área dos Cuidados Paliativos.

Só espero que as pessoas não confundam termos como doente em fase agónica, mitos da morfina, DEFINIÇÃO DE CUIDADOS PALIATIVOS.....Existem muitas áreas para descobrir.
Por isso acho que todos deviam ler mais sobre esta área.

CUIDADOS PALIATIVOS SÃO O FUTURO!!!!!!!!!!!

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #68 em: Abril 24, 2008, 20:12:36 »
ola a tdos
neste momento estou a trabalhar numa unidade de cuidados continuados
e estamos a recorrer a hidratações via sub-cutanea
gostaria de saber se alguem me podia facultar material sobre o assunto....
afinal temos de apresentar argumentos e saber como, o porque e como utilizar esta tecnica....
nao so perante o doente, mas tambem perante a familia....
muito obrigada
cumps
 ;)
...Nurse in Trainning...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #69 em: Abril 24, 2008, 21:34:27 »
Citação de: patolas
ola a tdos
neste momento estou a trabalhar numa unidade de cuidados continuados
e estamos a recorrer a hidratações via sub-cutanea
gostaria de saber se alguem me podia facultar material sobre o assunto....
afinal temos de apresentar argumentos e saber como, o porque e como utilizar esta tecnica....
nao so perante o doente, mas tambem perante a familia....
muito obrigada
cumps
 ;)

Olá colega!

Esta é uma excelente opção à via endovenosa, dentro das suas limitações.

Recomendo que leia todas as páginas deste tópico. Certamente vai encontrar muita informação. Se estiver interessada pesquise por hipodermóclise na internet ou em livros.

Cumprimentos.

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #70 em: Abril 25, 2008, 23:01:48 »
obrigda
ja tirei alguma informção e da internet
mas mm em ingles nao existe grd bibliografia
dsde ja obrigada
 ;)
...Nurse in Trainning...

Offline pimpolha

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #71 em: Abril 26, 2008, 11:16:18 »
Ola ola...nunca tinha ouvido falar nesta técnica até ao meu último estágio...tinhamos um doente em fase terminal k na altura gerou alguma polémica entre os profissionais, pois não chegavam a consenso se este deveria ir passar os últimos dias a casa ou ficar pelo hospital...foi então k a médica decidiu dar-lhe alta e optar pela hidratação por soroterapia via subcutânea, o k pra mim foi uma completa novidade...após esta situação não voltei a ter contacto com a técnica.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #72 em: Maio 30, 2008, 19:38:09 »
Mas afinal quem é que utiliza esta técnica?

Quem não utiliza, qual é a razão? Não sabem a técnica? Os médicos não concordam? Não prescrevem? Não conhecem? Acham que não é uma técnica eficaz?

Utilizo e recomendo.

Offline taina

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #73 em: Maio 30, 2008, 19:43:07 »
Já tinha ouvido falar em soroterapia por via subcutânea... Mas nunca fiz, nem nunca vi...

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #74 em: Maio 30, 2008, 20:30:22 »
Citação de: taina
Já tinha ouvido falar em soroterapia por via subcutânea... Mas nunca fiz, nem nunca vi...

Se tiver oportunidade de contactar com esta técnica faça-o.