Votação

Em relação a esta técnica:

Nunca tinha ouvido falar.
67 (36.6%)
Já tinha ouvido falar.
72 (39.3%)
Já tinha utilizado.
44 (24%)

Votos totais: 181

Votação encerrada: Novembro 09, 2007, 23:35:55

Autor Tópico: Hidratação por soroterapia via subcutânea.  (Lida 63463 vezes)

Offline paulo_ramos

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Re: Hipodermoclise
« Responder #45 em: Dezembro 23, 2007, 14:09:04 »
Olá Filipa.

Eu trabalho num serviço de Neurocirurgia em que se efectuam cirurgias funcionais de parkinson, se me disseres concretamente o que necessitas posso ajudar. Penso que esta temática deverás abordar a vertente do cuidador pois são utentes que devida à evolução da doença ficam com elevados graus de dependência nos autocuidados. Com a cirurgia, a maior parte ficam independentes o que se torna num alívio para o utente (pois sentem-se mais capazes) e para os cuidadores...

Uma sugestão: NO título do trabalho "cuidar, cuidando-se na doença de parkinson", fica subjacente que estamos a "cuidar da doença", o que penso que não é o teu objectivo.... Que tal "Cuidar, cuidando-se a pessoa com doença de parkinson", desculpa  o atrevimento  ;) ;)

Bjs.

Paulo

p.s. Peço desculpa por fugir ao tema do tópico...

Offline Vitor A.

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Hidratação por soroterapia via subcutânea.
« Responder #46 em: Janeiro 10, 2008, 09:20:30 »
Já tentei encontrar o trabalho acima descrito pela colega anapaulino para fazer o dowload, mas não consegui.
Importam-se de dizer onde está?
Obrigado.
No reencaminhamento de mail´s, Por Favor Usem Cco. ou Bcc (Cópia Oculta)
" Retire os endereços dos amigos antes de reenviar "
" Dificulte a disseminação de vírus e spams "
" Proteja a sua privacidade e a dos Outros

Saudações. Vitor A. :)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Janeiro 13, 2008, 02:31:17 »
Se já existem unidades em que se pratica esta técnica é optimo, e porque não partilhar protocolos e fundamentação científica?

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Janeiro 13, 2008, 12:15:42 »
Citação de: Anitanurse
Caros colegas a minha intenção não foi ofender...Em relação a bases científicas não encontro nenhuma pois este tema é pouco abordado...A afirmação que faço é baseada nas evidências. Baseia-se na experiência que temos aqui no nosso serviço e na experiência também de outra unidade de cuidados paliativos do nosso país.

Se outros colegas que trabalham em outra(s) unidade(s) de cuidados paliativos tiverem uma experiência diferente agradeço que a partilhem conosco.

Cumprimentos.

Cara colega:

Antes de afirmarmos uma barbaridade convém estarmos resguardados com suporte científico válido, pois pelo senso comum qualquer ideia contrária à nossa é uma barbaridade, quando o poder de argumentação falha.

----------------------------------------
No serviço em que exerço funções não é comum a administração de soroterapia por via SC. Apesar de ser um serviço de medicina, na globalidade encontram-se doentes cujo estado clínico instável requer acessos venosos. Contudo, fazemos com alguma frequencia a administração de morfina pela via subcutanea nos seguintes moldes:

- Inserção de um butterfly (não o comum cateter venoso)
- Zona abdominal como local de preferência
- Administração sempre por bólus e não em perfusão
- Regra geral não há diluição dos fármacos (as doses muitas das vezes são preparadas com seringas de insulina)
- Rotação do local de punção semanalmente

Como se pode constatar a prática difere muito de serviço para serviço. Como já afirmado pelo caro Charlie_Ze, pede-se aos colegas que partilhem com a comunidade do forum informações sobre este procedimento pois trata-se de um tema interessante e de utilidade franca.

Offline Tatauga

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Janeiro 13, 2008, 21:32:29 »
Olá a todos, tenho uma duvida relacionada com a soroterapia! Não sei para que servem os diferentes soros! :-X A minha escola nunca nos forneceu informação sobre o assunto, penso que é só no 3º ano!  :o Gostaria que me indicassem bibliografia sobre o assunto, já pesquisei no índice terapêutico mas tem pouca informação! Obrigada a todos!

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Janeiro 13, 2008, 21:51:57 »
Só hoje li este tópico e desde já manifesto o meu desconhecimento total por esta terapia. Considero contudo que pode ser uma óptima resposta, sobretudo em doentes em fase terminal e em tratamento no domicílio. Se tivesse conhecimento desta técnica certamente já a teria utilizado muitas vezes.
Lanço um repto aos colegas detentores de alguma ou muita experiência que de forma serena a partilhem aqui no fórum.

Offline NiniSF

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Janeiro 13, 2008, 22:57:16 »
Citação de: Fanux

(...)
Acerca de medicaçao alem ST, gerlamente só morfina porque se o doente é terminal, controla-se a dor e não a dispneia, certo?

Errado... Paliar não se limita ao controlo da dor, inclui o controlo de outros sintomas como os vómitos, a obstipação... e sim A DISPNEIA!!!

Offline FysGa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Janeiro 14, 2008, 06:41:41 »
Citação de: NiniSF
Citação de: Fanux

(...)
Acerca de medicaçao alem ST, gerlamente só morfina porque se o doente é terminal, controla-se a dor e não a dispneia, certo?

Errado... Paliar não se limita ao controlo da dor, inclui o controlo de outros sintomas como os vómitos, a obstipação... e sim A DISPNEIA!!!

Atenção que com o controle da dor através da morfina, atenuam-se varias situações clinicas de dispneia. E isso é extremamente frequente nos cuidados paliativos - a titulo de exemplo temos a M(orfina)ONA nos EAM  ;)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Janeiro 14, 2008, 23:45:18 »
Colega Fysga já trabalhei em unidades em que se colocava buterfly em vez de cateter para administração de terapêutica SC e depois de comparar as duas tenho optado pelo cateter, apenas porque no caso do buterfly vai ficar inserido no tecido subcutâneo uma peça metálica, e no cateter não.

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #54 em: Janeiro 15, 2008, 00:16:54 »
Citação de: charlie_ze
...tenho optado pelo cateter, apenas porque no caso do buterfly vai ficar inserido no tecido subcutâneo uma peça metálica, e no cateter não.

Olha, eu utilizei butterfly e desde que esteja bem fixa não ha problema em perfurações. Quanto a ser uma peça metálica, também as próteses do fémur ou até os agrafos são metálicos...

Está bem das duas formas!!

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Janeiro 15, 2008, 00:36:12 »
mas as próteses foram concebidas para tal, a minha experiência mostra que o butterfly tem mais risco de causar abcessos...

Offline Zé Miguel

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #56 em: Janeiro 15, 2008, 16:50:30 »
"Atenção que com o controle da dor através da morfina, atenuam-se varias situações clinicas de dispneia. E isso é extremamente frequente nos cuidados paliativos - a titulo de exemplo temos a M(orfina)ONA nos EAM" 

Desculpe colega, permita-me a seguinte observação/dúvida, morfina na tal "MONA" na actuação perante EAM, tem o objectivo meramente de alívio da dor, certo ou errado?? tenho ideia que o O2 (MOxigénioNA) é que combate a tal dispneia, no caso do EAM (tendo sido esse o exemplo que deu atrás).   

Cumprimentos!

Offline João Pedro

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #57 em: Janeiro 15, 2008, 19:24:06 »
Citação de: charlie_ze
mas as próteses foram concebidas para tal, a minha experiência mostra que o butterfly tem mais risco de causar abcessos...

Pois, é um metal, e como a tua experiência diz assim como vários estudos a metais (nomeadamente piercings, brincos...) os metais têm maior risco de causar abcessos do que o plástico, mas, próteses à parte, os agrafos também são de metal e estão até 15 ou mais dias inseridos no tecido vivo, a butterfly nao dura (ou nao deve durar) mais do que 24 horas inseridas no tecido!

Mas aceito a tua experiência, é assim que também se falam das coisas!

Offline Zé Miguel

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Janeiro 16, 2008, 00:43:48 »
bem mas de qq forma podemos pensar na dispneia como parte integrante de um episodio de ansiedade que por sua vez é causada pela dor intensa do EAM...por aí até q faz algum sentido mas tenho a ideia q nesse caso específico (EAM) a morfina é essencialmente para alívio da dor... cumprimentos

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #59 em: Janeiro 17, 2008, 00:53:51 »
a morfina no EAM tem mais funções do que o mero alívio da dor....