Autor Tópico: Estágio Profissional  (Lida 71552 vezes)

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Re: Estágio Profissional
« Responder #135 em: Fevereiro 09, 2009, 13:51:48 »
Sim, também há cerca de três semanas, quando recebi uma proposta para estagio prof, indicaram-me os documentos necessários e disseram-me que tinha direito a subsidio de alojamento, já que iria ficar a cerca de 400/500km de casa. Contudo, na quinta-feira passada, ligaram-me novamente, para confirmar se ainda estaria interessada no estagio, uma vez que, o Sr. Sócrates cortou esses subsidios, e como tal seriam menos uns euros no final do mês. Pra quem se desloca é sem dúvida mais dificil.

Esta foi a informação que a institução me forneceu, não foi o IEFP. Agora, não sei se é aplicável apenas aos estágios que ainda se vão iniciar ou também áqueles que já decorrem...não sei!

Offline enfcar

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #136 em: Fevereiro 09, 2009, 13:56:57 »
Segundo li no site www.inovjovem.gov.pt, durante o estagio profissional oferecem seguro de acidentes de trabalho;
subsídio de alimentação, durante 11 meses, de montante igual ao atribuído a funcionários e agentes da Administração Pública; 
subsídio de alojamento, por 11 meses, quando a localidade em que decorrer o estágio distar 50Km ou mais da localidade de residência, ou quando não existir transporte colectivo compatível com o horário do estágio. Agora não sei se isto se aplica na realidade, mas que esta lá escrito isso esta. Cumps

Offline MSeixas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #137 em: Fevereiro 09, 2009, 14:03:14 »
Felicito desde ja quem consegue neste pais conseguir seja que tipo de emprego for, e para alem de tudo o consiga manter, estou num triste dilema que deve ser o dilema de muitos:DESEMPREGO ou melhor pa estar desempregada e preciso que tenha existido algum emprego anteriormente... o que nao e a minha situação acabei a pouco tempo e sinto-m tao desorientada que ate mete dó...nem sei pa que lado me hei-de virar...
so queria que existise um sitio onde os pobres dos recem licenciados, se informassem das burocracias pelo qual teem que passar e todas essas coisas inerentes!!!por favor orientem os pobres dos recem licenciados...
Obrigado

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #138 em: Fevereiro 09, 2009, 14:29:41 »
Colega MSeixas...eu também recém-licenciada, ainda não tive a minha oportunidade...estou há cerca de 4meses no desemprego. Apesar de constatar que a nossa situação está muito difícil, não me considero uma 'pobre recém-licenciada'. Estou cansada de procurar emprego, cansada de obter sempre a mesma resposta, cansada de ver tanta trafulhice por aí fora, mas não desisto. Considero que o nosso futuro só depende de nós mesmos...

Quando acabei a Licenciatura pouco ou nada sabia sobre concursos, bolsas de emprego, o que fazer para conseguir o meu primeiro emprego em enfermagem. O que fiz foi procurar...e muito, estar atenta sobretudo ao forumenfermagem que sem dúvida, presta um grande apoio aos recém-licenciados.

Para procurar emprego?Uma orientadora de estágio não se cansava de me dizer...mal acabem o curso, mochila às costas e percorrer o país, por qualquer instituição de saúde, não podemos ficar em casa á espera que algo caia do céu!

Depois de quase 300 curriculos enviados, surgiu uma proposta bem longe de casa. Não são as melhores condições, mas é algo que terei que agarrar para conseguir iniciar funções em enfermagem. Orgulho-me de ter conseguido uma oportunidade através do meu esforço, e que do meu ponto de vista, não está a denegrir a nossa profissão.

O que eu lhe quero transmitir é que, apesar de reconhecer que a nossa situação é dificil e que conseguir qualquer informação seja, por vezes, complicado, não se pode acomodar na figura de 'pobre recém-licenciada' e esperar que outros lhe digam o que fazer. Pesquise, leia outros testemunhos aqui deixados...vá à luta!!

Burocracias??Consulte o site da OE, sites dos sindicatos, sites governamentais, diário da república...Contacte telefonicamente instituições e esclareça as suas dúvidas...

Offline Pedro Godinho Ferreira

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #139 em: Fevereiro 09, 2009, 22:03:09 »
Citação de: "onlyli"
Colega MSeixas...eu também recém-licenciada, ainda não tive a minha oportunidade...estou há cerca de 4meses no desemprego. Apesar de constatar que a nossa situação está muito difícil, não me considero uma 'pobre recém-licenciada'. Estou cansada de procurar emprego, cansada de obter sempre a mesma resposta, cansada de ver tanta trafulhice por aí fora, mas não desisto. Considero que o nosso futuro só depende de nós mesmos...

Quando acabei a Licenciatura pouco ou nada sabia sobre concursos, bolsas de emprego, o que fazer para conseguir o meu primeiro emprego em enfermagem. O que fiz foi procurar...e muito, estar atenta sobretudo ao forumenfermagem que sem dúvida, presta um grande apoio aos recém-licenciados.

Para procurar emprego?Uma orientadora de estágio não se cansava de me dizer...mal acabem o curso, mochila às costas e percorrer o país, por qualquer instituição de saúde, não podemos ficar em casa á espera que algo caia do céu!

Depois de quase 300 curriculos enviados, surgiu uma proposta bem longe de casa. Não são as melhores condições, mas é algo que terei que agarrar para conseguir iniciar funções em enfermagem. Orgulho-me de ter conseguido uma oportunidade através do meu esforço, e que do meu ponto de vista, não está a denegrir a nossa profissão.

O que eu lhe quero transmitir é que, apesar de reconhecer que a nossa situação é dificil e que conseguir qualquer informação seja, por vezes, complicado, não se pode acomodar na figura de 'pobre recém-licenciada' e esperar que outros lhe digam o que fazer. Pesquise, leia outros testemunhos aqui deixados...vá à luta!!

Burocracias??Consulte o site da OE, sites dos sindicatos, sites governamentais, diário da república...Contacte telefonicamente instituições e esclareça as suas dúvidas...

Fico contente por saber  ;) ;)
Peter Sykepleier din tjeneste

Offline rutematos

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #140 em: Fevereiro 10, 2009, 16:10:52 »
Boa sorte colega @onlyli.  :-*

Offline onlyli

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #141 em: Fevereiro 15, 2009, 11:05:21 »
Mutio obrigada colega rute! ;D

Offline Anoquitas

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #142 em: Março 02, 2009, 19:05:54 »
olá colegas.
mas afinal os estágios profissionais só se podem fazer em instituiões privadas?
nem centros de saúde nem nada?

Offline CatarinaSoares

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #143 em: Março 02, 2009, 19:40:02 »
  Podem também fazer-se em hospitais EPE (que são de gestão privada!) mas não em públicos puros (chamemos-lhes assim, lol!). Uma informação do IEFP do Porto... **

Offline moutinho

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #144 em: Março 02, 2009, 19:50:16 »
Exactamente. Como antigamente poucos E.P.E's haviam, os estágios profissionais eram realizados no sector privado. Actualmente continuam a ser nestes e nos E.P.E's também.

Offline marta pinto

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #145 em: Março 04, 2009, 11:48:24 »
desculpem qq coisa q possa ofender, mas nao posso deixar de comentar um assunto que me anda a dar "comichão" já há algum tempo.

sou recém-licenciada e tal como muitos estou á espera do meu primeiro emprego...nem vale a pena falar da mediocridade que a enfermagem nos levou, pois estariamos dias a falar do assunto.

Apenas tenho uma opinião bem formada sobre os estagios profissionais:
trabalhar de borla (sim, porque a instituição nunca paga a sua parte) é mais que um presente envenenado, é uma humilhação enorme para a nossa classe!! não vemos por aí médicos a fazer estagios profissionais! não vemos a ordem dos medicos a permitir a abertura de inumeras escolas privadas! não vemos uma ordem a defender-nos tão mal como a nossa! não vale a pena contar com estas entidades! mas podemos contar connosco....afinal não é de nós que eles precisam?? será que não sabemos bater o pé e dizer NÃO de uma vez por todas a esta vergonha??!!! desculpem a expressão, mas cá na terra dizem: "qt mais nos baixamos, mais nos vêem o c*"
por favou minha gente, se não querem estar parados e querem fazer algo útil, façam voluntariado em instituições q necessitam de nós e que nos valorizem (APAV, Cruz Vermelha....etc) façam verdadeiro voluntariado! já basta os hospitais pouparem sempre em enfermeiros!!! só faltava agora fazermos o favor de trabalharmos para eles de borla!!!

pensem bem...existem outras soluções para não estarmos parados: Voluntariado sério!!!
e tb existem outras soluções para ganhar dinheiro, emigremos! será que o nosso país valoriza o amor que temos por ele??

é pensar bem no que queremos da vida e da profissão que juramos acreditar um dia...

Offline psl

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #146 em: Março 04, 2009, 13:20:24 »
Existem um site com informação actualizada....

www.emprego2009.gov.pt... tem la a legislação que saiu em janeiro deste ano

Quanto às diferentes opiniões... tal como me disse a senhora do centro de emprego recentemente: "cada um tem que olhar para dentro e perceber o k é mais importante, aquilo d k sente mais falta"

Ninguem conhece a situação de cada enfermeiro recem-licenciado ou desempregado neste pais a nao ser o proprio.... onde esta a individualidade de vida....é facil apontar o dedos aos outros!!

Nos estagios profissionais pagam como nível 5 de qualificação (licenciados).... é a remuneração prevista pela lei: 838.44€ mais subsídio de alimentação de lei 4, 27 €.... Não é assim tão desprestigiante como falam.... que diferença faz 50 euros.... quando em causa está n se ganhar nadita de nada....é trabalhar de borla???

pra ja n falar na garantia de vencimento durante 12 meses... Colegas, numa altura em que de todo o lado vemos cortes de todo lado isto é uma garantia....
"Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #147 em: Março 04, 2009, 15:03:00 »
Nada mau mesmo...eu com 8 anos de serviço ganho limpos entre 830 e 900 € dependendo de algumas horas que faça ( trabalho em cuidados de saude primários) - onde ja esta incluido subs de alimentação e claro os descontos devidos.
a minha repulsa aos estagios profissionais são por três motivos: primeiro já temos um curso muito pratico...nao deviamos ter mais um estagio... e segundo porque muitos não sao remunerados á partida( em regime de voluntariado ) até as instituições se decidirem ou não por colocar os profissionais neste regime ( que pode durar meses) - e falo com conhecimento de causa; isto enviesa logo o nosso trabalho de luta: não ha necessidade de contratar mais pessoas tendo mão de obra barata e terceiro poruqe ao fim dos 6/12 meses mandam para a rua e contratam outros.
De resto se forem pagos e colocarem o pessoal nos quadros das instituições é muito bom para quem esta a começar.
Agora  é um pedido especial e sentido aos colegas que estao a pensar nestes estágios ou estejam neles já... não se deixem enganar - dinheirinho ao fim do mes e certeza de colocação final... por favor...só assim é que a luta pela contratação de mais pessoal vai em frente.

Offline Miss Nurse

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #148 em: Março 04, 2009, 15:06:38 »
Citação de: marta pinto
desculpem qq coisa q possa ofender, mas nao posso deixar de comentar um assunto que me anda a dar "comichão" já há algum tempo.

sou recém-licenciada e tal como muitos estou á espera do meu primeiro emprego...nem vale a pena falar da mediocridade que a enfermagem nos levou, pois estariamos dias a falar do assunto.

Apenas tenho uma opinião bem formada sobre os estagios profissionais:
trabalhar de borla (sim, porque a instituição nunca paga a sua parte) é mais que um presente envenenado, é uma humilhação enorme para a nossa classe!! não vemos por aí médicos a fazer estagios profissionais! não vemos a ordem dos medicos a permitir a abertura de inumeras escolas privadas! não vemos uma ordem a defender-nos tão mal como a nossa! não vale a pena contar com estas entidades! mas podemos contar connosco....afinal não é de nós que eles precisam?? será que não sabemos bater o pé e dizer NÃO de uma vez por todas a esta vergonha??!!! desculpem a expressão, mas cá na terra dizem: "qt mais nos baixamos, mais nos vêem o c*"
por favou minha gente, se não querem estar parados e querem fazer algo útil, façam voluntariado em instituições q necessitam de nós e que nos valorizem (APAV, Cruz Vermelha....etc) façam verdadeiro voluntariado! já basta os hospitais pouparem sempre em enfermeiros!!! só faltava agora fazermos o favor de trabalharmos para eles de borla!!!

pensem bem...existem outras soluções para não estarmos parados: Voluntariado sério!!!
e tb existem outras soluções para ganhar dinheiro, emigremos! será que o nosso país valoriza o amor que temos por ele??

é pensar bem no que queremos da vida e da profissão que juramos acreditar um dia...

Cara colega...é recém licenciada faz bem em tentar encontrar o seu primeiro emprego, mas a forma como fala também não das mais prestigiantes para a profissão...talvez quando estiver há 2 anos desempregada (e não lhe desejo esse azar) pense um pouco de outra forma...eu realizei um estágio profissional que já terminou e a instituição em causa sempre pagou religiosamente na ultima sexta feira de cada mês o meu vencimento COMPLETO...além disso o almoço/jantar  era-me oferecido daí não ter subsídio de alimentação...foram meses em que aprendi muito, exerci a minha profissão que tanto adoro, e não pense que ganhava muito mal tendo em conta os colegas que trabalhavam em centro de saúde na altura a receber mais 100 euros que eu (que era o ordenado base)...pena é que muita gente ainda confundo os estágios profissionais do IEFP com os suportos estágios profissionais feitos por mútuo acordo entre pessoa e instituição...e mais lhe digo, se conhece algum caso de algum colega que não recebe a parte da instituição estando em estágio através do IEFP, aconselhe-o a fazer queixa ao centro de emprego e talvez essa instituição dificilmente volte a conseguir seja o que for atrvés deles...o tipo de estágio profissional que eu fiz está legislado...
Quanto a não haver médicos em estágio profissional é natural que não haja são imediatamente absorvidos pelo mercado...agora a enfermagem já não está nessa realidade...é a lei da oferta e da procura...e acredite...antes de melhorar ainda vai piorar muito...antes da aurora vem sempre as trevas da madrugada...
felizemente já muita gente muda de opinião sobre estes estágios depois de bem informados...
Para finalizar, peço-lhe que não julgue quem aceita estas propostas pois não sabe da vida de cada um...nem toda gente pode emigrar assim sem mais nem menos e quanto a empregos noutras áreas...bem...com a actual crise não sei se será assim...
Respeito a sua opinião de não fazer estes estágios, mas respeite também aqueles que decidem fazê-los..

Offline psl

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #149 em: Março 04, 2009, 15:45:38 »
Colega Pica PAu tocou no ponto essencial..... ESTágios Profissionais finaciados pelo IEFP..... LEGislados.... não são coisas de acords de palavras... que nessa situação as vezes sabemos infelizmente no que dá.....

[/quote]

...pena é que muita gente ainda confunde os estágios profissionais do IEFP com os suportos estágios profissionais feitos por mútuo acordo entre pessoa e instituição...[/quote]

Estágios Profissionais do IEFP é uma coisa... Estágios voluntários é outra.....Existem critérios rigidos que tanto a entidade empregadora tem que cumprir como o candidato..... Não basta querer fazer um estágio destes e pronto!!!

E dps ha efectivamente algumas instituições que realizam contractos no ternimo do estágio.... porque o IEFP n financia infinitamente estágios na mesma instituição......
"Existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis".