Autor Tópico: Enfermeiros em C.S. Primários  (Lida 5721 vezes)

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
Enfermeiros em C.S. Primários
« em: Novembro 02, 2007, 16:27:31 »
OS ENFERMEIROS EM CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS

A ideia de uma «enfermagem comunitária» centrada no trabalho com as famílias já vem de há muito sendo teorizada e praticada pelos núcleos inovadores da enfermagem em cuidados de saúde primários .
Trata-se de uma prática centrada na comunidade, promovendo estilos de vida saudáveis, contribuindo para prevenir a doença e as suas consequências mais incapacitantes, dando particular importância à informação de saúde, ao contexto social, económico e político, e ao desenvolvimento de novos conhecimentos sobre os determinantes da saúde na comunidade.
Em Portugal a enfermagem é hoje reconhecida como uma profissão que se impôs de forma decisiva nos últimos 20 anos.
 No entanto, dos cerca de 36.000 enfermeiros em Portugal só cerca de 17% exercem funções nos centros de saúde, e apenas 15% são enfermeiros com a especialidade de saúde pública/comunitária.
Apesar destas limitações existem relatos sobre importantes melhorias quantitativas nas actividades relacionadas com a promoção da saúde nos centros de saúde. Muitos enfermeiros, em diferentes regiões do país estão também envolvidos em projectos de cuidados continuados. Estes cuidados têm reforçado e valorizado a prática da enfermagem comunitária para além de terem contribuído para melhorar o acesso das populações aos cuidados de saúde. Perspectiva-se, assim, o desenvolvimento de uma enfermagem da saúde da família capaz de alicerçar a sua intervenção em práticas «baseadas na evidência», correspondendo a necessidades reais, com capacidade para integrar a promoção da e a prevenção das doenças, trabalhar em equipas multidisciplinares e multisectoriais e promover a participação activa dos cidadãos nas decisões sobre a sua saúde.
Gostaria de saber a opinião dos colegas acerca desta temática.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: ENFERMEIROS EM C.S. PRIMÁRIOS
« Responder #1 em: Novembro 02, 2007, 17:23:28 »
Cara colega:

Trabalho em CSP há 3 meses e não troco por nada... Deste a opinião sobre o sítio do meu Centro de Saúde (http://csalcoutim.no.sapo.pt). Penso que o desenvolvimento deste tipo de iniciativas vai de encontro à política que referes na tua mensagem. Dos 15 % espero ter possibilidades quando completar 2 anos de serviço poder fazer a especialidade de saúde comunitária... e continuar nos 17 % em CSP... esperando que este número aumente... Hoje recebi a boa noticia que vou continuar a trabalhar no centro de saúde onde acabei contrato no passado dia 31...

Cumprimentos.

Ricardo Ribeiro.

Offline escafoide

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Enfermeiros em C.S. Primários
« Responder #2 em: Novembro 02, 2007, 23:49:48 »
Os Cuidados de Saúde Primários são o parente pobre do SNS.
Seriam aliciantes para a Enfermagem se fosse possível realiza-los na plenitude.
O papel do Enfermeiro na decisão dos CS está cada vez mais posto em causa,já deixamos de fazer parte da Gestão, que mais aí virá.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Novembro 03, 2007, 11:13:20 »
Citação de: escafoide
Os Cuidados de Saúde Primários são o parente pobre do SNS.
Seriam aliciantes para a Enfermagem se fosse possível realiza-los na plenitude.
O papel do Enfermeiro na decisão dos CS está cada vez mais posto em causa,já deixamos de fazer parte da Gestão, que mais aí virá.

Caro colega não concordo em nada com essa opinião... Onde trabalha?

Offline flexorcarpi

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #4 em: Novembro 03, 2007, 22:27:04 »
8)

Saudações

Sem dúvida alguma que os cuidados de saúde primários são a base racional de qualquer sistema de saúde que se queira definir numa lógica de futuro, de eficiencia global e de qualidade.

Não podemos deixar de dar uma palavra de apreço a todos os muito dignos enfermeiros que trabalham em cuidados de saúde primários, porém,... há sempre uma mas  ::), é verdade que não existe vontade politica de dar o salto para o projecto de cuidar dos portugueses... isso não é medico... médico é tratar...  ;), os politicos, onde temos poucos enfermeiros, mas esperemos que comece a mudar...  ;D, não estão interessados em prevenir... meus senhores... o que dá dinheiro é tratar, vamos agora prevenir, investir em saude escolar (e não apenas como o controle da saude dos alunos...  ;)), como forma de educar os mais novos, de os implicar e explicar o que é a saúde, e qual o interesse de a manter... vamos agora!

Os enfermeiros não se podem arredar das questões, têm que se envolver, temos que mostrar que gostamos de ser enfermeiros, vejam só a quantidade de enfermeiros que fazem segundas licenciaturas... mas muitos ficam a ser enfermeiros para o resto da vida, esses podem dar contributos fundamentais para a evolução da enfermagem e sobretudo da saúde dos portugueses.

Ah, trabalho em Cuidados Diferenciados, cirurgia vascular... :D

Saudações Cordiais 8)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Novembro 06, 2007, 09:54:14 »
Infelizmente o colega escafoide tem razão, os CSP não deveriam mas são o parente pobre do moribundo SNS. - a demonstração é na qualidade de saúde reportada pelos portugueses...
         - a demonstração está nos orçamentos de estado no investimento em mega hospitais altamente diferenciados
          - a demonstração está num maior investimento em privados que nos CSP

Offline Anonymous

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Novembro 06, 2007, 16:10:02 »
Não posso deixar de concordar com os colegas escafoide e flexorcarpi.

Confesso que não tenho a noção apurada da realidade dos CS (apenas por lá passei em estágio...) mas li recentemente um estudo datado de janeiro ou fevereiro de 2007 da Associação Portuguesa de Economia da Saúde que dizia, a propósito das USF, que o aumento dos vencimentos associados a prémios de produtividade para os médicos e administrativos era elevado (lembro-me que os administrativos ganhavam 750 euros e passaram a ganhar mais 250 e o aumento dos médicos era superior) enquanto que o acréscimo remuneratório devido a prémios de desempenho dos enfermeiros se cifrou por 20 euros(!).
É verdade???

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Novembro 06, 2007, 18:14:11 »
Pois é. Sou enfermeiro a dois anos e sempre exerci funções nos cuidados de saúde primários. Para o meu espanto, quando tomei essa decisão, muitos colegas acharam que eu não queria trabalhar ? (comentário no minimo ridiculo). A verdade, é que as escolas de enfermagem possuem a escolastica e o modelo biomédico muito enraizadas. A nossa formação base em CSP é muito limitada, assim como os próprios ensinos clinicos. Felizmente, eu tive a oportunidade de gerir os meus estágios com a escola, e pedi para que a realização de um dos estagios de integração fosse em CSP, graças a isso fui convidado a ficar.
O novo paradigma da saúde passa pela promoção de saúde e pelo Empowerment das populações. A manutenção deste paradigma actual (modelo biomédico), depende apenas de nós, enfermeiros dos CSP que devem mostrar a sua vital importancia. Somos licenciados, mas o nosso trabalho como tal é muito limiado. Outro dos problemas é a diferença remuneratoria, que implica que alguns dos recem formados abdiquem, por motivos monetários.
Em relação às USF, a tão apregoada solução para o ministério, não é bem assim. Os regimes remuneratorios são experimentais e a verdade é que a grande maioria dos profissionais envolvidos se encontram insatisfeitos e arrependidos.
Hugo Santos
AKA bossnunes

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Novembro 08, 2007, 18:13:34 »
Na continuação desta temática qual a vossa opinião sobre a gestão dos Centros de Saúde Passar para as Autarquias?
Seria melhor ,pior ou ficaria tudo igual?

Offline anevesf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Novembro 08, 2007, 18:15:52 »
Isto das USF tem que dar barraca pois não se pode apostar num modelo preventivo (basicamente é o que o ministério quer) com um rácio de 1 enfermeiro / 1 médico!!!
Ora ou estamos nas ditas consultas de enfermagem ou estamos no terreno... ou partimo-nos em dois!!!
Que sugerem??!!!

Offline anevesf

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Novembro 08, 2007, 18:25:58 »
Bem o passar para as autarquias pode ser uma faca de dois gumes!!!
No entanto inicialmente, acho que os utentes poderão vir a ganhar uma vez que sendo a gestão local conhecem melhor as necessidades da população.

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Novembro 08, 2007, 21:26:30 »
Ola,

Nos moldes em que está regulamentada a profissão de enfermeiro, os Cuidados Primários são o futuro para uma crescente autonomia e visibilidade da Enfermagem.

Há alguns anos que espero integrar esse patamar de cuidados, pois vinte anos de hospitais chegam para perceber que o hospital vai ser sempre o bastião último dos médicos e técnicas médicas a sobrepor-se a tudo o que seja outra abordagem do ser humano com ou sem saúde.

Cada vez mais, nos hospitais, temos acesso aos avanços surpreendentes da Medicina (e não da Enfermagem), mas somos meros executores de prescrições.

Já me parece que nos Cuidados Primários podemos fazer a diferença. Como nunca aí exerci, talvez tenha expectativas erradas... Não sei. Sei que é o próximo passo que pretendo dar.

Abraço.

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Novembro 09, 2007, 11:33:14 »
olá  a todos  ;D quero deixar aqui a minha opiniao em relação a esta temática ;D já trabalhei em centro de saude e gostei..........a imagem de que no centro de saude não se faz nada está errada ::) mas o que acontece é que a maioria dos profissionais que trabalha em csp estão no fim de carreira ( ou estavam  ???)
em centro saude podem -se fazer projectos interessantes mas se as pessoas estiverem motivadas ( o k acontece a maior parte das vezes é a despreocupação dos nossos colegas ( que me desculpem  :o por variados motivos um dos quais já mencionado).A maior parte de projectos feitos no centro de saude são feitos por alunos em estágios......... ???
Temos de pensar que existem utentes que sabem determinados aspectos ligados à prevenção da doença, outros que tem a mania que sabem e outros que querem saber................ ;D e mais não digo ::)
Em relação ao enfermeiro de família acho que é uns dos aspectos mais positivos na inovação dos csp ;D eu acredito que existem neste momento colegas novos a enveredar pelos CSP ( com projectos, ideias maravilhosas e inovadoras mas é preciso que essas pessoas tenham a certeza que ficam neste local muito tempo ( porque por vezes os projectos não são prolongados devido a instabilidade laboral)   É para reflectir cumprimentos

Offline miguelittu

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 09, 2007, 16:59:32 »
Penso que a ideia que os C.C.P. são para colegas em fim de carreira está a esvanecer-se aos poucos.
Eu estou como diria a minha avó "na força da idade" e também trabalho em C.S.
Um quarto da equipa de Enfermagem tem menos de 25 anos, temos projectos interessantes em curso e há muito com que trabalhar.
A ideia de passar para as autarquias não me agrada, mais política cheira-me que seria para baralhar, e como pôr o jardineiro a cozinhar, se é que me entendem, com todo o respeito por ambas as profissões.
Gostaria que me informassem se esta ideia surgiu de algum colega ou se se fala realmente desta mudança para as autarquias, é que é a primeira vez que ouço falar.

Cumprimentos ;)

Offline Boss_Nunes

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 09, 2007, 18:39:32 »
Esta ideia das autarquias já foi realizada a alguns anos (cerca de 10). No entanto, na conjectura politica actual tenho quase a certeza que esse cenário não ira acontecer. A saúde é uma area de muitos votos, não se pode descuidar por parte do governo central.
Hugo Santos
AKA bossnunes