Autor Tópico: Ensino do suporte básico de vida  (Lida 7497 vezes)

Offline mc_enf

• Membro
    • Ver Perfil
Re: Ensino do suporte básico de vida
« Responder #15 em: Outubro 08, 2007, 14:35:34 »
Caro colega isso pode e deve ser feito. No meu serviço, entre a equipa de enfermagem combinamos algumas vezes por ano e fazemos prática simulada de SBV e, infelizmente, há sempre colegas com muitas dúvidas, as quais são esclarecidas entre todos. E também, infelizmente, somos apenas 2 enfermeiros com actualização das novas guidelines de SBV, e que vamos tentando transmitir aos colegas.

Com um pouco de boa vontade e tempo, a informação vai passando ;)

Saudações

Offline tacamado

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #16 em: Outubro 08, 2007, 17:57:27 »
Um pouco de boa vontade não...MUITA BOA VONTADE
Abraço

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #17 em: Outubro 11, 2007, 01:04:28 »
Meus amigos, também não podemos ficar sempre à espera que as coisas venham até nós. Trabalho num local onde tenho que por vezes tenho que por em prática o SBV, no entanto ninguém, e erradamente, me deu formação acerca das novas guide line, a equipa estudou-as, discutiu-as e implementou-as.

Offline RicardoSalgado

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #18 em: Outubro 11, 2007, 21:01:41 »
Boa ideia!!Espero K consigas!!! kk coisa, n tenhas problemas em pedir...no k t puder ajudar tas a vontade... :P

Fica bem...

Offline Cruzenferm

• Membro
    • Ver Perfil
    • http://jpcruz8.blogspot.com/
« Responder #19 em: Outubro 13, 2007, 20:20:03 »
saudações.

tb tirei o curso sbv nos bombeiros, e tb o dae, algo que os bombeiros nao tem autorização para usar, mas que acredito que qualquer dia me irá fazer falta.

cumprimentos e continuem

Offline ana_santos

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #20 em: Outubro 28, 2007, 13:06:14 »
Bem obrigadissimoo pelo apoio, ideias e enfim toda discussão positiva que se gerou.

Tenho novidades em relação ao projecto e achei obviamente devia compartilha-las com os utilizadores deste site, como forma de retribuição pela ajuda.

Então, a nossa coordenadora de estágio, agilizou todos os processos burocráticos que até ao momento eram um dos obstáculos para cumprirmos a nossa tarefa num estágio de tão curta duração, e como estava a dizer, estamos neste momento numa fase de planeamento das sessões de suporte basico e primeiros socorros para 6 turmas do 9º ano que se mostraram muito interessadas no tema.

E já agora, aproveito a oportunidade para saber a vossa opinião em relação :

Conteúdos a abordar nos primeiros socorros
Método de exposição dos temas

Mais uma vez obrigado por tudo !!!  :)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #21 em: Novembro 01, 2007, 00:01:20 »
Os conteúdos depende do tempo de formação.
A metodologia o mais activa possivel, para captar a miudagem.

Boa Sorte.

Offline Leugim

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #22 em: Novembro 01, 2007, 15:58:26 »
Citação de: ana_santos
E já agora, aproveito a oportunidade para saber a vossa opinião em relação :

Conteúdos a abordar nos primeiros socorros
Método de exposição dos temas

Colega ana_santos

Parabéns pela iniciativa!

Quanto às turmas do 9º ano deixo-te umas sugestões:

1 - Vê os conteúdos das disciplinas ligadas à saúde e biologia, para saberes o que é que eles já sabem em termos de nomes mais técnicos, pois é fundamental falares a mesma linguagem que eles!

2 - os alunos do 9º ano já não são miúdos, por isso nada de infantilizar a formação que lhes vais dar! Nada de diminutivos, nem de demasiados bonecos (se optares pelo PowerPoint). Se colocares muitos bonecos arriscas-te a perder o interesse deles. Podes sempre utilizar bonecos e fotos.

3 - não cais na tentação de lhes dar toda a informação possível! Focaliza-te no que realmente queres. Se é SVB, penso que te deverás deixar ficar pelo SVB. Pois isto vai demorar algum tempo... 6 turmas, cada uma com 25-30 alunos... vai demorar tempo para fazeres a parte teórica e a parte prática... o que te leva a teres de arranjar o material necessário...

4 - metodologia... na parte teórica podes optar pelo expositivo e interrogativo, na parte prática a simulação

Se me lembrar de mais alguma coisa, depois digo-te.

Um abraço,
Miguel Oliveira