Autor Tópico: O que é preciso para começar a trabalhar?  (Lida 16387 vezes)

Offline Ana Luisa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
O que é preciso para começar a trabalhar?
« em: Dezembro 16, 2004, 16:06:25 »
Ola a todos!
Sou finalista do curso desta linda profissão que se chama Enfermagem e estou a pensar ir trabalhar para a zona de Aveiro a qual me agrada bastante. Mas não conheço a realidade desta região de saúde nem quais as politicas de ingresso no hospital ou centros de saúde. Se houver alguém que trabalhe na zona e me puder esclarecer estas duvidas agradeço bastante. Até porque a nós finalistas ninguém nos explica nada... e isto de certo não é só uma dúvida minha, de como começar a trabalhar e fazer o que é necessário, mas também de muitos outros estudantes de enfermagem a acabar o curso.
Beijinhos a todos! Bons estudos para os estudantes e bom trabalho para os profissionais!

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.enfermeiro-de-anestesia.blogspot.com
Cartas de Apresentação, Currículos???!!!
« Responder #1 em: Dezembro 17, 2004, 14:58:23 »
(Olé Aninhas!!! Desculpa lá vir aqui colocar esta mensagem mas não valia a pena estar a formular um novo tópico só para este tema que afinal de contas também se relaciona com o teu! beijocas)

Olá a todos, tal como a minha colega Ana Luísa, também eu estou a terminar o CLE, daí que tenha algumas dúvidas....

em, eu gostaria que alguém me desse umas luzes acerca da forma como deve ser redigidas cartas de apresentação e currículos....

E já agora, qual a melhor forma de "pedir" emprego....se por carta, se com envio de currículo ou por apresentação no hospital...

Thank's

um abraço  :)

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #2 em: Dezembro 18, 2004, 20:26:44 »
Ana e Nuno, se o que pretendem é concorrer ao sector privado, o melhor é contactar pessoalmente a instituição e saber se estão a precissar de enfermeiros, se for o caso devem perguntar ai mesmo que requisitos devm preencher. Se o que pretendem é ingressar numa instituição publica (ou seja, do Estado) então podem consultar algumas normas do Sistema Nacional de Saúde para compreender em que consiste coisass como CAPs (contrato administrativo de provimento), contrato a termo certo, quadros, etc...

Lei (de bases do Sistema Nacional de saúde) 11/93

Artigo 18 e 19 sobre os recursos humanos

http://www.dmrs.min-saude.pt/documentos/legislacao/DL%2011.93.pdf

Obtenção da cedula profissional

Certo é que mal acabem o curso têm que se inscrever na ordem dos enfermeiros, onde se vos irá atribuir uma cedula profissional.`Em Portugal este documento é indespensavel para o exerciciuo profissional. Mais informações: http://www.ordemenfermeiros.pt/?pg=textoarea&id=7&ev=Regulamentos&cont=informacao
Devem então dirigir-se à sede regional da Ordem mais perto, ou contactar através do site http://www.ordemenfermeiros.pt/?pg=contactos

Offline joana santos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Dezembro 19, 2004, 06:53:12 »
Ana e Nuno, na minha opinião, aconselhava-vos a realizarem o ínicio do vosso currículo, o mais breve possível, porque se  aparece a publicação em diário da república de algum concurso (num hospital público) no final do vosso curso e não o tiverem à mão, já elaborado, então essa oportunidade já era....
Para a realização do vosso currículo podem consultar o
Guia prático para elaboração de currículos e relatórios críticos de actividades da
Ana Margarida Tortadés Loff
Coimbra: FORMASAU, Edições Sinais Vitais, 1999 , 159 p.
Vão também consultando os sites dos sindicatos dos enfermeiros que, na maioria, têm sempre ofertas de empregos e concursos. Boa Sorte para vocês, Joana

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Thank's
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2004, 10:30:15 »
Olá Pedro e Joana!

Obrigado pelas vossas sugestões.....

Efectivamente, já tinha o currículo feito mas não tenho a certeza se está muito bem...

Relativamente ao livro, já procedi à nota de ecomenda, ...é só aguardar....

Um abraço,  :)

Offline Ana Luisa

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2004, 21:07:46 »
Bem Joana e Pedro essa de facto já foi uma grande ajuda, ou poderei dizer ainda melhor uma boa orientação! Desde já vos agradeço. Vou já :roll:  começar a arquitectar o meu curriculum.

Mas...alem disso continuo ainda sem saber nada da realidade do hospital de Aveiro ou mesmo do centro de saúde, onde gostava de iniciar o meu percurso profissional de enfermeira. Mesmo que ainda n sejam profissionais e ja lá tenham estagiado podem deixar na mesma a vossa opiniao. Todas as informações, por mais pequenas,  são sempre preciosas! :wink:

Já agora ouvi dizer q os hospitais universitários de Coimbra não aceitam enfermeiros recém-licenciados. É verdade?

Bjs a todos.

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Dezembro 19, 2004, 22:00:28 »
Anocas, se quiseres encomendar o livro vai a www.sinaisvitais.pt e imprime um formulário para encomenda de livros!

Beijocas e até dia 3!!!  :D

Offline AndréVinhovsky

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Dezembro 19, 2004, 23:26:10 »
Olá Pedro e Joana. Tb agradeço a informação partilhada. É certo q tenho pensado bastante sobre isso, afinal tb estou no 4.º ano,  mas todas as informações são úteis. Um abraço

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Dezembro 26, 2004, 12:34:32 »
Alguém me sabe dizer quais são as formalidades a cumprir na ordem?

Papelada que devemos levar, emolumentos (muito importantes.......), etc...

Um abraço,  :D

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #9 em: Dezembro 26, 2004, 12:38:53 »
@Nuno, utiliza os links que deixei na minha última mensagem no que diz rspeito à cedula profissional:.

Quanto a emulementos terás que contactar directamente pois os regulamentos não afixam a quantia

Artigo 19º
Taxas e emolumentos
1) Pela emissão da Cédula Profissional e pela sua renovação os Conselhos Directivos Regionais, cobrarão as taxas fixadas pela Assembleia Geral.
2) Pela emissão de 2ª via e revalidação da mesma serão cobrados os emolumentos fixados pelo Conselho Directivo Nacional.

Offline nunotavares

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
:)
« Responder #10 em: Dezembro 26, 2004, 12:41:54 »
Thank's Pedro, for being always alert....

Um abraço,  :)

Offline carlaandreia

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
Guia Prático para Elaboração de Currículos de Ana Loff
« Responder #11 em: Outubro 28, 2006, 13:46:01 »
Olá, caros colegas!
Acabei este ano o curso e já elaborei alguns currículos mas ouvi falar de um Guia Prático para Elaboração de Currículos de Ana Loff pelo que gostaria de ter acesso a um currículo ou às normas de elaboração de um currículo segundo essa autora. Pedia o favor a quem tivesse o livro ou um currículo já elaborado segundo essas normas que me enviasse as mesmas, através do fórum ou para o meu mail andreia.anamar@gmail.com.
Muito obrigada.

Offline isabelmeireles

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 28, 2006, 21:40:08 »
Olá a todos!

Muito honestamente, penso que o mais importante será redigir um requerimento ao conselho de administração a solicitar emprego, acompanhado de um resumo curricular e das fotocopias da praxe (da certidao de conclusao de curso e da inscriçao na Ordem dos Enfermeiros).

Ah! E não percam muito tempo na elaboração de um curriculo, basta preeencher o modelo europeu de um Curriculum Vitae (procurem na net). E nem pensem em mandar encadernar o mesmo, estão a perder dinheiro (isto a multiplicar por 20, 30 ou 40 é mesmo muito dinheiro... digo isto por experiência própria. Não é pela capa do currículo uqe vos vão empregar.

Já agora, na minha opinião se mandarem estas papeladas pelo correio o mais provavel será mandarem o correio para o lixo. Mas se forem pessoalmente aos locais a que se candidatam podem sempre tentar obter informações acerca de um possivel emprego.

Eu  quando acabei o curso andei a passear pelo norte e centro de Portugal, na tentativa de arranjar emprego, embora tenha ouvido comentários que nao gostei.

Outro conselho é andarem à procura de anuncios publicitados nos jornais. Consultem o site www.jn.pt ou o do correio da manhã e já agora o empregos.online.pt. Mas nao se esqueçam de ver o jornal publico (neste vem bastantes a anuncios).

Tentem a vossa sorte, nunca sabem o futuro.

Mas desde já vos digo, o mais importante nestas coisas é uma boa CUNHA, especialmente com um C [/color]bem grande.

Se não tiverem o modelo de um requerimento podem sempre pedir-me para isabelmeireles@sapo.pt.

Desejo-vos boa sorte.

Isabel

Offline Miguellopes

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Outubro 31, 2006, 13:01:22 »
Ora aí está uma opinião muito acertada Isabel! Basta fazer o que ela diz... e esperar um emprego! Sinceramente, na Enfermagem, nunca pensei em dizer isto...

Offline Darth_Vader

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 03, 2006, 01:35:44 »
Pelo que eu sei, não estão a contratar pessoal nessa zona (aveiro), até porque há serviços a fechar. Mas nada melhor do que ir pessoalmente às instituições, pode até ser que surja uma simpatia pela vossa pessoa...
Boa Sorte
Homem, na tentativa de tentar provar que não é um macaco, reforça a ideia que é um burro