Autor Tópico: Importância da língua gestual em enfermagem  (Lida 7732 vezes)

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://artedecuidar.wordpress.com
Importância da língua gestual em enfermagem
« em: Outubro 01, 2007, 22:38:36 »
É um assunto que me inquieta bastante, pois acho que a maioria de nós (profissionais e estudantes) não está preparado para lidar  com pessoas com deficiências auditivas e ao nível da linguagem, mais propriamente no caso de surdos mudos.

Não seria importante haver algum tipo de base que nos permitisse comunicar com essas pessoas sem ter de recorrer a tradutores?
A comunicação como base da relação de ajuda neste caso está muito afectada...

Queria saber a vossa opinião sobre esta temática ;)

Offline enfsergio

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Importância da linguagem gestual em enfermagem
« Responder #1 em: Outubro 01, 2007, 22:40:43 »
Sem dúvida que não temos preparação durante o curso para perceber a lingua gestual.
Já tive várias vezes para fazer um workshop de lingua gestual...mas depois não consegui conciliar horários.
Mas ainda não desisti de o fazer.
:)

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #2 em: Outubro 01, 2007, 22:45:38 »
Pois, era essa a minha intenção quando terminar o curso, vamos ver como as coisas correm :)

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #3 em: Outubro 01, 2007, 23:07:03 »
Antes de mais, gostava só de alertar os colegas k se trata de uma Língua (como por exemplo a Língua Portuguesa) e não linguagem gestual.

Eu já frequentei um curso de língua gestual portuguesa, e foi com muita pena k nao pude terminá-lo por incompatibilidade de horários.

Quanto ao tema, e na minha opinião, todos deveríamos ter umas noções de língua gestual uma vez que é falada por uma percentagem consideravel de portugueses (deduzo k deva ser a segunda língua +falada em portugal, corrijam me se tiver errada!). kem sabe incluí-la mesmo no programa das escolas (escolaridade obrigatória)...

Offline Benzodiazepina

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: Importância da língua gestual em enfermagem
« Responder #4 em: Outubro 01, 2007, 23:47:54 »
Já reformulei o assunto do tópico para que esteja mais correcto  :P

Já agora, onde existem esses cursos?

Offline Luisa

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #5 em: Outubro 02, 2007, 19:23:11 »
Eu so conheço no porto. Na associação de surdos do porto e na faculdade de psicologia da universidade do porto, organizado pela associação de estudantes e certificado pelo iqf e pela associação de surdos.

Offline joana monteiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #6 em: Outubro 02, 2007, 21:46:31 »
ola eu sou mais uma enfermeira recém-licenciada à procura do 1º emprego e enquanto e espero e desespero também pensei em fazer um curso de lingua gestual. Por isso gostaria de saber luisa se me podes dar o site, uma mail, o numero de tlf onde possa saber mais informaçoes, visto que gostaria de realizar no porto, já que sou de lá perto. Brigada

Offline CatarinaSofia

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #7 em: Outubro 02, 2007, 21:55:27 »
http://www.asurdosporto.org.pt/

Este é o endereço do associaçao de surdos do porto. Sou estudante de enfermagem, Finalista :D, e tirei la o curso de lingua gestual. É fantastico, aconselho.
CatarinaSofia

Offline joana monteiro

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #8 em: Outubro 02, 2007, 22:34:57 »
obrigada catarina!!
ja tive a ver, parece-me interessante, mas como me encontro sem trabalho o preço nao é muito acessivel, talvez quando começar a trabalhar!!

Offline susy4

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #9 em: Outubro 03, 2007, 20:59:13 »
Eu fiz 3 anos de lingua gestual portuguesa, e foi extremamente gratificante, pois ja fui confrontada com surdos mudos ( tenho 5 no meu ficheiro de utentes ) e foi muito positiva a interacção com eles. Se bem que depois não praticando, algumas coisas esquecem-se.
Sou de coimbra e tirei o curso numa escola ( Maos que falam ) e a ESEC tem licenciatura nesta area ( devera ter workshs tb???!!!)
Boa sorte

Offline nurse in training

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #10 em: Outubro 03, 2007, 21:58:36 »
oi
a escola superior de saude de leiria tambem tem....mas nao sei as condições
mts bjs bjs
...Nurse in Trainning...

Offline Projecto de Enfermeira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #11 em: Outubro 04, 2007, 14:03:29 »
E em Lisboa, será que existem? :
Para sempre... Projecto de Enfermeira! --»» Sempre a aprender e a crescer como pessoa e como enfermeira!

Offline zaza

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #12 em: Outubro 06, 2007, 20:31:57 »
ora aí está um curso que eu adorava tirar..sim, como a patolas disse, existe na escola superior de saude de leiria.. mas devido ao horario e custo, ficou adiado...  :( e considero mt importante ter algumas bases... eu até sei algumas coisas, pq aprendi, mas no entanto gostaria de aprofundar mais....

cumps

Offline Enf-maria

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #13 em: Novembro 06, 2007, 21:25:32 »
sou estudante no 3 ano na escola de emfermagem de santarem. tirei nao um curso, mas uma formação em lingua gestual no polo da associaçao de Surdos de leiria a 2 anos , e pelo que sei todas as associaçoes distritais tem breves formaçoes de uma vez p semana, por 2 ou 3 meses! informem-se! custou 50E para estudantes, 75 para trabalhadores,mas muito bem empregues...ate me deram um certificado!(ainda q nao muito explicito) na escola de saude de leira tambem há, mas e de nivel um, para quem quiser progredir na formaçao (ou puder pois custam a modica quantia de 200-300E, na minha altura...) ...e assim para quem quiser investir! :|
"A Enfermagem é uma arte; e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus? É uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!
Florence Nightingale"

Offline sj1319

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #14 em: Novembro 10, 2007, 06:26:53 »
Sou estudante do 4.ºano da Escola Superior de Enfermagem Do Porto (Pólo São João), e tive no segundo ano uma unidade curricular semestral com o nome Lingua Gestual Portuguesa.

Quero aqui dizer, que foi para mim muito gratificante ter esta unidade curricular.
Existem a nível nacional instituições que formam pessoas em LGP (Lingua Gestual Portuguesa), é uma questão de procurar na net...
Não existem surdos mudos, existem sim, surdos profundos que como nunca ouviram nenhum som não podem utilizar a voz, porque a comunicação e fala, aprende-se por imitação dos sons que se ouvem. Para uma pessoa que não ouve, é quase impossivel aprender a imitir sons, uma vez que não tem nenhum exemplo do mundo auditivo.

E de referir que a Lingua Gestual Portuguesa, tem uma cultura propria que diz respeito unicamente a comunidade de surdos em Portugal. Cada pais tem a sua lingua gestual. Daí dizer-se lingua gestual portuguesa, em vez de linguagem gestual. A propósito existe um linguagem gestual internacional.

como material de apoio, para quem está interessado na aprendizagem de gestos, existem muitos sites vocacionados para esta área, a nivel nacional, além disso existe um gestuário de LGP.

Saudações