Autor Tópico: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros  (Lida 5911 vezes)

Offline Álvaro Matos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 442
    • Ver Perfil
Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« em: Setembro 20, 2007, 00:26:05 »
Desde o início que sempre coloquei sérias reservas sobre a utilidade da Ordem dos Enfermeiros constato com apreensão  ao estado a que chegou a Enfermagem Portuguesa no país e a ordem estilo ministro da propaganda do Iraque finge estar tudo bem . Não me revejo e tenho conhecimento de muitos outros colegas que também não se revêem em muitas das posições da liderança da enfermagem em Portugal. Não coloco só em causa a Bastonária. Mas sim toda a equipa.
 Por isso coloco algumas questões.:
-Terão os enfermeiros deste país razão para contestarem o trabalho desenvolvido pela equipa que representa a actual Ordem dos Enfermeiros?
-Será justa toda esta contestação?
-Acha que são só "meia dúzia" de profissionais ou uma fatia significativa dos Enfermeiros Portugueses?
- Porquê a obrigatoriedade de inscrição e consequente pagamento de quotas?

Offline Leugim

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 430
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #1 em: Setembro 20, 2007, 11:13:42 »
Cara colega,

Antes demais é necessário distinguir a Entidade do Profissionais que lá trabalham... Ninguém pode duvidar que a existência da Ordem é um ponto a nosso favor! Temos uma instituição que nos rege, nos defende e que serve de mediador entre a Classe e o Governo. Qualquer instituição não subrevive sem financiamento. As quotas são um dos meios. No entanto é preciso referir e relembrar que a Ordem não tem como objectivo o lucro! Todo o dinheiro angariado tem de ser investido/utilizado. É o dinheiro das quotas que paga as cartas que te enviam, a revista, a taxa por pagares as quotas por multibanco (€ 0,80), o acesso às bases de dados, as reuniões (assembleias gerais), os congressos promovidos pela Ordem, etc...

O problema está, para já, naqueles que foram encarregados em gerir a Ordem! Esses sim, não estão a fazer o trabalho como deve ser! A nossa Ordem é pouco interventiva, chama pouca atenção, sendo por vezes desvalorizada pelos media em geral... Quando a ouvem é a reboque da Ordem dos Médicos (por exemplo, quando as duas Ordens se manifestaram contra a administação de vacinas nas farmácias). Quem é que vê nos media as tomadas de decisão da Ordem? É que nem nós somos informados! Para saber qualquer coisa temos de procurar no site! Para que raio pediram o meu e-mail se sem sequer avisam que foi publicada uma tomada de decisão?

Quem é que sabe quais os projectos da sua Secção da Ordem? Alguém sabia que a secção Norte tinha inscrições para um cursos de inglês?

Alguém sabe ao certo as Instituições com as quais a Ordem tem protocolos? Quais as vantagens e descontos?

E já agora alguém me consegue explicar porque é que a Ordem estabeleceu um protocolo com um solário? Existem vários gabinetes de estética, porquê escolher um com solário? Onde está o exemplo?

Por isso volto a repetir: o problema não é a Instituição (leia-se Ordem) mas sim aqueles que lá estão e que dão a cara por ela!... e por nós...

Um abraço,

Miguel Oliveira

Offline Anonymous

  • Iniciante
  • *
  • Mensagens: 0
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #2 em: Setembro 20, 2007, 11:34:47 »
A utilidade da ordem para mim é: 7.48 x 60.000....Qualquer dia temos o mosteiro dos Jerónimos como sede da ordem...
A ordem é um braço direito do governo, com esta politica de formar, formar e formar enfermeiros como se fosse fazer pão e desculpem-me a expresão, com a quantidade de mão de obra disponivel (muita procura e pouca oferta), logo baixa o dinheiro que o governo tem de dispender com o salário dos enfermeiros, chegando ao cúmulo de haver enfermeiros a trabalhar a 5€ e menos à hora. Fique claro que eu não defendo que déve existir enfermeiros em défice...
Mas para mim não é só a ordem, o governo que estão em causa, é as chefias e administradores de enfermagem, que pouco se preocupam comnosco tomando sempre o partido do sr. dr. É por tudo isto que casa vez mais penso na possibilidade de sair do país. E não venham com histórias que é como mentalidades como a minha que isto está como está, que é preciso irreverência e lutar porque isso é uma treta. Nós os enfermeiros "prestadores de cuidados directos", estamos entregues a nós próprios...Desculpem-me a liguagem mas é o que eu sinto
Abraço

Offline Álvaro Matos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 442
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #3 em: Setembro 20, 2007, 12:18:10 »
Diz o colega Marito que ninguém pode duvidar que a existência da Ordem é um ponto a nosso favor! Pois eu com o passar dos anos , a única diferença que notei foi obrigarem-me a pagar cotas ,o que numa sociedade democrática é no mínimo abusivo. Caro colega a função da ordem tem de ser o garante da evolução e qualidade dos cuidados de Enfermagem e sobretudo pugnar pelo reconhecimento desta nobre profissão pela comunidade em geral. Quando diz que “temos uma instituição que nos rege, nos defende e que serve de mediador entre a Classe e o Governo”, não só a ordem não faz isso como, também não é a sua função pois isso cabe aos sindicatos.
 É verdade que todas as instituições não sobrevivem sem meios. Mas eu queria ser livre de fazer a minha opção e nunca ser forçado.
Ouvi uns boatos que a contabilidade da ordem não era muito trans-parente, que haveria aí uns quantos acólitos a fazer viagens princi-pescas à custa de quotas pagas pelos Enfermeiros. Mas como não tenho informação suficiente não me alargo mais em comentários.
Dizerem que a ordem está feita com o governo, não se me afigura de grande credibilidade, ou a actual bastonária não tivesse sido Presi-dente do SEP e esse todo alinhadinho com o PCP, Intersindical.

Offline Álvaro Matos

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 442
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #4 em: Setembro 20, 2007, 12:22:28 »
Peço desculpa pelo lapso ,pois quando referi Marito , queria referir Leugin.
Já agora sou O colega e não a Colega.

Offline Leugim

  • Membro Associado
  • *****
  • Mensagens: 430
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #5 em: Setembro 20, 2007, 12:35:40 »
Caro Colega Amatosa:

Mais uma vez volto a dizer: o problema não é a Ordem é quem a comanda! E o problema das cotas não é o valor em si, mas a sensação que todos nós temos de trabalho não realizado!

Permita-me discurdar: a Ordem é mediadora entre a Classe e o Governo! Quem é que faz os pareceres para a aprovação dos vários cursos de enfermagem? Se calhar o problema são os demasiados pareceres favoráveis! Noutro dia falava com um pediatra que referia estar escandalizado com a facilidade de abrir uma escola privada de enfermagem! Dizia ele "Até o padre consegue!..."

Quem é que mandou recomendações para o Ministerio da Saúde sobre a reforma das Urgências e da necessidade de não substituirem enfermeiros pelos técnicos de ambulância? Se se estava a referir em termos salariais, aí sim, essa função é dos sindicatos!

Por outro lado, as nossas cotas são das mais baratas e, até ao momento, não ouvi grandes reclamações por parte dos médicos, advogados, engenheiros, arquitectos...

Pois... a parte da contabilidade será discutida agora em março, onde a Ordem apresentará as contas. Nessa altura qualquer um de nós pode perguntar como foi gasto e em quê e até apresentar moções para controlar os gastos. Até lá, sem provas fundadas e fundamentadas não vale a pena levantar especulações!...

Seja como for, espero que nas próximas eleições todos os que estão desagradados com esta gestão o faça no seu voto!

Um abraço,

Miguel Oliveira

Offline letita

  • Membro Ativo
  • ****
  • Mensagens: 168
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #6 em: Setembro 20, 2007, 20:55:30 »
olá a todos :)quero deixar aki o minha opiniao em relação à ordem dos ENFERMEIROS.eu acho bastante importante termos este organismo como regulador da nossa profissão. mas o que acontece é a nossa ordem tem pouca visibilidade, descrevendo como exemplo: quando existe um programa na televisão sobre saúde já viram a nosa ordem a ser convidada para ser interveniente.Eu não? ainda muito recente sobre o aborto ou a restruturação das urgências ou sobre cuidados continuados...ainda para reforçar esta opinião eu tenho colegas que trabalham noutras aéreas que me perguntam admirados :os enfermeiros tem ordem? acho o que falta é projecção, fazer algo que seja  da nossa competência que seja notícia por exemplo no mass media ( não só aparecer na televisão nos casos: enfermeiras foram "despedidas"  por neglicência como já se ouviu :'().
em relação aos salários a ordem não tem nada a ver com isto.São os sindicatos que tem esse dever e nós ;D, o que a ordem tem poder e tem que entrevir é na regulação do ensino de enfermagem e aí tenho de concordar com a opinião do colega marito ;D e já agora 7,48x 60.0000=448,8.....( mas temos de incluir os especialistas que pagam muito mais)
saudações É para reflectir:)

Offline ENFL

  • Novato
  • **
  • Mensagens: 5
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #7 em: Outubro 04, 2007, 14:49:55 »
caros colegas!
Queria deixar a qui a minha opinião relativamente à nossa Ordem.
Por aquilo que tenho visto e ouvido a nossa ordem parece estar adormecida! Parece que de um momento para o outro ibernou!
Concordo com o facto de ser um orgão importante para a nossa classe uma vez que nos representa e mostra que temos algum reconhecimento!
Contudo não posso deixar de achar que apenas existe para isso e mais nada. Foi criada, muito bem e agora??
O que anda a fazer para representar a classe?
Qual o seu papel aos olhos da sociedade?
Qual o impacto que a nossa Ordem cria aquando da tomada de alguma decisão?
São apenas algumas questões que coloco, às quais ainda não consegui obter resposta.
Fique só desde já bem claro que sou a favor da existencia da nossa ordem, questiono-me só sobre se a ibernação vai durar muito tempo, enquanto a classe que representa vai caindo!!!

Offline Herodes

  • Membro Veterano
  • *****
  • Mensagens: 2220
    • Ver Perfil
Re: Utilidade da Ordem dos Enfermeiros
« Responder #8 em: Novembro 10, 2008, 06:36:02 »
Enquanto a OE não for um espelho da classe, a sua utilidade não se vai fazer sentir.