Autor Tópico: A algaliação no EAP (edema agudo do pulmão)  (Lida 46238 vezes)

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
Re: A algaliação no EAP (edema agudo do pulmão)
« Responder #30 em: Outubro 22, 2007, 11:59:55 »
Bem......
Cada Caso é um  caso, mas pensava que falavamos em contexto de emergência?
Pois se abordas a fisiopatologia do EAP de uma forma alargada, teremos que discutir cerca de casos possiveis de causar EAP. Quando falei em Dopanmina, não era para substituir a furosemida, o colega é que assim o entendeu, mas sim para a hipotensão.

Por vezes a algaliação faz parte desse alívio da sintomatologia.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #31 em: Outubro 22, 2007, 12:47:40 »
Os únicos casos em que a algaliação contribui para o alívio da sintomatologia é a retenção urinária e incapacidade do doente em urinar no urinol.

Não falemos "alargadamente" de fisiopatologia do EAP(causas) sem sequer percebermos o que é o EAP e em que consiste...

E não percebi bem muito a parte de falar em contexto de emergência... esclarece-me.

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Outubro 22, 2007, 18:02:56 »
caro magistral estratega sabe que o EAP é sempre uma emergência, pelo  menos é que acontece no meu serviço  e daqueles que assisti a agitação normalmente está sempre constante. Por isso digo-lhe a algaliação tem de ser efectuada a não ser esteja alguém  a segurar no urinol  ::)

cumprimentos

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Outubro 22, 2007, 18:12:23 »
Esqueci-me só falei dos homens mas mulheres também tem EAP ???. Pois se quer ter uma ararstadeira constantemente debaixo da doente posso-lhe garantir que desconfortável e por isso, também aumenta a ansiedade da doente :o a algaliação não é o procedimento que tem que se efectuar prioritariamente mas tem de se efectuar ;D

cumprimentos

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Outubro 23, 2007, 04:45:09 »
Porque não protelar a algaliação até à resolução do quadro de dificuldade respiratória e caso esta não se resolva; se o doente referir incapacidade de urinar no leito e neste caso avaliar se o esforço(numa mulher) de urinar na aparadeira é demasiado grande; se o doente estiver em anúria após 30 min após administração de diuréticos sem melhoria do quadro, ou se apresentar globo vesical?

É importante monitorizar o débito urinário verdade, mas se outras medidas podem ser implementadas para avaliar o débito urinário ( caso se cumpram as condições) porque algaliar?

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Outubro 23, 2007, 07:56:36 »
Não percebeu o porquê falar em contexto de emrgência? Estamos a falar de EAP ou não?

Já gora, depois de aliviada a sintomatologia porquê algaliar?

Se não é necessária furosemida em grandes doses, porque levantou a questão?

Urinar no leito, para quem está ansioso deve ser de um conforto extremo....

Parece que não sou o unico que está com duvidas acerca do EAP.....

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Outubro 23, 2007, 16:51:37 »
Vê como chegou lá... Se conseguimos aliviar a sintomatologia.... para quê algaliar? Se ao fim de 30 minutos o doente não estiver "melhor" e não tiver urinado ou referido vontade disso... ai sim... pela razoes mais evidentes, mas penso que já dei uma ideia no meu post anterior...

Temos noções de emergência diferentes. Eu distingo entre urgências e emergências e um EAP não é uma emergência.

Agora não percebi a da furosemida... parece-me que o colega tem um conhecimento muito empírico da coisa... aconselho-o vivamente a ver isso de tudo o que leva ao EAP; em que consiste ele e o porque de se usar os medicamentos que se usam...

Urinar no leito não deve ser confortável, mas se o conseguir não é melhor do que o ser algaliado? A mim algaliação? não, obrigado, só em último e extremo caso deixaria ser algaliado... mas isso sou eu nao é?

Offline mariamariamaria

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #37 em: Outubro 23, 2007, 23:03:17 »
Olá,

No EAP, é tão importante a algaliação como o registo de balanço hídrico, como a pvc.

Só vale a pena monitorizar o débito urinário, em rigor, se tivermos monitorização de PVC ( Pressão Venosa Central).

Se não, podemos ir pela sintomatologia e ser mais empíricos ( esta é a realidade da maioria de nós).

O Balanço hídrico e diurese são uma aproximação, mas só a PVC fornece dados credíveis.

Independentemente destas considerações, a algaliação é o 2º passo nestas situações, sendo que o primeiro será o diagnóstico. Isto porque qq terapêutica instituída terá por base o "desencharcamento", sem hipovolémia.

Abraço

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Outubro 24, 2007, 00:00:40 »
Bem... a PVC... isso tem alguns problemas:
- Para ser fiável o doente tem de estar em decúbito dorsal o que é incomportável num doente em EAP.
- Implicaria a colocação de um CVC caso este ainda não estivesse colocado, e como devemos saber é uma procedimento secundário e dispensável em situação de emergência caso já haja acessos suficientes. e a sua própria colocação implicaria o decúbito dorsal, excepto no caso de ser colocado na femoral mas como sabe, aí não dá para avaliar a CVC.
- A PVC não é fiável em doentes com qualquer tipo de insuf. cardíaca e como tal não podem ser interpretados como fidedignos os valores da sua leitura e como tal a sua utilidade é nula para percebermos o estado hemodinâmico do doente, e neste caso concreto do doente se é por hipervolémia... como tal a PVC não tem valor no EAP (isto partindo do pressuposto que este é cardiogénico sendo que o é na maioria esmagadora dos casos).

É convicção minha e não só que a algaliação é sobrevalorizada no contexto do EAP. Ainda farei um estudo a tentar comprovar que a algaliação é deletéria e prolonga o tempo de dificuldade respiratória do doente, se tal me for permitido, não tenho contudo a mesma opinião à posteriori, como já o referi, sendo que a principal razão seria a monitorização horária do débito, caso assim não seja só concordaria com a algaliação em todas as situações em que o doente não conseguisse urinar porque razão seja...

Balanço hídrico: que valor tem no tratamento agudo do EAP? Só se fosse para ajudar no diagnóstico...

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Outubro 24, 2007, 00:21:58 »
Senão for muita massada diga-me lá então no seu conceito qual é adiferençs enter urgência e Emergência. Ou isto é apenas um exercicío de retórica um mero jogo de palavras.
Quanto a mim o edema é uma emergência e era assim que era abordado nos hospitais onde trabalhei.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #40 em: Outubro 24, 2007, 01:07:52 »
Um EAP só é uma emergência quando o doente está a entrar ou próximo de entrar em choque cardiogénico (rever classificação killip) ,isto porquê, o estádio inicial de um EAP não implica ameaça imediata(isto é morte eminente no próximo minuto) daí poderia dizer que uma emergência poderia classificar todas as situações previstas nos algoritmos do SAV. E num hospital há enfermeiros que supostamente avaliam os doentes e impedem que o doente não seja atendido na sua fase inicial...

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #41 em: Outubro 24, 2007, 01:45:08 »
caro magistral estratega, se num hospital existem enfermeiros que supostamente avaliam os doentes, então não estamos a falar de EAP estamos a falar em pré-edema ??? mas a questão que colocou foi relativamente ao EAP ( estou certa ;D)

Mais alguns comentários e o doente não tarde estar entubado com suporte ventilatório e ainda estamos a falar se é necessário a algaliação ou não ;D ( IOL)

cumprimentos para todos ;D

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #42 em: Outubro 24, 2007, 02:09:50 »
Mostre-me uma qualquer publicação onde encontrou o termo pré-edema(fidedigna é claro) e depois voltamos a falar do EAP ok?
Cara letita
Com certeza que é a algaliação que vai salvar a vida do doente não é? Por alguma razão as algálias não estão nos carros de emergência/reanimação certo?

E como deverá saber certamente: se seguir um esquema métódico de avaliação do doente pela mnemónica ABCD e por aí em diante se quiser, verá que a algaliação não é prioritária. Imagine porquê... algaliar pode ser lifesaving: faço um artigo sobre isso ou mais, um estudo... para eu me poder rir um pouco.

Deixo uma pergunta: é necessário colocar uma linha arterial (Cateter colocado numa artéria para avaliar invasivamente a Pressão arterial) para administrar uma droga vasoactiva como por exemplo o DNI EV? Embora em situações diferentes trata-se de avaliar a resposta adequada do doente a um tratamento. Se podemos avaliar a TA intermitentemente porque não a diurese? São situações diferentes mas com princípios semelhantes...

Offline charlie_ze

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #43 em: Outubro 24, 2007, 02:11:33 »
Caro magistral estratega, então um EAP não é uma emergência???
Estadio inicial de EAP????
Só no algoritmo de  SAV é que merece ser tratado como uma emergência??? É preciso ter uma PCR para se ter a devida atenção?

A lagaliação no EAP não tem intersse na monitorização horaria dos volumes de urina, mas sim instantânea.

Num EAP, se ao fim de 30 minutos o doente não estiver melhor.... bem....

Afinal não sou eu quem anda a afezr trabalho empírico e precisa rever a bibliografia....

Offline letita

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #44 em: Outubro 24, 2007, 02:26:23 »
caro colega de facto álgálias não estão no carro de reanimação, mas tb eu não estou a defender que a algaliação tenha de se realizar primeiro ou alguém aki defendeu isso  ::) acho que não  ??? mas a realidade é esta num doente com um dito EAP  >:( a algaliação tem de se efectuar atenção com EAP  ??? a questão relaciona-se Com EAP e não começe a dar voltas a questão ::)
E já agora onde tu trabalhas não o fazes? ou então de certeza já o fizeste anteriormente?m Eu até compreendo onde queres chegar ;D mas tinhas de formular a pergunta de outra forma ???

Cumprimentos para todos