Autor Tópico: Que cuidados poderiamos e podemos delegar ?  (Lida 12363 vezes)

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
Re: Que cuidados poderiamos e podemos delegar ?
« Responder #30 em: Setembro 19, 2007, 00:25:16 »
Bem isso das historinhas... quando começares a trabalhar vais compreender, nao querendo dizer que aceites, o porquê desse enfermeiro ter feito isso, não o estou a defender porque ele agiu mal de duas formas, primeiro não fez competentemente o seu trabalho e segundo deixou que outra classe profissional o fizesse, pessoalmente eu teria chamado à atenção a AAM pois isso não era da sua competência, não em relação ao banho mas em relação à explicação do porquê...

Mas para tentares compreender, e espero que tenha sido isso que aconteceu no caso dessa historinha, o que é o mais provável: A pressão que sentes quando tens diversos afazeres e o trabalho aperta: imagina que haviam mais 10 doentes na mesma situação e não haviam mais enfermeios, o colega teve de fazer o mais indispensáve.Quando trabalhares vais perceber bem isto o que eu te estou a dizer, porque eu sei bem do que estou a falar( e contra mim falo) o que é teres 10 cuidados de igual prioridade em tempo diminuto, vais sentir a pressão de teres de fazer tudo o mais rapidamente possível e concerteza que não te vai sobrar tempo para prestares os cuidados convenientemente( explicar o procedimento, executá-lo, advertir de possíveis reacções adversas e encaminhamento posteriori com explicação detalhada e avaliação da apreensão do doente/utente). Claro que isto, se todos não sentíssemos a pressão de fazer o minimo dentro do tempo mais curto, seria muito errado, pois sou apologista(embora não o faça devido a diversas contigências: pressão dos colegas, utentes, outras classes profissionais e instituição), de demorar o tempo adequado para cada situação.

Para o Colega EnfSergio: Se isso era para eu me sentir diminuido, obrigado: senti-me elogiado.lolol. Não vou aqui discutir quem trabalha mais porque isso dava pano para ... um tapete do tamanho dum campo de golfe.

É precisamente por sentir que trabalho demasiado em esforço e em menor grau o cérebro, eu e todos os enfermeiros(se não o acham estou aqui a perder o meu tempo, porque julgo, julgo não, sei que temos os nossos conhecimentos e qualificações subaproveitadas), que estou aqui a defender tão veementemente a necessidade de nos libertarmos de certas actividades que não exigem estudos superiores para serem executadas( pensadas é diferente), demasiado físicas, que nos desgastam de tal forma que se contam pelos dedos das mãos enfermeiros com mais de 40 anos a trabalhar em serviços, ditos de músculos e cérebro, o que quer dizer qualquer coisa convenhamos... ou ainda não chegaram lá... e podermos transformar a enfermagem em algo que possamos fazer toda a nossa vida sem restrições... para que não se percam enfermeiros para as consultas externas (porque são por eles vistas como de menor esforço, sem demérito pelo trabalho lá feito), enfermeiros com idade que seria o auge em qualquer outra profissão "inteligente":dos 40 aos 50 anos...  Se não sabes onde trabalho... trabalho no SU do Hosp São João: digo isto porque não terei qualquer problema em falar com quem quer que seja acerca disso com a maior das cordialidades e sem medo das represálias: porque estou só a expressar a minha opinião.

E por último: notei um desprezo pelo ensino? foi isso ou estou com demasiada imaginação?  Não argumente contra os teóricos pois eles são necessários (Teve epistemologia não teve?)O ensino tem vários problemas, sendo um deles, tal como o exercício prático em CSP, Cuidados diferenciados, liberal, etc: é a falta de intercomunicação entre todos eles: mas isso dava outro tópico. E digo-lhe mais: Gostaria muito de ensinar tudo o que sei, mas como não sei muito e porque defendo realmente uma exigência bem mais exigente, perdoem-me a redundância, não me sinto preparado para o fazer, tal como acho que ela devesse ser feita. Digo isto em diversos aspectos: Percebo mas não posso aceitar totalmente que por ex. um enfermeiro com 3 ou 4 anos de profissão possa orientar um aluno em estágio(isto se só tiver licenciatura), como podemos ter aulas com professores que não sejam pelo menos mestres, no mínimo!!!!A exigência também está nisto. Mas como as condições que temos são estas vai-se perpetuando a mediocridade.  Bem acho que é melhor mesmo abrir outro tópico sobre isto.

Offline yomisma

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #31 em: Setembro 19, 2007, 11:20:23 »
Encontrei um mapa de competencias de enfermagem bastante interesante, ( es solo para que os colegas que pensam que se a emfermagem delega os cuidados de higiene e conforto fica apenas para dar medicaçao...). Acho que a nossa profissao compreende muito mais do que medicaçao, banhos e curas...
Esta em espanhol, em portugues nao consegui encontrar muita informaçao.

http://www.aibarra.org/archivos/compete ... _Enfermera

So dicer mais uma coisa sobre este tema, trabalhe num centro de saude 2 anos, e consegui ter uma relaçao de ajuda com os meus utentes muito melhor que a que tenho com os utentes no ambito hospitalar.( e sem necessidade de dar o banho a nenhum deles...), Sera que e porque tinha muito mais tempo para estar com cada um deles???

Offline ednenjp

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
« Responder #32 em: Setembro 19, 2007, 12:28:25 »
Muito interessante esse seu achado! aproveito o ensejo e envio-lhe esta mensagem:

Prezado colega, convido-lhe a conhecer a mais nova Revista de Enfermagem: REVISTA DE ENFERMAGEM UFPE ON LINE [REUOL] [www.ufpe.br/revistaenfermagem] que está repleta de informações científicas e estará lançando o seu segundo número no próximo mês! trabalhos de natureza científica em todas as áreas do conhecimento da Enfermagem e áreas afins, serão bem-vindos! Enviem-nos seus manuscritos para avaliação visando à composição da terceira edição.

Atenciosamente,

Prof Dr Ednaldo Cavalcante de Araújo

Offline Projecto de Enfermeira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #33 em: Setembro 19, 2007, 21:26:38 »
A minha historinha não foi uma simples historinha, foi a realidade.
Já fiz muitos estágios, felizmente já sou finalista, e espero muito bem acabar o curso este ano. Sei muito bem qual é a realidade de muitos serviços, mas existem coisas que não se delegam mesmo tendo muita coisa para fazer. Há que estabelecer prioridades e rentabilizar o tempo!
Para sempre... Projecto de Enfermeira! --»» Sempre a aprender e a crescer como pessoa e como enfermeira!

Offline Álvaro Matos

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #34 em: Setembro 21, 2007, 00:33:13 »
É muito controverso este tema ,mas parece-me que com serenidade e bom senso chegaremos a bom porto. Colocar uma arrastadeira pode ser delegado no auxiliar?Depende do tipo de patologia .Se for um politraumatizado deverá ser o auxiliar ou o enfermeiro?Obviamente que tem de ser um Enfermeiro e não pode haver delegação.
Há contudo colegas que confundem auto-cuidado,com execução de tarefas por parte de utentes/familiares e dou como exemplo nos cuidados de saúde ao domicílio haver colegas que dão material aos utentes para fazerem pensos nos fins de semana.
Por conseguinte isto é uma questão de bom senso,o tipo de patologiaé que condicionará sempre o cuidado(um auxiliar pode dar de comer a um individuo com fracturas dos braços, mas não deve dar a um doente com AVC.
Os nossos estudos superiores começam a fazer sentido quando diagnosticamos corretamente os cuidados a prestar.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #35 em: Outubro 22, 2007, 13:00:47 »
Afinal que cuidados podemos delegar?

Offline sj1319

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
« Responder #36 em: Dezembro 14, 2007, 08:48:26 »
Penso que o que faz a diferença entre os cuidados prestados por um enfermeiro, é a sua qualidade, baseado nos conhecimentos que possui, adquiridos ao longo do curso.
Por mais que os gestores hospitalares queiram substituir enfermeiros por auxiliares de acção médica, os enfermeiros deleguem tarefas que entendem que o AAM tem capacidades e intervenções que os AAM, ninguém pode afirmar de forma categórica que existe algum profissional mais qualificado e preparado em realção aos profissionais de enfermagem...
Penso que a questão prende-se e resume-se com qualidade versus gestão económica.....

Offline pedrojosesilva

• Administrador
  • Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://www.forumenfermagem.org
« Responder #37 em: Dezembro 16, 2007, 19:20:50 »
Artigo publicado hoje no Jornal da Madeira. Delegação e Responsabilidade pelo Enf. Elvio Jesus da SR Madeira da OE

http://www.jornaldamadeira.pt/not2008_12.php?Seccao=12&id=84985&sdata=2007-12-16

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #38 em: Dezembro 19, 2007, 02:59:58 »
Mais uma vez pergunto... em que é que o artigo do Enf Élvio Jesus inovou em relação a esta temática?

Além de que a ambiguidade é mais uma vez a ideia subjacente às declarações.

Offline Son_Goku

• Membro Associado
    • Ver Perfil
« Responder #39 em: Dezembro 19, 2007, 19:56:41 »
O Artigo do Enfº Elvio é uma transcrição do REPE e não refere com objectividade quasi as tarefas que se podem delegar. O último paragrafo apenas transfere a cada Enfermeiro a decisão de delegar ou não determinada tarefa. è compreensível que não se consigam apontar campos que se podem delegar se nem a própria Ordem dos Enfermeiros conseguiu definir ainda cabalmente o que é que são os actos de enfermagem.

Offline enfermeiredo

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://groups.google.com/group/noticias-da-enfermagem
« Responder #40 em: Dezembro 20, 2007, 20:51:59 »
O enfermeiro pode delegar todos e nenhuns cuidados...
Pareçe piada mas não é...
Compete ao enfermeiro avaliar caso a caso que tarefas delega nos profissionais que dele dependem hierarquicamente (outros enfermeiros e auxiliares). A responsabilidade permanece sempre em quem delega.
Até as tarefas mais simples podem ser indelegáveis, como dar um banho (a um TVM, por ex). Claro que as tarefas mais complexas só podem ser delegadas a quem tiver competencias para isso (esta é a regra geral).
O povo opõe-se à massa;
vive da liberdade e da consciência de cada um

Pio XII
Rádio Mensagem de Natal de 1944
Sobre a democracia
O 5.º Natal de guerra