Autor Tópico: Cuidados Mínimos? O que é isso?  (Lida 19658 vezes)

Offline tiago33

• Novato
  • **
    • Ver Perfil
Re: Cuidados Mínimos? O que é isso?
« Responder #45 em: Janeiro 20, 2010, 19:04:44 »
realmente em certo aspectos estou de acordo contigo flexorcarpi, com estas mentalidades nunca iremos sair da cepa torta:
ou é o condigo deontológico, ou porque somos diferentes dos outros ou porque vamos castigar os utentes com as nossa greves...enfim
estes enfermeiros GT como eu lhes costumo chamar, verdadeiros samaritanos. porque é que não vão antes fazer acções humanitárias não remuneradas, sei lá.
fiquei aliviado quando soube que ia estar de folga nas próximas greves.
Cuidados Mínimos na teoria é muito bonito, na prática acaba tudo ou quase tudo por ser feito, mas com metade do pessoal.
Nestes cuidados penso que estão compreendidos as higienes parciais (sim pq ninguem com bom senso iria deixar um idoso com uma dejecção na fralda durante mais de 24h, além de que não era muito bom para a pele), posicionamentos, alimentação e medicação. as prescrições ou análises, não se preocupem os médicos fazem o favor de colocar lá "urgente".
ou seja quase tudo com metade do pessoal. realmente os gestores andam todos errados, mas começam a abrir os olhos!

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #46 em: Janeiro 20, 2010, 21:51:28 »
Por cuidados minimos entendo, pelo que se lê nas convocatórias de greve, são aqueles prestados durante o turno da noite, pelo nº de enfermeiros que no horário vigente seja o menor (ex: Manhã: 10 enf.; Tarde: 4 enf. e Noite: 2 enf., então nos dias e turnos de greve os serviços minimos serão assegurados apenas por 2 enfermeiros); estes cuidados minimos serão aqueles que se não prestados possam por em perigo a vida do doente ou degradar o seu estado de saúde (Ex: administração de terapeutica, posicionamentos, tratamentos urgentes, avaliação de sinais vitais, etc.) estão excluidos registos e notas de enfermagem, excepto se estes se referirem a tratamentos urgentes.

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #47 em: Janeiro 21, 2010, 08:37:38 »
E a triagem de Manchester é um cuidado mínimo?

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #48 em: Janeiro 21, 2010, 09:54:04 »
Citação de: enfarfr
Por ser uma função de primeira linha de um serviço de urgencia deve ser considerado cuidado minimo, tal como são todos os cuidados num serviço de urgencia, se não vejamos, suponhamos que nos entra no serviço de urgencia um doente com uma dor torácica, como infelizmente em Portugal são os enfermeiros que executam Triagem de Manchester, só atravez dos algoritmos que o sistema de triagem nos dá é que conseguimos ver se aquela dor torácica será por exemplo um enfarte do miocardio onde a actuação de urgencia é primordial ou se será uma dor pleuritica em que a actuação será por ventura mais lenta não pondo em risco a saúde do doente.

Offline Parreira

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #49 em: Janeiro 21, 2010, 10:30:11 »
Acrescentando ao post anterior:
Se a Triagem de Manchester, por exemplo não for efectuada, (como já aconteceu no meu Hospital, porque o nº de enfermeiros não permitia que esta função fosse viável), nos turnos da noite em dias normais (fora da greve), então não deve ser considerada cuidado minimo e como tal não deve ser efectuada tambem nos restantes turnos (Manhas e tardes).

Offline enfarfr

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #50 em: Janeiro 21, 2010, 10:46:22 »
Citação de: Parreira
Citação de: enfarfr
Por ser uma função de primeira linha de um serviço de urgencia deve ser considerado cuidado minimo, tal como são todos os cuidados num serviço de urgencia, se não vejamos, suponhamos que nos entra no serviço de urgencia um doente com uma dor torácica, como infelizmente em Portugal são os enfermeiros que executam Triagem de Manchester, só atravez dos algoritmos que o sistema de triagem nos dá é que conseguimos ver se aquela dor torácica será por exemplo um enfarte do miocardio onde a actuação de urgencia é primordial ou se será uma dor pleuritica em que a actuação será por ventura mais lenta não pondo em risco a saúde do doente.

Todos os cuidados do serviço de urgência são mínimos?

Offline jinkxy

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #51 em: Janeiro 22, 2010, 03:11:27 »
Citação de: tiago33
realmente em certo aspectos estou de acordo contigo flexorcarpi, com estas mentalidades nunca iremos sair da cepa torta:
ou é o condigo deontológico, ou porque somos diferentes dos outros ou porque vamos castigar os utentes com as nossa greves...enfim
estes enfermeiros GT como eu lhes costumo chamar, verdadeiros samaritanos. porque é que não vão antes fazer acções humanitárias não remuneradas, sei lá.
fiquei aliviado quando soube que ia estar de folga nas próximas greves.
Cuidados Mínimos na teoria é muito bonito, na prática acaba tudo ou quase tudo por ser feito, mas com metade do pessoal.
Nestes cuidados penso que estão compreendidos as higienes parciais (sim pq ninguem com bom senso iria deixar um idoso com uma dejecção na fralda durante mais de 24h, além de que não era muito bom para a pele), posicionamentos, alimentação e medicação. as prescrições ou análises, não se preocupem os médicos fazem o favor de colocar lá "urgente".
ou seja quase tudo com metade do pessoal. realmente os gestores andam todos errados, mas começam a abrir os olhos!

colega, não me conheces. o que eu queria focar era que a greve so serve se tiver visibilidade na comunicação social.

claro que vou fazer greve.

agora não é com atitudes destas que vamos lá. a greve não é pa castigar ninguém. vamos lá f.... este a ver se ele gosta. achas que a greve é feita para isso. pensa em grande, não te concentres no meskinho...

Offline SolGomes

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #52 em: Janeiro 22, 2010, 11:36:21 »
Penso que fui mal interpretada...nao se trata de "castigar" ninguem...trata-se de nos deixarmos de ser "bons samaritanos" porque a grande maioria das vezes nao nos "agradecem" em nada e nao será num dia de greve que isso ira acontecer...

A minha opiniao é de que se nao fizermos "sentir na pele" aqueles que directamente usufruem dos nossos serviços...nunca se irão realmente aperceber ( e subentenda-se por toda a gente incluindo quem de direito se destina esta greve) da nossa importância e relevancia...

Cumps
A sorte protege os audazes*

Offline Red Fish

• Membro Ativo
    • Ver Perfil
« Responder #53 em: Janeiro 24, 2010, 19:14:23 »
Colher sangue urgente é um cuidado mínimo?
Cumprimentos

Offline Caldas

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://ocantosocial.blogspot.com
« Responder #54 em: Janeiro 24, 2010, 19:28:54 »
Colheita programada não é urgente.

Colheita urgente é cuidado mínimo.

Tudo o que é programado não é cuidado minimo.

Offline Enf.Joca

• Membro
    • Ver Perfil
« Responder #55 em: Janeiro 26, 2010, 00:43:34 »
Vamos DEMONSTRAR ÀQUELES que há muito nos Tramam e pretendem continuar a tramar (sucessivos Governos: Ministérios da Saúde e Finanças) a Força da Enfermagem e dos Seus Profissionais. Vamos ganhar a luta, esta é sem dúvida uma Batalha Importantissima, O FINAL DE JANEIRO FICARÁ NA HISTÓRIA DA PROFISSÃO, Assim O QUEIRAM TODOS OS ENFERMEIROS.

Colegas a Greve terá que ter repercussões a nivel dos cuidados de saúde, os utentes dos cuidados de Enfermagem terão que sentir na pele a falta que fazemos nas Instituições de Saúde, de forma a exigirem ao Governo melhores condições para a Enfermagem. Jamais poderemos permitir que alguém (e acreditem serão muitos) tire visibilidade às nossas acções de luta. Após uma das nossas recentes greves veio a público que a qualidade dos cuidados de Enfermagem foi superior em dia de greve. Não podemos permitir colegas, alguma coisa tem que mudar na atitude de todos nós, além de aderirmos à Greve, devemos, na minha opinião, SER MUITO CRITERIOSOS NA SELECÇÃO DOS CUIDADOS MÍNIMOS A PRESTAR.

Apelo a Todos OS COLEGAS A PRESTAR CUIDADOS MINÍMOS NOS DIAS DE GREVE NOS DIFERENTES SERVIÇOS que se UNÃO E APOIEM NA Definição daquilo que são Cuidados Mínimos em cada Serviço. Espero que TODOS NÓS TENHAMOS A CAPACIDADE PARA NÃO CRITICAR O COLEGA DA Manha por ter entendido que determinado cuidado não era Minímo. Quem nos Trama vai Ter a Resposta que Pediu.

Offline Mauro Germano

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
    • http://saudeeportugal.blogspot.com
« Responder #56 em: Outubro 10, 2010, 20:34:35 »
Quando surgir uma greve que dure por tempo indeterminado saberemos o que é mínimo e argumentaremos nesse sentido?

Offline sistemaletaldesaude

• Iniciante
  • *
    • Ver Perfil
    • http://www.sistemaletaldesaude.blogspot.com
« Responder #57 em: Outubro 11, 2010, 15:41:54 »
Boa tarde. Questiono a possibilidade de greve por tempo indeterminado?

Serão os enfermeiros capazes de o fazer? ( Enquanto classe unida e sem medo de represálias ou opressões?)
O blog do "obscuro" SNS

Offline lightover

• Membro Veterano
    • Ver Perfil
« Responder #58 em: Outubro 11, 2010, 17:15:25 »
Citação de: enfsergio
é muito difícil num serviço de internamento os cuidados mínimos fazerem sentir-se.
Sente-se nos blocos operatórios pois não há cirurgias...nota-se nas urgências pois há menos pessoal a trabalhar e o tempo de espera aumenta...nota-se nas consultas externas pois são canceladas...nota-se nos centros de saúde que muitas vezes nem as portas abrem...
e no internamento? Tudo vai sendo feito...

Questionei o que eram cuidados minimos a um membro da OE e a resposta que obtive foi que seriam os cuidados imediatos de vida.. e o que me explicou foi que seriam apenas os essenciais à manutenção da vida... cuidados de conforto nao estavam incluidos (logo, posicionamentos nao se incluem).